segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Análise Belenenses (SAD? Who cares!) 2-3 FC Porto - Tinto Num Coipo de Três

Resultado de imagem para fc porto vence belenenses 


Mais um daqueles jogos "especiais", daqueles cuja história nada ditará para lá do resultado, feio, mal jogado, estranho e esquisito. O relvado não ajudou - há que repensar seriamente toda esta complacência sobre aquilo que tão drasticamente pode mudar a fluidez e velocidade de um jogo - mas a desorganização total da equipa quase até ao fim do jogo dá que pensar. Não pode o FC Porto ser tão sinusoidal ao ponto de se ir de bestial a besta no espaço de dois jogos. Vamos às notas.


Alex Telles - Tudo o que de bom houve, ofensivamente, até aos 75 minutos, veio dos seus pés. Ligou o modo assistência e varreu o corredor como um louco. Além disso, teve um sangue frio à Ronaldo para fazer aquilo que é uma raridade neste FC Porto - marcou um penalti. Parece pouco, mas dada a coisa que foi este jogo.. é o melhor possivel.

Iker Casillas - Se não perdemos, é a ele que devemos. Iker continua em grande forma, nada podia fazer nos golos - e mesmo assim quase defendia o segundo! - mas as defesas que fez, foram extraordinárias. A sua reacção na marcação do penalti mostra um comprometimento com o Brasão Abençoado absolutamente fantástico. Não nos esqueçamos, é um dos maiores guarda-redes da História do Futebol!

Óliver - Digam o que disserem, a fase de maior pendor ofensivo - que veio também com a mudança de sistema para o acomodar, finalmente, à sua posição, honra seja feita a Sérgio Conceição - veio com a sua chegada. Entrou algo ansioso, como quase sempre, mas passado cinco minutos já estava a ser o eixo que só ele sabe, realmente, ser. Tem, no entanto, de uma vez por todas, de ultrapassar o trauma do golo. Na sua arrancada pela esquerda, não era para servir Aboubakar. Era para fuzilar e mais nada. Com Lopetegui apontou 7 golos. Desde então fez mais 3. Só. Talvez se deixar de ser um mera saca-rolhas. Já está a fazer por merecer mais.

Critério  - Sim, vou destacar Carlos Xistra. Não concordo que nenhum dos penaltis o seja de facto. Abre um precedente muito, muito complicado. No entanto, não sou hipócrita - se passo a vida a exigir critério igual dos árbitros, ei-lo. Lances similares, decisões iguais. Bem.


Sérgio Oliveira - Não vale a pena bater no ceguinho. Vamos ser curtos e grossos - Sérgio foi do muito mais ao muito menos. E começou por aí. Se está bem, dá grande dinâmica à equipa. Se está mal... desaparece. A ver se fica mais consistente. A qualidade está lá. Falta a constância.

Pontas de Quê? - Aboubakar e André Pereira foram inexistentes. Complicaram, erraram, mediram mal, estiveram lentos e passivos... num 4x4x2, sem ataque.... que fazer?

Jogo jogado - Um desastre. Perdeu-se a ideia, enervou-se. Vamos lá mudar isto para sábado. A ver se sábado isso se resolve. Até porque pode ser que aproveitemos pontos directos.

A capa da Bola é linda. Meus queridos, gelo e Halibut! :)

15 comentários:

  1. Olá Jorge!

    Jogo Sofrível. Viemos do 80 para o 8. Marcámos um segundo golo que caiu do céu aos trambolhões e depois sofremos um golo e ficamos a tremer. Continuamos a tremer e sofremos o empate. Incrível a passividade da defesa.

    Faço uma ressalva: Este Belenenses vai ser, como na época passada, um osso bem duro de roer para os grandes. O Silas incute um espírito tremendo de luta na equipa. E é também tacticamente muito bom treinador! Dito isto, mesmo assim considero que podíamos e deveríamos ter feito um jogo melhor.

    Sérgio Conceição abusa demasiado de um meio-campo somente constituído de 2 homens de luta - Sérgio e Herrera. Em casa, essa será a matriz em 90% dos jogos, mas fora, creio que muitas vezes será prejudicial para o bem controlo dos jogos. A Abordagem aos jogos fora de casa terá de ser a mesma que em jogos de Champions - Meio campo a 3. Creio que isto faria com que a equipa tivesse outro controlo sobre o jogo, que por exemplo no domingo nunca teve.

    Falando da equipa em si, este jogo ainda mais ênfatisa a necessidade de contratar em qualidade para o meio-campo e ataque. Ainda não chegou ninguém! ZERO! Zerinho. Ou é muita azelhice ou é muita incompetência. Adeptos e comentadores foram unânimes no início da época passada em dizer que o plantel do Porto era escasso e que não tinha a qualidade que devia ter, mas todos nós acreditamos que SC trazia outra mentalidade que há algum tempo já faltava. Todos Acreditamos e de facto SC fez o milagre, potenciou a equipa e fez mesmo o milagres - fomos campeões! Repito: SC com o que tinha à mão fez um MILAGRE e foi campeão.

    No início desta época a minha expectativa era ver a SAD ter uma política de contratações certeira na qualidade e não na quantidade. Se na defesa a SAD fez um bom esforço para colmatar as saídas, chegarmos a 21 de Agosto sem contratações para o meio-campo e ataque é inacreditável. Na SAD devem estar todos a pensar que Octávio, Corona, Oliver, Hêrnani, Adrien e André Pereira vão fazer a época das suas vidas. Só pode. Faltam 10 dias para o fecho de mercado, mas não estou muito esperançado.

    Das duas uma: Ou a situação financeira do clube é bem mais grave do que publicamente é conhecido ou então a lucidez de quem manda já não é a mesma que costumava ser. Qualquer uma destas é preocupante e contribui para que aquilo que foi conseguido ano passado, ameace não ter continuidade este ano.

    Sempre disse que o jogo contra o Chaves não seria o ideal para aferir sobre o momento da equipa e a real qualidade do onze e respectivas opções. Espero que depois do jogo de domingo, contra o Belenenses, os responsáveis da SAD tenham um melhor entendimento sobre a real valia da equipa. O treinador já tinha avisado...à um mês! Se foi preciso um mês inteiro e este jogo para quem decide perceber que afinal o treinador tem razão já não é mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera, espera, espera. Mais meio campo? Mais gente por alma de quem? Mais gente a correr como desalmados?! Quantos jogos bons vai ter de fazer o Óliver até ter mais de 10/20 minutos num jogo? Óliver tem sido muito mais consistente e decisivo do que o Sérgio Oliveira! Danilo, Herrera e Óliver! Ou Sérgio, dependendo do estilo de jogo! É preciso o quê mais, senhores! O Óliver devia ter entrado era no início da segunda parte!

      Abraço

      Eliminar
    2. Repara: É o próprio treinador a dizer que precisa de mais soluções. Não sou eu. É o treinador.

      Quanto ao Óliver - uma nota prévia - Se o clube dá 20 milhoes por ele é porque obviamente pensa que o jogador vai atingir uma altíssimo nível de forma a poder vênde-lo por muitos mais milhões. Parece-me lógico pensar isto. E creio que para poder valer 40 milhoes ou mais, terá de jogar a titular e com muita regularidade.
      E isso não está a acontecer, infelizmente.

      Acho que já neste início de época o jogador tem feito suficiente para merecer ser titular. Um bom jogo para testar isso era já contra o Guimarães. A substituir Sérgio Oliveira por exemplo ou num 4-3-3, com a companhia de Herrera e SO.

      Veremos como o jogador se comporta esta época. Quem me dera que ele chegasse a um patamar de qualidade em que se torna-se indiscutível. Isso iria de certo também dar à equipa mais qualidade de jogo.

      Mas a culpa não tem sido só dos treinadores. Se Oliver ainda não é um indiscutível também é por culpa dele. O Óliver que vale os 20 milhoes que demos por ele ainda não é este Oliver. Tem que mostrar mais. Tem de acrescentar metros e progressão com bola no ultimo terço de terreno e muito mais remate à baliza. Quando Oliver conseguir de facto fazer isto vai ser o jogador que todos nós esperávamos que ele viesse a ser.

      Eliminar
    3. Para mim a culpa do nao controlo do meio campo nao e falta de nenhum jogador, pois a não ser que se va comprar um Pogba nao vai ser resolvido o problema. Tem e de se reforcar o meio campo contra equipas mais combativas.

      Abracos

      Eliminar
    4. @Aires: Porquê? Se tens um jogador que a põe redondinha onde ele quer, para que raio tem de correr para lá chegar? Qual é o jogador que corre mais do que uma bola chutada? LOL Essa é A história de tudo isto! Não é agressividade: o Óli é quem mais desarmes faz, quem mais recuperações faz, depois dos centrais. Não se manda para cima dos jogadores? Não. Isso dá FALTAS. O único problema do Óli é a ausência de golo. Que a jogar 10 minutos nunca marcará. Já vai sendo hora de ir embora: neste "modelo" não tem lugar. Mas o "modelo" encalhou no domingo, e depois quero ver como é.

