quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Indiferença Ensanguentada

Não vou esticar-me muito neste post. É, possivelmente, o meu post mais duro, mais cru, mais directo.

Poderia falar da absoluta benfiquização do regime demonstrada pela absurda decisão do Conselho de Disciplina. Afinal, como é possível que o CD sirva apenas para ratificar relatórios de árbitros? Para que serve?

Na verdade, não é nada disso. No dia em que um jogador do FC Porto, seja ele quem for, fizer exactamente metade do que o Eliseu fez, será exemplarmente sancionado. Em primeiro lugar, porque os árbitros verão de facto o lance. Em segundo lugar porque escreverão o mesmo, em terceiro lugar.. porque os jogadores do FC Porto não vestem de vermelho.

Comemos gelados com a testa? Não, não comemos. Ontem o Universo Porto da Bancada foi bastante claro, mostrando a forma absurda como este Polvo está montado. Mas, perdoem-me, apesar de graves, não são as eventuais lesões que certamente acontecerão, enquanto irresponsáveis vendidos fecham os olhos a jogadores a agredir sistematicamente colegas. Não são os acontecimentos graves que daí virão, quando um dia um adversário, cansado de ser inferiorizado, ripostar, mui justamente.

Não é, sequer, a questão de rebentar de vez com o prestígio de uma liga que teve dois vencedores da Taça dos Campeões Europeus e um vencedor da Champions League e da Europa League, duas vezes. Claro que qualquer observador minimamente isento vai verificar o absurdo god mode que está disponível para uma das equipas, onde tudo é permitido, onde toda a vantagem é oferecida. Estamos ao nível dos países mais corruptos. Temos um clube de regime protegido pelos media, que escondem imagens, ocultam lances, mentem em estatísticas, inventam vendas e compras. Há uma permanente lavagem vermelha, em ambos os sentidos do termo. E quem mais perde com isso - os clubes, os gestores e directores da Liga e Federação - acenam que sim com a cabeça.  Nesse sentido, o "crónico campeão" faz um absurdo contraste entre o intra e o extra-portas, alternando entre "rolos compressões" e manitas épicas sofridas por clubes de dimensão média-baixa.

O que me preocupa, sim, são os acontecimentos do Estádio dos Arcos, aqui, na minha contígua Vila do Conde. Para centenas de pessoas aconteceu o pior dos pesadelos dos pais: a agressão e a insegurança dos seus filhos. Se é negligência das forças policiais, é grave. Se é por causa do vazio legal da questão do "grupo organizado de adeptos", o sangue derramado e a dor infligida está nas mãos de quem o incentiva, cria e perpetua

Quem se sente impune fará sempre mais, se a isso estiver inclinado. Mas quem legisla, que "deixa passar", quem "fecha os olhos", é o verdadeiro culpado deste estado de coisas. Se um dia, muito em breve, ganharem um campeonato vazio, onde joguem só uns com os outros, talvez fiquem contentes. E ainda falam do Canelas! Não há jogo na batota, não há emoção na oferta, não há entusiasmo no vício. Não há honra nem orgulho na morte e no sofrimento.

Está mais do que na hora de arrepiar caminho. Está na hora de ser sério. Ganhem. Ganhem bem, justamente. Ganhem por ser melhores. Ninguém vos tirará o mérito. Assim, não. Não vale tudo. Já chega de gozar com a nossa cara.

13 comentários:

  1. Jorge,

    Tudo o que escreves é a mais pura da verdade. E as coisas estão de tal forma que a impunidade vai reajustando a tara da balança ao ponto de, qualquer dia, para que um campeonato seja justo, o benfica tem de jogar com 13 ou 14 jogadores de campo. E toda a gente acha normal. E esse é que é o principal problema porque afeta toda a gente e não só os benfiquistas. Esta 'benfiquização' afeta todos os amantes do futebol, Portistas incluídos. Podemos ser mais resistentes mas há muitas coisas que são injustas, sem equidade, e que aceitamos como normal. Tudo sapos a cozer em lume brando. Acho inaceitável e acima de tudo revoltante.

    O que é que o IPDJ tem a dizer do que se passou em Vila do Conde? Chamem o responsável. Chamem o Sec. do Desporto. Permitem que o benfica viva na ilegalidade? Digam, escrevam, que as consequências das vítimas da claque do benfica fica nas suas mãos.
    IPDJ: Augusto Fontes Baganha
    Secretário de Estado da Juventude e do Desporto: João Paulo Rebelo

    E todos estes discursos com gritos de revolta, mais ou menos sonoros, caiem em saco roto porque quem devia ouvir faz ouvidos mocos. É, à falta de melhor palavra, inócuo.

    Este exemplo do Eliseu é perfeito. E é perfeito porque basta ver as imagens para ficar até incomodado com a violência. Quando vês o Eliseu a fazer a chamada e posicionar os pés para calcar o Diogo Viana facilmente imaginas algo bem mais grave como fraturas nas pernas. Felizmente não aconteceu, mas, como diz o outro, foi por pormenores...E é por mais do que evidente que existe intenção maldosa, tanto que, Guerra e Vasco à parte, toda a gente considerou ter ficado um vermelho por mostrar. JM Meirim também, pelos vistos.

    Para mim, e se me permites a comparação, tal como houve a revolução do chá há mais de 2 séculos, cada caso destes é uma oportunidade para nós o usarmos como a pedra de toque. Já foi perdida. Mas não é com UPB nem declarações nem comunicados. Tem de haver ago mais radical (não violento) levado a cabo pelo clube. Ou pelos clubes. Quantas pernas é preciso serem partidas? Ainda por cima, permitimos que estes energúmenos comparem aquilo que o Eliseu fez ao que, por exemplo, aconteceu com o Brahimi. Um insulto, uma provocação.

    Este ano, ainda mais do que os anteriores por tudo o que tem vindo a ser demonstrado, é inconcebível qualquer clube permitir que o benfica e seus acólitos participem nestes moldes na competição.

    Vocês acham que a Liga Inglesa permitia que um qualquer clube participasse se soubesse que esse clube andava a monitorar os SMS do seu presidente? Permitiam que esse clube participasse se soubesse que trocavam mails com árbitros para alterar notas, ou colocar pressão nos órgãos que gerem a competição. Nunca na vida. É ridículo!

    Andamos bem porque a equipa joga bem e vai à frente mas é precisamente neste momento que temos de traçar a linha ou vamos ser vítimas e cúmplices deste status quo.

    Um caso tão revoltante como este proferido pelo sr JM Meirim não pode nunca passar. Não pode! Dizias no podcast sobre a chanfralhada que a malta de Braga nos presenteou "assim é impossível!" E é isso mesmo: assim é impossível! Mas temos de passar da voz aos atos.
    Pela honestidade da competição, pelos adeptos e por quem está em campo.

    Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de começar uma revolução do café! A revolução do chá fracassou!

      Eliminar
    2. «comparem aquilo que o Eliseu fez ao que, por exemplo, aconteceu com o Brahimi»

      lance entre o Brahimi e o fransérgio aos 48'...
      falamos do mesmo fransérgio disto aqui, aos 28' - depois de, aos 24' ter feito uma gracinha (aqui) pela qual deveria ter ido tomar banho mais cedo, certo? é isso que se tem que ter presente, certo? e curiosamente dois lances que a generalidade do #jornalixo tuga omitiu, certo? ;)
      {modo de ironia 'off'. é que é isso mesmo: só come "gelados com a testa" quem quer. ou quem gosta. diz que os #lamps adoram, depois de dois ou três fardos de palha...}

      @ Jorge

      b-r-a-v-o!
      (como sempre!)


      abr@ço
      Miguel | 92º minuto (agora no twitter)

      Eliminar
  2. Quando há injustiça,o povo não sai á rua para manifestar?Eu acho que podiamos ir por aí.Vocês que escrevem, que passam uma mensagem,portistas e sportinguistas,juntamente com os líderes das nossas claques e as do Sporting,os directores de comunicacão bem que podiam juntar,organizar uma grande manifestacão,eu não tenho dúvidas que milhares de adeptos portistas e sportinguistas sairiam á rua,porque todo o mundo vê o que se está a passar,o benfica controla tudo e isto tem de acabar e se não agirmos com força o mais rápido possivel as coisas vão piorar!!!Cada semana que passa é um novo árbitro a ser mencionado nos emails,claques ilegais e que provocam desordem e violência,os jogadores do benfica agridem os adversários,o árbitro e o VAR assobiam para o lado,o CD faz a vontade ao benfica,o presidente da FPF não pia nem assado nem cozido assassinam-se adeptos,a CS preocupa-se em vender jogadores do benfica,tá tudo controlado pelo benfica.Saiam á rua,mostram a vossa indignacão,a vossa revolta!!!Imagine-se o que nao farão para conseguir o hexa,se ganharem este ano.Eu acho que se quisermos fazer uma manifestacão vai ser muito fácil as pessoas aderirem e apoiarem,porque estamos todos revoltados!!!Jorge eu reparei que pela primeira vez o jornal A Bola mencionou algumas palavras sobre o caso dos emails,será que já não sabem que isto não vai dar em nada e que vai ser arquivado e por isso tocaram no assunto?Infelizmente acho que está tudo feito para arquivar o processo,infelizmente,ai se fosse o FC PORTO,vivemos num mundo tremendamente injusto!!!Saudacões.

    ResponderEliminar
  3. Meirim lava mais branco! Epoca 16/17 Roubos constantes e descarados, emails q explicam pq e FPF irradia arbitros e despromove o slb? não! branqueia implementando a correr o VAR, Epoca 17/18 com os mesmos criminosos o VAR não funciona, meirim branqueia, claques do slb? não existem! vivam os inimputaveis, PJ donde estas? um Pais cheio de cobardes!

    ResponderEliminar
  4. E por falar e provações, segue a cereja no topo do bolo. Depois do acórdão do sr Meirim no CD, aqui estão os árbitros: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/conselho-de-arbitragem-da-fpf-declara-tolerancia-zero-a-uso-de-forca-excessiva

    É o gozo em estado puro porque.... o JM Meirim esteve presente! Vão-se lixar e gozar com outro!

