quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Da Arte De Ver Por Ver


Se alguma coisa nos conseguiu deixar esmagados - a mim, pelo menos, assim o fez - foi o quanto toda esta luta é fútil. Ficamos, com a revelação dos e-mails de Pedro Guerra, a conhecer os contornos realmente macabros e subversivos de toda esta história.

Teias intrincadas com a política, com os agentes decisores, com as forças policiais e judiciais. Teias de compadrio e de promiscuidade com os media, que têm como única função o branqueamento das falhas e a exultação das virtudes dos escolhidos, à imagem de um bom sistema totalitário.

Coacção e chantagem, baseadas na mais bíblica tradição, com especial incidência na inveja e na luxúria - predominantemente esta última - ao ter registos de amantes, agregados, preferências e preços. Custa acreditar que pessoas em lugar de decisão escolham determinadas posições baseadas no medo da exposição das suas fraquezas interiores ou dos seus vícios privados?

A mim, onde fico? Fico no prazer que me dá ver a minha equipa jogar, de falar com ela no A Culpa é do Cavani , ainda que saiba que o sistema está viciado e que esta podridão parece agradar a todos, menos à minha equipa, e que acaba por vitimar mais depressa aqueles que dançam alegremente em direcção ao abismo: a liga desvirtua-se, ganha má fama, fica com menores patrocínios, menos recursos, menores capacidades. Aqueles que acham que estão a fazer uma grande coisa a agradar ao regime, estão apenas a cavar a sua sepultura. As arbitragens são anedóticas, o "internacional" passa a ser uma mera designação de lapela.

Mas sozinhos vamos a algum lado? Pelo menos o FC Porto joga sempre contra 16, jogos difíceis e duros, porque injustos, e assim está a aprimorar-se e a poder ficar no nível europeu que lhe é característico. 

Um dia talvez sejamos a jangada de pedra. Até lá, batalhemos. Sem ilusões, mas com uma imensa vontade. À Porto!

2 comentários:

  1. quer se queira quer nao nada ficara como dantes, continuemos a denunciar, num pais pequeno e com concentraçao de tudo na capital por razoes defensivas fruto da nossa pequenez territorial ( sempre foi assim, foi assim que se manteve o tamanho do brasil, as fronteiras de angola, moçambique, etc), sao coisas que dificilmente mudarao, agora cabe ao porto clube, cidade , regiao lutar contra isso e impor se doa a quem doer. A saida dos emails para o mundo foi no sentido de esvasiar os conteudos, foi o polvo que o fez , se tiver que sacrificar um ou tres braços sacrifica sabendo que se regeneram, temos de ser sempre duros, chatos mesmo. Nao gostei do que o SC disse numa recente entrevista, parece querer ser bispo, perdeu uma taça por ser anjinho e por gostar de ser vaidoso, se existe polemica tem origem no benfica, parece ele ate que nao sabe como empatou no dragao e nas aves embora aqui tenha sido o mesmo anjinho quando da final da taça.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    Creio que no fim de contas, depois de todas estas revelações e as que onde vir, nada vai ficar como antes. Acho mesmo que o manancial de informações é tanto e tão nojento que cabeças vão rolar. E se nós, simples adeptos temos uma forte noção do que é o polvo vermelho, imagine-se então quem está a investigar esta matéria e a montar o puzzle.

    Vai ficar conhecido para todos verem, quem é que se relacionava e alimentava o Polvo, quer dentro quer fora do relvado, nos jornais e nas televisões. Quando o Ministério Público corroborar a autenticidade dos emails, vai cair o carmo e a trindade. De uma vez por todas vai ser posto de parte o "se" a que muitos ainda se agarram com todas as forças!!!

    Este escândalo ameaça ser de facto o maior no desporto português. Se provas existirem que o Benfica controlava as classificações dos árbitros - e eu acredito que existem e não são poucas - só uma coisa pode acontecer: Penalização desportiva. Duvido que origine a descida de divisão, mas creio que o que será mais provável possa ser a retirada de pontos.

    Durante o Apito Dourado fomos vergonhosamente indiciados e julgados por algo que era transversal ao futebol português. Numa altura em que ganhávamos em Portugal e na Europa, tentaram por todas as vias acabar connosco. Os paladinos da verdade eram Vieira e a sua corja, com todo o apoio de uma comunicação social bajulativa - a mesma que agora persiste em não dar o destaque devido a este escândalo.

    Nessa altura ninguém se preocupava com a ilegalidade das escutas. Hoje, esses mesmo media como hipócritas e vendidos que são, não param de realçar e criticar a ilegalidade dos emails.

    ResponderEliminar