quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Análise GD Estoril Praia 1-3 FC Porto - Juggernault De Futebol Repõe A Verdade


Tanto se quis, tanto se falou, que queríamos ganhar na secretaria, que não éramos capazes de vencer nas quatro linhas, etc etc reubeubeu pardais ao ninho e, no final de contas.... em 20 minutos estava feito. Entramos com a atitude, a garra e o apoio - apesar de tudo terem feito para não o termos! - que eram precisos e dizimamos a estratégia do Estoril. Nada mais do que justo, nada mais do que inteiramente merecido. Tivemos o resultado que indubitavelmente merecemos. E saímos do terreno das "lideranças provisórias". Vamos a notas!


Pra cima deles, carailhe! - Que vendaval de futebol que fizemos na primeira meia hora! Intensidade e pressão demolidoras, a profundidade de Marega e Soares a fazer estragos, o livre perfeito de Alex Telles, os passes e pressão de Brahimi, Sérgio Oliveira e Herrera, com Sérgio ainda a bater com mira telescópica livres e cantos, foram simplesmente sufocantes. Ah e tal, lance duvidoso! Boo freakin hoo! Depois do Waris e Soares e companhia, vir falar disto é muita cara de pau!

Apoio dos adeptos - Depois da canalhice que o Estoril fez para evitar que o apoio Portista estivesse presente, foi fabuloso ver o apoio constante e orgulhoso do Mar Azul. Onda em número, Tsunami em valor! 


As lesões - Se a lesão de Corona apenas tirou discernimento ao mexicano, a de Alex Telles, para mim o nosso melhor jogador, inspira cuidados e apreensão. Esperemos que não seja nada de especial, porque faz muita falta, apesar da boa entrada de Diogo Dalot. Telles é de classe mundial e a sua entrega é ímpar!

As substituições - Se a entrada de Dalot foi natural e positiva, já a de Hernâni trouxe velocidade mas muito pouco discernimento e, pela enésima vez, não sou capaz de compreender a opção por André André quando o jogo pedia claramente o controle, a posse e discernimento de Óliver que, ainda por cima, vinha de vinte minutos cheios de força do último jogo. Esta preferência, para mim, nunca fará sentido. Foi uma absoluta nulidade.

Bem feitas as contas, no final, foi tudo dar ao mesmo. Ainda assim é imperativo que o FC Porto vá até às últimas consequências para castigar aquilo que poderia ter sido uma tragédia. Não é por termos ganho o jogo que devamos desistir da secretaria!

Entretanto, a minha voz de protesto para com aquele escroque do Pedro Henriques, o comentadeiro, que destilava o seu ódio pelo golo validado a Alex Telles, e assim seguiu insurgindo-se contra a prestação estorilista. Se não conseguem tirar a camisola... deixem de comentar! Mas isto só é possível na TV do senhor Oliveira... espero que, na futura renegociação, o FC Porto tenha tudo isto em conta...

Entretanto, a todos abaixo do Mondego... é lidar....


11 comentários:

  1. A azia mentirosa e perversa q anda por aí é...sufocante!!!
    Mas sabe TÃO bem!!!...

    ResponderEliminar
  2. Julguei que o FCPorto no melhor das hipóteses empatava, felizmente enganei-me.
    Na tvi endemol a jornalista Carla Moita estava de cabeça perdida ao FCPorto chamava fcporco e dizia que o 1 golo Azul e Branco tinha sido o erro mais grosseiro do campeonato. Será que o José Eduardo Moniz ainda manda na tascatv?

    ResponderEliminar
  3. Na mouche, na mouche, Jorge! Vendaval de futebol? Vendaval de atitude. A tactica, a estrategia nao foram para aqui chamados. Tudo querer - um homogeneo, harmonioso, gigante querer. Nao sei como pode haver portista apaixonado que nao esteja com este treinador, esta rapaziada. Para mim, sao campeoes, porque - e isto seria tema para abismais conjecturas - porque a principal competicao joga-se no caprichoso e movedico campo cardiaco do adepto. Nao sei se havia outra forma de gerir cansacos e outros detalhes tecnicos do plantel. Nem acho que interesse, neste momento. Esta e agora uma equipa em superacao, para la dos limites fisicos, mentais, etc. Era aqui que SC queria chegar. Sustentar a mecanica quase cosmica desta transmutacao colectiva exige um amalgamento de vontades. Fe! Se alguma vez houve exemplo crasso da importancia da fe, da confianca incondicional no sucesso de um conjunto nestas lides, esse e o nosso caso.

    Que equipa leva 5-0 em casa e depois encena as operas futebolisticas que a nossa rapaziada deixou em campo, acto continuo, com contornos de carga napoleonica sobre o adversario?

    ResponderEliminar
  4. Bom dia . Por acaso repararam como é que a equipa entrou para a 2ªparte deste jogo e quem a liderava ? É só um por maior . Quanto ao furacão azul e branco e às reacções histéricas da 2ª circular só tenho pena de uma coisa é que o 1ºgolo, além do fora-de-jogo não tenha sido metido com a mão e... validado pelos padres só para eles verem como dói... Quanto ao futuro: é ter os pés assentes no chão e não dar tiros nos pés. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Viva Jorge!
    Sem dúvida, grande proeza os 45' da 2ª parte dos Dragões no jogo do Estoril...!
    E sim, vergonhosa a atitude dos dirigentes do Estoril em impedir que parte dos adeptos do Porto assistissem ao jogo...!!!
    Mas ainda mais vergonhosas as reacções do Benfica e do Sporting ao 1º golo do FC Porto.
    Os lampeões e lagartos além de fanáticos, têm memória curta; eles que são constantemente beneficiados pelos árbitros.
    A conclusão a que chego é que eles bem lá no fundo reconhecem que só conseguem ganhar títulos se conseguirem por meios fraudulentos (arbitragens) que o FC Porto não ganhe.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. ...é um gozo quase orgásmico ver o ódio nos olhos dos verdes e vermelhos, já não sentia isto há anos.
    Jorge, no fim da época, cada vez acredito mais, iremos estar todos a contribuir para a construção duma estátua ao SC...mesmo sem por o Óliver. Confia nas opções do rapaz. Ele já é o meu guru...

    ResponderEliminar
  7. BOA VITORIA, SEM ESPINHAS, a rapaziada do estoril e macia nem entendo estarmos a perder na 1 parte. O portimonenense e uma equipa que pode marcar mas tambem pode sofrer e muito. A RAIVA DO BENFICA E DE MUITO BENFIQUISTA ESTA NESTE MOMENTO NO TOPO PORQUE PERCEBEM QUE ACABOU A FALCATRUA, QUE VIEIRA ESTA MUITO PERTO DE SER ENGAVETADO E ATE O MONIZ ESTA A SAIR DA TOCA SO FALTA O RUI COSTA. Aquilo esta tudo com uma raiva em relaçao ao porto imopresionante, continuam a tentar de tudo na comunicaçao social lisboeta cujas direçoes nao tem mao nos jornalistas em particular a tvi que esta um asco. Nesta altura da epoca estamos muito bem fisicamente, tinhamos o campeonato ja mais que no papo naofossem os padres e amigos. Nao podemos descansar, o porto so ganha estando em guerra e em alerta permanente, sempre foi assim.

    ResponderEliminar
  8. ah e dalot e de classe mundial pelo menos a def direito, alias nao sei se ficara porca muito mais tempo

    ResponderEliminar
  9. A 2ª parte foi tão brilhante que nem me lembro da 1ª!!!

    ResponderEliminar