    Santos

    ResponderEliminar
  5. Olá Portistas, Olá Jorge.

    Como se acaba com esta corja se avençados em prol do clube do regime?

    Só indo para a porta da FPF e Liga e fazer uma manifestação de desagrado e pedir a demissão dessa gente. Juntem-se Sportinguistas e Portistas e mais um ou dois clubes pequenos, visto que a maior parte deles é cobarde e serve o clube do regime.

    Já tinha dito aqui que os Padres que rezam as missas da forma como eles ordenam não podia ter bispos,cardeais ou papas a meter a colher na sua paróquia. É por isso que JMMeirim se escondeu e assobiou para o lado.

    Eliseu não foi castigado, Pizzi também nunca o vi ser e portanto viva a festa da impunidade lampiónica.

    um jogador do Paços de Ferreira pisa um jogador adversário e é expulso e apanha dois jogos. Eliseu e Pizzi não são expulsos no jogo e não apanham jogos de suspensão. Quer isto dizer que o mais importante é não mostrar cartões ou expulsar os jogadores do clube do regime num jogo, porque se o fizeram podem ser sancionados com jogos de castigo. Eliseu não foi expulso contra o Belenenses e Pizzi contra o Rio Ave porque já sabem que iam ficar jogos de fora e sendo assim é melhor ignorar porque sabem que o CD não ia actuar. Tudo controlado só não vê quem não quer. Vergonhoso!!!

    Se Diogo Viana parte a perna como seria?

    Quem pune os árbitros e VAR por terem tamanha cegueira? o Franck Vargas ou Jarbas?

    Vamos fazer uma manifestação já ou então lancem uma petição na net para acabar com essa gente sem vergonha na cara.

    Saudações Portistas

    11DRuL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. «e se Diogo Viana parte a perna, como seria?»

      fácil: vermelho directo para o Danilo. há dúvidas? ;)

      abr@ço
      Miguel | 92º minuto

      Eliminar
  6. Uma peticao para levar o tema a discussao (inocua) na assembleia ja seria vergonha suficiente para os avermelhados que por la estao. Ou sera que nao?

    ResponderEliminar
  7. OLá Jorge! Ontem já depois de saber da vergonha do caso Eliseu, estava expectante para saber como reagiríamos no Universo de Bancada e sinceramente não fiquei muito agradado. É claro que já sabia que a decisão iria ser debatida e todos os comentadores opinariam e bem sobre a vergonha que a decisão é. Até aí tudo bem. Os comentadores estiveram muito bem no que disseram. Nada a apontar.

    A parte que mais me deixou desagradado foi a nova revelação no caso dos emails. Estamos em guerra e isto não vai lá com print screens de páginas de facebook de textos trocados entre Bruno paixão e Nuno Cabral. Como vimos durante o dia de hoje isso já não aquece nem arrefece. A vergonha continua e os media lisboetas assobiam para o lado, à espera que "isto dos emails" passe.

    É bom que de uma vez por todas, que se de facto existe mais material comprometedor como FJM faz crer que existe, então que venha lá ele. Se há "bombas" naqueles emails então que venham cá para fora de uma vez por todas. Ontem acho que o Porto perdeu uma oportunidade para lançar uma dessas cá para fora. Depois da vergonha que se passou com Eliseu, essa tinha sido de facto a resposta adequada.

    FJM tem sido incansável e inexcedível na luta que tem feito contra o polvo, mas se de facto existe material bem mais grave ainda para mostrar, perdeu-se uma óptima oportunidade para o fazer no programa de ontem.

    De resto... a luta tem de continuar. Aquela corja de carnide tem de sofrer as consequências do que faz e fez no passado.

    É preciso chamar o Marco Ferreira para ser entrevistado no Porto Canal?!!!! Então chama-se!

    É preciso conciliar os principais medias no Norte/ Porto para darem luta aos da capital?!!! Então que se comece a pensar nessa estratégia!

    É preciso substituir o Serrão e o Guilherme Aguiar por gente que de facto dê voz à nossa luta? Então assim seja!

    Já agora gostava também que as claques fossem a nossa caixa de ressonância nesta luta.

    E já agora... era mesmo preciso que o nosso presidente tirasse a fita-cola que tem na boca há muito tempo e que de uma vez por todas tivesse voz firme na matéria.

    ResponderEliminar
  8. Mas será possível emprestar JCT aos lampiões do Norte que são nossos inimigos declarados? Mas a nossa Sad não tem vergonha? Além de nos levar à ruina desportiva e financeira ainda daz negócios com inimigos? E nós sócios permitimos tudo isto? Com a nossa atitude passiva branqueamos todos os disparates destes velhos caqueticos que já deviam estar na reforma há muito. Haja vergonha

    Costa Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que o JCT tem a ver com este post?

      Se calhar canalizar esta assertividade e energia com a vergonha criminosa que se passa nos meandros da benfiquização social era mais útil.

      Santos

      Eliminar