sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A Desértica Aridez Da Imutável Apatia


Estou há 10 minutos parado em frente a este ecrã. Ao contrário de outras vezes, noutros tempos, noutras alturas, não tenho o fervor, não tenho o ímpeto, não tenho, no fundo, vontade.

E porque não há vontade? Porque, ao fim de quase três anos de blogue, tudo me parece.. estanque. 

Admiro e partilho o fervor do projecto Batalha 1893, muito necessário, uma vez que a voz forte e corajosa de outros tempos, que desbravava caminhos e saltava muros, está, por este ou aquele motivo, calada. E, com franqueza, se quem tem o poder de fazer mais do que meras denúncias não o faz, acaba por tornar limitados os benefícios das mesmas. 

É nesta senda que o Presidente do Conselho de Disciplina pode declarar, sem que nada lhe aconteça, que antigamente era um doente adeptos benfiquista e que agora é só moderado. Sim, é verdade. Sou parcial em relação a um clube, já fui obcecado por ele, mas contem comigo para decidir de uma forma absolutamente isenta e imparcial.

Como? Importa-se de repetir? Mas acha que andamos a comer gelados com a testa? É por isso que, mesmo com  Bernardino Barros a expôr a acta de uma reunião que aconteceu ontem e que poderia, perfeitamente, ter castigado Eliseu, o vamos ver, sem apelo nem agravo, a jogar amanhã contra os caxineirinhos!

E porquê? Porque sabe que pode! E uma dúvida me assalta: se Bernardino Barros fez uma excelente investigação sobre a corrupção e viciação dos Delegados da Liga, como é possível que esta não seja falada uma única vez no Universo Porto da Bancada? Andamos ou não a remar para o mesmo lado?

Será mais importante perder tempo com comparações entre Vieira e Estaline? A que propósito? Com que fito? 

Mas mais importante do que isso, porque é que, tal como no caso Samaris, teve de ser o Sporting a queixar-se formalmente da agressão de Eliseu? Ninguém faz nada? Porquê?

Estou feliz com a equipa. Com o treinador. Com o empenho e a raça. Têm toda a minha confiança. Sou uma orgulhosa gota no meio do Mar Azul. Isso vai motivar-me sempre. Mas o resto... um só faz o que o outro permite.

25 comentários:

  1. As constantes vergonhas que assolam o nosso futebol deixam feridas.

    ResponderEliminar
  2. Alguma razão há-de haver, tal como com os silêncios nos últimos 4 anos em relação aos roubos constantes q o Porto foi vitima, acabaram por dar no caso do emails também para o facto de não haver nenhum seguimento dado ás denúncias há-de haver uma explicação. Vamos aguardar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas palavras que têm estado no léxico dos Portistas há demasiado tempo. "Vamos aguardar"

      Abraço.

      Eliminar
  3. Jorge,se a vontade dos que sentem o clube diminuir,se a voz dos PORTISTAS calar,tudo torna mais difícil e se os do Sul verem que os PORTISTAS estão desistindo de lutar pelo clube terão mais motivos para prejudicar ainda mais o nosso clube.Acredita que o teu blogue,assim como a batalha 1983 e o baluarte dragão e outros são e serão indispensáveis para ajudar a denunciar a corrupção e os que tentam prejudicar o nosso clube.Eu também concordo contigo que os representantes do clube deviam falar mais e também acho que precisamos de sangue novo para dirigir o clube,mas lembra-te os dirigentes saem e entram outros,mas os adeptos duram para sempre e eu peço-te que recarregues as baterias,enche-te de motivação que há muita gente que te apoia e te segue,como os outros também que eu referi acima.Jorge o FC PORTO merece e precisa da força de todos nós,por todas as alegrias que nos deu,nos voltará a dar com certeza,mas mais fácil será com a nossa união total,ainda mais nestes anos de seca de títulos.Um abraço,SOMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas não basta. Quem pode tem de FAZER. Porque pode fazer alguma coisa!

      Abraço

      Eliminar
  4. É isso, vamos aguardar...
    Mas eu vou fazê lo sentado !

