quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vocês São Uma Vergonha




Tenho 36 anos. Sou adepto do FC Porto há cerca de 30. Tive o prazer de ver algumas das melhores conquistas do Nosso Grande Clube. Nunca tive senão orgulho de ser adepto Portista. Até ontem. O que ontem vi no Estádio do Dragão não lembra ao Diabo. Não acredito ainda sequer. Cada toque mal recebido por Adrián, cada passe falhado, um coro de insultos. Insultou-se mais Adrián Lopez do que a arbitragem horrível do coisinho. Insultou-se mais Adrián do que a forma hiper agressiva com que os jogadores da União da Madeira partiam para cima dos nossos. Vocês, do FC Quaresma, do FC Quintero, a quem, incidentalmente, e bem, perdoam a falta de entrosamento num 4x4x2 (ou o que raio foi aquilo!) e alguns passes falhados e cruzamentos em direcção a Vila Nova de Gaia, são uma vergonha. Mas eu cansei de falar de Adrián. Nem sequer é o meu jogador preferido deste FC Porto. O meu MVP é sempre Óliver. Um miúdo de 19 anos que é, literalmente, o pêndulo da equipa, o equilíbrio, a base. Sem este tudo fica desorganizado. Não sou do FC Adrián. Sou do FC Porto. Mas, não se esqueçam, vocês estão a insultar um jogador que já fez 3 posições, que se está a adaptar, que nunca foi um 9 puro, e principalmente, que é, supostamente!, da vossa equipa! Mas não me preocupa, porque aquele que realmente importa, o treinador, tem uma opinião bem diferente: "Adrian sem intensidade? Não concordo com essa opinião.  Não teve muita sorte no momento da finalização, mas jogou com velocidade e intensidade." E isso prova que para ele, Adrián - e bem - conta. E vocês, adeptos de pacotilha, tolerantes com quem já anda aqui há anos, intolerantes para quem veio de uma realidade diferente e precisava do vosso apoio e de tempo, são uma vergonha. E eu não vou mais falar sobre isto. Cansei.


Uma noite finalmente amena e agradável, não propriamente tropical, mas já não gelada, trouxe-me uma excelente surpresa - a magnífica companhia do João e da Ana Neves, adeptos premium do FC Porto, que dão o verdadeiro apoio e estão presentes em todas, daqueles que, esses sim, mereciam um Dragão de Ouro. Viu-se o regresso de Helton, de quem falarei mais adiante, e um onze muito próximo daquele que tinha alvorado, excepto que em 4x4x2 com a inclusão de Campaña. Este 4x4x2 atrapalhou os jogadores, a fazerem constantemente as mesmas posições e a atropelarem-se a cada 3 passes. A rever. Noite de 2 golos de belo efeito e de um penalti que veio como prémio de já-chega-de-cacetada-que-eu-já-tou-a-ganir, serviu para o que serve a Taça da Liga - fazer experiências ganhando. E incluir Ivo como opção válida. Pena que Gonçalo Paciência não tenha entrado. Teria favorecido todos.

GOLOS

Helton e a Capitania a sério - Não acho que tenha culpas no golo, que não merecia ter sofrido. Teve uma defesa superior à Helton. Teve um livre das coisas mais estúpidas de sempre, uma vez que Reyes toca a bola em atraso, felizmente sem consequências. Mas, especialmente, uma voz de comando a vir de dentro do campo foi uma coisa que me deliciou ouvir. Gritos, incentivos, direcções. É isso que falta no FC Porto este ano. Um Capitão a sério. Espero que Helton possa ficar ainda melhor, porque é certo que se sente que a confiança ainda não está lá, natural para quem tem o trauma de uma lesão daquelas. Mas vejo que vai a tempo. Ainda bem.

Quaresma e Quintero para a frente - Grandes ataques, intensidade e fome de jogo, assim é a reacção que se gosta de ver. Muitas vezes sem critério mas com boas tentativas, premiados justamente com um golo de belo efeito cada um.

Evandro todo o terreno -  O lamaçal de jogadores amalgamados no interior só foi ultrapassado pela sua verticalidade e sabedoria de leitura de jogo, com acutilância e força. Um bocado de ordem no meio caos. E, já agora, muito bom saber que há quem marque penaltys.

Óliver - Quando tudo se estava a desacertar mais ainda, a entrada de Óliver deu o natural pendor ofensivo e permitiu organizar menos mal.


FALTAS

A Salgalhada - 4x4x2, 4x3x3 elástico, coiso? Não faço ideia. Sei que, se durante o campeonato falta por vezes presença no meio campo, ontem houve um tudo-ao-molho-e-fé-em-Deus em que tudo subia e descia, que fazia aquele meio campo parecer um trânsito em hora de ponta. Campaña e Rúben anulam-se. Quintero e Evandro não esperam um pelo outro. Laterais pelo meio são um disparate.

