quinta-feira, 25 de maio de 2017

Humildade, Competência e Trabalho

São tempos de nervo e urticária, estes da perene incerteza de não conhecer o que aí vem. É necessário, como nunca antes na história recente do FC Porto, um treinador capaz de aplicar a HCT - Humildade, Competência e Trabalho. Cabe aos dois senhores acima - e a mais absolutamente ninguém  (ou assim deveria ser) - a escolha de um nome que caiba dentro destes princípios. Explico-me.

A meu ver, a Humildade é um princípio deveras importante. Não se pode querer ser a última Coca-Cola e querer dispor de um plantel cheio de estrelas - esse não era o caminho do FC Porto e não pode voltar a ser. Para lá dos 116M que devem ser realizados neste defeso - de vendas e não de mais valias - e que, contas feitas, ver-se-á não ser um trabalho tão hercúleo, há que diminuir drasticamente a folha salarial e dar oportunidade óbvia a uma formação multiplamente titulada - mais titulada do que a equipa principal - e saber potenciar o seu talento. Esse é o caminho da sustentabilidade e do crescimento. E desde já advirto - deve ser feito sem pressas. Mas sobre isso, mais lá para a frente.

A Competência também é chave. Mais do que Portistas dos quatro costados - que Mourinho, Jesualdo, Fernando Santos, por exemplo, não eram - é necessário alguém que vista a camisola por inteiro, que defenda o FC Porto por inteiro, que esteja em consonância política e determinística com a orientação da Direcção. É necessário que esse nome não se considere maior do que o Clube, nem que esteja a fazer um favor em vir treinar o FC Porto. Estamos sempre na luta pelo Campeonato, estamos na Champions e temos títulos ao alcance e sempre um bom plantel à disposição técnica. De uma vez por todas, chega de ser uma escolinha e uma rampa: treinar o FC Porto deve ser um honra, não um degrau.

E o Trabalho é fundamentalporque fazer uma boa equipa dará trabalho. O paradígma do FC Porto tem de ser o de uma equipa de alicerces e de base, que não se desmantele de ano para ano, e por isso com a natural latitude e consciência de que um crescimento que se quer sustentado levará, necessariamente, o seu tempo. Já o disse e repito: se for necessário haver uma Dragon Force como o grande Moncho fez no basket, pois seja. Abandone-se o concurso de pilas e haja a humildade de querer fazer as coisas com uma visão profunda e ampla - sem o curto prazo como imediata pressão. O que interessa é construir o nosso Caminho, não evitar o dos outros. A pressa é inimiga da perfeição.

Assim sendo, não há muito tempo para escolher, mas quero deixar claro o seguinte: pouco me importa se o nome escolhido seja o primeiro ou o 25º da lista. Tem de ser é negociado com o pano de fundo simples: o FC Porto é o que é, na sua Cultura e Tradição. Quem vier tem de dar TUDO pelo Clube. Quem estiver disposto a menos que isto, siga em frente!


Curiosamente, quando passam as vendas e os favores estão retribuídos, volta tudo a su sítio: o Varelinha que não vale um chavelho na bancada, o Renatinho nos Sub-21 e uma convocatória criteriosa a acontecer. Parabéns José Sá pela primeira internacionalização A de muitas. Mereces, miúdo. 

E então e agora, ratazana? Como é? Fazes um programa a defender o video-árbitro só com gajos do clube do regime e depois sai isto? Ó carago! Já perceberam que vai ser mais difícil controlar, não é? Queriam o VA só em jogos irrelevantes? Pois é, ratazana! Não é menos do que mereces, ser sodomizado por aqueles que passas a vida a felaciar!

69 comentários:

  1. Boa tarde Jorge,
    Esperemos que o VA ajude a minimizar erros. Mas também lhe digo, se for um ladrão que estiver como VA também facilmente nos espoliam penalties portanto o que gostava mesmo era de um treinador competente e que não seja limitado como os últimos e que tenha um discurso diferente. Se fomos prejudicados diga-se. Depois a questão plantel é importante. Mais vale dar oportunidades a Galenos, Chico Ramos entre outros da B e outros emprestados que voltem para a equipa principal do que andar a contratar gajos que ninguém conhece do estilo Depoitres e outros de qualidade duvidosa e pior, inflacionados. Temos pago muito dinheiro por flops nos últimos anos. Sei o trabalho do nosso homem forte do futebol quer na sua anterior passagem pelo FCP tanto como no Shakhtar. É um homem que percebe de futebol e portanto vamos ter esperança. Confesso, estou com expectativa para ver quem será o timoneiro 2017-2018. Esperemos que ninguém se precipite e que dêem um tiro certeiro.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de pressas, muita cabeça, juízo e.. humildade.

      Abraço

      Eliminar
  2. A referência à ratazana é de ir às lágrimas! Abraço

    ResponderEliminar
  3. É fundamental que o treinador escolhido saiba ao que vem. É fundamental que não tenha medo de afrontar os poderes instalados. É fundamental que antes de defender a sua imagem defenda o clube. É fundamental que não seja medroso e que não se importe de sofrer 4 se marcar 5. É fundamental que saiba que tirando 4 ou 5 jogos em todos os outros somos claramente favoritos e que por isso temos de os ganhar.
    Por tudo isto precisamos de um treinador de créditos firmados e que pela sua competência e serviço já mostrados, seja respeitado por todos.
    Chega de tiros no escuro! O caro só é caro quando não consegue resultados. Quem gasta 40M (Boly, Depoitre,Oliver, Layun) em jogadores que pouco acrescentaram à equipa bem pode pagar o que um treinador que nos leve à Vitória merece,seja ele quem for. Quem manda no Porto é (acho eu) a sua Sad e não os empresários que querem vender o seu produto que muitas vezes é gato a passar por lebre. Não podemos falhar de novo.Esperemos serenamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me falam que o Óliver e o Layún pouco acrescentaram à equipa... bom, não posso fazer nada. E quanto ao Boly... tenho gostado do que vejo.

      Abraço

      Eliminar
  4. Nemm por isso, Jorge. O Rafa Soares ficou de fora dos sub-21.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a falar do Fernando Santos. Isso e a coisinha do Peixinho são uma vergonha sem nome.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa tarde.

    Estou bastante curioso com o nome do futuro treinador, mas não é o único que deve ser somado ao FC Porto.
    Tendo em conta que iremos vender alguns jogadores, temos de ver se temos opções dentro de portas (equipa B) e só depois ir às compras.

