quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A Armadilha Na Estrada, O Perigo Que Sempre Espreita

Não gosto dos jogos antes da Champions. Não gosto daquilo que trazem, da divisão de atenção, do deslumbre, do desgaste, da gestão. Não gosto, porque continuo a preferir o campeonato do que chegar a uma determinada fase da Champions League. Quem viu os jogos de ontem, por exemplo, ou mesmo o PSG-Barcelona, pode tirar conclusões. Há equipas cujo talento, rodagem e entrosamento, superam, e muito, uma noite de sorte. Sim, porque já todos sabemos que o mijinho dos coisinhos, elevados que foram a "super-heróis" de um jogo ridículo e paradoxal, certamente não acontece duas vezes.

Na verdade, lembremos-nos deste épico jogo. Neste jogo, em que efectivamente jogamos e que não fomos dominados, tive uma noite memorável no Dragão como não pensava que viria a ter. Só que a segunda mão trouxe um daqueles amargos como sentiu ontem o Arsenal. E a verdade é que, dois anos volvidos, praticamente tudo o que é bom continua lá, e ainda houve alguns acrescentos de qualidade - obviamente, não "o melhor em campo", que quase não joga.

Digo isto porque, como diz o nosso Capitão sem braçadeira,  "é bom poder sonhar, mas temos de ser realistas". E o realismo passa por concentrar-nos no título que, efectivamente, está ao nosso alcance e o que ele significa. O caminho para o título nacional. Não se esperem facilidades, amanhã. O polvo tem muitos braços, incluindo ex-jogadores doentes tornados treinadores que, contra nós, vão dar o litro para ajudar a equipa do coração.

É importante, por isso, relembrar aos jogadores que, nesta jornada, poderemos ficar à frente vencendo e, quem sabe - embora as esperanças não sejam muitas... - esperar que o rival possa perder pontos. Temos equipa para isso e mais, e nada ganhamos em jogar um jogo a pensar no seguinte. Fizemos a nossa parte na Champions, a partir daqui a sorte dita tanto como tudo o resto. 

O Tondela tem de ser a nossa Champions. O Tondela, que diz que vai jogar olhos nos olhos - não acredito - tem de ser a nossa prioridade. Então sim, a partir das 23 horas, pensar na vecchia signora. Se não for assim, poderemos comprometer, desnecessariamente, o objectivo principal, e entregar o desígnio nacional aos nossos rivais, ou desperdiçar uma excelente oportunidade de ser líderes isolados, com tudo o que isso significa. Dar tudo para ser Campeões tem sido o lema até aqui. Não pode deixar de ser por 180 minutos de um torneio. Porque aquilo que parece uma linda estrada, pode ter um buraco que nos afunde a qualquer altura. Atenção e foco totais exigem-se!

Já se esperava muita coisa baixinha, mas a alaranjada jornalista foi bem longe. Fica bem patente nesta imagem que, amor pelo nosso Clube, é coisa que ela não tem. Fica feita a exposição das motivações e verdadeira face da laranja. Mas um parágrafo chega. Não há que dar mais tempo a quem não o merece.

Mostremos dentro do campo que bem podem nos podem tentar desestabilizar, só nos tornaremos mais fortes!



14 comentários:


  1. Que "larnajo" bem podre. Também a laranjeira de onde vem já tinha a semente bem estragada.

    Quanto ao jogo com o Tondela, é daqueles que se tem que se resolver depressa, mas com eficácia. Isto se quiserem meter a Juve na mesma panela, essa é receita.
    Caso contrário é como sempre é para dar tudo.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. «O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa instaurou um inquérito sobre a construção do novo prédio da Cofina, grupo de comunicação social que detém, entre outros, os jornais "Correio da Manhã" e "Record", em Benfica, Lisboa, disse fonte da Procuradoria-Geral da República.
    A polémica obra, contestada desde 2008 pelos moradores dos prédios mais próximos, foi analisada pela Provedoria de Justiça, que já no ano passado notificou a Câmara de Lisboa, apontando a nulidade de vários actos administrativos por desrespeito ao alvará de loteamento, de 1989.
    Segundo fonte ligada ao processo, a Provedoria deteve-se sobre dois processos - um, contra a Câmara de Lisboa, por ter autorizado a construção, e, um segundo, a propósito de os promotores imobiliários da urbanização onde se insere o prédio da Cofina, não terem alegadamente pago taxas camarárias pelo uso dos terrenos, já que os direitos de isenção teriam passado do Sport Lisboa e Benfica (antigo proprietário) para as empresas.»

    http://www.reflexaoportista.pt/2010/09/ligacoes-perigosas.html

    Verdade Desputiva

    ResponderEliminar
  3. Contra o Tondela é ganhar e mais nada. Como é que uma imbecil destas pode ser jornalista? Os jornalistas por definição não são aqueles que relatam as coisas como elas são e não inquinadas de parcialidade? É uma vergonha o que se passa na CS deste país com os escribas desonestos intelectualmente que a constituem. E até parece que esta anormal é da cidade do Porto ou arredores. É por isso que eu acho que o Porto Canal tem de se preocupar é com o clube e não com essa tanga ridícula de querer ser um canal para o Norte. Os nossos principais e mais assanhados inimigos estão lá é só ver o chouriço o cervan o justiceiro RC e outros anormais. Na nossa casa é nem deixa-Los entrar a não ser o mínimo obrigatório.

    ResponderEliminar
  4. Gostava que me explicassem porque razão é mais importante ser campeão nacional do que seguir em frente na Liga dos Campeões.
    1º Um dos objectivos de ser campeões da Liga é ir na época seguinte á Liga dos Campeões. Não estou a ver porque é mais importante, o 2º lugar chega.
    2º Uma eliminatória da Liga dos Campeões dá mais dinheiro que o titulo nacional..
    3º Na liga dos Campeões os jogos são mais emotivos e penso eu que motiva mais os jogadores.
    4º Sendo assim as duas provas são importantes, mas naturalmente a Liga dos Campeões mais importante se torna, pelo que pressupõe um ano qualquer as melhores equipas nesta Liga serão as futuras participantes numa hipotética Liga Europeia. Não será com certeza pelos titulos nacionais que serão nomeadas. No futuro os títulos nacionais serão para o Sporting, Braga, etc que o Porto estará em outras frentes. Bem é esta a minha opinião.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez porque a conquista de títulos é o que os clubes e os jogadores mais desejam, e mais prestígio lhes traga.
      tenhamos como exemplo a eliminatória contra os bávaros: que prestígio é que conseguimos depois da humilhação em Munique? "bola!"

      ps:
      recordo-me desse "argumento" na boca do calimero que tem muita prosápia no trio de ataque, na altura do paulo bento e da resposta que o Rui Moreira lhe deu: «no dia em que o FCPorto deixar de lutar por títulos tal será o princípio do Fim».

      Miguel Lima | Tomo III

      Eliminar
    2. Prefiro ser eliminado todos os anos nos oitavos e ser campeão nacional do que ganhar uma champions por década e ganhar zero campeonatos.
      sou adepto do liverpool em Inglaterra e digo-te mais que me sentiria feliz se eles fossem como o olympiakos do que como são na realidade, visto que internamente nada ganham há mais de 2 décadas e externamente lá vai de vez em quando fazendo um brilharete.

      o dinheiro é muito bonito, mas quem ganha com isso são os comissionistas, eu como adepto alimento-me de títulos.

      O FCP no dia em que deixar de lutar ativamente por titulos, é o dia em que desistiu. Uma coisa é ter fases em que não ganha, outra é preocupar-se mais com 2 ou 4 jogos a mais na champions em detrimento da conquista do campeonato.

      Eliminar
    3. Haverá título mais importante a nível de clubes que a Liga dos Campeões?
      O prestígio do Bayern, Ajax, Milan, Inter,Juventus, Barcelona, Real Madrid, Liverpool,Manchester, Anderlecht, Galatasaray. F. C. do Porto é de ganharem titulos internos ou de conquistarem titulos internacionais?
      Chelsea é conhecido por ser um crónico campeão inglês?

      Eliminar
    4. A humilhação de Munique é um dos pontos mais negros da história do F. C. do Porto. Por isso mesmo é que temos de ter uma equipa competente (toda a estrutura do futebol de treinador a jogadores) para discutir o resultado com qualquer tubarão europeu. Isso é possível e já o provamos várias vezes. Por inerência, se formos competentes a esse nível, mais fácilmente seremos campeões internos.

      Eliminar
    5. Curioso que de todos esses clubes que comentaste, só três são verdadeiros candidatos, todos os outros não ganham ou sequer cheiram o titulo há vários anos, sem falsr que anderlechts e galatasary tem tanto valor europeu como um olympiakos desta vida.
      O FCP tem que ganhar o campeonato e depois pensar noutras coisas. O campeonato vem sempre primeiro, porque se vamos contratar jogadores para ganharem na champions e ficarem em casa contra tondelas, estamos a matar-nos.

      Eliminar
    6. Então caro amigo csantos de onde advém o seu conhecimento desses clubes que não ganham ou cheiram o titulo a não ser porque eles participam na liga dos campeões. Quanto ao desaire em Munique tal se deveu ao facto de estarmos privados de ambos os laterais e da pouca competitividade da equipa que não encontra a nível nacional. Os grandes atletas campeões não contabilizam os títulos de campeões nesta pobre liga portuguesa, o que eu leio e ouço é eles dizerem que escolheram "tal clube" por estarem a competir na liga dos campeões. Já agora porque não comentaram sobre a possibilidade de vir a existir um liga europeia que não se irá com certeza basear nos títulos nacionais, ou será que esqueceu daquela frase ofensiva de um treinador dizer que o Porto comprava os títulos no supermercado, que significa que a competição nacional é fraca.
      Com os melhores cumprimentos
      Martins

      Eliminar
  5. Numa altura em que a cidade do Porto foi distinguida como melhor destino Europeu o comentário doentio da laranja é ofensivo para toda a cidade e região e não só para o nosso clube. Demonstra o carácter da personagem. Não há mais tolerância para esta gente.
    Quanto ao Tondela é para ganhar sem pensar em Champions. Passar para primeiro para manter pressão. Estamos quase lá.
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  6. E para quem anda menos atento deixo aqui umas declarações curiosas do mesmo pseudo-treinador, Pepa:

    21-01-2017, Benfica - Tondela, 18ª Jornada
    "É o Benfica, um jogo muito difícil, sem dúvida, temos noção disso e da dificuldade que vamos ter. É capaz de ser a equipa com volume ofensivo e intensidade mais forte"
    "(...) na Luz sabemos que vamos ter menos bola, e temos de agarrarmo-nos às oportunidades e à capacidade de criar algum desconforto, para não dizer muito, ao Benfica, mesmo sabendo da grande organização que tem"

    16-02-2017, FC Porto - Tondela, 22ª Jornada
    "Todos os jogos são para disputar. São três pontos muito importantes para nós. Não temos nada a perder e temos muito a ganhar. É o primeiro contra o último. Nós somos grandes, assim como o Chaves, o Arouca e o Moreirense. Clubes sem problemas. O país fica de boca aberta mas, quem está por dentro, sabe que há muito trabalho e muito competitividade. É no Dragão, o primeiro contra o último, mas vamos para conquistar os três pontos. Temos noção das dificuldades, mas isso faz parte"
    "Temos de procurar a perfeição, que não é fácil. Acredito muito, estou muito confiante de que vamos surpreender quem não anda atento"

    Posto isto, não é preciso dizer mais nada

    ResponderEliminar
  7. Jorge... Bora lá meter a sexta!!!... Seria tão bom dormir na liderança. Acho extremamente importante este jogo. Pela fase da época em que estamos pela capacidade motivacional que este jogo pode vir a ter a vitória do F C Porto é fundamental. Também como o Jorge tenho receio destes jogos antes da champions. Quase aposto que o mister vai dar descanso à defesa... espero que não, e que façamos deste jogo um ponto de afirmação. Ganhem rapazes, ganhem Dragões, ganhem por nós.

    ResponderEliminar
  8. Ganhamos, felizmente! Sinceramente gostava que o tivéssemos feito sem toda a especulação que já está a causar os lances do pénalti e expulsão. A vitória do Porto é justíssima. 2 lances não podem explicar 90 min de jogo. Já sabemos que vamos começar a ouvir que o Porto é que é manda novamente nas arbitragens, que o campo está inclinado, que os adeptos do Porto ameaçam os árbitros, etc. É preciso distanciar o Porto do 1º lugar. O ataque ao Porto já tinha começado por causa deste processo da Segurança Privada (Operação Fenix), e por causa deste jogo vai continuar e aposto que vão ao mesmo tentar passar uma borracha sobre o que tem sido a influência benfiquista neste e outros campeonatos do Tri. Ontem a ver a CMTV cheguei mesmo a ouvir a moderadora a questionar sobe o olhar incrédulo de Francisco José Viegas, se os jogadores do Porto sentiriam orgulho a vestir a camisola do clube devido à ocorrência deste processo e as pessoas que implica. Absolutamente inacreditável. Uma jornalista a fazer uma pergunta destas. Jornalismo de lixeira. L I X O. E mais uma vez tivemos alguém que representa o portismo impávido e sereno como se nada tivesse ouvido. Nem uma palavra disse para contradizer a jornalista. Lamentável. A propaganda anti-portista está muito mais profissional do que era aqui há uns anos. São mais os meios e mais as vozes de repetição. Digo e repito - O clube tem de ficar atento ao que se vai tentar fazer. É preciso ter uma estratégia de contra-ataque. Ter só o Dragões diário é pouco.

    ResponderEliminar