domingo, 11 de fevereiro de 2018

Análise GD Chaves 0-4 FC Porto - Goleada à Porto, A Embalar a Semana


Um excelente jogo de futebol em Chaves, abriu caminho à confirmação do que tenho como verdadeiro - a jogar futebol, somos a melhor equipa em Portugal. Este resultado é enganador e esconde um Chaves muito bem organizado - o trabalho de Luís Castro é fenomenal - que nos deu uma excelente réplica e nos fez tremer variadíssimas vezes, mormente por um endiabrado Matheus Pereira, que não consigo entender como não tem lugar no Sporting. Só que, do outro lado, estava um picado Soares que deu corpo àquilo que era a atitude à Porto de início que tenho - temos, muitos! - vindo a reclamar este tempo todo. Fomos com tudo, demos tudo, marcamos dois bons golos (o segundo foi um tiraço à matador!) e defendemos o perigo real do adversário com qualidade. 

No segundo tempo, entramos bem na mesma, e obrigamos o Chaves, que ainda acreditava mas já perdia discernimento, a esgotar todo o tanque. Quando Marega marcou o terceiro, num remate pleno de intenção (cof cof), acabou com o ânimo do Chaves e desligou a cabeça dos Portistas, naturalmente imediatamente a pensar nos Himalaias que vão ter de subir para ultrapassar Mané, Salah, Firmino e companhia limitada. Perdeu-se critério e capacidade de pensar em aproveitar para fechar com chave de ouro o resultado, mas ainda deu tempo para premiar a dupla de meio campo, que mais uma vez esteve bastante bem, e combinar a assistência de  Herrera com o excelente remate após recepção de peito de Sérgio Oliveira para um merecidíssimo 4-0. Maior tónico para uma semana difícil, não poderia haver. Vamos a notas.


Atitude contra as dificuldades - Meia equipa entre o cansaço crónico e o estaleiro? Não há problema! Neste Futebol Clube do Porto não há quem jogue mal! Mais minutos, menos minutos, mais titularidades ou menos, cada um dá tudo de si e aproveita todos os minutos para fazer correr bom futebol pelas veias azuis e brancas! Um grupo unido, em que ninguém está de fora, uma alegria esfuziante, é o maior propulsor para um merecido primeiro lugar (e com um jogo a menos!). Poderá ser possível parar este espírito, mas é certamente dificílimo!

Soares - Nada como responder ao supra referido picanso com 4 golos, todos eles de importância fundamental. Hoje mais dois, um deles de compêndio. Para lá disso, trabalhou que se fartou e ajudou os colegas defensiva e ofensivamente. Muito bem!

Sá - Que grandes defesas, que segurança e postura vertical! Bravo, Zé! Estou convencido! É assim que se mostra o valor!

Otávio - Não percebi a sua inclusão no onze, à partida, confesso, mas ainda bem que não sou eu o treinador! Velocidade, verticalidade e garra! Muito bem! Essencial no roubo que deu origem ao primeiro golo, foi perdendo natural fulgor ao longo do jogo, mas está aí uma grande alternativa Yacínica. E Corona à esquerda também não esteve nada mal!

Soares Dias - Critério largo, à liga grande, é isto: nada de faltinhas mixurucas, nada de parar a cada toquinho, deixar o futebol respirar - esse é o segredo. Mas só com grandes equipas como o Futebol Clube do Porto e o Desportivo de Chaves é que este sai a ganhar - só quando se assume o jogo, o perigo em cada lado do campo, a fisicalidade inerente. Este foi um belíssimo jogo de futebol, graças às três equipas. Não seria bom que assim fosse sempre? 

13 comentários:

  1. concordo. com osorio ficamos intrataveis, e com danilo ainda mais , s oliveira quer jogar , deixem no jogar. Mas perdemos pontos com o moreirense, o aves e estamos a perder com o estoril, tudo equipas do fundo da tabela que estao a lutar para nao descer, nao pode ser e ja tinhamos o soliveira so que no banco, mas nao tinhamos soares nem paciencia, nem warris, nem osorio, nem paulinho, MAS MESMO ASSIM, MESMO COM ARBITRAGENS DEPLORAVEIS NAO PODE SER CARO SERGIO CONCEIÇAO. Afinal com o chaves jogamos num 4 3 3?? com mais um medio ofensivo? Estamos bem e temos agora plantel para fazer todas as provas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vidente Mor!
      Perdemos pontos com o Moreirense e com o Aves? Pois! Jogar em campos com as dimensões mínimas e contra equipas que adoptam a estratégia do "autocarro de dois andares"; e ainda, além disso, o relvado é de fraca qualidade; nestas circunstâncias é muito mais difícil praticar bom futebol, e, por conseguinte a equipa portista revela mais dificuldades por lhe faltar espaço para desenvolver o seu futebol. Em contra partida, para as equipas pequenas é mais fácil jogar com a tática do ferrolho, grande aglomeração de jogadores na grande área porque como já toda a gente sabe: no futebol, é muito mais fácil destruir do que construir...

      Abraço,
      Armando Monteiro,
      dragaoatento.blogspot.com

      Eliminar
  2. "Critério largo, à liga grande, é isto: nada de faltinhas mixurucas, nada de parar a cada toquinho, deixar o futebol respirar - esse é o segredo"

    Hmmmmmmm.....nnnnnnnnn....custa-me a engolir mas vá, tá bem...tenho aqui atravessado na garganta um pisão ao Soares que nem falta foi e um lance, também sobre Soares, que era expulsão mas prontes, vá

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as entradas do Maxi que poderiam ter dado vermelho, e os toques e corpo feito de alguns nossos que também poderiam ter sido uma festa... vá lá, vamos não ver só para um lado.

      Quando é, é. Quando não é, não é.

      Abraço

      Eliminar
  3. ...por acaso até gostei de ver darem pau...não sei porquê...talvez porque os campeonatos também se ganham ao foeiro quando é necessário. Logo que não ponham a integridade física de ninguém em causa, siga e quando ao contrário também existe fogo, então é mesmo jogo para machos, à Sérgio - vejam no YT como ás vezes jogava...
    De resto,chek!

    ResponderEliminar
  4. Vitória segura do FCPorto.
    Tinha apostado no Paulinho em detrimento de Otávio, mas este último esteve bem.
    Finalmente SC teve bom senso, poupou Brahimi, e deu algum descanso a Ricardo e Marega.
    No jogo com Liverpool meio campo a três (Herrera, Sergio Oliveira e Paulinho), para deter a avalanche ofensiva dos britânicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinho nao foi inscrito na Champions e nao entendo como pode preferir um jogador que chegou agora, ao Oliver que está rotinado com este plantel desde o inicio do ano num jogo tao importante, mas tudo bem. Devo ser eu

      Eliminar
    2. O Óliver jogou 9 minutos a 10... não sei se isso é bem "estar rotinado"...

      Abraço

      Eliminar
    3. Paulinho chegou e trouxe novos adeptos com ele.

      Eliminar
  5. Costuma-se dizer, pelo menos quem jogou ao mais alto nivel (não, não é o meu caso...), que antes de um jogo super motivante como vai ser o Liverpool para a Champions, os jogadores já estão com a cabeça nesse jogo.
    Pois bem eu concordo! Mas desta vez, em Chaves, lá no Marão, foi um pensamento positivo, de raiva, querer, superação e vontade de mostrar ao Sérgio Conceição que há ali jogadores que com mais oportunidqades e maiores rotinas, podemos sempre contar com eles. Como não somos máquinas, todos os jogadores durante a época tem os seus altos e baixos de forma, se bem que haja charlatães a dizer que se podem encontrar os picos de forma no mês que pretendem, mas isso é outra história.
    Daí as minhas congratulações por ver Sérgio Oliveira, Corona (defende á... central!!!), Reyes, até Maxi e, porque não... Soares, darem-nos respostas claras e risonhas para que o cansaço de alguns jogadores se torne a felicidade de outros.
    E sobretudo ver um treinador que diz que é pago para treinar aquilo que tem, enquanto o suprasumo, o guru, o mestre, o maior de todos os tempos se perde em lamentações de não ter o seu ponta-de-lança disponivel, numa equipa que gastou 60 milhões em aquisições!!!

    Lamentável, vergonhosa, terceiro-mundista os comentários do execrável Freitas Lobo, que esteve 60 minutos (!!!) a pedir um golo do... Chaves!!!! Vai para a grande pqp ó Lobinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Freitas Lobo não poderia ser mais anti-Porto nem que tentasse.. foda-se!

      Abraço

      Eliminar
  6. Pois enganei-me com o paulinho, 3 médios Herrera, Sergio Oliveira, Oliver.

    ResponderEliminar