    Nestes dias irão aparecer mtas notícias criadas apenas para dividir e para dizer que o escolhido não foi primeira escolha. Tudo com o intuito de nos prejudicar, como sempre.

    Abraços e os meus parabéns por um blog de referência na família azul e branca.

    ResponderEliminar
  6. Eu quando leio uma noticia de que foi aceite o recurso dos lampiões pelo Samaris, eu fico enojado com a Sad do F.C. Porto que não foi capaz de se impor pelo Brahimi desse no que desse.. Por aqui se vê e ninguém me tira da ideia que o PC andou estes anos todos a gozar da fama, mas quem trabalhava era os outros elementos da direcção que aos poucos bateram com a porta, até ficarmos reduzidos a praticamente aos inúteis..
    Chega de inúteis.. vamos a ver quanto recebem eles pela "conquista" do 2º lugar.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impor? Como assim "impor"? O CD é controlado pelo benfas! Não é fácil de ver?

      Abraço

      Eliminar
    2. Sendo assim nada como desistir... se não se pode impor ou lutar .. Deve estar esperançado que os benfas abram mão voluntariamente do CD? Ou também é como o NES que não fez o trabalho dele e queria que os outros o fizessem por ele com os resultados que se viu. Como foi o merítissimo Ricardo Costa de abalada?.. não me vai dizer que foi o benfa que abriu mão dos préstimos dele? O clube tem de fazer acções que ponham em causa a justiça do nosso futebol... se andamos a pagar multa por se cantar pelo avião do chapecodense... então que se gaste dinheiro em coisa mais uteis para se derrubar essa máfia do polvo.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar

    3. @ A. Martins

      o Clube fez o que lhe competia e recorreu da decisão para o Tribunal do Desporto. aguardemos a decisão desse recurso.
      desportivamente o mal foi feito e não há lugar a sermos ressarcidos.

      Eliminar
    4. Para não sermos ressarcidos de que adianta recorrer para o Tribunal do Desporto? Tivemos o exemplo do castigo ao Hulk.. de que adiantou o castigo ter sido posteriormente reduzido? Desportivamente o mal estava feito.. pois estava!!! foi isso mesmo que pretenderam.. Foi o Benfa campeão, com o tempo esquece e não se fala mais nisso, o que fica para a estória é mais um titulo Pois bem, com exemplos desses para não falar sobre o castigo ao Lisandro Lopez por dissimular um penalty... o penalty sobre o Lucho que não foi marcado porque conforme foi referido na altura ele não se atirou para o relvado.. etc, etc (muitos ex.. havia a acrescentar.. Paulinho Santos, Benny, etc.. tudo em prejuízo do FC Porto), e que aprendeu o clube com isso? Por isso defendo que se jogue sob protesto até resolverem com justiça os casos sob alçada disciplinar, dos quais se esteja convicto da razão nos assistir como no caso do Brahimi, e do Danilo. Quando se vissem confrontados com a homologação do campeonato.. vulgo.. colocar o colhão na virilha, as coisa seriam certamente feitas com mais equidade para todos os clubes..
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
  7. Finalmente o selecionador nacional reconheceu o grande trabalho do F C Porto a nível de jogadores selecionáveis, assim foram chamados o José, o Sá, o Danilo o Pereira o André e o Silva.... O Danilo mereceu a confiança do Fernando Santos para substituir o Renatinho Sanchez...
    cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  8. Tu não ganhas títulos só com a formação! Nisso concordo em 100% com Jorge Jesus! O Sporting tem uma excelente escola de formação que formou dois jogadores melhores do mundo (Figo, Ronaldo) e não é por isso que ganha mais. E adicionalmente tem um excelente treinador e não ganha.

    Também não ganhas títulos só com o melhor treinador do mundo! Se ganhasses e este é um excelente exemplo, o Benfica teve Mourinho primeiro que o Porto, e não o soube aproveitar! No meio do caos não houve ninguêm com poder de decisão que se apercebeu do valor de Mourinho e deixou-o fugir.

    Então questiono, em 4 anos não terá havido excelente massa humana que não tenha passado pelo clube e que passou despercebido a quem decide? E passou despercebido porquê? Porque se calhar quem tem poder de decisão anda distraído com outras coisas. E isso leva a próxima pergunta, anda distraido porquê? Das duas uma, ou nada percebe (é um nabo, incompetente) ou anda mal influenciado (diz-me com quem tu andas e eu dir-te-ei quem és).
    Sim e sim, falo dos parasitas que gravitam hoje à volta do clube, do filho Alexandre PC, etc!!

    E também não ganhas sem uma boa equipa. Pontualmente até pode acontecer mas não de forma sustentável, a repetir sucesso.

    Portanto, o FC Porto para poder voltar a ganhar, terá de voltar a reunir as 3 condições de sucesso:
    - Uma boa equipa de jogadores.
    - Um bom condutor de homens.
    - Uma boa estrutura por trás (boa liderança, e quem dirige dá o exemplo de cima para baixo).

    Leva-nos a questão final: o FC Porto de hoje reune essas condições? A resposta é claramente não!

    Enquanto o FC Porto não bater bem lá no fundo e compreender que está obrigado a reorganizar-se, e quanto mais anos passar sem ganhar cada vez mais dificil a situação se tornará para o clube, estamos condenados a estes momentos de adrenalina de final de época que é: Qual vai ser o próximo treinador?

    ResponderEliminar
  9. Há uma quetão essencial e que urge difundir nas redes sociais, blogues e afins para chegar aos grandes orgãos de comunicação. Como será a questão do vídeo-árbitro nos jogos em casa do benfica, sabendo nós que a transmissão e realização desses jogos é feita pela btv? Sr. Jorge Vassalo, que me diz sobre isto? Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive fora. Naturalmente, a SportTV não pode continuar a ceder os direitos à BTV, senão rico negócio que as papoilas fizeram!

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa noite.

    para mim o melhor treinador para o FcPorto tem de ser aquele que pega nos recursos que tem e vai à luta sem medo, incutindo vontade de vencer e ensinando aos seus jogadores que o FcPorto tem de jogar sempre para vencer do primeiro ao último minuto. Existe algum treinador desses por aí que possa vir para o clube sem pensar em dinheiro, respeitando o clube e agradecendo-lhe a oportunidade que lhe estão a dar? se calhar Sérgio Conceição, Augusto Inácio ou Jaime Pacheco enquadram-se nesse perfil de mudança. Nunca Marco Silva que me parece mais uma invenção da comunicação social subserviente ao regime.

    para idealizar um plantel perfeito com o que temos é preciso ter dois jogadores para cada lugar e aptos a entrar no onze sem perder qualidade. Tem a palavra o treinador e o nosso presidente.

    sobre as convocações eu volto a perguntar e peço que alguém me explique o que se passa com Rafa Soares? o clube nada diz? ninguém questiona o Rui Jorge? Isto é uma vingança por causa da lista para os últimos jogos olímpicos do Rio?

