sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rebentar Com a Muralha



Amanhã temos um jogo muito difícil. É a mais pura das verdades. Surpreende-me quando dizem que Lopetegui menospreza o FC Porto quando diz isso. Não é verdade.

Neste campeonato, JL já percebeu que se joga um futebol muito sui generis. Não é ilegal jogar um futebol hiper-defensivo com uma equipa a jogar em 30, 40 metros do campo no máximo? Não. É uma estratégia. Agora, é evidente que torna tudo difícil. Muito difícil. Passa a ser um jogo de destapa o buraco. Uma vez tirando o sifão tudo desbloqueia, o jogo abre-se e podemos fazer o nosso jogo. É inegável que o FC Porto gosta de jogar futebol a sério. Que se dá melhor com equipas que querem jogar para mais do que o empate. E sim, nisso, claro, Lopetegui tem toda a razão ao afirmar que é um jogo muito difícil. A equipa adversária vai fazer o futebol de anti-jogo. E diga-se que, contra o benfas, não fosse um "golo" em fora-de-jogo claríssimo, teria levado o seu intuito avante. E nós não temos colinho nenhum.

Nesse sentido, e face à convocatória, com a qual concordo, poria o Quintero em vez do natural Óliver para destapar esse sifão. O nosso pequeno mago faz uns passes de qualidade superior para isso, jogando no seu lugar natural.

Venceremos, com toda a força e com a confirmação do treino lindíssimo e fantástico de ontem, com a nossa união e garra. Mas será difícil, sim. E não será um exagero.

Convocados
Guarda-redes: Fabiano e Andrés Fernandez
Defesas: Maicon, Danilo, Alex Sandro, Marcano e Martins Indi
Médios: Herrera, Oliver, Quintero, Evandro e Casemiro
Avançados: Jackson Martínez, Adrian López, Quaresma, Brahimi, Aboubakar e Tello
A minha equipa provável (4x3x3)
Fabiano; Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Quintero; Tello, Jackson, Brahimi;

Em notas de rodapé, dizer que quando Julen Lopetegui diz "concordo sempre 100% com o Presidente" não está a ser yes-man nenhum. Está, única e simplesmente, a saber o seu lugar na hierarquia. É assim que funciona um Clube a sério.

Dizer também que adorei a entrevista de José Eduardo ontem no meu programa de comédia preferido, o 4x4x3. Não pela questão zbordenguista, porque esse assunto interessa pouco, e demonstra a real valência do zbordem, mas porque Jorge Andrade acabou por não dizer de que clube é. Disse só que se formou no Estrela da Amadora. Mas, se estava em fúria como estava pode até ser do Cabeçais de Baixo, do Futebol Clube do Porto é que não é. E portanto, já posso não ver, ou ver com outros olhos. Ainda bem.

8 comentários:



  1. «É inegável que o FC Porto gosta de jogar futebol a sério. E que se dá melhor com equipas que querem jogar para mais do que o empate»

    e quando é que isso aconteceu, esta época - o de jogarmos contra adversários que não se concentram só e em exclusivo "no pontinho" e/ou no contra-ataque? nem no jogo contra o spórtém, para a Taça...

    ps:
    e um excelente 2015! para todos nós! :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moreirense, Marítimo, Braga. Mais nenhum. E vencemos todos. Talvez o Rio Ave.

      Abraço, bom ano!

      Eliminar


    2. concedo no jogo contra o SC Braga que foi, de facto, "aberto". discordo de todos os outros, pois a tua premissa do «sifão» verificou-se. em todos eles.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  2. o José Eduardo é sabidola e provocou os comentadores que estão ali como "isentos" dizendo que nenhum era sportinguista. O Jorge Andrade acusou o toque e enervou-se. Sendo ou não portista, o Jorge Andrade pode ser respeitado e até adorado pelos adeptos do Porto. O que interessa é que enquanto foi jogador no Porto cumpriu e respeitou o clube. Também vejo este programa às vezes, e noto uma simpatia clara do Jorge Andrade pelo FCP, sendo o único ali naquele meio a realçar jogadores/vitórias/treinadores/momentos ligados ao nosso clube. Mas é perfeitamente possível que seja sportinguista por exemplo. Não vem mal ao mundo por isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vem nenhum mal ao mundo a não ser que se uma pessoa está paineleiramente como portista e até treme de nervos por outro clube, é legítimo tirar a conclusão que nao

      Eliminar
    2. Se possa dizer " o portista Jorge Andrade". Eu não o vejo como tal. O que não lhe retira idoneidade ou competência. Mas retira-me vontade de ver o programa.

      Abraço e bom ano.

      Eliminar
  3. No início do campeonato algumas equipas jogaram com o FCP acampadas nos últimos 30/40 metros mas, com o decorrer dos jogos, a estratégia foi mudando. Aos poucos as equipas adversárias foram-se adaptando ao novo modelo de jogo do FCP e começaram a defender a "montante". É cada vez mais frequente ver três atacantes adversários a morder os calcanhares aos centrais, laterais, trinco e por vezes ao guarda redes do FCP. Alguns "pequenos" defendem agora logo aos primeiros 80/90 metros e a derrota com o benfas e xeport no Dragão só contribuiu para difundir essa estratégia. É uma estratégia que tem a sua lógica. Por uma lado atrasa a chegada do FCP à sua área e por outro arriscam-se a receber um brinde bem perto da baliza do FCP! Amanhã veremos como é que o último classificado da Liga vai fazer, se defende a "montante" ou a "jusante"!

    Um pequeno à parte:
    Quando diz "a minha equipa provável" quer com isso dizer a) a equipa que o treinador do FCP provavelmente apresentará ou b) a equipa que apresentaria caso fosse o treinador e tivesse esse grupo de convocados à disposição?

    Um abraço e bom 2015 para si e para os seu leitores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizia Cunhal, "Olhe que não, olhe que não".

      Isso que diz chegou a ser verdade, numa fase em que passamos da pressão alta com a equipa subida ( que eu gostava muito, mas que desprotegia muito a nossa defesa) para a descida do trinco ou do 8 no apoio à fase de construção. Aí já se começou a verificar que essa subida, como diz, e bem, abre as costas para o nosso querido "The Flash" Tello. Vide o caso do benfas. O benfas começou como você disse, mas no decorrer da primeira parte, tal como todos os outros, foi encostando atrás.

      Com o passar do tempo estamos a ver a fase de construção mais tabelada pelo meio, o que eu gosto muito e, com a ida de Brahimi para a CAN, como desaparece o ala com tendência para jogo interior, vamos ver a construção mais pelo meio. Todos concordamos que é imperativo jogar menos lateralmente. E está a ver-se isso.

      Jogamos com um jogo interior forte contra o Arouca e fomos demolidores. A bem da justiça, creio que, quando Lopetegui quis lateralizar o jogo, não o quis fazer sempre e era com os centrais mais subidos e o jogo mais apoiado. Creio que os jogadores vão, aos poucos, abandonando essa ideia, especialmente com Quintero e/ou Óliver na posição 10/8. E ainda bem.

      A minha equipa provável é um misto das duas: Dentro do que é provável que Lopetegui apresente, os que eu punha a jogar. Por mim, confesso-lhe que, para os Gils desta vida, teria apostado muito mais num 4x4x2 com forte presença na área. Temos jogadores para isso.

      Um abraço para si também e um excelente 2015 para si e os seus.

      Eliminar