sábado, 8 de outubro de 2016

O Meu Menino É D' Oiro, O Teu É De Lata


André Silva ontem marcou o seu primeiro golo pela selecção nacional. Jogou pela primeira vez a titular. Falhou três boas oportunidades e o golo que marcou ressaltou num defesa e entrou. Todos sabemos que a recepção e a finalização são coisas que André Silva tem de melhorar.

No entanto, André Silva lutou muito e bravamente, procurou recuperar bolas, criar jogadas, veio dar corpo e baralhar as marcações de Portugal e levou com um certo egoísmo natural dos colegas, num jogo daqueles fechados, fechadinhos e, para lá disso, ao lado dele estava o Bola de Ouro deste ano, para mim o melhor do mundo, que fez um poker. Por falar nisso, O Jogo, obrigado por constatar o óbvio. O Ronaldo também deve ter aprendido umas coisas com o Figo ou o Zidane, por exemplo.... que raio de frase!

O que foi vergonhosa foi a cobertura do jogo por parte do "comentador" da RTP. O senhor coisinho - não faço puto de ideia de como se chama a avantesma - resolveu tratar um jogador que chegou agora à selecção como se de mais um jogador se tratasse, dizendo frases como "que desperdício!" ou "Ronaldo serve a bola a André Silva numa bandeja dourada e este falha clamorosamente mais uma vez".

Agora, é evidente que já Gelson Martins foi um herói. Aí, nesses vinte minutos que jogou, já espalhava "classe" e "brilho" pelo campo, já era o "grande criativo descoberto este ano que está a aprender a ocupar os espaços brilhantemente", isto apesar dos cruzamentos mal medidos e dos passes falhados. E assim se vai vendendo mais um produto. Pouco importa se é uma qualidade assente na experiência e na maturidade, ou sequer se já se fez algo que justificasse tal alarido. O que me irrita é que se criam mitos baseados no hype da imprensa, que depois ajudam aos seus clubes a vendê-los como se de génios se tratasse, enquanto outros com maior qualidade e potencial são prejudicados por estarem a fazer a sua evolução natural.

Já vimos este filme antes. O Renatinho está a fazer, como era de prever, uma época pavorosa e confrangedora no Bayern, onde é claramente um peixe fora de água - chega a ser incomodativa a forma como ninguém lhe passa a bola - e está, aos poucos, por ser Ícaro a tentar chegar perto demais do Sol, a arruinar uma carreira - que até poderia ser melhor - por ter dado um passo muito maior do que a perna, ao estar muito antes do tempo a jogar num gigante europeu. Mas todos nos recordamos de como ele era tratado por cada passe que fizesse ou cada vez que transportava a bola. Era o "menino d' oiro" e por aí em diante.

Não desejo isso para André Silva. Tem muito caminho a percorrer, muita aresta a limar. Todos sabemos. Mas fazer o rebaixamento que lhe fizeram ontem é inqualificável. Não sei se a estreia de Ronaldo a ponta de lança foi muito boa - ou sei, entrou na segunda parte e não marcou nenhum golo - mas é inadmissível que se trate um miúdo em estreia como se de um jogador altamente tarimbado se falasse. Não é. Teve os nervos e ansiedade de marcar de qualquer primeira titularidade, mas esteve muito mais interventivo do que tantos, tantos outros. Eu sei que custa que o futuro dos pontas de lança de Portugal passe pelo FC Porto. TEMOS PENA!. É grave que tal discurso seja feito na televisão de todos nós e paga por todos nós, mas o discurso é aquele que sabemos, soubemos e saberemos. Não mudará.

Mas é por isso também que é vital que o FC Porto tenha um discurso mediático FORTE na defesa do que é seu e dos seus interesses, uma vez que, já sabe sabe, não virá de mais lado nenhum. É por isso que aguardo com expectativa a mudança que Rui Cerqueira fará no Porto Canal. Esta pouca vergonha não pode continuar sem contraditório!

Pelo menos os Portistas devem ter consciência desta manipulação absurda e saber valorizar os seus! Mais ninguém o fará!

50 comentários:

  1. Toda a razão no seu post, Jorge Vassalo. Aquela gente [comentadores] insistiu em rebaixar André Silva que até fez um bom jogo. Alguém os paga para fazer isso o que os coloca na pauta dos vendidos. Só com relutância mencionavam o que AS fazia bem e muito fez. O pateta Diamantino Miranda conseguiu ser hipócrita andando à volta de ele ser "bom jogador mas". Cancelo e Gelson a caminho e serem classificados como "Prodígios" como se dizia de Sanches [ainda havia um cartaz a pedir-lhe a camisola] e o carinho com que pronunciam as palavra "puto" ou "miúdo" quando se trata de jogadores verdes ou vermelhos. No fim do dia "Omo lava mais branco" e eles lá os conseguem vender bem, quando o conseguem, enfim. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Oh, quero lá saber. Aliás, até agradeço bastante que não gostem dele é o desvalorizem. E não creio que isso o afete por aí além. Grave, mesmo grave, é quando OS NOSSOS começam a duvidar e a fazer o MESMO tipo de exigência, com um assobio pelo meio?, que esses comentadeiros da treta. O resto, são os cães do costume a ladrar. Caguei para eles. E o André também :)
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas tu sabes melhor do que eu como uma mentira repetida muitas vezes pode ser vista como uma verdade... cabe-me contrariar, dentro da minha limitada possibilidade.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Ora aí está. Reclamar sempre contra essa corja de mentirosos e vendidos.

      Eliminar
  3. Caro Jorge,
    Nem mais. Dos lances que vi a espaços esteve muito bem! Mais difícil que finalizar é saber aparecer. É nisso é iximio. Quando tiver a calma para meter a redonda lá dentro, dura pouco no Porto.
    Relativamente ao Hype que ajuda o clubes a vender, só me recorda a forma como conseguiram convencer o Laporta a contratar o Deco. A música dele a tocar encessantemente no carro. Por isso só depende de nós.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas o Deco não precisava que ninguém fosse convencido... e também não tinha 20 anos...

      Abraço

      Eliminar
    2. O André também não vai precisar. E não o estamos a despachar, certo?

      Eliminar
    3. Essas comparações... Enfim... Evocar a promoção a Deco, Campeão Europeu, como se para A Bola e para os outros pasquins não houvesse filhos e enteados...

      Eliminar
    4. O Deco foi apenas o jogador que injustamente não ganhou a bola de ouro em 2004. As promoções eram desnecessárias. Era um grande jogador. O FCP até tinha uma proposta mais vantajosa mas cedeu à vontade do jogador que queria jogar no Barcelona.

      Eliminar
    5. Falar do Deco neste contexto é tão ridículo que até doí.

      Eliminar
  4. Absolutamente nojentos os comentários do paquiderme. De qualquer modo André Silva - NES vai ajudá-lo certamente, mas que bom se fosse possivel contratar Mestre Jesualdo para treiná-lo individualente 2 horas por dia - marcou na sua estreia e isso é importante.
    P.S.
    Repararam quando entrou o cabo-verdiano o orgasmo oratório do paquiderme? "....vai entrar o miudooo....".
    Esta merda só lá vai com músculos..

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Jorge e restantes portistas,
    É uma vergonha a forma como continuamos a ser tratados nesse canal que é um autêntico lixo em termos de comentadores desportivos. Mas a nós o melhor que temos a fazer é apoiar o André. Os nossos jogadores nunca foram vendidos pela CS, não será agora. Ao contrário dos renatos, hortas e gelsons deste mundo aposto que o André sabe que não será tratado como eles e sabe que é dentro do campo que tem de demonstrar o seu crescimento. Apesar de ele ter 20 anos sei que ele sabe o que fazer para se destacar. Não o conheço pessoalmente mas dá a entender que é um puto com carácter. Não só ele como os restantes jogadores do FCP nunca serão bajulados em sítios como a RTP e por isso é que temos de lutar contra tudo e contra todos para atingirmos os nossos objetivos portanto é bom que o clube acorde cedo.

    Cumprimentos a todos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  6. Única resposta que nos merecem os comentadeiros: no próximo jogo no Dragão, festejarmos os golos do AS e incentivar quando algo correr mal. Já não tenho paciência para especialistas da bola.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Grandes verdades nos relata o amigo Jorge. Só não compreendo como o nosso clube se rebaixa a esta cambada! Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    Não lhe doa a pena! Não lhe doa a pena! É tal e qual - esta vergonhosa sociedade entre jornaleiros, paineleiros, agentes e clubes da berra, para valorizar activos e servir uma dívida em galopante obesidade. Mas, na minha opinião, no caso de André Silva fazem-no a nosso favor. Mais tempo fica a amadurecer no FCP!

    Não sei se leram as reacções da imprensa espanhola à prestação da seleção do país vizinho diante da Itália. Um autêntico "deja vu" do desencanto que Lopetegui por cá deixou, com acusações de futebol inócuo, ausência de criatividade e ideias, esquema táctico incapacitante, etc. De notar que Espanha esteve a ganhar 1-0, com superioridade na percentagem de posse de bola, não obstante produzir pouco perigo. Depois disso, entregou a iniciativa à Itália, apostando no contra-ataque, e acabou por encaixar o empate já perto do fim. Dizem as crónicas que La Roja é um rútilo bocejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei onde viu isso... A Marca fala em domínio espanhol e o As fala no "regresso da Roja"...

      Abraço

      Eliminar
    2. Também vi [e li] o Regresso de la Roja.

      Eliminar
    3. Esse futebol "do desencanto, inócuo, etc." chegou para ganhar um campeonato em Portugal. Se calhar também lhe vai chegar para ganhar um mundial.

      Eliminar
    4. Para mim, jornalismo não é Marca nem As, periódicos de quintinhas e quintonas. É El Pais e El Mundo. É ler as análises que se têm feito e as respectivas caixas de comentários.

      Domínio espanhol, como nós falávamos cá no nosso domínio avassalador e depois empatávamos, ou vencíamos à rasquinha, com 60-70% de posse.

      O Anónimo talvez queira clarificar que campeonato ganhou em Portugal o Lopetegui. Talvez queira dizer que "devia ter ganho", não fosse a roubalheira vergonhosa em favor dos bormelhos.

      Só um piqueno exemplo:

      "El cuadro de Lopetegui se quedó a medias. Su destacada actuación previa a la diana de Vitolo quedó empañada por su mala administración final. (...)"

      Eliminar

  9. "Já vimos este filme antes. O Renatinho está a fazer, como era de prever, uma época pavorosa e confrangedora no Bayern, onde é claramente um peixe fora de água - chega a ser incomodativa a forma como ninguém lhe passa a bola - e está, aos poucos, por ser Ícaro a tentar chegar perto demais do Sol, a arruinar uma carreira - que até poderia ser melhor - por ter dado um passo muito maior do que a perna, ao estar muito antes do tempo a jogar num gigante europeu. Mas todos nos recordamos de como ele era tratado por cada passe que fizesse ou cada vez que transportava a bola. Era o "menino d' oiro" e por aí em diante."

    MAIS VÍRGULA MENOS ACENTO, TENHO VINDO A DIZER ISTO NA RODA DE AMIGOS NAS DISCUSSÕES SOBRE FUTEBOL, COMO ACONTECEU HÁ POUCO ANTES DE ENTRAR AQUI. O QUE ME ESPANTA É O BAYERN TER "EMBARCADO" NO CONTO DO VIGÁRIO, A FAZER FÉ NOS MONTANTES DO NEGÓCIO. E FERNANDO SANTOS, O SELECIONADOR!? SERÁ QUE O CONFESSOR LHE TERÁ PERDOADO A "COLABORAÇÃO" NA PROMOÇÃO DO CANDIDATO A BIDON DO ANO? TAMBÉM TU, SANTINHO?

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. toda a razao mas sempre foi assim, ja com deco era assim, com balves, jcosta, rcarvalho, fgomes, etc etc tec , AGORA O ANDRE TEM DE PERCEBER OU MELHOR TREINAR A SER MATADOR NAO PODE REMATAR COM TANTA SOUPLESSE ESPECIALMENTE DE CABEÇA. Repare se em cr7 , claro e realmente o melhor do mundo, mas o ataque que ele faz a bola na parte final quando tem de visar a baliza? rapidez e potencia, a andre falta lhe potencia final quando o ensinarem sera terrivel na area. Quanto o renato percebia se que era fogo de vista no entanto espero que o rapaz recupere caia nele e perceba que la fora tem mesmo de jogar, correr, e nao estar a espera dos arbitros e da com social para ajudar, alias onde andam as vendas dos lampioes? sao quase todos fiascos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Vidente, você quer comparar a idade e experiência do Ronaldo com a do André? Tudo isso são coisas que ele vai, necessariamente, aprender com a experiência...

      Abraço

      Eliminar
  11. Não vi o jogo, mas esses comentadeiros e relatadeiros já não me espantam, mais vale tirar o som ou ver na net em outra lingua, eles fazem tudo pra "vender" os jogadores do sportem e do fifica, os nossos nunca jogam bem e quando jogam nunca o dizem, os outros erram e erram e não os criticam, basta ver a campanha que fizeram pra tirar o Danilo da titularidade no europeu, custa-lhes muito engolir os jogadores do F.C.PORTO pra eles se pudesse era só jogadores da segunda circular mais os que jogam lá fora, o Pepe quando era nosso só dava pau, diziam eles e o Dedo também não era nada de especial, mas mal foram embora do Drgão já eram os maiores, o Deco já era um mágico e o Pepe um defesa de Classe mundial,nem imagino como os jornaleiros se sentiam, quando na altura a liga dos campeões era só prós vencedores do campeonato e eles andaram anos e anos a ter de vir cá cima pra ver um jogo da champions em vez de ver dos encarnados ou esverdeados, pois esses andavam nas taças uefas, é gente que não tem espinha. abraço João Moreira

    ResponderEliminar
  12. RTP = Ratos Tem a Palavra; Rir de Tanta Parolice; Relatar Tagarelar e Propagandear.

    ResponderEliminar
  13. O André Silva está só a acusar a pressão que tem sobre os ombros, no FC Porto e agora na seleção. Ele não está a render o seu melhor e ontem não marcou tantos quanto podia por causa disso. Basta ver as médias de golos que ele tem pelas seleções jovens, quase um golo por jogo. Isto não é para qualquer um.

    Com tempo, limando as suas arestas e mudando um pouco a sua atitude em campo, porque ele é o ponta-de-lança, a bola tem que lhe chegar redonda e não é ele que tem de correr o campo todo a tentar recuperá-la e a fazer jogadas para os colegas, vai ser um dos grandes avançados da história do futebol português. Não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Silva tem uma média de 0,7 golos por jogo. Nada mau.

      Abraço

      Eliminar
  14. Só espero que a nível interno, o nosso Clube não tenha desaprendido e proteja o André deste tipo de situações... Nós sabemos que foi, é e será sempre assim... Na 2ª circular só há génios, os outros não contam...
    Continuo na minha... quanto menos falarem dos nossos, melhor, se não forem às seleções, melhor... E é enquadrados na equipa do FCP, que as respostas devem ser dadas sobre o seu valor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogador aprecia as chamadas à selecção. O que não pode acontecer é o selecionador fazer a chamada pela publicidade...

      Abraço

      Eliminar
  15. E aposto que o mesmo irá acontecer com o Jota, caso este esteja cá a titulo definitivo e seja seleccionado no futuro para a selecção.
    E dizem eles serem rtp, é mais rti: rádio e televisão de interesseiros.

    E a capa do O Jogo meteu-me um asco quando li aquela frase.
    Como se o André precisa-se de ser ensinado, ainda por cima por quem...

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André, como qualquer jogador, precisa de ser ensinado, como Ronaldo também foi. Não é por aí. Mandar bocas na capa é que parece menos sério.

      Abraço

      Eliminar
    2. Em outros sites como o ZZ alguns anormais do clube do regime capitalista também vieram destilar o seu ódio contra o André Silva e até o Gelson.Para esses até os "mancos" do seu clube são melhores e deviam estar ali como o precoce Zé do Golo.Assim vai o nosso país.

      Saudações Portistas

      11DruL0Vic

      Eliminar
    3. Mas é que o Ronaldo teve uns 10 anos de total egoísmo e displicência na selecção, e só a partir de há 1 ano para cá é que começou a ganhar humildade. Por que não é um exemplo completo.
      Agora o que disse sobre a aprendizagem de André, é que ele aprenderá no FC Porto, porque na selecção, nem por sombras, já que se trata de um grupo de egos e jogadores levados a colo.
      Foi isso que eu quis dizer.

      Abraços.

      Eliminar
  16. O ronaldo precisa de 10 oportunidades para fazer um golo e o andre silva é que falha muito, ta certo!!! Vejam la a media de remates no campeonato espanhol que o ronaldo precisa para fazer um golo e depois falamos do Andre silva, e sim o andre silva ainda tem muito a melhorar

    ResponderEliminar
  17. Perguntem ao André Silva o que ele acha sobre o Gelson e vão perceber se é hype ou não. Perguntem-no quantos golos tem nas selecções jovens à pala do Gelson!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha essa é para rir, certo??!! Epá menos!! Se fores lagarto ainda percebo!

      Eliminar
    2. Já agora perguntem ao Gelson quantas assistências tem na selecções jovens à pala do André Silva.

      Eliminar
    3. Esta questão nem se coloca! André Silva será muitas vezes - a maioria - assistido por um colega, faz parte da posição onde joga. E aqui ninguém criticou o Gelson. Critica-se o achincalhamento de um e o endeusamento de outro!

      Mas às tantas nem és lagarto, deves ser só um daqueles que JÁ ESTÁ a comprar a conversa dos media e a criticar um miúdo de 20 anos por não ter nascido ensinado.

      Eliminar
    4. A questão é que quem escreveu o texto faz exatamente aquilo que critica: rebaixou um e enalteceuo outro. Mas se um dia tiverem oportunidade de perguntar ao André qual é a opinião dele sobre o Gelson, não hesitem. Eles jogam há muito tempo juntos nas selecções jovens, portanto, alguma opinião sobre o HYPE do Gelson terá, certamente.

      Eliminar
    5. Nada disso. Não rebaixei o Gelson uma vez. Quero saber ZERO do Gelson. Aliás, só quero saber quando joga Andebol em relva. Tem talento e é bom, falha como qualquer miudo da idade dele. Agora um não é "mágico" e o outro "falha clamorosamente". Isso não.

      Eliminar
  18. Tentam sempre desvalorizar os jogadores do FCP. Sempre foi assim. Ignorar é uma das soluções mas também acho que o FCP deveria ter um pulso mais forte nestas situações.

    ResponderEliminar
  19. Essa forma de tratarem os nossos é antiga. Mas sabem o que faço quando estou a ver o jogo ? retiro o som e coloco musica clássica.Aquela " carneirada " já sabemos quem os toca, o que me indigna é que seja feito, também, com o dinheiro dos impostos que os PORTISTAS PAGAM. Saudações Portistas. Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
  20. Caro Jorge só o quero alertar e de acordo com as capas dos pasquins de hoje, é que já há mais um menino de oiro na forja. Acho que já foi alvo do scout de grandes tubarões e já vai á selecção A.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos perguntar ao Rummenigge se está muito feliz.

      Abraço

      Eliminar
  21. José Gomes em promoção em todas as capas de jornais desportivos, depois dizem eles de encantar o Brasil e o mundo. Assim temos mais um prodígio made in papoilas saltitantes. Basta entrar num café e "levar" com ele nos jornais que estão sempre disponíveis. Não tarda que Santos o convoque e que as comparações com o nosso André sejam desfavoráveis a este. Não está nada fácil para o povo pensar pela sua cabeça. Abraço

    ResponderEliminar
  22. Com tanto menino a jogar lá pró Sul, o pasquim da Bola vai fazer uma promoção: oferecer chupetas aos bébezinhos...

    ResponderEliminar
  23. Sabem companheiros, para ser PORTISTA não serve qualquer um é preciso ter categoria... essa cambada de" comentadores "( à la carte ) que tenham vergonha e que entreguem a cédula profissional de jornalistas ( se é que alguma vez o foram ).
    Saudações portistas e um abraço para o universo dos DRAGÕES !
    Jorge Fonseca ( Dragão à 65 anos)

    ResponderEliminar