    Sobre o vídeo-árbitro parece que existe duas frentes a defender quem deve estar nas cabines a auxiliar os árbitros de campo. Afinal que tem razão e qual a melhor solução? será que a melhor solução é a ideia de Pedro Proença em que nas cabines estejam ex.árbitros ou é melhor a ideia de Fontelas e que passa por ser árbitros no activo a estar nas cabines? Para mim a melhor solução é a de ex.árbitros, pois já vimos que o actual quadro de árbitros no activo anda inquinado a favor de um clube e por isso até nas cabines podiam ser cegos a ver e analisar os lances. Se calhar é por isso que o Fontelas anda fulo e irado com Proença. O Polvo a estrebuchar...

    Samaris foi punido com 4 jogos no final do campeonato e fizeram crer que não jogaria a final da Taça de Portugal. Puro engano. Tudo feito e pensado. Com este recurso da sentença o jogador pode jogar a final. Viva o Polvo. Demitam-se senhores que gerem estas situações e ganhem vergonha na cara.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic


    ResponderEliminar
  11. Desconfio que o próximo treinador do FCPorto vai ser o Luis Castro! E como em anteriores situações..ouviremos o mesmo cliché: "a minha primeira, segunda e terceira escolha"...

    Entre Luis Castro e Nuno Manta preferia este último; mas nenhum dos dois seria a minha
    primeira escolha.
    Em todo o caso, o JNPC pode encomendar ao mesmo tempo o próximo "caixão" (cruzes-credo), pois neste momento o nosso clube passou a ser um ad aeternum para qualquer treinador que lhe pegue...

    J.P.

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Daremos as boas-vindas ao Pedro Martins.

      Eliminar
  13. Começo a ficar muito preocupado com esta demora na apresentação do próximo treinador... ainda vamos para com a "1ª opção" Daniel Ramos ou coisa assim... será que não era melhor ir Buscar o Daniel Oliveira à SIC?

    Anyway, todos os nomes que são falados neste momento são tiros no escuro... caso não seja o Marco Silva só mesmo o Paulo Sousa poderia ser algo interessante pois senão que venha um treinador estrangeiro (será que é desta que o PdC se volta para o Puel?).

    O que interessa é que seja um treinador aliado com o discurso que sai do clube e se nós andamos a atacar as galinhas na estrutura alta, temos que ataca-las na média e baixa também (Treinador e Jogadores).

    Tudo tem de trabalhar em sintonia.

    Em relação à equipa, temos um excelente plantel que só necessita de jogadores para os lugares onde outros vão sair, maioritariamente por razões financeiras e eventualmente um 3º Extremo que pode muito bem ser Hernâni com Kayembe a ser o 4º e Galeno o 5º entre A e B.

    Se sair Herrera, Brahimi, Layun, Filipe e Danilo, que acredito que será um quinteto que irá ser negociado, precisaríamos de contratar um extremo para titular e eventualmente um central, pois com André André, Oliver e João Carlos Teixeira, Otávio + Fede Varela para o meio campo está mais que bom (e já sem falar em Josué); Marcano, Boly, Reyes e Indi + Chidozie também chegaria se ficassem todos o que duvido; Maxi, Ricardo Pereira, Alex Telles e Rafa Soares + Dalot e Fernando Fonseca está feito; Rúben Neves e Mikel + Omar Govea está safo;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando essa ginastica mental que fez com os laterais, que me parece bem, as outras que fez com medios extremos e centrais parece-me boa para chegarmos à ultima jornada e em vez de darmos a mao ao moreirense será o moreirense a ter de nos dar a mao para ficarmos na primeira liga. Galeno é melhor a dormir que o kayembe e o Hernâni juntos acordados

      Eliminar
    2. A sério caro Bruno?

      Portanto do plantel que acima digo 8 titulares ficariam, e trocaríamos 3... como disse 1 extremo tinha de ser contratado para titular portanto 9... dos outros 2, Filipe e Danilo, temos para o central Boly, Reyes e Indi, portanto 2 Internacionais e com épocas excelentes nos seus clubes e para o Trinco temos o Rúben Neves, que é um jogador muito superior ao Danilo na saída de bola, equivalente a nível de posicionamento e leitura de jogo e perde para este a nível de jogo aéreo e jogo físico e tento em conta que o campeonato português e contra equipas que não saem do seu meio campo as qualidades do Ruben são bem mais precisas que as do Danilo, na maior parte das vezes.

      Portanto, como é que ficamos em 2º este ano apesar de NES e com um plantel praticamente igual desceríamos de divisão?

      É por causa deste tipo de adeptos como você, que o clube está no rumo que está, sem estratégia, sem visão e sem destino e a desaproveitar talento à muito tempo... preciso sequer de falar do Sebá e do Seri?

      Em relação ao Galeno vs Kayembé, só quem percebe muito pouco de bola ou não vê os jogos da Equipa B é que pode dizer uma coisa dessas... Kayembé é um jogador que já sabe fechar, e que quanto tem a bola sabe o que fazer com ela inclusive aguentar e criar opções e oportunidades para os colegas; Galeno é um "cavalo de corrida" com boa velocidade e que sabe aparecer para finalizar mas jogo de equipa e posicionamento táctico ainda é muito pouco. Esta época cresceu bastante, mas onde Galeno cresceu mais foi na maneira como os colegas aprenderam a usar as capacidades na profundidade e onde ele aprendeu a aparecer ás solicitações destes no segundo poste e não na componente táctica do jogo.

      Hernâni é um jogador maduro e com velocidade, apesar de não ter técnica o que para os últimos 20 minutos e fresco, pode dar dores de cabeça a muitas defesas.

      Eliminar
    3. Indi deve ficar contra vontade no seu ponto de vista portanto, e reyes ja fez excelentes jogos no mexico e nem por isso jogava bem no Porto. Dizer que ruben Neves é equivalente a Danilo na leitura de jogo e posicionamento so pode ser brincadeira, ja fiz estatisticas individuais dos dois jogadores desde que coincidiram no plantel e se quiser dar-se ao trabalho de fundamentar o que diz analise o seguinte, quandos golos sofreu com ruben em campo e quantos sofreu com danilo (quase que pode ignorar os minutos que danilo tem a mais), depois analise a quantidade de golos sofridos pelo Porto em que o mau posicionamento do jogador na posição 6 é fundamental para o golo acontecer...?. Ate lhe digo mais a qualidade defensiva de ruben neste momento faz dele um 8 e nunca um 6, ou evolui para ser um 6 ou nunca o será. Na minha opiniao mikel deve integrar o plantel e se Danilo sair ate nem me admirava que ganharia o lugar a ruben. A argumentação de que as equipas sao fechadas e é preciso mais qualidade de passe na posição 6 do que equilibrios defensivos tambrm nao é verdade porque primeiro nao é o passe da posição 6 que cria desiquilibrio, depois porque um jogador que seja um verdadeiro tampao na posição 6 permite pressing alto efetivo, recuperação rapida e ataque de forma continuada...
      O clube está como está por causa de adeptos pipoqueiros e nao adeptos como eu.
      Bem, parece que anda tudo a dormir porque kayembe depois do rio ave foi parar à equipa b, dizer que galeno é um cavalo de corrida desafia a minha inteligencia futebolística, acredito ate que nao seja so a minha porque ate se fala que pode integrar a pre epoca da equipa A. O tempo dará razao a quem a tiver.
      Por fim, essa do hernani tambem está boa, o hernani é portanto um lica chegou la sozinho. E isso de ser rápido repare que jogadores rapidos contra equipas que jogam em bloco baixo e compactas como 90% das equipas que jogam contra nos tem como relevancia quase 0, importa ter tecnica para criar o desiquilibrio e nao um jogador rapido que contra essas equipas nao tem espaço nas costas da defesa adversaria para correr

      Eliminar
    4. Ora bem vamos lá a contas...

      O Porto sofreu 4 golos com o Rúben em campo em 910 minutos o que significa 1 golo por cada 228minutos, e com o Danilo sofreu 26 em 3600 minutos o que dá um golo por cada 139 minutos... era esta a estatística que o caro Bruno queria usar para provar alguma coisa?

      Mas ainda digo mais... no jogo do Dragão bastou o NES tirar o Rúben e 10 minutos depois já estavam duas lá dentro... É porque o Rúben deve ser muito mau no seu posicionamento.

      Depois... já me ri com essa do jogador na posição 6 ser um tampão para pressing alto, deve ser por isso que os grandes trincos, como foi o Paulo Sousa e como é o Kanté são jogadores rudimentares...

      1º A posição de trinco é a mais importante do meio campo, pois após a recuperação se tiver um jogador que tenha visão de jogo e saiba fazer um passe de rotura, apanha sempre o adversário em contra pé.

      Depois, o jogador da posição 6 tem de ser um jogador com qualidade de passe e rapidez de execução, senão e como vimos muitas vezes neste ano, trava sempre as jogadas e a troca de bolas em velocidade e assim não se consegue entrar nas defesas adversárias.

      Mais ainda, a maior parte dos golos que sofremos este ano foi na posição entre os centrais e os médios, pois foi sempre aí que esteve a nossa debilidade... não que a culpa seja do Danilo, mas é uma área de exigente posicionamento defensivo, em que os médios auxiliares nunca se souberam colocar e que o Danilo falhou algumas vezes... E isto é um facto pois basta pensar em quantos remates perigosos permitimos no cruzamento da linha atrasado.

      O clube está em causa por adeptos que fazem constante pressão para se comprar e comprar e comprar... O próximo grande talento tem de vir da América do sul por pelo menos 6M€ e pode ter 17 anos, mas se for um talento como o Dalot passar a equipa A para titular "o meu Deus" vamos descer de divisão!

      É por isso que o clube está como está...

      O Hernâni rápido e com técnica em velocidade contra defesas fatigadas e desgastadas, no 20 minutos dos jogos, essencialmente quando estamos a jogar com equipas semelhantes ou a ganhar por margens mínimas, é de grande utilidade.

      Falando do Kayembé... ele tem mais de 2700 minutos de 1ª Liga em 1 época e meia. Foi muitíssimo utilizado tanto no Arouca como no Rio Ave e só não foi para a 1º Liga esta época porque o Porto quis vende-lo para o estrangeiro no Verão e não conseguiu e depois no Inverno o Folha não o deixou sair por causa da classificação da Equipa B.

      É um jogador com muita qualidade técnica apesar de ser algo trapalhão, mas que ao contrário do Galeno, cria desequilíbrios sozinho.

      O Galeno só apareceu no mapa, porque marcou golos nos últimos 10 jogos porque até essa altura todas as deficiências tácticas eram demasiado visíveis... como marca golos, a parte táctica fica mais esquecida mas quem viu o campeonato da Equipa B notou que o Galeno só aparece a espaços e não é um jogador com grande intervenção na equipa, como o Kayembé o é.

      E essa do Galeno ir fazer a pré temporada... o 1º jogador a ser confirmado na pré da A foi o Kayembé e não o Galeno.

      Eliminar
    5. A sua estatistica é so deste ano em que a utilização de ruben foi residual, eu falei desde que os dois coincidiram no plantel. Contra a juve foi mesmo por tirar o ruben que sofremos dois golos, nao foi por outras circunstancias, foi o ruben. Curiosamente as oportunidades de golo dos adversarios com ele em campo quase que dobram visto que nao faz contencao nem falta, limita-se a correr ao lado (apesar de que nesta epoca melhorou um poucona parte de fazer mais faltas quanto a equipa precisa).. Depois falou em grandes trincos e eu pensei que ia buscar mesmo grandes trincos da era moderna e ate podia usar busquets que tem qualidade de passe e é um desses trincos futuristas que alem, repito além de toda a componente defensiva da posicao tem facilidade na saida de bola atraves do passe (danilo faz saida em condução) mas foi pegar em paulo sousa. Use as 3 equipas mais fortes da atualidade, real madrid, barcelona e juventus, ja reparou que curiosamente so uma tem um trinco desse estilo que é o Barcelona enquanto as outras duas tem jogadores com perfil de danilo que antes de tudo defende, casemiro recupera e entrega a bola a modric para construir, na juve khedira ou marchisio recupera e da a pjanic para construir, e ainda mais curioso é as dificuldades defensivas do Barcelona que comprometeram a epoca enquanto real madrid e juventus sao bem mais solidas, se quiser estender a analise ao bayern imagino que deve odiar vidal, se pensar no psg imagino que odeia matuidi,alias nem sei como arranjou semelhanças entre ruben e kante mas pronto.