Adrián a 9 -  No apoio em extremo esteve muito bem, fez umas tabelas bestiais e desmarcações bem conseguidas mas, curiosamente, sem que a bola lhe chegasse. A 9, Aboubakar e Jackson são os nossos pontas de lança. Nunca acreditei num falso 9 como 9. Muito menos sem apoio. Anulou aquilo que Adrián tem de melhor - a velocidade e jogo interior a partir da ala e a capacidade de jogo tabelado. Não ajudou à confiança. Mas ainda bem que conta para o treinador. Estou farto de falar sobre ele.

Adeptos - Já disse que a vossa tendenciosidade é uma vergonha? E a vossa xenofobia? E a vossa impaciência? Ok. Vocês são uma vergonha.

65 comentários:

  1. Mais uma vez subscrevo tudo...de uma ponta à outra!
    Então em relação ao Adrian são de facto coisas que me tiram do sério...isso e o jornal O Jogo que teima em colocar o rótulo dos "11 milhões" na apreciação individual do jogador! E isso hoje levou-me a soltar um sonoro "PQP esta mer**" em pleno café! Não há pachorra pra isso!!!
    Seguiu já via email uma reclamação sobre o facto, com a pergunta sobre se também iriam começar a colocar os valores dos passes de todos os jogadores de todos os clubes nas apreciações individuais, ou se apenas iam continuar com o critério xenofobista em relação ao Adrian.

    Saudações tripeiras

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo André, isto é um absurdo. Mas até aqui pela bluegosfera só se ouve dizer mal.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Reparei precisamente no que o André Guimarães diz acima. Adrian tem vários "problemas":
    - é espanhol,
    - "custou" 11M,
    - é escolha do treinador (também ele espanhol)
    - é espanhol (não sei se já disse esta).

    A partir daqui, o Herrera pode andar a destruir cada jogada ofensiva nossa, o Quaresma pode querer rematar 500 vezes por jogo para a bancada, o quintero pode mandar livres para a arquibancada... Não interessa! O espanhol é que é mau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 22 vezes! Vinte e duas vezes se desmarcou Adrián e ficou liberto à espera de bola na área! Chegou ao ponto de pedir para olharem para o que ele está a fazer. Mas não, ele não vale nada!

      O que vale são aqueles superiores cruzamentos que chegam lá sempre (NOT!) e aqueles disparos à maluca quando há colegas perfeitamente livres disponíveis! Isto para um tipo que vem de uma equipa onde o futebol é muito tabelado deve ser um must!

      Eliminar
    2. Era isso mesmo Z, mandar Herrera, Quintero e Quaresma para a equipa B, mas mesmo assim com o Lopetegui de Anadia que lá está não sei se ganhariam algum jogo.

      Eliminar
    3. Pois, ora aí é que está. Ninguém os quer fora do FC Porto. O Z entende que tem defeitos e virtudes e que, no caso do Herrera e do Quintero, até tem crescido exponencialmente. O que o Z - e eu, já agora! - somos é contra a exultação de uns e o apupo de outros.

      Eliminar
    4. Caro anônimo, terá percebido mal o comentário. Há algum sítio em que diga que Quaresma, Herrera ou Quintero merecem. Equipa B? Não me recordo... Digo sim que vejo uma perseguição sem precedentes (ainda maior do que a que foi feita a Danilo) a um jogador NOSSO! E quando vejo um jogador MEU, da MiNHA equipa ser mais apupado do que toda a equipa e claques do Sporting e Benfica, penso que estamos conversados. Adrian não é o melhor jogador do Mundo, mas é MEU jogador, tanto como Quaresma, Herrera, Quintero, Oliver ou Jackson. Não o assobiarei NUNCA!

      Eliminar
    5. Caro Z, há jogador mais perseguido, vilipendiado, insultado que Quaresma, na blogosfera (graças a Deus que no Estádio não é assim)? Não são esses iluminados que criaram as fissuras insanáveis (Lopetegui deu um grande empurrão) na equipa, que nos momentos em que é necessaria a união, garra, superação colectiva.....nickles, como nos jogos com o Benfica e Sporting? Esteve no estádio e assistiu ao fim do jogo e aquela amena cavaqueira e troca de cumprimentos e beijos para a família entre os Nossos e os empregados do Kadhafi? Acha que são esses que nos representam e merecem representar?

      Eliminar
    6. Perseguido? Não há blog onde vá que Quaresma não é citado por, pelo menos, bons momentos de jogo! Agora, não dura 90 min e começa a inventar, quando é substituído faz birrinha. E vocês apoiam-no por isso! Mais vale um jogador a arrastar-se e a mandar bolas para Gondomar do que o Adrián, não é? Pois, ok! Sobre isso estamos conversados. Eu não sei quem é o Quaresma como símbolo do clube. O que fez ele aqui de especial. Para mim é UM jogador. Não é O jogador. É bom, valioso, ajuda bastante, muitas vezes decisivo. Mas não é o Messi aqui do burgo! E quanto à falta de identificação dos jogadores...fale com a SAD. A estrutura é que esvaziou todas as referências de balneário que poderiam capitanear e mostrar a rivalidade histórica aos nossos jogadores. Não é assim. Não é culpa deles. Mas também, sabe, o Maxi defendeu uma bola como um guarda-redes. O Samaris ia mandando o Jackson para o hospital. E isso não se fala. Fala-se de que fomos comidos. Não. O jogo está sempre viciado. Nós dominamos. Eles trapacearam.