    ResponderEliminar
  5. Mais um excelente texto. É isso que me custa. Ver verdadeiros e lúcidos portistas a darem tudo pelo clube, enquanto os responsáveis que ganham fortunas os vão traindo reiteradamente. O F.C.Porto, no momento presente, necessitava de uma voz forte, veemente e objectiva, uma voz que desse nome aos bois,como o Sr.Jorge referiu e bem, ao jeito de Bernardino Barros.Mas, ao invés, andam-nos a entreter simplesmemte com objetivos negociais. Não me alongo mais sobre este assunto sob pena de ser mal interpretado ao ponto de me chamarem mouro, como fizeram alguns energúmenos que não confundo com o nosso clube. Não é que lhes tenha medo.Todavia e tal como lhes disse, hoje sinto-me envergonhado com a pessoa que comanda os destinos do nosso F.C.Porto.Mesmo para terminar, devo dizer que me confirmaram a seriedade de Francisco J. Marques, logo, como também já aqui referi, espero que ninguém de modo cobarde e indecente, se aproveite da sua madrasta sorte. Um abraço Sr.Jorge. Vamos todos acreditar que os nossos atletas logo à noite nos façam esquecer por umas horas aquilo que agora falamos. Sublinho, por umas horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que FJM faz no Universo Porto da Bancada é muito bom, mas não chega. E depois da denúncia, nada? Por uma interdição das Antas fomos até à Assembleia da República, por uma retrete fez-se um discurso genial, por este estado de coisas, nada?

      Pois.

      Abraço

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo. Bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Caro Jorge... Vamos aguardar...
    Parece o "vamos levantar a cabeça e dignificar a camisola" versão adepto.
    Estou farto desta direcção, alias, pelos ratos que saem cada vez mais, acredito que muitos mais ficaram e que isto só lá vai com uma limpeza geral.
    O lider está morte, ausente, mumia o que quiserem dizer, quem lhe está abaixo não abre a boca (o luis gonçalves já foi engolido pela inércia reinante), o clube desbarata os recursos (a saida a custo zero do josué foi mais uma desta genero), continuamos a agradar aos amigos do passado (mas o acordo do antuerpia alguma vez vai resultar em algo que não seja apenas ajudar o apdc ou o donofrio?) e assim se passam mais uns dias.
    Despachamos o Rafa com uma clausula ridicula, pelos vistos agora é o layun que vai ser emprestado ao clube que não tinha 10M para comprar o reyes e vamos ficar com o maxi reformado e 2 laterais titulares para o resto da época.
    Parecem-me erros demais para não considerar que isto é apenas o caminho unico a seguir pelo nosso clube, porque já não se vislumbram rasgos de génio de outros tempos, já foi chão que deu uvas...
    Estou mais motivado que em anos anteriores, mas quando vejo desperdiçarem dinheiro em vanás desta vida, quando esse milhão podia ser usado para renovar com os jogadores em final de contrato, fico sem perceber como geriram o clube durante tantos anos...
    Escreve o que digo Jorge, vamos chegar ao final da época e vamos ver o reyes a sair a custo zero, o aboubakar também sairá a custo zero se entretanto começar a marcar com frequência e o unico que vejo que poderá renovar será o marcano, mas o agente dele quer dinheiro.
    Depois iremos ver sair o reformado e o casillas, esses sim, com o que ganham davam bem para 1 belo reforço, infelizmente se o casillas dá "retorno" mesmo que mal aproveitado, o maxi e o seu constante sujar da nossa camisola nº 2, apenas são mais uma face da nossa sad, a juntar aos negócios como o do adrián ou ao facto das receitas da meo já terem sido torradas entre 20-25% das receitas e ainda nem começamos o contrato televisivo com eles...

    a unica coisa que neste momento me deixa alegre é não termos mais o manso no banco, pelo menos o conceição se correr mal, vai sair de lá a dizer verdades, não vai ser mais um padreco da dar missa no nosso campeonato

    ResponderEliminar
  7. Esta a chegar a hora de mudar quem comanda o nosso clube, nao tenhamos duvidas, ate pela idade do nosso estimado presidente!
    Talvez nao se vislumbre sucessor mas caramba já que é para estar a "seco" ao menos que "berre" que faça algo para tentar mudar o que se passa no futebol português, que fale com os adeptos!
    Eu nunca desejaria um bruno de carvalho mas pelo menos alguém que fosse mais interventivo!
    È esta falta de apoio que nos deixa sozinhos a falar para o fundo do poço onde único "barulho" que ouvimos é o nosso próprio eco!
    Ao fim de muito tempo á espera de resultados da-mos conta que a nossa voz nao chega, nao é suficiente e que as nossas lutas nao passam de meras discussões fúteis e vãs!
    E arreee, que isto cansa!!
    Ao fim de tanto tempo depois do que ja tanto foi dito e tanto se sabe e nada se faz, em que nada acontece, descobrimos entao que a forca dos nossos rivais esta na nossa inoperância na nossa incapacidade de reagir efectivamente nao so por palavras, muito por culpa de quem comanda o nosso clube!
    Abraco
    Dragonite