      Essa de apanhar equipas adiantadas é digna de uma frase a ser proferida por NES, um Porto de contra ataque contra 90% de equipas que jogam 11 atras da linha da bola e que quanfo criam perigo é no maximo com 4 elementos, como deve imaginar estao muito desiquilibradas e sao apanhadas em contra ataque, so que não. O hernani é bom para jogar com equipas semelhantes, ou seja 4 jogos por epoca para o hernani e so nos 20 minutos finais. Vejo que pelo seu entendimento do que é o futebol deve ter adorado o plantel que tinha sergio oliveira, josue, lica (no estoril aproveitava o espaço nas costas das defesas contrarias porque nao jogava com 11 atras da linha da bola e marcava quanto cria, no porto nao tinha para onde correr e foi o que foi).

      Veremos como será o destino de kayembe e galeno falar disso agora sao so duas opinioes distintas

      Eliminar
  14. JOÃO ALEGRIA

    Viram a entrevista do Folha?

    ResponderEliminar
  15. Os treinadores vão rejeitando as propostas apresentadas. As contas estão no vermelho. O 'fair-play' financeiro da UEFA, começa a apertar.
    Tudo isto, e o 'Dragões Diário' preocupado com as declarações de Rui Vitória sobre o vídeo-árbitro. Já sobre a actualidade do Clube, um manto de silêncio.
    Dragão preocupado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão rejeitando? Quem disse? O Maistabaco cheio de vermelhos cartilhados?

      Depois queixam-se!

      Abraço

      Eliminar
  16. O F.C.Porto já devia ter um treinador. Enquanto uns já planificam a próxima época, Pinto da Costa tenta "comprar barato". Vergonhoso. Cheira-me que está à espera do final da Taça para anunciar Pedro Martins. Fica a ideia de ninguém querer treinar o F.C.Porto. Depois, lá vem o homem verborrear o habitual "foste sempre a minha primeira escolha". Ao que chegou o nosso clube. Porque não se faz uma rifa? Que triste figura a de Pinto da Costa. O homem está mesmo mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta "comprar barato"? Quem disse? A ideia que fica de onde? De um mouro atravessado? Pelamordasanta! E porque é que é MS a rejeitar o FC Porto e não o contrário? Quem define os prazos? Você?

      Eliminar
  17. Boas
    Espero pacientemente pelo novo treinador, apesar de ser da opinião que era melhor resolver o assunto num prazo inferior a 72 horas. A bem ver não temos pressa, mas transpira alguma dificuldade em fechar o dossier. Apesar de ser desfavorável à imagem do NGC, interessa mais escolher bem. Preferia uma raposa do futebol, dos quais me parece que apenas Pekerman não tem um salário proibitivo. Não é um treinador que nos vai resolver todos os problemas, mas resolve alguns. Concordo com o TdD. É preciso mudar o paradigma e uma fórmula que está outdated, e em vez de dar condições a um treinador em ascensão para ser campeão, precisamos que um treinador de topnos devolva o fio e qualidade de jogo para ganharmos novamente muitos títulos, e isto tem um custo.
    Pois que se chefe à frente quem anda há muito a procurar a retaguarda.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Transpira dificuldade"? Agora escolher um treinador é como escolher as cuecas? Estas coisas levam o seu tempo, exigem alinhamentos. Quero que seja BEM escolhido e não RAPIDAMENTE escolhido!

      Abraço

      Eliminar
  18. Nunca pensei chegar a um ponto em que já quase considerasse indiferente o nome do escolhido, a não ser que saia uma grande truta ou uma muito duvidosa escolha.

    E depois, já nem encomendam entrevistas ao Juca, o que é mais um sinal preocupante. Deve estar para vir algum jantar em alguma casa do FCP, e aí, El-Rei D. Henrique dirá de sua justiça.

    Mas, no meio disto tudo, a net pulula de aberrações: não é que hoje li um leitor da versão online de um jornal desportivo dizer que sabia de fonte segura que o escolhido será o Jorge Simão??

    Deus nos valha.

    ResponderEliminar
  19. Nuno manta, luis castro, capucho, pedro martins, mas está tudo tolo? Precisamos de um treinador para a equipa principal nao é para os infantis. Se eu acho que marco silva e paulo sousa ja é curto quanfo mais alguns nomes que se vê por aí... essa visao que defende (ja defende à alguns anos) de fazer uma especie de reset nao é tao fácil como parece à partida, é que um ano sem champions pode tornar-se num ciclo negativo a nivel de investimento na equipa, é tudo muito bonito mas tem o exemplo no sporting, se na proxima epoca nao entrar na champions no fim da epoca está num buraco como estava à 4 anos atras. Eu acredito que a solução está num misto de jogadores jovens com qualidade, repito com qualidade e nao subir à equipa A por subir, junto de jogadores bons contratados. Poupar em excedentarios, salarios altos de jogadores que pouco acrescentam, poupar nos valores gastos em salarios da estrutura (que de estrutura tem pouco), aproveitar os conhecimentos de Luís Gonçalves na contratação de jogadores em mercados baratos... E essa historia de contratar descobhecidos é conversa de tasco, senao vejam os melhores jogadores que passaram pelo porto num passado recente vieram de onde? Da formação? Hulk, moutinho, james, falcao, jackson, deco, pepe, brahimi, fernando, danilo, alex sandro... Tudo se resume a qualidade ou se tem ou nao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com muito do que diz, mas Luís Gonçalves e mercados baratos... Hoje em dia isso é quase impossível. Apesar de não ser extremamente conhecedor da realidade que lá se passou, no Shaktar não contratou propriamente barato. Dos casos que me lembro, chegaram-se à frente para contratar pérolas sul-americanos, como o NGC fazia, mas com investimento considerável, e ordenados muito acima do que o futebol português pode pagar. A mais valia do Luís Gonçalves, é errar poucas vezes. Numa entrevista, afirmou que o Shaktar tinha um nível de integração dos reforços na equipa principal, a médio prazo porque os Sul Americanos precisam de uma época ou duas de habituação, de cerca de 90%. A ver vamos se se consegue um modelo de sucesso. Temo que na débil condição financeira, estejamos reféns de empresários.

      Eliminar
    2. Meus amigos, hoje em dia a equipa B não é só gente que vem dos infantis... são compras BEM feitas a um tempo BOM! Daí, sim, uma mistura de uma espinha dorsal para se manter durante anos e talento inserido circurgicamente é uma excelente ideia!

      Sabem quem, por exemplo, jogou na B antes de jogar na A? Um tal de James Rodriguez!

      Abraço

      Eliminar
  20. Estou preocupado.

