segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Trabalhar e Competir

São estas a palavras, novamente utilizadas por Nuno Espírito Santo na antevisão da taça da carica, da qual quero saber 0x0. NES voltou a pedir humildemente o apoio dos adeptos no Dragão. Não sei que Dragão é esse, mas deveria saber que o apoio dos adeptos é correspondente à qualidade apresentada.Mas uma dúvida me assalta: Estamos ou não a falar da taça da carica?

Não me passa sequer pela cabeça que NES vá colocar em jogo jogadores que jogam há imensos jogos seguidos - André Silva vai em 24 - sem lhes dar a pausa necessária, quando se viu o desgaste absurdo que demonstram! A taça da carica sempre foi desvalorizada pelo Presidente - e bem! - como uma competição menor, e tenho a certeza que não conta como nada de relevante para praticamente nenhum adepto do FC Porto.

Nesse sentido, venho repudiar a decisão de se separar o grupo A e B do C e D em um mês e que uns sejam jogadas na paragem do campeonato e outros não. Mas como acredito - só posso acreditar - que o onze (mais do que) habitualmente titular do FC Porto vai ter o merecido descanso amanhã... não vem mal nenhum ao mundo.

O Casos.pt vem relatar uma evidência. No entanto, não somos calimeros e, para reclamarmos - e com justiça - temos de fazer a nossa parte também. Esta ainda não aconteceu.

Ah, já agora, os papoilas já estiveram em maior desvantagem e recuperaram. Há coisas a fazer. Têm é de ser feitas já. Ou então, que se siga uma das três hipóteses que o Silva brilhantemente mostrou como possíveis soluções. Não escondo, a hipótese que me parece mais viável é a segunda. Porque mais vale parar e fazer as coisas direitas - assumindo o erro sempre - do que se andar a tentar fazer tudo para ontem e assim, necessariamente, sem a solidez necessária.

Desde que em prol do FC Porto, estou convencido que nenhum sócio do FC Porto deixaria de apoiar a equipa se se assumisse o trajecto de antemão. É assim que homens de palavra fazem. Não prometendo sonhos ou quimeras, mas suor, trabalho e rumo. Como ainda acredito que quem está a frente do FC Porto quer o melhor para ele... parece-me o caminho a seguir.

29 comentários:

  1. Da maneira que deixaram chegar o "DRAGÃO" desconfio que nem que os PORTISTAS quisessem, se conseguia ganhar a taça do lucílio.
    Que saudades do MESTRE PEDROTO.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Há muito tempo que não venho aqui comentar/opinar. Os erros de arbitragem têm sido por demais evidentes e se estamos assim tão atrasados a muito se devem a eles. Mas o que mais me preocupa é não termos fio de jogo, ainda estou para descobrir para que servem os médios se a bola não passa por eles,faz-me lembrar o kick and rush do futebol inglês.
    Tb tenho de dar o mérito ao NES pelo facto de termos uma defesa sólida, que não sofre golos, agora a juntar ao NES nao podemos ter um treinador para a parte ofensiva?
    Apesar de não gostar da taça ups amanhã vou la estar a rapar um frio do cara**o mas a apoiar a equipa porque eles não têm culpa.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem o Rooney passou imediatamente ao Lingard que se desmarcava à sua esquerda. Mas isso é estudado, trabalhado, treinado... Ver e passar ao primeiro toque... Coisa que "chutão pa frente" é que não faz.

      Abraço

      Eliminar
  3. Apesar de mal programada Taça da Liga é uma competição oficial e todos a querem ganhar embora digam que não interessa. O facto é que já resultou em muitos títulos aos lampiões que assim vão engordando o seu palmarés, embora saibamos de que forma como isso tem vindo a acontecer. Esta Taça não pode ser para o Porto como a fábula da raposa e das uvas até porque entramos em todas as competições para ganhar. Para o jogo de amanhã poderemos ter o regresso dos "fantasmas" Sérgio Oliveira, Depoitre, Herrera e eventualmente Adrian e Teixeira, além de Boly e como só em três deles gastamos vinte e dois milhões de €uros [!] deverá dar para ganhar. Ah a boa notícia é que Varela também deverá jogar!... Resta a dúvida se NES aparecerá de óculos ou sem eles, se deixará de morder os lábios e de cofiar a barba durante os noventa minutos do jogo e que palavras bonitas com pronúncia obviamente irrepreensível proferirá. Certeza, certeza será que ao cair do pano o seu discurso sairá redondo e vazio mas politicamente correcto e que se por acaso a coisa correr mal nos dirá o equivalente a "temos de levantar a cabeça"... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja sorriso e nada mais. Será bom sinal.

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge, obrigado pela preferência e pela referência.
    Quanto ao post, repito-te, porque já to disse: se jogam os mesmos, acampo à porta do Dragão até despedirem o homem. Ou me darem um lugar na estrutura :)))
    Tinha pensado no Olival, mas não tem fast food perto ;)
    Abração
    PS. Acredito que jogarão os menos utilizados, cumprindo as regras da competição. Apesar de saber que NES não se pode dar ao luxo de mais um mau resultado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos cumprir a tradição e ganhar com as rotações!

      Abraço

      Eliminar
    2. Pertinente a segunda parte do PS do Silva... preso por ter cão, preso por não ter. Eu não admito outra coisa que não seja ganhar.

      Se NES arriscar mudar onze jogadores, será sempre nele que começará um possível mau resultado. Descansaria 4 ou 5, não mais. Queiram ou não, é a única competição onde ainda não metemos água...

      Eliminar
    3. Sim, mas mudar pouco será bom e seguro para o treinador, não para a equipa. Se jogar o AS, o Danilo, se não jogar o Boly, preciso de uma tenda...

      Eliminar
    4. Bem, O Jogo vai pelo lado das rotações... ainda bem..

      Abraços

      Eliminar
    5. NES está em survival mode, não pode continuar a falhar. AS, Telles, Danilo, Otávio e Corona deviam descansar (por exemplo). Outros 3 só jogar uma parte. Mas é preciso ganhar pelo meio...

      Eliminar
    6. Sim, temos opções utilizadas no meio campo e no ataque que o NES desvalorizou - Brahimi à cabeça.

      Ganhar tem de ser mais do que possível!

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo!
    A equipa liderada por NES "não joga a ponta dum corno" e a culpa não é dos jogadores
    A circulação de bola eficaz é sempre feita entre os defesas e os médios. Na frente os médios não se entendem com os avançados, ou seja, como o espaço para penetrar é muito menor devido à aglomeração de jogadores (portistas e contrários), seria preciso maior precisão e mais velocidade nos passes, coisa que não está a acontecer!
    E a culpa é de quem lidera a equipa que não consegue adoptar processos e estratégias eficazes; e instruir devidamente os seus pupilos sobre a forma como proceder...Ponto final.
    Prevejo, mas já há muito tempo que com NES vai acontecer o descalabro e no fim o terceiro lugar da equipa azul e branca na classificação geral da Liga NOS...
    Oxalá me engane...
    Abraço,
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Boas a todos

    isso do calendário ter ditado que uns jogam agora e outros só em Dezembro na paragem do campeonato só pode ser sortilégio do acaso digo eu...que não acredito em coincidências. Agora uns falam em bolinhas quentes e frias portanto não sei não...

    Na Taça de Portugal se houvesse bolas quentes e frias ninguem iria descobrir pois quem tirou as bolas era da cor que nós sabemos, PHenriques.

    No calendário do Campeonato enquanto uns tiveram umas primeiras jornadas mais complicadas, outros tiveram o contrário, por isso sai uma combinação(numero) que ninguem se certifica de ver, que fosse qual fosse o número que fosse sorteado o enquadramento dos jogos iria ser sempre o mesmo. Perguntem ao presidente do U.Madeira que perante uma das condicionantes do sorteio, viu Académica jogar nas últimas 5 jornadas de cada volta jogar contra as equipas B quando não poderia acontecer e falo aqui da segunda liga.

    quanto à Taça da Carica, acredito que NES vá meter o melhor onze, embora ache que o Belenenses vai tirar o pé pois aquilo que mais queria fazer e que era tirar pontos no campeonato ao FcPorto conseguiu-o. Veremos em campo como vi ser mas se Brahimi não jogar eu quero ver como vai ser se não vencermos. A seguir vem o Braga que goleou hoje o Feirense.

    disseram-me que Jackson pode estar de volta ao FcPorto e que foi visto em São João da Madeira. Seria uma boa noticia mas pode já ser tarde.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  7. Alguém sabe dizer quais foram os nossos convocados para o jogo da taça das caricas contra os colossais florent, abel camará, jão diogo e etc orientados pelo lendário quim machado???
    Até o árbitro já sei quem é, é um tal nuno almeida, mas os nossos convocados não vejo em lado nenhum, nem no site oficial do clube.
    Tá bonito, não tá?

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente já estamos em quarto lugar. Mas haja alegria só estamos a 1 ponto do terceiro. A taça da carica deve servir para jogarem os menos utilizados, quem sabe se algum deles não será uma boa solução para nos resolver algum problema.

    ResponderEliminar
  9. A equipa do meu Clube joga às vezes. Eu apoio sempre. Está um frio de rachar o Dragão tirita por todo o lado. Vou fazer como eles, vou para o quarto. Boa noite e
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Jorge,
    Infelizmente nem treinador nem avançado (suplente) temos, como temi no inicio da época.
    Sinceramente gostava de saber o que achas da minha opinião que vou expor abaixo:
    Acredito que o NES deverá apresentar a melhor equipa ou muito proximo disso (de forma a tentar lavar a cara). Qualquer resultado que não seja uma vitória (já só peço que seja decente, nem peço que seja avassaladora) deveria dar demissão do NES.
    Assim aproveitavamos o mês de Dezembro para o novo treinador ir conhecendo os jogadores e em Janeiro já poderiamos identificar quem poderia sair e quem iria ser preciso entrar.
    Não consigo consumir mais este futebol e este discurso intragável do NES e não é uma vitória hoje por meio a zero que o irá mudar.
    ATENÇÃO: a trocar de treinador que não seja para repetir a brincadeira com o Rui Barros durante 15 dias e no final irmos buscar um Paulo Duarte desta vida.
    Tragam alguém capaz de pelo menos lutar pela qualificação directa para a champions, de forma a poder ganhar balanço para a época de 2017, porque de soluções temporárias e de fraca qualidade já estou farto.
    Tivessem pago o que pagam ao Maxi por um bom treinador e talvez metade dos nossos problemas ficassem resolvidos, o resto é com a sad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sair este treinador, tem de ficar alguém com um pensamento e obra anterior ao FC Porto. Não poderemos continuar na dança infinita. E temos de ter uma equipa que vá assimilando ideias, processos, orientações, ganhando o que puder, conseguindo o que conseguir. Dar o avanço sim, mas a uma escolha consciente, não à Escolinha FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  11. Detesto gente, neste caso treinadores que fazem apelo ao portismo!
    Os portistas não precisam de apelo para apoiar o clube que amam, Senhor Espírito Santo! O seu discurso vácuo, inócuo e imbecilmente intelectualoide de apelo ás massas, só mostra a intranquilidade, a desconfiança e a falta de liderança.

    Como com todos os treinadores que já por aqui passaram desde que me conheço, sempre, mas sempre apoei desde o primeiro minuto. Agora não sou estúpido para continuara a tecer loas quando se vê que ao sair do adro a procissão parou!
    Bem sei que a equipa é jovem e tremendamente desequilibrada no seu plantel. Basta ver que Depoitre nos seus 27/28 anos, não consegue ser sombra de André Silva nos seus acabadinhos de fazer 21 anos!
    Mas não é por um pneu furar que se vai adiar a viagem, meu caro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto, o Depoitre entra sempre com a casa a arder...

      Abraço

      Eliminar
  12. No futebol actual é muito mais importante ter um treinador competente, conhecedor, audaz, saber mexer no jogo, capaz de potencializar os jogadores, com discurso forte e capaz de levar consigo os adeptos, do que ser portista até desde que nasceu. Sem aquelas qualidades de nada serve dizer "Somos Porto"

    Cumprimentos,
    Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  13. Entendo que o nosso esforço deve ser orientado no sentido de criar as condições para que se construa algo de sólido e positivo mesmo que isso possa ter alguns custos numa fase inicial.
    Estar a apoiar, a esconder, a mistificar esta situação, apoiando o estado actual das coisa não leva a lado nenhum e é continuar cada vez pior à esperta de um D. Sebastião vindo não sei de onde.
    Não apoio esta equipa nem esta SAD, não assobio mas luto (por exemplo aqui) para que algo mude e a curo prazo.
    Saudações
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  14. Manuel Magalhães, assumes que este é mesmo um blog com o único objectivo de derrubar a direcção do F. C. do Porto.
    Não queres apoiar, estás no teu direito, podes sempre apoiar outros clubes mais do teu agrado, mas viver em democracia é respeitar a vontade dos outros, mesmo quando se elegem pessoas como o sr. Trump.

    ResponderEliminar
  15. 0 x 0 contra os reservas do belenenses reduzidos a 10 durante 50 minutos!!!

    Nem vale a pena comentar varela a lateral direito, evandro que nem fede nem cheira, depoitre que não consegue dominar uma única bola e herrera que não sabe fazer passes fáceis e tenta sempre os difíceis....estes 4 nabos juntos no time titular, é mau demais, é a cereja no topo do bolo... como estes 4 nabos podem jogar num clube como o Porto, ganhando rios de dinheiro todos os meses???

    Com esses nabos, os medíocres joão diogo, gerso ou palhinha ( ou qualquer zé ruela ) parecem craques a nível mundial, o medíocre belenenses ( ou qualquer um ) parece uma equipe que joga na europa todos os anos...
    E o medíocre quim machado deu 2 banhos táticos no NULO espírito santo...

    Se calhar com o Braga, seria melhor a torcida fazer
    ISTO

    http://2.bp.blogspot.com/-Qt3ecc1rHqU/T3R3UvBiiWI/AAAAAAAAAvA/BZMq8RbK5TA/s1600/fcmagdeburgberlinerak1.jpg

    ou isto

    http://img.haberler.com/haber/018/taraftar-magdeburg-lu-futbolculara-kalenin-5614018_7819_o.jpg

    ou isto

    https://img-s2.onedio.com/id-561fc900e8073ac56748ba0b/rev-0/raw/s-a4ce4a4b3a0890912c823a85eea93ae5565b3036.jpg

    ResponderEliminar