quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Análise FC Porto 5-2 Mónaco - Regresso Ao Nosso Lugar Habitual


Estamos então nos oitavos de final da Champions. Conseguimos o objectivo com todo o mérito e de uma forma expressiva. Jogamos um futebol de risco, intenso, aguerrido e rápido, que tende a ser descompensado e oscilante, mas não há dúvidas da nossa entrega e Alma. Não há muito a dizer quando ao intervalo já vencemos por 3-0, com belos golos e bons pormenores, quando ainda prolongamos a vantagem como reacção aos golos do adversário.

Vítimas de uma arbitragem péssima - o penalti averbado a Marcano - soubemos responder com aquele espírito guerreiro que caracteriza o FC Porto de volta às suas raízes. Quando o futebol é o que impera, mostramos que estamos num patamar acima de todos os outros. Certo que a tarja exibida pela claque Portista mostra bem a vergonha da assimetria que grassa quando comparamos o campeonato nacional com a prova rainha do futebol. Mas a verdade é que os factos estão lá para quem os quer ver, e o FC Porto agiganta-se sempre à altura dos desafios. Alex Telles - que belo e merecido golo - Brahimi, Herrera, Danilo e um superlativo Aboubakar foram os grandes arquitectos desta vitória.

Como pontos negativos, só posso destacar a estupidez de um Felipe que precisa de assentar os pés na terra. Felipe, a tua reacção destemperada rendeu-te uma saída que poderia ter comprometido a equipa, não fosse Reyes se ter portado de uma forma bastante aceitável. Está na hora de saberes que ainda tens muita estrada para percorrer até chegares a ser o central que almejas. Está na hora de um banho de humildade e simplicidade. A ver se começa já no domingo.

André André também se amarelou cedo, e pouco fez para lá do atraso para Danilo, embora tenha sido por ressalto. É curioso ver que Sérgio Conceição - todo o mérito deste apuramento é dele e toda a capacidade de operar um milagre de fazer muito com o pouco que tem - pôs, definitivamente, Óliver na porta de saída. Otávio, Sérgio Oliveira, André André, o roupeiro, o apanha bolas, o delegado, estão todos à frente. Não deixa de ser paradoxal encostar-se um jogador de 20 milhões enquanto dizemos que o plantel é curto.

Também fico perplexo quando aplaudimos golos marcados CONTRA NÓS. Gosto muito de Falcao e de Moutinho - quem não? - mas isto parece-me tudo paradoxal.

Resumindo, enquanto uns exultam a expulsão de um jogador, outros vão em frente na prova principal do futebol europeu. Cada um à sua dimensão, imagem e valor.

E que bom foi ver, apesar de doente, a azia descomunal do Carlinhos de Paredes e o enterro que ía pela SIC Notícias. É verdade, meus amigos, nem todo o colinho do mundo para com o mais maior grande o faz, efectivamente, ser alguma coisa de jeito. Na Europa do futebol não há lavagem que chegue. É engolir a pastilha e andar prá frente.


13 comentários:

  1. Caro JV,

    Sem tirar nem pôr! Uma boa vitória que espero que sirva para ganhar moral e carburar forte nos próximos jogos. Temos o derby da autoestrada no início do ano e até lá, temos de ganhar sempre.
    Nota apenas para o Felipe e o Otávio:
    O primeiro anda mesmo maluco. Não sei o que lhe disseram e quem lhe disse alguma coisa. Mas parece burro.
    Quanto ao segundo, fiquei com pena de mais uma lesão muscular! Está mesmo difícil para o rapaz. É pena porque o Otávio que já vimos no Porto podia ser bastante útil.

    Siga para bingo.

    Grande abraço
    Bala

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu blogue já está ali no lado! -> Vê lá se p vais actualizando!

      Abraço

      Eliminar
    2. Muito obrigado.
      A responsabilidade é grande! :)
      Sempre que puder atualizou.

      Grande abraço
      Bala

      Eliminar
  2. ... e a falta que Oliver faz! E a falta ainda maior que Oliver vai fazer se, como afirma, ele estiver já na porta de saída.

    ResponderEliminar
  3. e isso ai, concordo. vamos assentar e ganhar ao setubal, depois nao gosto de oliver mas sao 20M e plantel curto portanto so pode ser uma daquelas teimosias doientias de SC. O nosso problema ha anos e o meio campo, se tivessemos jogadores a serio no meio campo o ano passado tinhamos ganho o campeonato apesar de tudo. Ou entao poe se a jogar os da B como luizao que ja percebi nao parece muito do agrado de SC enfim manias. Em setubal vai jogar provavelmente corona que nao tem estrutura mental para jogar numa equipa de topo. REALMENTE SEM OS PADRES OS LAMPIOES PROVAVELMENTE NEM UM TINHAM GANHO DOS 4 QUE DIZEM TER GANHO, ESTA PROVADO COM TODAS AS LETRAS. Temos muita potencia na frente precisamos de 2 medios muito a serio e um def central bom.