    Ninguém quer treinar o grande FC Porto, toda a gente o recusa porque:
    - o presidente está senil
    - o filho do presidente, por isso, tomou o poder
    - não há dinheiro (mas parece que existe para comissões)
    - todos os jogadores querem sair...mesmo os cones..
    - tem que se facturar 115M. (Como? Se os jogadores que temos são quase todos mancos?)
    - na próxima época iremos jogar com os "B" e sub-19.
    - aquilo está um caos, uma baderna, até a Carolina, nesta altura sem dentes, se
    recusa a interceder junto do Vieira para que, ao menos, nos permita lutar pela liga
    Europa.
    - ou seja, estamos fodidos.

    P.S.
    Rui Santos, soube agora, que na verdade nunca se importou de ser sodomizado, está na disposição de ser ele o próximo treinador do FC Porto, pro Bono, nas com uma condição: que FJM lhe permita enrolar o croissant.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia a meio de descancar o comentário e percebi que era irónico!

      Abraço

      Eliminar
  21. E tambem é verdade que para quem nao tem dinheiro tudo é caro, mas vai ser preciso muita qualidade na avaliação de reforços para contratar e tentar em países sul americanos como ja se fez. Comparando o valor de depoitre (coitado do rapaz que serve de exemplo para tudo) será que por metade do preço nao existia alguem nesses paises com mais qualidade e menos idade? So nos resta esperar e acreditar em luis Gonçalves para fazer um bom trabalho para o bem de todos, nós adeptos e da própria estrutura do clube

    ResponderEliminar
  22. Ao que chegou o F.C.Porto. Primeiro, Marco Silva, agora, segundo o presidente do Nantes é Sérgio Conceição que não quer treinar o nosso clube. O F.C. Porto perdeu toda a sua credibilidade. O homem já anda a prometer vitórias europeias, a branquear tudo. Os seus propagandistas, negam vergonhosamente o interesse em Marco Silva, tratando todos os portistas por um bando de lorpas e de cegos. Amanhã, vão fazer o mesmo com Sérgio Conceição. E, tudo isto, sem que haja alguém que dê um murro na mesa. Que faça ver àquela vampirada da Sad que não são os donos disto tudo. Onde andam os Oliveiras, os Moreiras, os Baías? Será que todos sofrem do medo? A cidade, como disse um dia José Mourinho, é a Sicília?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que disse que "não queria"? O Presidente do Nantes não o quer deixar sair - quer que o FC Porto pague a cláusula, naturalmente! Se houvesse negociações avançadas com o MS não teria sido facílimo o Marco Silva desmentir o FC Porto?

      Acreditar no que dizem os vermelhos cartilhados... enfim...

      Abraço

      Eliminar
    2. Tens que rever as tuas fontes de informação, caro anónimo.

      Eliminar
  23. Para aqueles que ainda defendem o Lopetegui, vejam o que o Pedro Marques Lopes na A Bola disse e cito "a revolução lopeteguiana deixou marcas profundas".

    "A ilusão de que entregar todo o futebol a um treinador podia dar bons resultados teve consequências dramáticas..."

    "O facto é que a revolução Lopetegui limpou o plantel, fez outro..."

    "Aliás...uma das minhas interrogações e principais preocupações é que ainda não percebi quem é o responsável por construir o nosso plantel e pensar o nosso futebol médio/longo prazo..."

    "Parece-me haver um vazio na estrutura..."

    Recordam-se do que o Artur Jorge fez no Benfica? Eu recordo-me perfeitamente, limpou a equipa achando que seria possivel fazer reset. O Benfica pagou muito caro essa opção.

    Mas o problema do Porto não é só Lopetegui é aquilo que Pedro Lopes diz e bem, o vazio na estrutura sem qualquer politica desportiva, que está a ser aproveitado por parasitas para sugar o clube.

    Qualquer treinador com bom nome e provas dadas evitará treinar o Porto, como é evidente. O NES acabou a treinar uma 2º equipa da segunda liga Inglesa. Era isso que queriam para o Marco daqui por um ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso é que a vez que mais tivemos perto de ser campeoes foi com lopetegui, depois parece que no ano de lopetegui tivemos a melhor defesa da europa (se nao me engano quem organizava a defesa era esse tal pedro lopes o lopetegui so organizava o meio campo e o ataque), curioso é que ele fez do casemiro o titular do real madrid, fez do quaresma um jogador completo (um jogador que comecou a perceber que o campo tinha duas metades), fez o oliver render como nunca mais rendeu, lançou andre silva por mais que doa a alguns, criou uma estrategia para espetar 3 batatas a uma das melhores equipas da historia e fez aquilo que os adeptos mais criticam na direcção neste momento por nao o fazer, que é defender o clube contra tudo e todos a cada conferência de imprensa que atacavam o clube e a ele (o basco). Ja pensou porque o NES era adorado pelos mouros e comentadores desportivos e o lopetegui odiado? O problema é que os nossos adeptos engravidaram pelos ouvidos dos comentadores da cartilha e ajudaram à festa da crucificação do Senhor Lopetegui. Basta ver que lopetegui era tao mau que acabou a treinar uma equipa do bangladesh....ohhh espere, ele ta na selecção espanhola e parece que estao mais contentes com ele que nunca. Em 2050 se o Porto perder um campeonato a culpa ainda vai ser do lopetegui porque se esqueceu de umas chuteiras num cacifo do dragao. #AculpaédoLopetegui
      So para terminar quem é o pedro marques lopes? O gajo é portista e tem uma cronica no jornal A bola? (Cuidado com portistas que escrevem na bola record ou cm tv, muito cuidado)

      Eliminar
    2. Naturalmente, à excepção da parte sobre PML - o homem tem direito de acreditar na narrativa que quiser - subscrevo inteiramente o Bruno Pinto. Chega de fazer de Lopetegui o mau da fita. Tivesse tido a cobertura que teve este idiota, seriamos provavelmente bicampeões!

      Abraço

      Eliminar
  24. Contra o gamanco, qq tipo que seja vai ter dificuldades. Este campeonato era dado e foi o que foi. Roubado. Para mim, vinha o jesualdo se ainda tiver forcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para treinar o FC Porto, a esta altura, é preciso tê-los bem no sítio. O que, se calhar explica muito melhor certas coisas do que a narrativa da imprensa cartilhada...

      Abraço

      Eliminar
  25. Continua a adoração ao Lopetegui e os ataques ao Nuno, o Portismo está doente, Lopetegui com estes roubos e este plantel lutava pelo 4° lugar.

    O mito de que o Lopetegui não foi apoiado já caiu por terra, o PdC falou bem mais vezes por ele do que por Nuno.

    Não consigo entender como são fracos com os fortes e fortes com os fracos, é preciso ser muito tapado e perceber pouco de futebol para atacar o Nuno com o Julen.

    Eu com estes adeptos também não queria vir treinar o Porto, salvaram-se as claques este ano que apoiaram/acreditaram sempre, não só quando ganhamos 9 jogos seguidos como o generalidade dos Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahahahahahahaha Obrigado por me fazer rir às lágrimas!

      Só lhe pergunto duas coisas:

      - Qual foi o ano do #colinho? Quantas vezes outros treinadores trocaram o nome de Nuno Espírito Santo? E comentadores?

      Mas sim, não é você que diz que "à beira deste campeonato o de Lopetegui foi uma brincadeira"...

      Eliminar
  26. Jorge,

    Quer-me parecer(quero acreditar) que já temos treinador e ele só não foi apresentado porque deve estar numa equipa/campeonato que ainda não tenha terminado a temporada.

    Acho que deve ser daí esta demora... assim que o tal treinador terminar a época com o clube atual deverá ser apresentado, ou seja no inicio da semana.

    Let's see o que aí vem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja à Porto. Todos os nomes têm virtudes e defeitos...

      Abraço

      Eliminar
  27. Dizem em Guimarães à boca cheia que Pedro Martins já tem acordo com o F.C.Porto. Estou a seguir a final da Taça de Portugal. Sinto que um treinador que passa o jogo de braços cruzados não tem perfil para treinar o nosso clube. Quanto à arbitragem do Miguel, o costume. Marega faz a primeira falta que obriga o jogador do benfica a sair e leva com a amarelo. Depois, Franco Cervi o novo sarrafeiro do benfica, faz uma falta por trás sobre Hurtado que o obriga a saír e é apenas avisado. Daí, a importância do currículo do novo treinador que implica necessariamente o respeito por parte de todos, incluindo os árbitros. Esse, é um pormenor deveras relevante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá que não venha. Hoje, Pedro Martins deu por duas vezes os parabéns ao SLB. Lima Pereira, um "monstro" do FCP disse-me um dia que nunca daria os parabéns ou trocaria de camisola com um jogador do SLB no final do jogo, independentemente do resultado. Frisava ele que, isso era insultar a cultura do clube.

      Eliminar
    2. uma coisa é ser treinador do fcp outra do vitoria, ele nao vai ter de tratar mal o benfica ou tratar como um grande rival o benfica enquanto treinador do vitoria

      Eliminar
  28. O Pedro Martins parece-me mais um daqueles politicamente correctos com a agravante de vacilar nos jogos chave.
    O Guimarães jogou esta final imensos furos abaixo daquilo que demonstrou num passado recente.

    ResponderEliminar
  29. não sou funcionario do porto ,sei que nada serve o que irei comentar pois são sugestoes/ ideias.. opinem
    será um misto do que acho que vai acontecer e do que gostava que acontece-se
    GR-José Sá, Fabiano, Joao Costa
    ( iker,teve peso no balneario, mas é caro, muito caro e tendo nós de reduzir salários embora me custe e tambem o admire bastante como o proprietário deste blog, julgo que seja melhor deixar ir, quanto ao resto josé sá tem valor e acredito nele mas nunca fez uma epoca inteira a titular, logo por via das duvidas porque não fazer regressar um que já fez uma epoca a titular e provou qualidade, e tem ainda vários anos de contrato pela frente?)

    LD/LE- Ricardo Pereira, Victor garcia, Alex telles, Rafa Soares
    (maxi pelo alto salário e soluçoes a altura, xau e adeus, ricardo nao precido de dizer nada, vitor garcia nos jogos que fez pelo fcp provou valor e nao foi por culpa dele que o nacional desceu, estatisticamente foi o melhor da equipa e dos melhores LD desta epoca, e nao tenho a certeza mas acho que completou 2 epocas e meia entre os 15 e os 21 na nossa formaçao logo acho que conta como formado no nosso clube, quanto a ala esquerda só dizer que rafa seria quase certo suplente mas ficaria cá um ano jogando quando desse para no ano seguinte com uma possivel venda do alex ele já estar ambientado a equipa)

    Dc-Marcano, Boly, frederico venancio e jorge fernandes (renovar contrato a este menino sff termina em 2018)
    (marcano foi a par de filipe um dos nossos esteios esta epoca, ja tinha feito o mesmo na primeira epoca cá com maicon, com 30 anos já nunca será uma grande venda, é renovar, dar continuidade a ser um dos esteios e capitães da equipa, boly foi caro para suplente logo tem de jogar e render em campo, e deu creditos sempre que jogou, frederico é um jogador que nao será assim caro e cheio de qualidade e talento, sim venderia o filipe é capaz de ser a ultima oportunidade de fazer uma venda grande com ele e seria para tentar fazer o que direi a seguir)

    mdf-danilo pereira, mikel
    (a venda do filipe seria para garantir a continuidade de danilo mais um ano, um jogador a porto e com tudo para ser o nosso lider na proxima epoca, mikel seria a soluçao e acho que tem tudo para no futuro ser o substituto de danilo)

    mc/mo- oliver, andre andre,ruben neves e otavio (simpara mim otavio é medio ofensivo e nao extremo, quanto a ruben coloquei-o aqui pois sinto que precisa de um treinador que o torne num box-to-box, mas caso nao resulte poderia-se equacionar contratar um)

    ExD/ExE- Corona, roger guedes, arber zeneli e hernani/quintero
    ( roger guedes, palmeiras, 20 anos, avaliado em 3 milhoes pelo tranfermarkt logo acho que por uns 5 a 6 milhoes seria nosso, arber zeneli, heerenven avaliado em 5 milhoes, para quem gastou 6 em depoitre...)

    Pl- Soares, Jorge benetiz/ nicolas blandi e rui pedro
    (sim venderia andré silva custa mas precisamos de dinheiro e mais garantias de golos, benitez e blandi jogadores sul americanos com qualidade e potencial na senda de um passado recente e que nao seriam de todo muito caros, trazia um dos dois mas se houver dinheiro mandem vir os dois)

    treinador: pedro martins, vitor pereira, sergio conceiçao (por ordem de preferencia)

    gastos em contrataçoes:
    venancio- no maximo 2/3 milhoes
    roger guedes- 5 milhoes
    zeneli- 6 milhoes
    1 dos pl- 6 (ou menos)
    e talvez um box-to-box dependia de quem fosse
    total-20/25 milhoes

    vendas
    filipe- 25
    layun- 7
    herrera-15
    brahimi- 30
    andré silva- 30
    abdoulaye- 3 (diz-se que tem opçao de compra obrigatoria)
    aboubakar- 10
    indi- 8
    reyes- 7
    josué- 3
    andres F- 2
    marega- 5
    total de: 145 milhoes
    jogadores para vender rendam o que quer que seja mas ver livre de uma vez por todas:
    bueno, sami, angel, adrian e caballero... podia meter aqui mais mas temos de ter jogadores para emprestar aos clubes da primeira liga para fazer como os mouros

    ResponderEliminar
  30. Olá Jorge. Humildade, Competência e Trabalho são de facto as 3 palavras pelas quais o nosso clube deveria pautar sempre todas as épocas. Ganham especial significado no enquadramento da próxima época. É preciso voltar à matriz do passado em que de amendoins fazíamos pérolas. Já não dá para simplesmente comprar a semente e colher o fruto, porque também nesse departamento ao longo destes últimos 4 anos não temos sido grandes agricultores. É na apanha do amendoim que muitas das minhas esperanças estão concentradas, e aqui espero que o nosso novo director desportivo tenha especial relevo. Espero que Luís Gonçalves esteja à altura da situação e que se não for pedir muito, seja uma voz que os portistas se habituem a ouvir. Quanto ao homem do leme, aquela que para mim seria a escolha mais consensual já não vai dar em nada. Marco Silva quis outro destino, assim seja. Apenas fico com um ligeiro amargo de saber que há 4 anos dar uma nega destas ao nosso clube, seria impensável. Sinal dos tempos e da situação em que estamos. Sejam quais forem os nomes da lista a seguir a Marco Silva, têm de ser nomes escolhidos com critério e não podem ser caprichos de alguém que está no poder há mais de 30 anos e que ainda teimará que só ele no reino do Dragão é que sabe ou que terá autoridade moral para saber quem é o homem certo para treinar o clube. Esta decisão é demasiado importante para ser feita por um só homem, isolado de tudo e de todos. É preciso alguém competente e que mesmo sem ser campeão mostre trabalho suficiente para continuar no cargo, algo que não tem acontecido ao longo destes 4 anos. Infelizmente por uma razão ou outra temos escolhido taxistas (com todo o respeito) para guiar carros de F1. Esta ideia que a comunicação Social do Sul tenta passar que os treinadores eram bons e que o Porto é que os fez incompetentes, só ilude os mais desatentos. É exactamente nisso que essa mesma imprensa sulista, aposta. Os homens do leme que começaram as épocas anteriores eram escolhas frágeis, já de si com margens de sucesso muito, muito escassas, que a direcção defendeu até à exaustão até não dar mais. A direção da SAD teve no passado a responsabilidade de escolher os treinadores, mas não é ela que tem a culpa da táctica ser esta ou aquela, de o treinador passar toda a época a construir uma defesa segura e a esquecer-se dos outros 2 sectores. Em 4 épocas só conseguimos um registo digno com o Sr. Basco, à custa de um grande plantel a que só faltou mesmo treinador. Os restantes anos foi um churrilho de pontos perdidos. Nem sequer foi competir e este ano infelizmente também não foi excepção - 10 empates e 2 derrotas é muito, muito, muito mau. Só mesmo a pior época do Sporting é que amacia a coisa. Seja qual for o treinador e o plantel, em Portugal o Porto joga 85% /90% dos jogos contra equipas com orçamentos muito, muito menores. O máximo de pontos perdidos na liga tem de ser de 15 pontos. A meta tem de ser essa. Se depois disso somos ou não campeões só o destino dirá. Ninguém certamente quererá despedir um treinador que consegue 87 pontos. Essa é a diferença entre competir ou fazer de conta que se compete. Para terminar, seria bom que o nosso Presidente mostrasse a mesma aptidão para falar na hora das derrotas, que mostra quando hoje celebrou a conquista na primeira Taça dos Campeões Europeus. Seria óptimo ouvir com o mesmo fervor, o nosso presidente falar e esmiuçar as causas de tanto insucesso desportivo nestes últimos 4 anos.

    ResponderEliminar
  31. Eu tenho que a maior responsabilidade do insucesso desportivo se prende com a falta de capacidade de ir buscar bons jogadores. Há quanto tempo não compramos um jogador como James??? Sem qualidade não há sucesso. Os milhões são gastos em negócios, mas não trazem retorno desportivo.
    Acredito que com Luís Gonçalves as coisas mudem, mas vamos aguardar para ver.

    Sobre o treinador, para mim os meus preferidos ainda estão disponíveis, portanto ainda acredito num retorno ao caminho do sucesso.

    Abraços

    ResponderEliminar
  32. Estou de acordo com o Jorge, quando refere que não deve haver pressa. Mas não posso concordar que desse facto decorre necessariamente a demora em anunciar o novo técnico. Houve tempo mais do que suficiente para acautelar a contratação de um novo técnico. O contrário significaria que a saída de NES foi uma surpresa - não é verdade. Também não me parece que tal possa justificar-se com uma lista de opções comprometidas (com a excepção de Pedro Martins). Marco Silva podia sair em caso de descida, a saída de Paulo Sousa estava mais do que anunciada, a situação de Sérgio Conceição igualmente definida.

    Mais do que a cautela e constrangimentos orçamentais - sejamos frontais - a maior dificuldade é actualmente o próprio FCP. A cadeira de sonho é tão fictícia como o "#somosporto". Treinadores promissores em campeonatos estrangeiros, grandes nomes de experiência internacional, dificilmente estão ao nosso alcance. A situação desportiva do FCP é ideal para treinadores de qualidade, que têm feito o seu percurso sobretudo em Portugal. Nomes como Pedro Martins, Daniel Ramos, Luís Castro e Pedro Emanuel são o nosso horizonte. E não leiam isto como queixa. Acho que todos têm as suas virtudes, se houver um substrato de competência, trabalho e humildade na estrutura do clube.

    P.S: O comportamento do Vitória na final de ontem foi ultra-merdoso. A largos espaços, parte da equipa pareceu estar-se a cagar para a partida. A responsabilidade é sempre do treinador, mas curiosamente, viu-se o mesmo tipo de fenómeno no jogo do título, em que o Vitória alheou-se de um jogo que ficou 5-0. Va savoir.

    ResponderEliminar
  33. Se Mauricio Pelegrini falhar, Jesualdo Ferreira, é o novo treinador do FCP.

    ResponderEliminar