      Abraço

      Eliminar
  2. Ta bem, mas ja com o chaves entre o 3 e o 4 golo com outro tipo de equipa tinhamos apanhados dois golos. SC levou mais uma vez um banho de Silas, o ano passado foi igual, desta vez tivemos a tal estrelinha. O futebol de SC tem contradiçoes que ele nao consegue resolver, porque nao tem jogadores ou a teimosia em insistir com hernanis, fabianos ja nao falando dos para fazer numero chidozie, costa, Marius e Oliver e realmente um caso estranho que provavelmente acabara no clube do ruben semedo. Se ele conseguir meter o Militao a medio e ele se adaptar ai sim e treinador alem das emoçoes e do grupo fechadinho. Os defeitos do ano passado estao la todos, contra o chavez em determinados periodos vi realmente velocidade, envolvimento, algo novo alem do pontape para a frente. Ah o filipe la fez a mesma porcaria que tinha feito com o osorio , resultado o segundo golo deles.
    Precisamos efetivamente de dois medios a serio, fortes, altos, intensos, rapidos a executar e tecnicamente razoaveis, custao 10M ? ou 15M? pois , no entanto compreendo neste caso o presidente porque qual a garantia deles servirem a um futebol muito particular de SC? sera que se vier o progba, o rakitic ou o modric SC nao os manda para a B para ganharem ritmo e entrosamento? sera que os deixa entrar no grupinho, na roda? DE TODAS AS AQUISIÇOES DO ANO PASSADO E DESTE ANO NENHUMA SERVIU A SC, REPITO NENHUMA e ja la vao umas dez!! Tecnicamente o abou e o nosso melhor avançado tirando adrian, mas alem de falhar 80% das oportunidades psicologicamente e demasiado sensivel, Andre Pereira tem de jogar no lugar dele so isso, Marega aparecera como o salvador da falta de controle de jogo a meio campo, la esta nao se pode ter tudo e certo mas porra andar a cometer os mesmos erros que tivemos no ano anterior e quase nos levava o titulo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ta bem, mas ja com o chaves entre o 3 e o 4 golo com outro tipo de equipa tinhamos apanhados dois golos"

      Vidente, o FC Porto com o D Chaves, ganhava 3-0 ao intervalo, o D Chaves faz o 1º remate à baliza do FC Porto aos 65 minutos, Avto remata defeituosamente, e a bola quase vai parar à bandeirola de canto, e o Desportivo poderia ter marcado 1 ou 2 golos?! isto quando não fez um unico remate enquadrado com a baliza?! Jogo extraordinário com o D Chaves, e muito, muito mau com o Belém, opinião pessoal...

      "Se ele conseguir meter o Militao a medio e ele se adaptar ai sim e treinador alem das emoçoes e do grupo fechadinho..."

      Sabe uma coisa, nunca vi jogar o Militão, nem como central, nem como lateral direito onde jogava no brasileirão, nem tão pouco como médio. Pergunto-lhe, já viu algum jogo do Militão, já o viu jogar como médio? Confesso, nunca o vi jogar, e ouço sobretudo alguns criticos afirmarem que tem muita qualidade, mas ainda não o vi jogar, nem sei em que posição irá "estacionar"!

      PT

      Eliminar
  3. Acho que nos faz falta um DE para colmatar um impedimento/descanso do Alex Telles e com Soares lesionado e Marega ???? um outro avançado. A época é longa e exigente (Champions....). Quanto ao meio campo estou de acordo com o Jorge - Oliver, Danilo, Militão se necessário, mais para quê...?
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  4. 2o jogo, 2a vitória e gente aqui a reclamar. Ao ler comentários de portistas (?) aprendi hoje que o Silas é o supra sumo da tática e o treinador campeão nacional não percebe nada disto.. Uma notasç quanto ao contexto: imaginemos que numa temporada de Formula 1, das 20 corridas 19 eram nos circuitos normais mas havia uma em paralelo...é o equivalente a permitir estes campos na 1a liga. E não digam que é igual para AA duas equipas, quem lá treina e esta habituado leva vantagem como é óbvio. .ainda para mais a equipa que tenha melhores jogadores e queira assumir o jogo sofre exponencialmente, o que a juntar a um calor abrasador não permitia dutebol E 2a,

    ResponderEliminar
  5. amigos oliver quando tiver de assumir o jogo e se lhe derem a batuta da equipa nao tem hipoteses pois e lento e pouco agressivo , qualquer treinador tuga lhe punha um tipo qualquer em cima e nem precisava de ser muito alto bastava ser fisicamenteb forte e adeus oliver e equipa. Sao opinioes.

