quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mas...? Então e...? Mas...? Como? Então e...?


A capa da travessa da Queimada hoje é muito gira. Então onde estão os 75M? Querem-me convencer que Sálvio valia 45M? Está bem, está.

Antes de começar a escrever o que quer que seja, quero apenas dizer que não quero saber da gestão financeira benfas. A casa do vizinho não me diz respeito. Diz respeito, sim, as mentiras que se vão dizendo pelos media desportivos, que engrandecem a gestão de uns enquanto ridicularizam a gestão dos outros. E isso, a mim, enoja-me. Os "grandes activos para venda" do benfas reduzem-se a Sálvio e Gaitán. E talvez Maxi Pereira. Ponto final, parágrafo. A verdade é que, nos próximos meses, vai-se conhecer o verdadeiro custo do "grande objectivo" do bi-campeonato - a equipa rubra, bem trabalhada, tem uma média de idades elevadíssima e muito pouco vendável. Júlio César tem quase 36 anos, Luisão 34. Eliseu quase 32, Maxi quase 31, Ruben Amorim 30, Lima 32 e Jonas 31.

Enquanto o FC Porto vai comprando jogadores em boa idade e crescimento e depois vendendo a preços muito mais elevados, o benfas fez o all-in e agora diz que já não precisa vender e que por isso vai apostar na formação. Tretas. Os valores - falsos, não confirmados - de Cancelo e Bernardo Silva vão demonstrando que já se vai vendendo jovens em formação, porque já nem vai havendo espaço ou atitude para os fazer crescer. Isto depois de um "forte desinvestimento" de 50.8M, sendo que o FC Porto teria feito "o maior investimento dos últimos 30 anos", com os seus 46,4M de compras - que no final, por não terem pago o Adrián López, como sempre se disse, ficam 35M. Uma diferença de aproximadamente 15M menos que o benfas. E isto sem contar com os "custos zero" do Jonas e Júlio César.

O benfas não "escolheu" apostar na formação. Com os seus supostos 600M de passivo - acho que já ninguém sabe ao certo! - não vai haver outro remédio. E é muito por isso que o chiclas não quer renovar: sabe que vai ter de fazer muito mais por muito menos. Com o patrocínio nas camisolas, não vai haver mais margem para mandar a Europa passear. E não é com uma equipa de trintões que se aguenta um ano inteiro, muito menos com uma catrefada de jovens sem experiência na equipa principal. Rui Vitória terá vida dura pela frente.


Isto para dizer que, no fundo, por muito que custe aceitar, a ideia equilibrada de Pinto da Costa e Lopetegui é muito mais forte a longo prazo. Não hipotecamos a Europa em prol de um título ou dois, nem a nossa montra vendedora, implementamos um modelo que agora está firme e que só vai precisar de ser ajustado. Vamos poder incluir formação, mas em conta, peso e medida, não para serem bodes expiatórios de maus resultados. Vamos fazendo uma equipa com maior ADN, menos custos, mas uma capitalização de vendas muito superior à chapa 15 (?!) da Segunda Circular.

Como no brilhante exemplo do basquetebol, onde se saúda a renovação de Moncho López, que soube motivar os seus atletas para recomeçar da base e com força. O retorno à Liga Portuguesa de Basquetebol será um bem pensado, firme e com os pés assentes na terra.

Mas os média vão ignorando o andebol, desvalorizando o basket, e escondendo a sem-vergonhice de fazer as coisas por outro lado. Valha-nos o grande José Lima para nos explicar tudo bem explicadinho.

Peço aos adeptos Portistas, pelos exemplos aqui descritos, não comam a palha que vos querem vender. Cada vitória vai ser exultada, cada derrota vai ser escondida. Tentando escrever a História de outra forma. Mas o problema é que a Força Azul e Branca não vai deixar.

14 comentários:

  1. Ai pois não vamos , não!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nada a acrescentar... Muito bem dito!

    Abraço. P. Torres

    ResponderEliminar
  3. (Continuação de mais lençol e meio)

    É consensual que o benfica na 1 volta, e nos primeiros 5 meses da temporada jogou mal, e ganhava pior. É consensual que na 2ª metade da prova, Julio Cesar garantiu segurança na baliza, Samaris adaptou-se á posição 6, e Jonas foi golo, e fez 14 golos nesta 2ª volta. O benfica nesta 2ª metade jogou bem melhor, e começou a ganhar bem.

    Registos pontuais do benfica na 1ª volta, com 6 Jogos Champions (a pior de todas as campanhas de JJ na Europa), benfica privado de Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, Rodrigo, Cardozo, A Gomes, e ainda Amorim e Fejsa por lesão, isto é, uma equipa nova, e sem rotinas, sem 9 habituais titulares, vejamos então a discrepancia pontual e exibicional nas duas metades da temporada do benfica :

    O benfica fez nessa 1ª volta 46 pontos, e perde apenas 5 pontos, e com 6 Jornadas Champions!
    O benfica nesta 2º volta, faz 39 pontos, e desperdiça 12 pontos (mais do dobro dos pontos perdidos na 1ª volta)., mas não teve qq compromisso a meio da semana!

    Classificação da 1ª volta :

    1º benfica 46 pontos com 6 jogos Champions (neste período JJ cumpria a pior Europa do seu legado)!
    2º FC Porto 40 pontos com 8 jogos Champions!
    3º Sporting 36 pontos, com 6 jogos Champions!

    Classificação 2ª volta :
    1º FC Porto 42 pontos, com 4 Jornadas intensas Champions!
    2º Sporting 40 pontos, com 2 jogos L Europa e 2 jogos com o Nacional na Meia Final da Taça Portugal!
    3º benfica 39 pontos, sem jogos a meio da semana, e sem T Portugal!

    Lugar comum afirmar-se que os Campeões são regulares, certo?

    O benfica na 1ª volta fez 46 pontos (sabe Deus como...), e na 2ª volta baixa o registo para os 39 pontos, e foi regular? Com uma amplitude pontual de 7 pontos nas duas metades?

    O FC Porto faz na 1ª volta 40 pontos, na 2º volta, revela alguma constancia, mas aumenta para os 42 pontos, e foi irregular?

    Pergunta final, como se explica a gritante discrepancia exibicional e pontual do benfica da 1ª volta, para a 2ª volta? Um verdadeiro mistério... Nas anteriores 5 temporadas de Jesus, as primeiras voltas revelam-se sofriveis, e segundas metades muito fortes, tal tendencia nem aconteceu neste Campronato, e mesmo sem Europa nos ultimos 5 meses. E eu pergunto porque se terá alterado essa tendencia? Qual a razão desta versão muito forte do benfica na 1ª volta, quando as exibições nem revelavam tal?


    Nota Final, em momento algum, abordei o tema arbittragens, mais uma vez, para lerem nas entrelinhas!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo, mande vir esses lençois, a gerência agradece.

      E esses 46 pontos tem uns escandalosos, e muito joguinho contra 10 e com equipa reduzidas e...

      enfim...

      até cansa.

      E ainda há quem diga mal de Lopetegui.

      Obrigado e abraço

      Eliminar
  4. Pois mas os salazarentos estavam enfraquecidos esta época e através de apitos amigos e face à nossa incompetência não deixaram de ganhar o campeonato. Eu acho que devíamos era preocupar-nos connosco.
    Uma vez que, valha-me Deus, o Sr Lopetegui vai continuar, devia dar-se uma hipótese ao Carlos Eduardo e ao Ghilas. Para mim são jogadores fundamentais para o sucesso do FCPORTO.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Ruí Vitória)

    ResponderEliminar
  5. Li o texto e assustei-me. Negação ou ingenuidade? O ano passado também se dizia que o campeonato era apenas uma formalidade e afinal não foi. Há muitos adeptos a precisarem de cairem na real e olharem para os acontecimentos com olhos de ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ninguém acha campeonatos formalidades.

      Assine o comentário

      Eliminar
  6. Faz hoje 28 anos em que foi dançada a mais bela valsa em Viena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As efemérides vividas a toda a hora tornam-nos saudosistas. E isso eu não sou.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quem esquece o passado jamais saberá o futuro...

      Eliminar
  7. Pode até o NGP discordar do modo como os protestos são feitos, mas apesar de continuar a respeitá-lo, não irei seguir a sua nova postura, uma postura em modo educada, superior e católica, porque já não me apetece mudar, porque para mim os inimigos do FCP são o meus e combatelos-ei sempre da mesma maneira: denuncia, protesto e, se for caso disso, umas chapadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou um tipo que ache a violência um válido recurso na maioria das vezes, mas em tudo o resto, pode o Ega estar certo que este blogue nunca se acomodará.

      Abraço

      Eliminar
  8. Fesliberto Costa, certo, e isso e' bom recordar, mas andamos a recordar em demasiado feitos do passado, algo que nunca foi normal visto termos o presente para festejar...e esse ir permanentemente ao passado dizer que 1987 tao mitico, que 2003 e 2004 e 2011 tambem, estamos a ficar como os lampioes a evocar o passado ah e tal maravilhoso

    bom post Jorge, agora com o fim de epoca em que agora sim se faz um balanco ponderado, ha que separar a palha que nos dao a comer todos os dias (vulgo imprensa lisboeta)

    O JJ sabe que vai perder Gaitan e mais um ou outro, e que nao ha dinheiro para mais...o plantel (bom sem duvida) que tinham de ha 3/4 epocas atras, acaba com saida do Gaitan e Maxi, e o JJ sabe disso como ninguem, porque sem champions, com colinho, e so a 33 jornada e' que e' campeao, ele sabe o que esta pra vir para o ano.

    serenidade e confianca precisa se...PdC vai colmatar bem as saidas e acima de tudo recuperar a nossa identidade. e para o ano estaremos a festejar de novo
    Manu

    ResponderEliminar
  9. Independentemente de tudo isto, o FCPORTO precisa de melhorar desportiva e financeiramente, assim como dar melhores condições de treino aos treinadores pois torna-se difícil planear e treinar uma equipa quando volta e meia há vários jogadores que estão ao serviço das respectivas selecções, desgastando-se em viagens e jogos e estando sujeitos a muitos imponderáveis.

    Estar disponível para representar as selecções desvaloriza os jogadores e prejudica desportiva e financeiramente os clubes/sads.

    ResponderEliminar