      Já agora, quanto ao zbordem..levem lá a bicicleta. O jogo a seguir - o de São Mamés! - só foi possível assim. E, já agora, o Quaresma não estava no balneário? Não podia ter falado aos colegas? Não podia ir dizendo coisas? Pois....

      Eliminar
  3. Essa do Jogo, sobre os 11 milhões, também me vai merecer umas palavras. Tenho pena de não saber se quem fez a análise é a mesma pessoa que fez a crónica, para poder colocar o nome do artista.

    Abraço e tem calma, ainda és muito novo para te chateares tanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheteia-me sim, Vila Pouca, que alguém seja vilipendiado por um estádio inteiro por causa do seu suposto custo. Que façam exigências e ataques ad hominem.

      Abraço.

      Eliminar


    2. o nome do artista é o jornalista André Morais.
      conferir aqui, a páginas 05, no canto inferior esquerdo.

      abr@ços
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  4. Olá Caro Jorge,

    Já viu esta notícia?
    http://m.relvado.sapo.pt/benfica/benfica-envolvido-escandalo-na-romenia-503039

    Não tem nada a ver com o FcPorto mas gostava, se assim o entender, de "ouvir" a sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo,

      Essa será uma das partes do meu próximo post, que ainda não escrevi porque é longo.

      Obrigado pelo interesse.

      Abraço.

      Eliminar
  5. vergonha é a sempre tendenciosa analise deste dito blog a quando faz analises a jogadores do FC Porto como quer elevar adrian a heroi sempre que toca na bola e como deita as culpas nos outros sempre que ele nada faz, e como deita abaixo maicon, fabiano e afins sempre que erram em algum lance...um vergonha, sim sao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, essa é gira!

      Vamos começar pelo início (Não se identificou, nem com um nick sequer, portanto vamos partir do princípio que é um senhor) :

      - Desafio-o a ver uns posts para trás. Não defendo que Adrián joga magistralmente. Nem sequer, para mim, está nos melhores do FC Porto, a esta altura, seria uma insanidade. Por isso, muitas vezes vai para a coluna do "Faltas", olhe, por exemplo, como desta vez.

      - Todos os jogadores que referiu já os pus na coluna do "Golos", já os achei os melhores em campo e já defendi a sua utilização. Por exemplo, acho que Maicon teria sido mais útil no jogo com o benfas, e que Fabiano já nos salvou algumas vezes in extremis. O que não invalida que eu tenha a minha opinião pessoal sobre determinados jogadores.

      - Não tinha blogues, mas tinha facebook e twitter, já defendi múltiplas vezes, no passado, ataques gerais contra Vitor Pereira, Lucho González, Diego Reyes e Danilo, só para citar alguns exemplos.

      - Não repudio que achem que Adrián López jogue mal. Repudio que o assobiem sempre que toca na bola, repudio que o gozem indecentemente no Dragão, repudio a imprensa tendenciosa que fala do seu suposto custo como um dado relevante. Repudio-o valentemente. Repudio a perseguição constante. Repudio que não lhe seja dada a mesma latitude que um Evandro, um José Ángel, um Aboubakar, ou qualquer outro, sendo que Adrián não está no seu pico de confiança e precisa de tempo de adaptação que outros, desde Guarin a Fernando, Lisandro López a Falcao, dispuseram. Fosse quem fosse na mesma situação diria justamente o mesmo.

      - Acho absolutamente esquizofrénico, e já defendi também Lopetegui múltiplas vezes, com o mesmo vigor, que o adepto do FC Porto bata mais nos próprios do que nos outros. Acho inacreditável, e não só com Lopetegui, mas já anteriormente com outros, que se troque o nome do treinador, que se goze com a sua nacionalidade, que seja publicamente chamado de "Lotopegui" por um dos DONOS da SAD. Este tipo de perseguição ad hominem, por mim, não passará.

      Por último, saiba que isto é um blog pessoal, não institucional e que traduz a minha opinião, assinada com o meu nome, e que não pretende ser mais do que isso - uma opinião. Pelos vistos partilhada com outros. Mas uma opinião. Que traduz a minha visão das coisas. A minha.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
    2. Adenda importante : irei sempre defender o patinho feio, seja ele qual for, desde que ele demonstre humildade, vontade de crescer e força de vontade. Como Diego Reyes, por exemplo. Como Danilo, durante 3 longos anos. Sempre. Hoje é Adrián. Amanhã será outro. Mas eu espero que não. Há uns anos, jogador do FC Porto, a não ser que demonstrasse que não queria saber - era sempre NOSSO!

      Eliminar
  6. Anónimo és o maior da tua terra de certeza. Vens aqui Anónimo dares a tua sábia opinião dessa forma. Deves ser dos assobiadores que por lá andam, ou então até és dos que não vai porque está frio, está calor, do horário etc...
    Enfim.


    PS: Jorge isso sobre mim e a Ana é cá um exagero uiui lol

    ResponderEliminar
  7. Voltando a pegar no tema Adrian... na volta daqui a uns meses imaginando que o jogador sai pela porta dos fundos rumo a um clube espanhol, numa entrevista qualquer à Marca, vai o jogador ouvir a pergunta..."então que se passou lá em Portugal que não te conseguiste impor, e agora voltas a ser um jogador importante?" e responde o Adrian naquele seu jeito introvertido... "Sabes, eu sai de uma equipa que jogava um estilo de jogo diferente e custou-me a entrar naquele sistema, como é lógico cometi erros primários nos primeiros jogos, depois quando comecei a entender o sistema, os companheiros e a ter rotinas, sempre que tocava na bola os adeptos brindavam-me com assobios e insultos e isso, porque estava a atravessar uma fase complicada a nível pessoal, afetou-me e fez-me afundar ainda mais...hoje, recuperei dos problemas pessoais, encontrei adeptos que me apoiam, mesmo que cometa erros, e tento como sempre dar o meu melhor! Também tive o problema de ter sido uma aposta pessoal de Lopetegui, e ele sempre me insentivou, ao que parece também supostamente o meu passe foi avaliado em 11 milhões, mas isso não foi culpa minha, acho eu..."
    Lembro-me muitas vezes do Fabiano que era um PL fabuloso mas que teve a infelicidade de ter um grave problema familiar que simplesmente lhe retirou a cabeça do Porto... de Portugal até!
    Eu sei o que se passa em minha casa, com os meus, não sei o que se passa na casa dos outros, em concreto em casa do Adrian...sei apenas e só que ele é jogador do FCP e pra mim isso basta para que ele seja um dos 25 melhores jogadores do mundo! Daqueles que quando vou ao estádio (infelizmente poucas vezes) são para apoiar, incentivar... Para assobiar tenho os outros 11 + 4 que não envergam a camisola mais bonita do mundo nem trazem o brasão abençoado ao peito!
    Será pedir muito para se apoiarem os nossos jogadores e "martirizarem" os adversários???

    Cumprimentos a todos...

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revisto o jogo pela Sport TV, fortalece-me ainda mais a ideia de subscrever as declarações de Lopetegui. Muito azar na finalização, mas passou-lhe muito boa bola pelos pés e o egoismo circundante impediu-lhe muito mais.

      Abraço

      Eliminar
  8. Oh sr. Jorge Vassalo, vá qualificar de vergonhoso a quem contratou o Adrien!
    Voçe tem modas de rico com costumes de pobre, num clube como o nosso num pais de crise, contratar alguém por 11 milhoes 60% do passe é para que esse jogador seja titular e entre de caras na equipa titular!
    Nem vale a pena por em duvida esse facto
    Não pode haver espaço para paciências adaptativas, o gajo não presta e ponto final, é barrete bem enfiado pelo Atlético de Madrid ao nosso clube!
    Os adeptos que contestam têm razão não queira cobrir o sol com uma peneira, há outros mais novos e formados no clube que esperam oportunidades na equipa principal e anda este Adrien a ser arrastado em campo para justificar o investimento!
    Seria bonito contratar CRonaldo e esperar que o homem se adaptasse ao clube e a realidade, grande anedota que era!
    Quando se é bom não são precisos jogos e mais jogos de arrasto a espera de algo de jeito ou dá ou nao dá, senão dá xau e adeus e felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de custo, é isso? Se custasse 1M já podia ser? Mas o FC -Porto já pagou alguma coisa pela compra do jogador? Onde está escrito isso nas contas? Mostrem-me que eu acredito.

      Eu insisto na pergunta: Num ano em que compramos Brahimi por 8M e tivemos de alienar 6M, Tello por 2M e Aboubakar por 3M, passa pela cabeça de alguém que tivessemos pago 11M pelo Adrián? Quando temos Óliver e Casemiro emprestados? Isso é totalmente ilógico e irracional.

      Mesmo assim:

      Danilo - 13 a 17M (4 anos para se afirmar)
      Quintero - 9.5M (3 anos para se afirmar)
      Diego Reyes - 7,5M (sem comentários)

      Mais, estes são TODOS os golos de Adrián desde 2006:

      2006/07: 7 jogos, 261 minutos, 0 golos (Deportivo Corunha)
      2007/08: 18 jogos, 1129 minutos, 0 golos (Deportivo Corunha)
      2008/09: 15 jogos, 993 minutos, 2 golos (Málaga)
      2009/10: 14 jogos, 673 minutos, 2 golos (Deportivo Corunha)
      2010/11: 19 jogos, 1395 minutos, 7 golos (Deportivo Corunha)
      2011/12: 29 jogos, 1645 minutos, 11 golos (Atlético Madrid)
      2012/13: 26 jogos, 1445 minutos, 3 golos (Atlético Madrid)
      2013/14: 22 jogos, 945 minutos, 2 golos (Atlético Madrid)
      2014/15: 13 jogos, 602 minutos, 1 golo (FC Porto)

      Você acha que o scouters do FC Porto são parvos?! Acha que dariam 11M por este jogador? Estou cansado de falar nesta história. Está demonstrada no Tomo II.