    ResponderEliminar
  6. amigos herrera nao controla jogo em equipa nenhuma, joga box to box e s oliveira ou controla e sai com SC ou esta numa forma fisica do caraças e faz jogar e fica e SC nao tem mais ninguem. Danilo e um 6 adaptado pelo mestre SC e olhem que ele tardou em adaptar se a ter mais um medio ao lado, quem nao se lembra de fernando que nunca se adaptou aos 2 medios ( nao precisava ne?). Sao opinioes.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde . De facto houve um grande falhanço na zona de meio-campo, poucos para tanta gente do CFBelemSad, e já sabemos que Otávio,Brahimi para pegarem no jogo é difícil sem bola . Depois quando têm bola e a coisa não sai… Reparem só nas exibições individuais de Brahimi, Aboubakar,S.Oliveira,Herrera, André Pereira e Corona . Porquê a diferença em relação ao Chaves ?É meia-equipa ; e lá atrás temos sempre um Felipe que quando liga o complicómetro acontece isto . Porém ganhámos e vamos ver como se dá a volta a isto, isto é, ganhar consistência de jogo .Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas.
    O Aboubakar está uma nódoa e já vem do ano passado! O Soares anda sempre lesionado, o Marega a atitude que teve matou-o, não se apaga. Portanto, é com estes que vamos atacar uma época? Vai ser com hernanis, Adrien? O meio-campo é o melhor sector do Porto. A defesa, não temos substituto para Telles. Se alguém bater a cláusula por ele ou Brahimi, esqueçam o campeonato!! Na minha opinião, temos um plantel mais fraco que o ano passado. A equipa está espremida ao maximo. Era preciso sangue novo. O Benfica, para mim, são de longe, a equipa com mais opções no campeonato português.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Jorge Vassalo

    Pós-derrota em casa por 3-2 frente ao V.Guimarães, quase uma repetição do jogo passado, mas este com desfecho desolador...
    Sintoma que a equipa não aprendeu e cometeu ainda mais erros...


    Concentração defensiva na grande área igual a zero.

    Quando se vai a ganhar por 2-0 para o intervalo, mesmo com aspectos bons e outros a corrigir, a equipa não se pode desligar, infelizmente foi isso que aconteceu.


    Até porque estes jogadores já nos deram um campeonato o ano passado, mas é bom que metam os pés na terra, porque estes dois últimos jogos foram muito mal jogados, e se ganhamos ao Belém, hoje perdemos em casa e nem aproveitamos o empate do clássico.

    Mas tenho de dizer que quando em 3 golos do adversário, a culpa é nossa nesses 3 lances, então algo vai mal na concentração defensiva da equipa.

    No 1º o SO faz um penalti tão idiota quanto infantil, podem dizer que o Veríssimo podia não o apitar, ok, mas o certo é que é um lance na área e o SO pos-se a jeito.

    No 2º, uma tabela simples pela nossa defesa do lado direito, com Maxi (outra vez) a ser comido em velocidade (só ataca), cruzamento para a área e o To-zé recebe a bola sem marcação alguma, isto com o Telles a 3, 4 metros a permitir o remate...

    Mas no 3º foi o completo absurdo, lançamento lateral, com o avançado a disputar a bola com o D,Leite, a bola sofre um ressalto na disputa e vai para um jogador completamente sozinho já quase na pequena área, Filipe, SOliveira, Herrera, nada, ninguém reagiu...

    Todos lances na área, assim não há hipótese, sem concentração defensiva de todos os jogadores isto não augura nada de bom, até porque sofremos 5 golos em 3 jogos e todos por erros individuais na marcação na área...


    E como os jogadores começam a cair uns atrás dos outros com lesões...

    Enfim. Brahimi saiu do jogo e o FCPORTO desapareceu do mesmo.


    Uma outra situação, Marega entrou para avançado, isto com Otávio já a apresentar fadiga na ala direita, não teria sido ajuizado colocar Marega na ala, lembro que ainda estava 2-1... e ai teríamos de tentar controlar mais o jogo em vez da habitual vertigem...

    É que se não melhoramos o nosso jogo em relação ao ano passado, tenho duvidas que os mesmos jogadores consigam responder com a mesma intensidade.

    E é o meu ultimo ponto, intensidade, estamos com menor intensidade, e os erros nos processos defensivos notam-se mais quando a equipa não tem intensidade no centro do terreno.
    Lembro que Maxi, Herrera e Corona tiveram menos descanso devido ao Mundial e nota-se pelo menos nos 2 primeiros alguma falta de vai-vem...

    E sem Danilo, o meio campo defensivo sofre.


    Muito, mesmo muito há a corrigir pelo treinador, estes jogos são os que marcam...
    Cabe ao grupo perceber qual o caminho que quer seguir, mas hoje foi muito mau.


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar