sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Análise FC Porto 3-0 Rio Ave - A Quase Goleada de Sonho


Que alegria, que felicidade! Retornei à minha casa para ver um jogo excepcional, com uma primeira parte de antologia. Jogar com os "caxineirinhos" como nós jogamos não é para qualquer um, meus amigos! Estamos numa forma absolutamente extraordinária, com um querer e uma raça ímpares e temos a sensação que todos estamos a ponto de saborear o céu. Que alegria, que felicidade! Vamos a notas!


Azul Mutante - Sérgio Conceição - interessante como Herrera se refere a ele como "profe" - é absolutamente exímio na preparação dos jogos. A cada táctica, uma reacção e um antídoto correspondente. Eternamente variável, mutável, mutante. É rara a vez que somos apanhados em falso, e quando o somos, reagimos como anticorpos à volta de doença - sufocá-mo-la até perecer. Assim foi, num festival de jogadas de contragolpe do mais Samurai que pode haver, com uma perícia e destreza absolutamente estúpidas, até ao controle dos momentos e tempos sem desesperar. Nem quando ficamos sem Danilo! De imediato André André e Herrera se adaptaram, em hípervelocidade, partilhando o trabalho do membro que faltava. De imediato, o extremos e laterais foram a capa de algumas imprecisões. De imediato, o cheque-mate final. Fantástico e irrepreensível!

Brahimi - Uma visão soberba de jogo do "egoista", que mais uma vez demonstrou claramente que este é, pela enésima vez, um preconceito sem qualquer aderência à realidade. Yacine Brahimi jogou para a equipa e não para si. Absolutamente ímpar pelo meio, pelo lado, no ataque, na defesa. Absolutamente formidável, o Mago argelino! Inesquecível!

Seriedade - Bastou, para Sérgio Conceição, do discurso redondo de que "todas as competições são para levar a sério" e depois chegar ao campo e jogar com uma equipa de suplentes e desconexos. Jogaram os titulares - ou regulares titulares - e um regressado. Que, na altura do realmente, deu lugar à figura principal. Brincar, é no Batalha! É assim mesmo! A Taça da Carica pode ser lateral, mas fica bem no Museu juntamente com a de Portugal e a do Campeonato. Siga!


Ineficácia de Enlouquecer - Na primeira parte, falharam-se golos "pra mundial". 6, 7? Uma estupidez! Golos cantados, toques, bolas ao poste, foi uma alegria! Na segunda parte, tentaram-se golos bonitos para arrumar com o jogo! Dá uma ideia da avalanche ofensiva, certo? Pois. Mas o certo é que o Rio Ave teve a reacção natural à procura do golo que o fizesse voltar ao jogo, e houve desgaste que não existiria certamente com uma primeira parte nuns 5-0. É pra matar, pobo!

Um Ferrari Bem Vermelhinho - A forma nojenta como se comportou em campo, este verme, mostra perfeitamente o quanto é o último dos Moicanos - vai continuar agarrado ao Mastro do Titanic, a cantar o My Heart Will Go On, afirmando-se como papoila saltitante, enquanto os ratos fogem de um navio a afundar. Parabéns, vais ganhar a medalha de lata, com aquele teu prazer sexual enquanto puxavas mais um vermelho absurdo na carreira do Danilo. "Teve tudo para mostrar que é árbitro, mostrou tudo a justificar porque não é. Falta de critério, coerência e autoridade" - Jorge Coroado. Sim, meus caros Portistas - e já agora, senhor Perdigão! -se o critério for este, o papoilas acaba metade dos jogos por falta de jogadores no campo! Haja vergonha!

Ia falar sobre a tendência Orwelliana do 5lb, mas o Drax adiantou-se. És o maior, pá! Subscrevo! 

11 comentários:

  1. Grande Jogo! A primeira parte foi avassaladora. Ver jogos assim dá gosto e mais gosto ainda dá quando vemos os jogadores absolutamente comprometidos e até divertidos por manter aquele ritmo. O SC tem sido fantástico. Já não há mais palavras para classificar o que este senhor tem feito.