      Adrián poderá ser um excelente extremo interior. Não é 9. e o FC Porto não vai pagar 11 M por ele.

      Obrigado.

      Eliminar
    2. Agora, pegando neste ponto, veja-se o quanto Lopetegui já pontenciou o Brahimi, o Óliver, o Danilo, reabilitou o Quaresma para jogar em equipa. Duvida que ele possa fazer crescer Adrián.

      E deixo no ar a pergunta: Se ele tivesse vindo a custo zero, por encontro de contas, estaria ele assim tão mal?

      Eliminar
    3. Pela estatística Adrian marcou menos golos em toda a vida que Cristiano Ronaldo marca de penalty numa época.

      Eliminar
  9. Então anda o mundo a mentir e aqui o SR. Jorge Vassalo sabe o que mais ninguém consegue saber!
    Oh homem não se minta a si próprio porque foi comunicado á CMVM os valores do negocio e que eu saiba o FCPorto não anda a brincar e tomo por seria a direcção do clube!

    O descontentamento dos adeptos tem tudo a haver com o valor pago pelo clube, e não podia ser de outra forma, se o scouting anda a dormir na forma é mais uma razão para haver descontentamento!
    Nem vou entrar por ideias conspiratórias sobre quem ganha ou ganhou com a vinda deste jogador, mas é notório e
    claro que se fosse bem observado e houvesse ponderação no negocio o jogador nunca seria de interesse para o clube não só pelas suas características mas também pelos valores exigidos!

    Mais, marcar golos não é sinonimo de ser bom, é se for um ponta de lança o que no caso de adrien nem é ponta de lança nem extremo, no máximo um segundo avançado, ainda nem deu para perceber onde o gajo é melhor!

    Os jogadores que refere, só pode estar a brincar ou não sabe fazer contas, mas como eu acho que esta a brincar...fico por aqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não não, não sei rigorosamente nada. Não sou é adepto pelas contas, não sou participado da SAD, não tenho percentagem no lucros. Tenho o direito de achar, pelo que vi, insisto, no Tomo II, que essa questão está bem contada. Nenhum valor veio descriminado directamente como tranche de pagamento de Adrián.

      E, repito, não me importo com as contas, com quanto custam. Como adepto, tal não me diz respeito, não me importa, não sou economista.

      Usei os jogadores como exemplo do crescimento com tempo e adaptação - e latitude, já agora! - que defendo para todos, e sim, são as contas oficiais do clube.

      Eliminar
  10. Aqui o anónimo deve ser daqueles que quando o Quaresma, por exemplo, ou um outro qualquer em vez de passar a bola a um jogador que está em melhor posição remata à baliza...ou para a rotunda do Freixo...bate palmas, porque o rapaz tentou! Quando um qualquer jogador tenta fintar meia dúzia de jogadores adversários em vez de passar a bola...bate palmas! Quando um qualquer jogador em vez de passar a bola ao Adrian, que até está livre e desmarcado, passa a bola para o central ou para o guarda redes...bate palmas! Mas quando o Adrian toca na bola...assobia, chama-lhe nomes, desmoraliza-o...apenas porque é espanhol, custou 11 milhões, ou melhor, já que falou no comunicado à CMVM, 60% do seu passe foi AVALIADO em 11 milhões, não diz que o FCP pagou os 11 milhões, ou que os deixou de receber....diz que 60% do passe foi avaliado em 11 milhões... Que se pensarmos que ETA um jogador acabado de se sagrar campeão espanhol e finalista da Champions, secalhar até foi avaliado por baixo!
    O Danilo sofreu exatamente da mesma doença... até basicamente esta época! O Lizandro também era uma merda, porque era PL e não marcava... até o meterem a jogar a PL! O Falcao quando veio, li em vários sítios que era uma cópia do Farias! O Guarín chegou e pegou de estaca...o James idem...o Belluschi a mesma coisa... Enfim preconceitos...a que a CS vai ajudando a crescer e a fomentar...

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu se ao trabalho de ler o comunicado? O senhor que tão bem informado que é, sabe pelo menos para que serve a CMVM? Sabe porque é que os clubes têm que comunicar a esta entidade os valores dos negocios?

      "comunicado à CMVM:

      A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Club Atlético de Madrid para a aquisição dos direitos desportivos e 60% dos direitos económicos do atleta Adrián López Álvarez pelo montante de 11.000.000€ (onze milhões de euros).
      Mais se informa que esta sociedade celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2019, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 60.000.000 € (sessenta milhões de euros).