    ResponderEliminar
  8. os ultimos anos e neste ano com as denuncias que existem e que terao mais tarde ou mais cedo consequencias de tal modo gravissimas para o benfica e o futebol+portugues esta a demonstrar que o treinador so nao resolve, o problema, esta na direçao. Pinto da costa acabou, a idade nao perdoa, parece hoje ser pacifico que p costa nao esta presente, refugiando se no museo ha anos. Agradecemos todos eternamente o que fez pelo clube mas ja nao tem condiçoes, a direçao esta acabada e atradasa, datada como se diz dos moveis, o clube chegou a um ponto que so com a ma gestao de anos continuados e possivel, portanto os socios e adeptos devem fazer ver isso de forma continuada ao clube. O sporting tem uma excelente equipa com excelentes jogadores, o benfica tem os mesmos e abastece se de jogadores dos balcas que para o nosso campeonato chegam e sobram pois tem alguma tecnica e sao fortes fisicamente, o porto aposta em mexicanos sem raça por questoes racicas, perde oportunidades de mercado incriveis como o bruno fernandes portista, e contrata depoitres, imbulas, adrian lopez e coisas do genero a culpa nao e dos treinadores com certeza. O porto sempre teve uma gestao de silencio onde so uma voz era ouvida, isso resultou e bem durante anos mas claro foi estudada e os adversarios começaram a explorar as fragilidades de uma gestao assim, a maior fragilidade começou a ser a comunicaçao, oos tempos nao funcionam com uma comunicaçao de uma so pessoa ainda para mais ja idosa e sem a rapidez e capacidades que caraterizavam pcosta a comunicar. O clube nao mudou manteve se com um modelo de exito durante 30 anos , nao se adaptou e foi ultrapassado por um clube que andou decadas a tentar montar o polvo que montou e que sera desarticulado sem duvida. Pcosta e o clube tiveram tanto tempo para reagir, foram salvos pelo momento kelvin mesmo assim nao perceberam. ESTA ADMINISTRAÇAO ESTA ESGOTADA E PORTANTO DEVE SAIR E ISSO QUE TEM DE SER DITO A PINTO DA COSTA NA CARA E EM PUBLICO, TODOS OS PORTISTAS ESTAO E FICARAO ETERNAMENTE GRATOS A PCOSTA, SERA O MAIOR DE SEMPRE MAS UUM HOMEM PARA SER VERDADEIRAMENTE GRANDE DEVE SABER RETIRAR SE QUANDO A VOLTA DELE JA SO O OUVEM POR RESPEITO AO QUE FEZ E NAO AO QIE ESTA A FAZER.
    No porto canal eles terao uma estrategia e o assunto e tao denso e complicado e tao ramificado que terao de ser varias pessoas a investigar e denunciar e entregar as denuncias as autoridades inclusive a uefa e fifa. Pelo menos agora existe alguem a denunciar, se e o sr A ou o sr C ou o sr H nao importa o objetivo e o mesmo.
    AGORA TEMOS E DE GANHAR EM CAMPO E NAO E COM LAYUNS, HERRERAS, CORONAS este depende do dia, ANDRES2, HERNANIS, TEIXEIRAS, a equipa tem casilas, ricardo, filipe, marcano, teles, danilo, oliver as vezes, brahimi as vezes, e a força fisica dos avançados portanto um plantel curtissimo e com falta de qualidade para alem dos mencionados, força fisica, rapidez e intensidade.

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto. Na minha modesta opinião acho que o FC Porto peca por inércia, não faz queixas nem pressiona nenhuma instância. É deixa-los andar à vontade. Como é possiv que os padres possam continuar a apitar... e o que faz o FC Porto?? Assiste a tudo como se não fosse nada com ele. Mas este filme já nos custou 2 campeonatos, o primeiro de Lopetegui e o do ano passado, mas não há problema nenhum...
    A nossa administração é do estilo corno manso... desde que vá entrando o dito ao final do mês pouco importa se somos ou não prejudicados.
    Os interesses pessoais estão acima do clube... se emprestarem o Layun não entendo a saída de Rafa.

    Já o disse e volto a dize-lo, não acredito na capacidade da nossa administração de mudar este panorama. Até podemos ser campeões, mas de certeza que não será pelo trabalho externo da nossa administração.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Perante tudo que se tem passado para nada de novo se passar chegamos à conclusão que para quem nos dirige tudo está bem. É preciso o Sporting apresentar queixa do Eliseu porque nós continuamos acomodados. Pedimos explicação ao desonesto Meirim de não ter já apreciado o caso Eliseu? Perguntamos porque é que padres denunciados continuam a dar missas? Deixamos alegremente que o Batista que tanto nos prejudicou continue numa posição em que de novo nos pode prejudicar e nem reclamamos? Mas afinal qual o papel da nossa Sad a não ser levar o ordenado no final do mês? Não temos presidente pois aquele que foi o maior agora é uma sombra que se limita a fazer o papel de corta fitas. O futebol português é um lodaçal cheio de corrupção e onde o campeonato não tem verdade desportiva mas meus amigos olhando para a nossa casa é inadmissível o que (não )se passa nela. O laxismo o conformismo a apatia a falta de iniciativa a falta de projeto a falta de comunicação com os sócios faz desacreditar em que algo de bom nos possa acontecer. A nossa massa associativa está anestesiada e não reage a esta situação que está a levar o nosso clube à derrocada desportiva e financeira. É tempo de mudar e não podemos esperar por essa mudança mais 3 anos pois se o fizermos seremos cúmplices da destruição do nosso clube por gente que somente vive dos louros do passado.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro amigo, como eu compreendo o seu desencanto expresso no primeiro parágrafo, tanta expectativa criada com as denúncias no Universo Porto Bancada e afinal...vira o disco e toca o mesmo. Como também não me apetece alongar-me em mais considerações, isto do saber de experiência feito, tem esta consequência. Acrescento apenas que me identifico plenamente com o último parágrafo do seu post.
    Vamos lá ganhar ao Braga, que é o que nos anima.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO ACIMA DE TUDO

    ResponderEliminar
  12. Perante a corrupção denunciada, perante a inércia das instituições desportivas perante o fracasso do VAR nós jogos dos lampiões perante a atuação do tentaculo Mearim perante as novas missas dos padrões...perante perante perante....o silêncio ensurdecedor da nossa Sad perante tudo isto sotpisso dizer uma coisa:Rua com estes acomodados que nos governam e que se servem do clube em vez de o servir.

    ResponderEliminar
  13. Olá Jorge!

    Partilho especialmente do espírito que demonstra no último parágrafo do seu post.
    Custa-me muito ver a inércia de um presidente e dos que o rodeiam face ao que tem sido o futebol português, em especial nos últimos 4 anos. Temos um presidente sem voz, acrítico e prostrado e cada vez mais limitado pelas naturais leis da vida. Infelizmente mais um caso de poder como muitos outros em que o líder vive ébrio à custa do amor narcisista da sua própria imagem e das grandes conquistas do passado. A cadeira de presidente é demasiado importante para continuar entregue a quem está. Lamento, mas chego a essa conclusão.

    No palco mais mediático que é a televisão, Francisco J Marques e Bernardino Barros são bravos soldados sem general e sem cavalaria.

    Os outros que também têm voz na TV, quando é preciso, acobardam-se e apenas sabem defender o tacho dado pelas cadeiras que ocupam.

    Falando por mim, o que me mais surpreende e estimula é a força e a garra de gente que como o Jorge, através da "voz" da web, do pouco fazendo muito, só o clube engrandece.

    ResponderEliminar
  14. Se um dia se vier a saber pq razão o clube (PdC) não faz nada com todas estas denúncias (já repararam q o "presidente" NEM SEQUER toca no assunto!!!...) muitos vão engolir em seco e ver o homem como ele REALMENTE é. Para mim, está entaladinho até ao pescoço! Porquê?... não sei mas...desconfio (pela forma como evita falar de LFV, terá algum interesse em comum! Ou até existe informação sensível detida pelo regime, como garantia de que não fala!)
    Agora... não me fod***m!

    ResponderEliminar
  15. Diz que está feliz com a equipa, ja eu acho o plantel bem curto e faltam soluçoes, falta um avançado e falta um extremo

    ResponderEliminar
  16. Felipe nos 4 jogos até agora tem tentado de todas as maneiras meter água, tentando inventar em áreas que é pra despachar. Hoje já foram duas asneiras da grossa.
    Fosse eu o SC, dava lhe valente um puxão de orelhas já no balneário.

    Brahimi se soltasse a bola era bom, pois quando pega na bola, imediatamente qualquer adversário vai meter dois ou tres em cima dele pra roubar a bola, já aconteceu duas vezes também hoje.

    Mas estou muito mais preocupado com as "gracinhas" que Felipe anda a fazer desde o 1º jogo do campeonato em lugares proibidos...

    ResponderEliminar
  17. De facto o Filipe por vezes inventa e ontem só não deu mau resultado porque não calhou. SC tem de lhe chamar a atenção. Um reparo ao amigo Jorge, está de férias? Se está tudo de bom! Se não está a coisa aqui pelo tasco tem andado um pouco por baixo e assim a clientela foge. Aquela coisa do Cavani na minha opinião pessoal não colhe.Dedique -se por aqui que o serviço prestado à comunidade portsta é bem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário mas..

      O Cavani não me tira tempo nenhum. Menos de uma hora por semana, mas amanhã haverá mais. Não tem havido muito a dizer, honestamente. Estava um bocado desencantado, não com a equipa, mas com o futebol português em geral.

      Mas o jogo de ontem, como vê, devolveu-me o click. E ainda mais com estes sem-vergonha a dizerem o que dizem! Não se preocupe, estou de volta! Obrigado!

      E sim, não estando de férias, tenho circunstâncias pessoais que me deixam com menos tempo.

      Abraço

      Eliminar