    ResponderEliminar
  4. Vassalo,
    para mim este jogo trouxe-me 2 pensamentos:

    1. A diferenca entre um jogo em que somos roubados, criamos oportunidades e um cepo as falha VS um jogo em que somos roubados, criamos oportunidades e os jogadores concretizam NAO E O ARBITRO!!! Porque claramente, fomos tao roubados neste jogo como com as galinhas...

    2. Depois de um jogo em que falhou 3 oportunidades escandalosas (alem de todas as bolas que normalmente perde so porque sim) e outro jogo em que marcamos 5 golos e nao ha sequer uma jogada que tenha o seu contributo, podemos finalmente dizer que o Marega nunca, mas nunca deveria ser titular?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos.

    UEFA ajude-nos a caçar o polvo vermelho.

    Foi uma grande vitória só ao alcance dos melhores e o melhor de Portugal é o FcPorto.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  6. Jorge!
    Off the topic

    Hugo Miguel revela-se lampião fanático no facebook...!
    Hugo Miguel no facebook
    “Gosto tanto de os ver provar do próprio veneno”, escreve o árbitro. Obviamente, em nenhum momento ele refere que quem está a provar o veneno é o FC Porto, mas pelas reacções e comentários, está bom de ver, que as pessoas não têm dúvidas que o árbitro já escolheu um lado, em toda esta polémica, comparando este caso recente com o do ‘apito dourado’.
    Recorde-se que o FC Porto está a acusar o Benfica de corromper a arbitragem portuguesa, a seu favor. Nos comentários, o também árbitro Duarte Gomes foi dos primeiros a reagir, com emojis a concordar com Hugo Miguel. E um dado que também não escapou à atenção de alguns adeptos é que Carlos Janela, da comunicação do Benfica e o alegado autor da célebre cartilha benfiquista, colocou um like no post de Hugo Miguel.
    http://remate.pt/arbitro-hugo-miguel-goza-com-fc-porto-no-facebook/

    Veja-se
    https://wordpress.com/post/dragaoatentoiii.wordpress.com/16238

    Abraço

    PS- PF passa pelo meu e deixa lá de tua justiça

    ResponderEliminar
  7. Olá JV, boa tarde.
    Nunca simpatizei com aquelas atitudes meio piegas dos jogadores quando marcam à sua antiga equipa. Do lampião RC, a chorar depois de marcar um golo aos sacanas-sem-lei, até ao Quaresma que tentou não esboçar o mínimo sinal de satisfação no golo dos turcos contra o FCP. Agora o cúmulo é aplaudir um golo adversário só porque foi marcado por um "nosso 2 épocas ex-jogador" acho uma grande barda... Estivéssemos a perder ou empatados e o Leipzig a ganhar e queria ver os aplausos. Para mais e na minha opinião, se o JM deixou portas abertas no Dragão, tal não considero em relação ao RF. Tenho memória dos golos que marcou com a azul-e-branca mas também da declaração que proferiu ao transferir-se para o AM de que tinha finalmente chegado a um grande clube da europa. Ehpá ficou-lhe mal, não sei fez-me 'espéce'. Até podia ter-se retratado e limpado a sua lamentável saída verbal mas, tanto quanto sei, não o fez. Por este andar qualquer dia ainda apanho os adeptos do FCP a fumar na cama, que é como dizer, a aplaudir um ex- que, entretanto, passou a representar a camorra de carnide ou a lagartada inventora do AD.
    1 abç e viva o FCP
    Luís Oliveira
    PS: O contador não pára. É cartão de visita para um muito merecido e oficial agradecimento ao quanto este tasco tem elevado o nosso abençoado brazão ;))))

    ResponderEliminar
  8. Caros frequentadores deste PU (é "Porto Universal" não confundir com outras interpretações como, por exemplo, "Polvo Universal") alguém pode esclarecer como é possível que não encontre o livro "Polvo Vermelho" à venda aqui em Lx??? O que passou se??? Foi censurado a sul do Mondego, ou o defeito é meu?
    LO

    ResponderEliminar
  9. De facto, aquilo na SIC Noticias não estava nada famoso. Enfim, como de costume quando o Porto alcança ou faz algo de relevante. Então a cara do Paulo Garcia não enganava mesmo nada. De resto, foi assim um bocado em todos os canais. E por falar em programas de TV, falo no "MaisBastidores" deste Sábado à noite. Foi bom perceber como o programa correu sem o Brás ou o Aguilar presentes. Quando o assunto foi o jogo do Benfica-Estoril o dito "espeialista" em arbitragem Jorge Faustino, levou um dos maiores apertos que tenho memória. O Pedro Sousa disse-lhe umas quantas verdades e o menino sem a ajuda do Brás ou do Aguilar nem sequer piou.

    ResponderEliminar