quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Análise FC Porto 3-1 RB Leipzig - Vitória Na Marra Embalada Pelo Querer


É nas grandes dificuldades que se vê a grandeza dos grupos, e este grupo do FC Porto de Sérgio Conceição é realmente um grande colectivo, cheio de união, amizade, amor e querer. A análise dos lances vai ser feita ad nauseaum, portanto vou concentrar-me noutro aspecto: só mesmo um FC Porto à Porto pode reagir desta forma a um puxar de tapete tão cedo.

Aqui ninguém baixa braços, ninguém precisa de "derrotas vitórias morais" nem de tirar o bom do mau - não nos descansamos enquanto não lá chegamos. Em Leipzig tínhamos ficado com um amargo de boca. Os primeiros 50 minutos faziam prever o pior. Então que fizemos? Fomos à luta.

O FC Porto - apoiado inequivocamente pelo Mar Azul - foi para cima do adversário e soube arrancar-lhe a vitória que soube por fazer merecer. Nem lesões, nem inversões de tendência, nem alterações de resultado nos deixaram melindrados.

As pernas não tremeram quando Maxi, que não jogava há uma porradona de tempo, atirou ao canto esquerdo e fez repousar a redondinha na rede de golo da baliza do RB. Foi assistido soberbamente por Aboubakar. Mas antes foi embalado por um Mar que soube sempre acreditar! Notável!

Saímos do Dragão todos rotos, alguns lesionados. Outros cansados. Afinal, era mais uma final. Estivemos à altura.

Esta pressão faz diamantes. Este grupo faz vitórias. à pressão. Na garra. Na marra! Rumo ao apuramento! 

Na Europa do futebol, só uma equipa escreve uma página digna. Essa equipa é o FC Porto!


18 comentários:

  1. Grande texto. De fato nesta época do supermercantilismo poucas equipas conseguem sobreviver e de entra essas nos somos a maior.Nunca ninguem conseguiu tanto com tao pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se, como afirmou Fernando Gomes, a ideia é manter o núcleo, temos espírito para largos anos. O dinheiro a gastar é em manter o treinador!

      Abraço

      Eliminar
  2. SC parece ter a estrelinha, acabou por ter sorte de marega se lesionar e teve de preencher o meio campo senao nao sei se ganhariamos ( nao acredito que tenha sido combinado ). Agora se marega tem uma lesao muscular, ja e o segundo e contando com soares ja e o terceiro, lesoes musculares significam ma preparaçao, maus aquecimentos, com a intensidade que a equipa joga quase sem descanso começa a ser preocupante, brahimi esta cansado e corona nao tem cabedal para aguentar tanto ritmo a tanta velocidade. Temos o belenenses que pode ser uma equipa muito chata se vierem jogar tipo boavista ou leixoes, talvez o domingos ajude arranjando uma tatica especial. Vamos voltar ao 4 3 3 o que ate nem e muito mau mas ......... quem entrar e deve ser oliver tem de dar corda aos sapatos e deixar se de rodriguinhos. Boa vitoria.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Para quem não sabe, isto é que é o FCP. Quando parecia que estávamos encostados as cordas, demos a volta e vergamos os alemães, que são uma grande equipa. Grandíssima vitória. Grande mister. Para mim o mvp foi Herrera.
    Não gosto comentar comentários, mas há malta que nunca está satisfeita e vê fantasmas em tudo. Pensar que o Maresma saiu combinado com o mister para reforçarmos o meio campo, é no mínimo torcido!

    Raoc

    ResponderEliminar
  4. Epa, vidente mor, vá-se encher de moscas. Essa teoria de que foi a saída do Marega que nos deu a vitória é uma labregada, propalada insistentemente por alguns ressabiados televisivos, useiros e vezeiros no bota-abaixismo anti-portista. E eu explico porque é sandice: - esses azeiteiros enfarpelados seriam os primeiros (como eu e qualquer pessoa que não tenha o talento e visão de um treinador iluminado), eles seriam os primeiros, dizia eu, a descartar André André. Só SC sabia que André André ía entrar e superar-se. 4X3X3 com André André e Herrera no meio campo é a priori uma mudança para melhor? Aahh, se a falta de vergonha matasse... A lesão de Marega foi uma contrariedade. PONTO. Não afine por esse lamiré dos esbirros do Mar Azul.

    Ganhámos porque quisemos MUITO a vitória. E quando uso a 1ª pessoa do plural, falo de um querer transversal, de uma força uniformemente distribuída pelo portismo. Chama-se "comunhão", algo que andava há muito arredado da nossa casa. Na luta, esteve tudo em sintonia: adeptos, jogadores, treinador, equipa técnica; sentia-se a electricidade. Assim, somos irresistíveis, dá-se um agigantamento da equipa e jogamos à sombra da nossa História.

    E jogar no próximo Sábado? Está tudo doido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      é isso mesmo André Pinto, a teoria que a lesão do Marega estava combinada, meu deus, partiu-me todo! Isto é Porto e ai que saudades já tinha de sentir a equipa a jogar assim! Há pequenos pormenores que se nota e já notei no jogo contra o Boavista que tem a ver com a união entre os jogadores, e uma certa alegria de jogarem juntos, de remarem juntos para um bem comum, de união de grupo, de espirito de familia e isto é fundamental! Isto para mim é Porto, é por isto que sou do Porto!! E há 4 anos (talvez mais) já não sentia isto e parece que o SC está a tentar recuperar esta mistica.

      Podemos até não ganhar nada, porque temos limitação de plantel, mas não tenho nenhuma dúvida que este é o caminho. É este o caminho para voltarmos a ser o que fomos.

      Abraço.





      Eliminar
    2. nao nos deu a vitoria mas pode ter ajudado atendendo ao historial da outra equipa, quanto a combinaçao hipotetica nao se excitem foi so um bitaite e mais ate seria bom que tivesse sido e o rapaz estivesse no ponto porque senao estara fora um mes no minimo.

      Eliminar
  5. Por razões pessoais, não consegui ver o jogo em directo. Com muita muita pena minha por pelo que vi e ouvi esta foi uma grande noite europeia - Mais uma. O trabalho de Sérgio Conceição tem sido fantástico. F A N T Á S T I C O. Ganhar a este Leipzig não é brincadeira! Vivem-se dias muito muito bons no Dragão.

    Algo que me preocupa no entanto é o facto do plantel não ter uma ou outra opção que nos pudesse ajudar, numa altura de lesões. Estando Soares lesionado e podendo o mesmo se passar com Marega, não temos ninguém que de forma natural preencha o lugar. E isto passa-se em outras posições chave. Como diz Sérgio Conceição, o plantel é curto mas elástico, mas mesmo assim sendo creio que seria prioritário aproveitar o mercado de inverno para fazer uma ou outra contratação. Seria muito mau se fossem as lesões e a ausência de soluções que pudessem travar esta máquina que Sérgio Conceição montou.
    Nesta altura e a jogar assim, só mesmo esta questão é que nos poderá travar, porque internamente ninguém mostra estar à nossa altura.

    Pode ser que no mercado de inverno encontremos boas opções qualidade/preço que reforcem o plantel em posições-chave.

    ResponderEliminar
  6. A limitação de plantel que temos pode ser superada com união e espirito de grupo. Ontem os golos não vieram de nenhum avançado. Temos de aguentar até Janeiro e depois o clube tem de obrigatoriamente arranjar mais 1,2 jogadores ou então fazerem regressar alguns emprestados.

    ResponderEliminar
  7. A entrada do André e principalmente o seu posicionamento muito perto do Abou para secar o RB logo na primeiríssima fase de construção foi algo de surpreendente e genial. Nunca na vida teria tal ideia e talvez a minha reacção fosse a entrada do Hernani e puxar o Brahimi para mais próximo da baliza.
    Mais uma ficou demonstrado um imenso espírito de grupo, uma garra brutal e o sentimento de que se deixou a pele em campo.
    Grande jogo, grande trabalho de todos e vamos agora tentar não perder com o Besiktas e ganhar ao Mónaco outra vez.

    ResponderEliminar
  8. O Maxi tem sozinho tantos golos como o Benfica em 4 jogos de Champions? Mais só mesmo o Svilar

    ResponderEliminar
  9. O pormenor delicioso do árbitro se chamar Ovidiu.
    O verdadeiro Ovidiu árbitro...

    ResponderEliminar
  10. Deixem-se de individualizar. O FC PORTO neste momento é um imenso mar azul que começa no Sérgio e acaba em nós!

    P.S. Mas que o Herrera foi o melhor em campo, foi:))

    ResponderEliminar
  11. Boas Jorge! E demais portistas!
    Conforme escrevi no meu https://wordpress.com/post/dragaoatentoiii.wordpress.com/15932 a lesão do Marega foi uma grande contrariedade, pois por si só o Marega mantinha em respeito 2 ou 3 defensores do Leipzig. A certa altura do jogo tive receio que a equipa portista não aguentasse o ritmo de jogo, as autenticas cavalgadas dos alemães. Felizmente acabou por correr tudo bem e a equipa de arbitragem não anular o 2º golo do Danilo por fora de jogo. Pois por muito menos têm sido anulados golos ao FC Porto na nossa Liga interna.
    Quanto ao resto, acho que o FC Porto tem necessidade de pelo menos contratar mais um avançado experiente tipo "Bas Dost"de modo a colmatar as ausências dos lesionados
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  12. Boas Jorge! E demais portistas!
    Conforme escrevi no meu https://wordpress.com/post/dragaoatentoiii.wordpress.com/15932 a lesão do Marega foi uma grande contrariedade, pois por si só o Marega mantinha em respeito 2 ou 3 defensores do Leipzig. A certa altura do jogo tive receio que a equipa portista não aguentasse o ritmo de jogo, as autenticas cavalgadas dos alemães. Felizmente acabou por correr tudo bem e a equipa de arbitragem não anular o 2º golo do Danilo por fora de jogo. Pois por muito menos têm sido anulados golos ao FC Porto na nossa Liga interna.
    Quanto ao resto, acho que o FC Porto tem necessidade de pelo menos contratar mais um avançado experiente tipo "Bas Dost"de modo a colmatar as ausências dos lesionados
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  13. Aquí aos que Sao muito lampeiros a dizer k o golo do Danilo e ofside tambem deveriam dizer que ficou un penalti evidente por sancionar por Mao na bola quando está Ia a baliza.So para sernos um poco más justos.

    ResponderEliminar