    A finalização foi foi o calcanhar de Aquiles. Não podemos falhar golos desta maneira. Fico apreensivo pois para ganhar preciso de golos, não basta jogar bem. Por esta altura, já deveríamos ter outra distância que não temos para os nossos rivais. Tivemos oportunidades para em condições normais ganharmos a Sporting e a Benfica, embora este último tenha tido tenha sido a arbitragem que nos impediu de tal fazer. A bola chegou a entrar na baliza. Não me lixem. Espero que estas últimas jornadas da primeira volta e em especial o jogo da luz, traga alguma justiça pontual ao nosso clube. Sinceramente já nem sei que resultado é que prefiro. Talvez o empate fosse o ideal. Mas se o Sporting ganhar pelo menos começávamos a ficar com a certeza que o Benfas este ano já não ia lá.

    Mas para aproveitarmos o desfecho desse jogo temos de ganhar em Vila da Feira. É entrar em campo novamente com a faca nos dentes cara*** e se possível não falhar tantos golos.

    Por agora, finalmente os grandes momentos de futebol no dragão são uma constante. A última vez que assim foi aconteceu com Villas-Boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ganharmos os nossos jogos somos campeões de certeza.

      Abraço

      Eliminar
  2. Começando pelo fim, não percebo de todo os critérios por que se rege o Sr. António Perdigão para considerar "aquilo" uma arbitragem positiva. Dois jogadores do Rio Ave deveriam ter sido expulsos - Rúben Ribeiro por aquela entrada violenta ao Corona e Yuri Ribeiro também por duas faltas sobre Corona -.

    De forma muito resumida diria que o FC Porto anulou de tal maneira o Rio Ave que as papoilas já andam por aí a chorar que o Rio Ave não teve a mesma atitude contra eles (devem ter ficado ressabiados pelas palavras do Sérgio Conceição ao amigo Pepa)

    Destacaria ainda as exibições de Herrera que está um senhor naquele meio-campo, que continue assim até ao fim da época e de Ricardo que parecia uma enguia a passar por aquela defesa do Rio Ave.

    ResponderEliminar
  3. falhamos demasiados golos, um desperdicio completo. Danilo foi expulso corretamente por mau comportamento, pronto nao e pizzi, samaris, luisao, fejda, almeida, etc mas nao podemos ser como os lampioes. Alias danilo estava estoirado e assim este tipo de erros acontecem, herrera estoirou e nao tarda temos mais um ou dois com lesoes musculares, convem fazer descansar, o plantel e curto?? entao nao se pode abrir mao de oliver, soliveira por exemplo. NA SEGUNDA PARTE DURANTE ALGUM TEMPO ANDAMOS AOS PAPEIS e se eles marcam o golito seria mais desgaste, mais chatices.

    ResponderEliminar
  4. Avassalador. Simplesmente avassalador. Não me lembro de ver tantas oportunidades de golos serem criadas num jogo contra uma equipa da mesma divisão. Podia ter ido para níveis históricos.

    Abraço e feliz Natal a todos(as)!

    ResponderEliminar
  5. É uma vergonha o Porto Canal ter um personagem como um tal Perdigão como comentador de arbitragem. Consegue branquear uma arbitragem vergonhosa do Ferrari vermelho. Até consegue ver que antes da bola bater na mão primeiro bateu na cabeça e por isso o padre fez bem em não marcar pênalti. Mas o homem não se enxerga? Ouvir um sujeito corporativista deste que se calhar anda à procura de tacho na Apaf ou no CA da-me vômitos. O seu politicamente correto enjoa. Parece um cartilhado infiltrado. Quando ele fala desligo o som pois o homem é irritante.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Jorge.

    É troca por troca porque a minha leitura do jogo de ontem está toda na tua análise.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Só não gostei de uma coisa no jogo (não foi o árbitro, já estamos vacinados!). Foi de ter... acabado!!!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Jorge Vassalo

    Este mês de dezembro foi muito bom, e so não ganhamos ao clube do regime por azar e padre.
    Confesso que temi um pouco estes jogos seguidos, todos de media alta dificuldade em varias competições, mas o jogo jogado tem mostrado um FCP muito competente, e como sabemos alguns jogadores não são topo de gama, mas com um treinador competente nem se nota a diferença.
    É continuar assim ate ao fim.
    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar