segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tudo Está Bem, Nada A Ver Aqui - Petardos É Só No Caso Dos Azuis


Et tu, Brutus?
Tudo está bem quando acaba bem! Qual crise é que há, meus amigos? Nenhuma! Conseguiram ganhar 3-0 ao Nacional em casa, como o senhor piscinas a fazer a "melhor média de golos" e é tudo uma alegria! Faz meses que perderam pontos com o Boavista, uma eliminatória com o Moreirense e que perderam com o Vitória de Setúbal, verdade? Claro que sim! Afinal, basta só a dificílima tarefa de vencer o último classificado para se "fuzilar a crise" - OJogo ein? Quem diria! - e ultrapassar em casa a equipa com pior ataque e a pior defesa do campeonato é coisa para ter honra de abertura de todos os telejornais dos principais canais nacionais.

É o desígnio nacional em todo o seu esplendor, que conta com a ajuda de personagens duvidosas para fazer lobbying para uma causa dúbia enquanto se esconde para debaixo do tapete acontecimentos em tudo semelhantes, mas que são, neste caso, falados - e en passant  - apenas em um dos jornais desportivos e de uma forma discreta e desculpabilizadora. Deve ser mesmo só para dizer que, com eles, é diferente. Pois é! É pior!

Quem não tem vergonha, todo o mundo é seu...
O acontecimento do Verilight 95, os acontecimentos das tochas no Vicente Calderón e por aí em diante, não foram com o FC Porto, como bem relembrou Bernardino Barros ontem no Campeonato Nacional, na TVI24.  Haja vergonha , senhores. Sou contra qualquer engenho pirotécnico num estádio, mas uma equipa que tem claques que lançam petardos directamente aos rivais, como se de balas ou mísseis se tratasse, como no caso de um sportem-benfas e o célebre caso no Vicente Calderón, contra o Atlético de Madrid, onde ficou ferida uma criança colchonera, não têm qualquer moral para fazer qualquer tipo de pressão ou sequer falar de pirotecnia! 

Menos, senhores! Embandeirem em arco com vitórias contra equipas em vertiginosa queda, exultem e mintam nas classificações como no sábado passado, numa espécie de ejaculação precoce, mas saibam que quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras ao vizinho. Tentem ganhar-nos dentro de campo. Eu sei, é muito mais difícil, chegam a comemorar-se empates como vitórias, mas ainda assim, tentem!

Antes de ser, já o era. Até o dia em que não for...
Ah, e já agora, acho curioso que, quando o FC Porto venceu o Nacional por 4-0, na primeira volta, a única coisa que se falou foi do "suicídio" do Nacional e que esta era uma equipa "fraca" e "desnivelada competitivamente". E isto foi na Choupana! Se calhar é isso: no galinheiro, todos os adversários ganham um je ne sais quois de mérito absoluto. Continuem a pensar "ok, pronto, já está!". Nós não nos importamos!

NOTA: É curioso. Há dois anos, Jorge Jesus ganhava, com dois golos de Lima em contragolpe, no Dragão, com uma equipa que não atacara, se limitara a defender de um FC Porto que tentou por tudo, e esmagou ofensivamente os galináceos. Na altura, foi apelidado de "mestre da táctica". NES faz algo parecido, apesar de ter tido um equilíbrio muito maior do que esse benfas de JJ, na primeira parte, e foi apelidado de "fraco" e "preocupante". De facto, as avaliações dependem muito da cor das camisolas, não haja dúvida.

Ah, e, já agora: tal como suspeitava, um amigo meu confirmou-me. Ouviu, a dada altura, o adjunto de NES dizer-lhe que deveria pôr o Óliver ao lado de Danilo. Digo-o então, peremptoriamente, nem por 5, nem por 10, nem por 20M. Óliver não é jogador para fazer duplo-pivot. Nem um que tenha tamanho, já agora, para interceptar as bolas que vão directamente de Felipe, ou de Casillas, directamente para os atacantes. Para isso Herrera é muito, muito melhor. Mas já estou farto do mesmo tema. Só não gosto de ver novo patinho feio a aparecer. E sempre por causa do preço!

9 comentários:

  1. o oliver a 6 faz lembrar a história do peixe a trepar árvores do einstein, ou o diego a ribas a jogar a nove e meio no consulado do adriaanse...

    o ricardo costa ainda existe? as coisas que se descobrem! mas se ele diz que os clubes nao tem culpa das tochas, é aproveitar a jurisprudencia tunelar!

    ResponderEliminar
  2. chamar ao jonas "piscinas" quando na vossa equipa joga o andré silva é patético

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol!!! O joninhas leva auto-estalos, atira-se a mergulhos sobre dois adversários, é todo um espectáculo de luz e cor.

      Vocês não têm mesmo nenhuma noção, pois não? meu!

      Eliminar
    2. And the oscar for Best Actor to... Jonas!!!
      Quando arrumar as chuteiras será certamente convidado pela Globo. É um bom jogador, mas a costela artística é mais forte.

      Levasse ele a porrada que leva o André, e estaria lesionado 3 anos consecutivos. O manto protege-o, #deixemjogaroJonas.

      Eliminar
  3. Deixa lá, a gente sabe que é um belo cisne :)
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Por favor não falem em Herrera, não vá o NES lembrar-se de o pôr em jogo e assim estragar a deslocação a Guimarães.
    Abraço

    ResponderEliminar