segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sem Força

Serve este pequeno post para dizer que não escreverei nada por estes dias. Não tenho ânimo, ímpeto força. Não sinto, interiormente, ser o momento para dizer nada. Não tenho sequer inspiração para o fazer. 

Tal como o Universo Porto da Bancada, também eu vou observar o luto pela tragédia que todos vivemos. Não é altura de nada senão a da solidariedade e o respeito que o momento exige. Tiago Girão deu a conhecer que o UPB vai para o ar 4ª feira às 22:30h. Quarta feira, então, seguirá a luta. Por aqui, não sei, pode ser que amanhã já me sinta com força. Até lá, não.

Vou deixando apontamentos nas páginas do Facebook e do Twitter. Por favor passem por lá. Posts inteiros... não consigo.

Um forte abraço aos familiares e amigos das vítimas. Um muito obrigado a todos os que combatem este Inferno na Terra. Muita coragem.

Obrigado.

11 comentários:

  1. Perante isto, tudo é banalidade, tudo é boçalidade...
    A minha solidariedade com as vitimas, mesmo que não lhes atenue a dor.

    ResponderEliminar
  2. Um abraço de um benfiquista. Muita força para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. toquem mas e o alarme lampioes por aqui?? andam a espera de conhecer mais emails e outras historias das tretas dos tetras, tris, bis e assim.

      Eliminar
    2. Escusado como sempre, caro vidente mor

      Eliminar
  3. Não devemos desistir nem parar o que fazemos todos os dias pois estas tragédias são inevitáveis e inesperadas e temos que aproveitar bem o tempo que a nós nos está destinado.

    Nestes momentos devemos fazer o que está ao nosso acalce e ajudar com o que podemos, seja com donativos, seja apoio aos bombeiros, seja como for mas depois seguir com a nossa vida pois o nosso "não amanhã" pode estar ao virar de cada esquina.

    Obviamente, Estou solidário com os nossos compatriotas e o meu voto de pesar à família das vitimas.

    ResponderEliminar
  4. Chocamo-nos, lamentamos, solidarizamo-nos e entretanto esquecemo-nos, assim o ritmo da vida nos conduz. Mas, a quem realmente perdeu familiares, amigos, o seu teto e os bens de uma vida, de trabalho árduo e de sacrifícios, será preciso muito tempo para que se restabeleçam, se é que algum dia o vão conseguir.

    Há duas coisas de que me orgulho: do excecional corpo de bombeiros e do extraordinário povo português. Bem hajam.

    Um abraço sentido para todos.

    ResponderEliminar
  5. obviamente estamos todos com as vitimas mas tenho de criticar e realcar a ineficacia na coordenacao e comando e nas figuras pateticas de marcelo, costa, ministra e sub sec estado

    ResponderEliminar
  6. Este incêndio foi-me mais próximo do que outros passados, porque um dos pais da minha namorada é de uma terra junto a Góis e outro familiar dela, pertencente à camara, esteve a combater fogos até próximo das 6h da manhã, enquanto a mulher acomodava pessoas que ficaram sem casa, na casa que pertence aos pais da minha namorada.
    Vou lá todos os anos, geralmente 3 a 4 vezes por ano, logo conheço a zona e sei o esforço terrível que está a ser feito naquela zona, embora felizmente a zona de Góis tenha um apoio e uma estratégia anual de limpeza de matas e de combate aos fogos que a fez ter muitos menos mortos do que o concelho vizinho.
    Não pude fazer muito, mas juntamente com a minha namorada pedimos apoio a uns quantos amigos, junta-mos todos e compramos prai uma centena de litros de água, umas 3 dúzias de garrafas de agua com gás (aparentemente ajudam a limpar melhor o pó da garganta), muita gaze, soro fisiológico, barritas de cereais e cremes para queimaduras. Deu para encher uma mala de um carro.
    Não foi muito e entre todos não devemos ter gasto mais que 100/150 euros, mas a gastarmos uns míseros 10 euros por pessoa, fizemos o nosso dever e ajudamos um pouco mais a aqueles que lutam anualmente em condições desumanas, com apoios terríveis e sem o respeito devido.
    Se todos dessem e apoiassem os bombeiros, quer em condições humanas, material e veículos, talvez em vez de +60 mortos, teríamos apenas um quinto ou menos que isso.
    Enfim, é uma tristeza e a leveza como os órgãos governativos estão a tratar disto tudo, fazem-me perceber que a escumalha só serve para selfies e colocar mais uns trocos nos bolsos de trás.

    ResponderEliminar
  7. Sim, o marcelo, o costa, a ministra e sub-sec estado é que são patéticos ao contrário da excelente cobertura jornalística protagonizada por Judite de Sousa e pelos extraordinários comentadores que são especialistas em tudo, desde o futebol, à economia, cheias, incêndios, politica, finanças e tudo o que possam botar faladura.
    Para alguns isto é mesmo uma casa a arder, constantemente.

    ResponderEliminar
  8. Para mim Marcelo, Costa, presidente da camara de Pedrogão Grande, proteção civil e demais estão ao nível da Judite.
    Uns por nunca terem feito cumprir a lei e obrigar as pessoas a limpar os terrenos, guardar as distâncias regulamentares e densidades máximas de plantação. Ninguém cumpre a lei e ninguém a faz cumprir. Depois vem o Marcelo e o Costa dizer que isto foi o fogo perfeito, sem hipóteses para o ser humano como de um filme se tratasse.
    Não foi coisa fácil, mas se todos tivessem feito o que lhes competia acredito que não tinha sido a miséria que foi.

    Quanto à Judite, é a cara do patrão. Naquela casa são todos assim.... e nós como adeptos do FC Porto sabemos isso mt bem.

    Abraços

    ResponderEliminar

  9. https://www.youtube.com/watch?v=Xma1TbBudNU

    https://www.youtube.com/watch?v=oJKizpBy4Qc

    ResponderEliminar