      O Conselho de Administração

      Porto, 12 de Julho de 2014"




      Eliminar
    2. Digamos que a CMVM é assim uma espécie de contabilista do BES e que os 11 milhões lá registados, são apenas para enganar o fisco, não é?

      Eliminar
    3. Não. Olhe, o Anónimo das 2:19 resumiu precisamente o que penso sobre o negócio Adrián.

      Eliminar
  11. Caro Jorge,
    Sobre o jogo:
    Para este segundo jogo da fase de grupos da Taça da Liga, eram esperadas dificuldades. Isto porque o União da Madeira, depois de ter vencido o Braga na
    jornada passada, não tinha nada a perder em procurar arrancar, pelo menos, 1 ponto do Dragão. Mesmo com as previsíveis alterações promovidas por Lopetegui
    no onze inicial, esperava-se que os dragões dessem a volta às dificuldades. E foi o que aconteceu. A vitória foi o resultado justo de um jogo em que, na
    minha opinião, a exibição foi agradável. Quintero, Quaresma e Evandro fizeram os golos da vitória portista.
    De destacar o facto de Helton ter voltado à titularidade quase 10 meses depois da lesão em Alvalade.

    Quanto ao Adrián, vou repetir-me… tenho para mim que muitos desses assobiadores vão ter de engolir um elefante em breve…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  12. Jorge,

    Foi um prazer ver o jogo contigo e com o teu amigo ;) Obrigada pelos elogios a mim e ao João. Subscrevo tudo que disseste sobre os nossos adeptos porque também o sou e discordo totalmente do comportamento deles. Nunca ouviram dizer que a UNIÃO FAZ A FORÇA?

    CONTRA TUDO, CONTRA TODOS E CONTRA TODOS OS QUE ASSOBIAM O NOSSO CLUBE... FCPORTO SEMPRE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi todo meu. Havemos de repetir. :)

      FC Porto Sempre!

      Eliminar
  13. @ Jorge

    dedicaste mais tempo, mais energia, mais palavras e mais comentários com um anónimo qualquer do que o somatório de todos os outros comentários de quem te quer Bem.
    é só a minha constatação dos factos apresentados.

    bastava a tua sentença de que tu é que geres só conteúdo do teu espaço...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão! Embora servisse para provar um ponto, tens toda a razão - Será uma vez sem exemplo!

      Abraço! És o maior!

      Eliminar
  14. Caro Jorge Vassalo

    Ponto prévio: Tudo caminha para a normalidade a nível pessoal, felizmente. Era meu dever informá-lo e agradecer-lhe uma vez mais a sua atenção e consideração.
    Tendo estado ausente estes dias, pelos motivos que conhece, e, já actualizado com o que foi escrito por aqui, desde então, constato que o meu amigo continua a desgastar-se com o tema Adrian. Pois bem, permita-me duas sugestões:
    1- Em relação ao Adrian, tenhamos paciência que o tempo é o melhor conselheiro.
    2- Dê ouvidos ao Miguel e não desperdice tempo e energia com quem não merece.

    Ah! Obrigado por se lembrarem de mim, no convívio que antecedeu o jogo com o Belenenses.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Fernando, não vou "desgastar-me" mais, até porque o Adrián não me paga para o defender :)
      O segundo conselho deriva do primeiro e já foi seguido.

      Esperamos que em breve se possa juntar a nós de novo.

      Um grande abraço!

      Bibó Porto!

      Eliminar
    2. O meu grande receio é que Lopetegui para o ano exija Fernando Torres e aí não serão 11 milhões, será o Brahimi, o Quintero e o Danilo, por 40% do passe.

      Eliminar
    3. Ha ha ha. O Lopetegui esse palerma que não sabe contratar bons jogadores. Porcarias como o Brahimi, por exemplo.

      Eliminar
    4. Sabe contratar, nenhum dos que trouxe é um pau de vassoura, nem mesmo o Adrian. Na minha opinião não sabe é tirar proveito dos jogadores de que dispõe. Seja por querer afirmar-se, seja porque só tem um esquema de jogo e não tem modelo alternativo. Brahimi é de longe a melhor contratação, mas temo que se continuar a arriscar no 1 para 1, se continuar a arriscar rematar para o golo vai ser o próximo mal amado dos adoradores do passa, repassa, central, guarda-redes.

      Eliminar
    5. Vamos lá esclarecer uma coisa, Jorge (se me concede o direito de o tratar assim). O tic-tac elevado à excelência como o foi no Barcelona, é o melhor futebol de sempre que vi jogar. Melhor que o Ajax, Bayern e Anderlecht que adorei e muito melhor que Milan, Estrela Vermelha, PSV e F. C. Porto de 87, sem dúvida. Esse tic-tac até chareava porque dava largos minutos em que ficávamos angustiados pela equipa adversária nem tocar na bugalhinha. Só que esse esquema foi trabalhado com executantes como Deco, Xavi, Messi e ainda mais refinado com Inisesta, Xavi, Messi. Além deste trio fenomenal aquele Barcelona estava ancorado em jogadores em todas as posições do mais elevado nível e até Puyol era fundamental porque funcionava como bombeiro dos raros erros que os colegas cometiam. Implementar um esquema desses no F. C. Porto sem ter em conta as características dos jogadores que temos no plantel e o campeonato onde está inserido, é não só um erro como até descaracteriza o ADN enraizado há longos anos no clube.

      Eliminar
    6. Ah o senhor acha que o futebol apoiado que nos tem dado goleadas sucessivas é mau? Quem lhe falou em tiki-taka? Se fosse tiki-taka, com as suas constantes tabelas e passes de primeira, o Adrián era capaz de se dar melhor. Isto não é tiki-taka, E tenho a certeza absoluta que ninguém pensa ter aqui nenhum Iniesta. Está a ver onde pôs a fasquia? Nem o Barça de hoje é já esse Barça, quanto mais nós!

      Eliminar
    7. Ainda está lembrado dos ultimos jogos em que ganhamos? Gil Vicente, Belenenses e União da Madeira. O futebol apoiado de que fala, até com essas 3 equipas, que há um bom par de anos nem na 2ª B estariam, não deixou de nos causar calafrios. O toque, retoque, volta a retocar e atrasa para o GR, só é bom para os adversários descansarem. Sejamos claros. Agora todas a equipas são perigosas e os jogos são dificeis no discurso de Lopetegui! Uma ova. Na Europa há uma mão cheia de equipas fortes (Barcelona, Real, Bayern, City e poucas mais) e mesmo com essas em jogos a eliminar temos a obrigação de discutirmos o destino da eliminatória. Se nos assustamos com Basileias, então o balelas da Luz é que está certo, mais vale não entrarmos na Liga dos Campeões e dedicarmos apenas os nossos esforços às miseráveis competições caseiras: Campeonato, Taça e Taça Lucilio Calabote Batista.

      Eliminar
  15. Caro Jorge,
    Não, por acaso não... sou adepta do Nacional!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui. Isso anda difícil. E a Ana é versada em Manuel Machadês?

      Eliminar
  16. Possivelmente o Jorge Vassalo e os anti Quaresma é que têm razão e os adeptos que vêem o Porto desde o tempo do Bernardo da Velha, não percebem nada de futebol e talvez pela visão que já começa a rarear sem disso darem conta que afinal o Adrian é um Cubillas e não um Esnaider, não teve foi tempo de o demonstrar. Perca ou ganhe eu pelo menos estarei lá sempre, mas até o emplastro já constatou que a euforia inicial do Dragão cada vez tem menos adeptos. Compreenda que os sócios, adeptos já não acreditam em conferências de imprensa vigorosas, acreditam mais no bom futebol. O bom futebol vai rareando e tal como com os politicos, as pessoas já não aguentam que façam delas parvas. O Gomes disse que o Porto é diferente porque os adeptos são exigentes, passados 30 anos exigem que os adeptos sejam carneiros!!! pois bancadas vazias, porque os adeptos não fazem falta. Claro que quem vai ao Estádio mesmo sem querer se ri com o ridículo Adrian, pudera se mesmo com o União da Madeira, não jogassem os mal amados dos iluminados, Quaresma e Quintero, hoje estávamos a lamentar mais uma proeza do União da Madeira no Dragão. Não acha o senhor com toda essa tolerância que deveríamos jogar um pouco mais de futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho. Acho que o Adrián deveria ter jogado na ala, que é onde ele começa a render. Acho que o Gonçalo Paciência é um óptimo futuro 9 e deveria ter jogado. Acho também que o Quintero tem graves falhas defensivas e que o Quaresma não dura 90 minutos. Fez um bom jogo - está na minha coluna dos "Golos" - entrando como acho que deve entrar - com garra, força e querer. Também acho que esta não é uma equipa, acho que não está ligada e não representa a força do FC Porto com a sua melhor equipa. Também acho que estamos a jogar um bom futebol, com um modelo distinto.

      Eliminar
  17. Bem sei que a ordem mundial é que quem não der "berrinhos" como o Cristiano Ronaldo e não tiver uma t-shirt "Je suis Charlie" não é bom chefe de família e os seus filhos devem ser denunciados pelos professores como potenciais elementos perigosos. Mas mesmo assim não concordo nada com a sua opinião. Se Adrian é bom, mas por qualquer motivo não está bem, o treinador que o coloque na equipa B até melhorar. A equipa principal do F. C. do Porto não pode ser uma extensão da ala psiquiátrica do Magalhães Lemos nem um tubo ensaio para jogadores recuperarem a saúde física e mental para depois pedirem para sair para o Malága, Oviedo ou Levante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto consigo. Nunca defendi o Adrián como primeira opção. Aliás, defendo que deve ter de provar ao treinador que merece o seu lugar, como qualquer outro. Acredito que está a crescer, e sabe, isso que sugere é a tal latitude que eu peço. Não estou a dizer que vamos ter de perder jogos por um Adrián errante. Ou qualquer outro, já agora.

      Eliminar
  18. Tal como o F. C. Porto, também já tive o meu negócio Adrian. Há uns anos, um empreiteiro daqueles que tinha muitos amigos presidentes de Câmara, numas permutas de terrenos ficou a dever-me 7000 contos. Como negócios com o artista jamais, tentei cobrar a dívida. Já imaginou a conversa da vedeta. Que não tinha disponibilidade, estava com uns negócios em Miami, etc e propôs-me a entrega dum Mercedes para saldar a dívida! Relutante, lá aceitei pois seria melhor receber algo que nada. O pior foi o resto. Tal como com Adrian, foi gastar dinheiro na caixa de velocidades, depois os problemas no turbo, enfim, além de ficar sem 7 milenas ainda derreti o suficiente para comprar um bom carro de gama média, novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que não seja o caso, cada um tem o tempo de adaptação variável. O que digo é que não acho que tenha de ser imediato. E digo que insultar jogadores da própria equipa não ajuda a potencia-los.

      Eliminar
  19. Não é novo na blogosfera supostamente ligada a adeptos do Porto, apelidar a generalidade dos seus adeptos de vergonha. É estranho este súbito comportamento de alguns eleitos, que enaltecem o profissionalismo do Tozé, do André André quando jogam com a equipa que fez deles jogadores, mas quando jogam contra os rivais de Lisboa, parecem meninos que estendem passadeiras para os adversários passearem. Esta "vergonha" de adeptos que acompanha o clube tem uma quota parte, pequenina, é certo no crescimento do clube e em êxitos inesquecíveis em Viena, Japão, Sevilha, Gelsenkirchen e Dublin. A troika formatou os portugueses mas tenho esperança que não tenha formatado os portistas. Desculpe mas perder com meia dúzia de rapazes do Sporting e perder com o pior Benfica dos ultimos 10 anos é realmente vergonha. Essa vergonha é indisfarçável nos adeptos e só alguns ficam contentes (mas olhe que são muito poucos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queira desculpar, ninguém ficou contente. Por favor, veja as minhas análises aos ditos jogos. Acho que o FC Porto não jogou nada bem nesses jogos. Um deles pode ter a haver com os objectivos na Champions, mas claro que ficou evidente que Lopetegui não entendeu a importância histórica desses jogos. No meu entender, isso tem mais a ver com a Estrutura do que com o treinador.

      Não entendi, e por favor esclareça-me: está a defender que se enalteça os Tozés e André Andrés por jogar bem contra nós e horrivelmente contra o benfas? É que tanto num caso como no outro, o rendimento contra o benfas foi mesmo sub-par!

      Eliminar
    2. Eu diria mais, o comportamento de André André e Tozé cim os "grandes" da Capital foi mais de cicerones do que de jogadores, mas o que é certo é que houve muita gente portista que achou que tanto um como outro com as simulações mal amanhadas, o espernear de dor e o tempo para sairem que dava para ir comer um rojão à badalhoca e voltar a ver o jogo, demonstraram o seu profissionalismo!!!

      Eliminar
    3. Como pode ver no blog, eu fui muito crítico disso.

      Eliminar
    4. Caro Jorge, bem sei que foi dos poucos denunciou a canalhice desses atletas. Posso não concordar com tudo o que publica, mas isso não retira a consideração que me merece.

      Eliminar
  20. Adrián López, continua com sua humildade a não querer mostrar a ninguém, para já, o quão bom é...eu digo sinceramente, que estou a torcer com todas as minhas forças pelo gajo...já me faz lembrar o Cristian Rodriguez nos primeiros tempos no FC Porto...eu acho que ele está a resguardar-se para ser decisivo e ser levado ao colo, à Kelvin, lá mais para a frente...:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser interessante quando o Adrián se começar a entrosar como ala interior e a fazer assistências e/ou golos. Depois já toda a gente vai gostar e estava com ele desde pequeno. Não importa. Cansei deste assunto.

      Eliminar
    2. Oxalá tenha razão. Quero é ver gente criativa, inconformada, raivosa se necessário, vaidosa e orgulhosa de vestir a camisola azul e branca.

      Eliminar
  21. Caro Jorge,
    Eu versada em Manuel Machadês? Nem por isso!
    Ahahaah

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com




    ResponderEliminar
  22. @ anónimo das 15h56 de 15 de Janeiro

    não sei se se referia a mim, mas vou ser pretencioso a esse ponto.

    eu fui um dos que defendeu o profissionalismo do Tozé quando defrontámos o Estoril e na Amoreira. se se der ao trabalho de ler o que escrevi aquando daquela partida, perceberá as minhas razões. e também eu estou à espera da partida dos lampiões no mesmo local para saber de que massa é que ele é feito. e se claudicar serei dos primeiros a criticá-lo.

    até esse dia chegar, mantenho a minha opinião. quanto ao André, não teci qualquer considerando.

    ah! e até pode parecer de somenos, mas eu não me refugio na cobardia do anonimato e assino o meu nome de baptismo em tudo o que escrevo e defendo.

    cumprimentos.
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar