terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Autofagia à Porto!


Não sou capaz de compreender, juro que não, esta impressionante tendência Portista de se chicotear e penitenciar até ao absurdo, quase que sendo o primeiro a duvidar de tudo o que de bom lhe acontece. É muito frequente ver o Portista a dizer "calma, é preciso saber não embandeirar em arco!" quando vê outro Portista a comemorar uma vitória importante - e esse número é TODAS! - e dizer coisas como "os outros estão muito fortes, é preciso desconfiar" e por aí em diante. 

Porquê, senhores?  Porquê? Porque podem os outros cavalgar "ondas verdes" e dizer "#rumoaotrocópasso" enquanto o Portista tem de estar sempre na retranca, sempre com hiper-realismo, sempre como que a olhar para a imaginária espada de Dâmocles pronta a trespassar-nos se ousarmos sequer estar minimamente confiantes, com o acto de Contrição ao virar da esquina se ousarmos deleitar-nos no gozo de uma vitória? Afinal, a exibição nunca é suficiente, o jogador nunca é bom que chegue, o que hoje é bom amanhã pode resvalar.

Falo com o à vontade de que diz, frontalmente, que não gosta do futebol apresentado por Nuno Espírito Santo e a sua ideia mais ou menos recente. Digo-o com o à vontade de quem diz que, no entanto, quem sabe, naturalmente, é ele. E digo-o com o à vontade de quem diz que quer é ganhar.

Tenho a certeza que, se Lopetegui tivesse tido metade do apoio dos adeptos e da Estrutura em defesa de si e do seu grupo de trabalho que tem NES, teríamos ganho o primeiro campeonato a brincar. E nunca, mas nunca, me vou esquecer do ridículo coro de assobios à entrada de Alberto Bueno em vez de André Silva, que agora até pode "ir de pinote", como diz Rodolfo Reis - curioso, não é verdade? Ganhávamos então 3-0 sobre a Académica e estávamos no primeiro lugar do campeonato. 

Mas, mais ainda do que a estupidez de assobiar alguém desde o seu jogo de apresentação, baseado no critério da nacionalidade, só mesmo a crítica autofágica às compras do Futebol Clube do Porto.

Qual é o crivo, senhores? Qual é a linha? Se um jogador for vendido pelo dobro do preço que custou - Danilo Luiz - será caro ou barato? O que ganha o FC Porto a ver um jogador que se entrega de corpo e Alma ao Azul e Branco ser criticado vilmente por "ter sido demasiado caro"? Sim, falo, evidentemente, de Óliver Torres, a última moda em termos de críticas autofágicas, desta vez na pena do senhor Breyner Andressen - via Dragão Até à Morte - que ignora, como muitos outros, que Óliver está a jogar completamente fora da sua posição natural e esperam os mesmos resultados ou melhores do que tinha em funções anteriores. De pouco adianta dizer o que está demonstrado em blogues de especialidade que Óliver não tem chegada à área, que está a jogar a 8 recuado, e não raras vezes, em duplo-pivot. 

Sou o primeiro a dizer que um FC Porto recuado, a dar bola ao adversário e a jogar no erro e no contragolpe, não precisa de Óliver. Para ser duplo-pivot, Rúben Neves é o ideal. Agora, num 4x3x3, a posição mais adiantada do meio campo, no meu entender, tem lugar cativo, Óliver tem um perfume de bola, uma leitura de jogo e uma capacidade de segurar e entregar com qualidade absolutamente ímpares. Mas "é caro". Mesmo que já tenha ouvido um rumor de que, para o ano, já não está cá, acertado que estaria por perto do triplo do seu custo. Mas como não dou crédito a rumores, digo, sem hesitar: se há alguém que sei que nunca dará prejuízo, esse será Óliver Torres!

Só que, como Danilo, Alex Sandro ou Hulk antes dele, veio com uma etiqueta que não é de saldo. Mas o único que dará prejuízo será Adrián. Quem quiser comparar o rendimento de Óliver ao de Adrián, não poderá estar a falar a sério! 

Mas, mais importante do que isso, quantas vezes se ouviu uma papoila falar dos mais de 22M pagos por Jiménez? Se este fosse do FC Porto, o que seria? E qual seria o escrutínio da prestação de Rafa Silva e do seu custo total efectivo de mais de 20M? E se nós tivéssemos gastou 14,4M num Cervi? Ou outros 14 já tivesse custado, entre salários e custas, um Taraabt desta vida?  As papoilas sabem que têm de defender os seus, sobretudo se dão tudo em campo e se entregam de corpo e Alma! Claro que, sem surpresa, as papoilas e os vendilhões de templo fazem "escândalos" sobre os 20M "pagos" - só serão pagos a partir de 2018 e a prestações - porque sabem que Óliver é o eixo da roda do FC Porto, como bem se pode comprovar quando ele está e não está em campo, e que lhes interessa e muito que este seja desacreditado e nem jogue! Eles sabem bem quem foi o melhor em campo no jogo contra eles!

Mas não se iludam! Não estou a falar de Óliver que, por este andar, para o ano está na Premier League a deliciar uma qualquer equipa que fará carburar! Estou a falar de uma tendência parva de sermos os nossos maiores críticos e de termos razões arbitrárias para nos prejudicarmos. 

Os outros agradecem! 

22 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Não digo mais!
    Apoiado... Felizmente estiveram 5mil gargantas em Guimarães, que acreditam mais dos que nos desacreditam!
    Vamos para cima deles que o foco está em cima de nós, e isso meus amigos... É MUITO BOM SINAL.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Tenho de comentar e dizer que estou 100% de acordo com o seu post. É ridícula a forma como criticam os 20M pagos por Óliver. Por mim, a única coisa que tenho a criticar foi não termos logo oferecido 20M ao Atlético no final do primeiro ano do Óli com a nossa camisola. Ele é um craque, não engana mesmo. Só engana os sabichões para quem está tudo mal no nosso clube e que é só rosas do lado do benfica. Ainda há portistas que parece que têm um trauma chamado Imbula, mas esquecem-se que esse o FCP não pagou o montante todo sendo que foi uma parceria com a Doyen e mesmo dando de barato que o tinha pago todo, ainda sacámos 24M por ele... nada mau! fossem todos os flops assim!

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto não chegou a pagar NADA e ainda recebeu. Contas feitas, muito pouco, mas recebeu!

      Abraço

      Eliminar
  3. «É muito frequente ver o Portista a dizer "calma, é preciso saber não embandeirar em arco!"»

    Acuso-me! Tenho uma boa razão para isso, estes 3 anos não têm sido felizes e não gostaria que adeptos do meu clube fizessem o mesmo "espectáculo" que outros fizeram na Madeira, ou de ver carrinhas brancas atrás do autocarro de caminho a Lisboa depois da goleada no Dragão.

    Este FC Porto está numa montanha russa, nem sei já se o próximo jogo contra o Tondela vai ser de domínio total ou se vai ser outro jogo de aflitos à semelhança do jogo com o Rio Ave.
    Quer queiramos quer não, o FC Porto neste momento é uma incógnita, NES dizia que a identidade era para manter mas já lá vão 4 jogos em que isso não acontece, e nesse 4 jogos foram 4 vitórias - que por mim tudo bem!.

    Se por um lado pode baralhar os adversários por outro lado deixa os adeptos com falta de unhas para roer (Obrigado Casillas pela defesa milagrosa frente ao Sporting!)!

    Uma palavra ainda para Luisão, era um jogador medíocre mas aos anos que cá está é triste deixar de o ver jogar...aaaahh...ele deixou de jogar não foi?... Não?... Morreu?... Também não?!... Oh "diabo"!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passar do 8 para o 80... também não é preciso ser-se tolo... nenhum Portista, nem que tenha 6 pontos de vantagem, vai comemorar campeonatos ANTES da Matemática os tornar certos....

      Se o Victor empatar ou perder, vai sofrer menos por ter sofrido antes, ou não ter saboreado o néctar da vitória? Também eu penso o mesmo que o Victor, mas já percebi que estar sempre a pensar no Apocalipse que nunca chega... só me tira o prazer a mim! :)

      Não percebi essa do Luisão...

      Abraço

      Eliminar
    2. Foi uma tentativa falhada de uma piada acerca do mediatismo que está a ser dado pela CS

      Abraço Sr. Jorge!

      Eliminar
  4. Caro Jorge é o realismo da situação.
    A mim também me dá um gosto enorme de ver que a equipa tem vencido, mais constantemente agora, mas também é preciso estar atento a tudo e ter sempre noção de que pode vir aí um qualquer apitador de serviço a querer estragar o ambiente.
    Mais do que isso, é necessário também transmitir a mensagem que que estamos aqui com os dois pés na terra.

    Quanto ao Oliver... deixem-no JOGAR.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge. Totalmente de acordo. Também sou crítico "construtivo" do NES, mas o que quero é ganhar. Não gosto do modelo e da estratégia, mas sou o primeiro a apoiar e reconhecer os aspectos positivos que realmente existem. Queria era mais...
    Quanto ao Oliver estamos conversados. Só não entende quem não gosta de futebol. É uma pena ver um jogador daquela categoria não estar jogar onde devia...Depois já valia milhões.
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  6. Jorge Coroado diz que presenciou o Benfica a oferecer "fruta" a árbitros internacionais

    https://www.youtube.com/watch?v=Uh2h4PLEZmE

    Verdade Desputiva

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Na mouche. É hora de manter a pressão sobre a mourararia. Não lhes cabe um feijão.
    Vamos Porto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. Uma coisa gostava de dizer... O Jaime Magalhães foi demasiado caro em salários ao F C Porto por aquilo que produziu, e pelo sofrimento que causou na final de Viena, qual craque que cortou uma bola com a cabeça de feição a chegar ao adversário que marcou golo. Desculpem mas é a minha opinião relativamente ao Jaime Magalhães, da mesma maneira que ele se acha com direito a dizer que o Oliver é caro para o que joga. Não precisamos de inimigos, temos cá dentro. ele que se junta ao Rodolfo e faça uma equipa
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge,totalmente de acordo consigo.
    Subscrevo o seu post na íntegra.

    Abraço
    Ana Pereira.

    ResponderEliminar
  10. concordo, alguns de nos parecemos parvos. Se temos posse a lopetegui ou a barcelona mas nao marcamos falta isto e aquilo, se nao temos posse a rmadrid e ganhamos falta mais isto e aquilo existe alguma soberba em muito adepto portista porque se tivessemos o que os arautos das desgraças querem seriamos campeoes europeus mas a brincar. Jaime magalhaes foi um bom jogador mas a falar so diz asneiras tambem senao fosse assim nao aparecia, quanto a rodolfo so sabia dar porrada e tambem nao diz coisa com coia embora ele deve pensar que diz umas coisas, foi capitao mas era um jogador mediano ( hoje nao tinha hipoteses ) e no tempo dele ate eu era capitao. Ah quanto a Oliver ja se sabe jogador caro tem de render e jogar e assim em todo o lado CR7 e so o melhor do mundo e nao se livra de assobiadelas e criticas quando nao marca golos.

    ResponderEliminar
  11. ...sabe, isto é a herança judaico- cristã que teima em não abandonar o ser de alguns dos nossos correligionários.

    ResponderEliminar
  12. O crematório matinal ficou sem o microfonix.
    CUIDADO DRAGÃO os abutres aproximam-se.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  13. Não podia concordar mais.
    Mas lembro-me de ler aqui, que este treinador não prestava e que assim não íamos lá, quando o futebol jogado era bem mais atrativo do que o de agora, portanto, não devemos atirar a toalha ao chão quando não se ganha, nem achar que isto está tudo bem quando se ganha, equilíbrio é uma virtude.

    Em relação aos sentimentos portistas, eu também noto essa tendência de serem pessimistas, sinais dos tempos, mas sinceramente prefiro assim do que viver em pleno estado de euforia sem ver as fragilidades, como a carneirada costuma passar a maior parte da época.

    Eu quero vitórias, mas se pudessem ser com o futebol de oportunidades atrás de oportunidades como já tivemos esta época, melhor. Percebo o Nuno, e percebo que ele use diferentes abordagens ao jogo conforme o adversário, como disse venham as vitórias.

    Oliver Torres Maestrinho :), é o melhor jogador do campeonato, e um portista que critique a sua compra só pode ter sofrido da lavagem diária da comunicação social. Estará de volta a Espanha para jogar no Barça num par de anos.

    Abraços Portistas;
    Navega

    ResponderEliminar