quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sobre o Empréstimo, Então.


Comecemos pelo fim. Fernando Gomes disse uma frase curiosa, esta a de que "Estamos a reduzir o endividamento à banca nacional". Com este empréstimo Obrigacionista (EO) é uma verdade. Dirão os críticos que é só uma transferência de dívida. Não é bem verdade. As contabilizações de dívida e crédito bruto, bem como a saúde financeira de um Clube, dependem muito daquilo que é o score bancário (Activo-Passivo). Um EO é uma coisa paralela. E que aumenta o score bancário.

Eu creio que há aqui uma coisa interessante que subjaz. O Futebol Clube do Porto não quer perder competitividade. É, aliás, curioso como noutros lados já se teme justamente isso (e não, não tenho costume expiar nada, queria saber do passivo do benfas - um mistério total - mas dei com este curioso post).

Essa é que é a verdade. E se os nossos rivais descerem brutalmente a capacidade competitiva e nós não? Eu acho muito bem que o Futebol Clube do Porto continue a fazer tudo para ser competitivo e conhecido internacionalmente. Ter um Futebol Clube do Porto europeu é importantíssimo.

Porque, uma coisa é certa, se quisermos, teremos vendas para suplantar claramente os 45M que precisávamos no primeiro trimestre para equilibrar as contas. Mas o rumo não é só esse. É não ficar em último na Champions, é não ter um Futebol Clube do Porto só para consumo interno. É continuar a vender os nossos valores e a renova-los, e ter mais valias com eles. E, principalmente, assegurar aos jogadores que nos preferem que em Portugal, só há uma equipa verdadeiramente europeia, o Futebol Clube do Porto.

E, possivelmente, ainda se estará a tratar de não desbaratar a equipa e segurar valores difíceis de segurar, providenciando uma almofada para o entrosamento dos nossos valores de formação no plantel principal, de forma a que todos se possam potenciar ao máximo.

Muitos dirão que nada é inocente, que as comissões são apelativas e que é uma gestão de elevado risco. Certo. Mas a pior coisa que nos pode acontecer, caso isso falhe, é justamente aquilo que os nossos rivais terão de fazer. É que 30M ou mais da Champions League, no final, não são assim tão indiferentes. 

Completamente off-topic, ou talvez não, interessante ver mais um exemplo da boa formação de certa rubra casa. É que onde não há #colinho, a coisa pia fininho...

33 comentários:

  1. Sabes uma coisa, tenho um feeling que quem mais reclama contra estas operações, é quem mais exige das prestações desportivas. Mas como não sou nada famoso em feelings...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo e o seu contrário. É essa a bitola mínima destas pessoas. Perfeitamente razoável!

      Abraço

      Eliminar
    2. Se o grande problema do Porto não é o treinador nem os jogadores, apenas a estratégia de comunicação da SAD, porque não se muda para o Sporting, onde todos os dias há comunicados, facebooks, entrevistas de 3 horas no canal do clube. Se é isso que gosta e não o futebol praticado, esse é o clube certo para si. Ou só descansa quando houver peixeirada todos os dias à Lopetegui, protagonizada pelos administradores da SAD?
      Madureira

      Eliminar
    3. "peixeirada"? Pois. Por isso é que há adeptos que merecem ser roubados pelo #colinho todos os anos. Felizmente depois há os outros!

      Eliminar
    4. Os adeptos, verdadeiros, são roubados há dezenas de anos pelo cólinho, só que nem com cólinho nos derrotavam, porque tinhamos futebol para dar e vender. Agora temos passes para trás, para o lado, muita garganta e mais nada.
      Madureira

      Eliminar

  2. @ Jorge

    o Passivo do 5lb não é nenhum mistério.
    google: "5lb relatorio contas trimestre 2015"

    desculpa não colocar hiperligação, mas estou com telemóvel. não tenho ficheiro html.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é isso. É saber qual é o real... 400, 600.. Quem sabe?

      Abraçom

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Excelente reflexão. O que que nestas situações importa referir, a meu ver, é que parece clara a estratégia da SAD neste campo. É uma estratéfia de risco mas pelo menos sabemos de antemão que assim é. Como dizia alguem: por vezes ter consciencia da situação e do risco é suficiente para ser cauteloso. Esperemos que assim seja.
    Não podemos esquecer que a CL vai aumentar os premios e o FCP precisa de 2, 3 anos no minimo com boas performances para equilibrar as contas mais rapidamente. Gostava é que esta dimensão não fosse a única ou das poucas em que realmente parece haver uma estratégia. Outras há, por exemplo em termos de comunicação, em que as coisas não correm tão bem. Já nem falo da desportiva.

    Permita-me o abuso e o off topic. Acabei de assitir ao Barça - Bayern. Tivessemos nós um Messi, um Neymar e um Iniesta, não falo de Suarez porque acho que temos melhor (Jackson) e se calhar também podiamos ter sido campeões. Coisa pouca, digo eu! LOL!!!

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado.

      A estratégia desportiva é esta. Quando perdemos o jogo da Taça - estava com o meu pai no Dragão e ele é do zbordem, imagine - percebi logo que a prioridade era a Champions League. E ha-de reparar, as derrotas/empates precedem/sucedem os jogos da Champions na sua maioria - coisa normal por toda a Europa. Aliás, antes do jogo de Munique, o risco contra a Académica foi elevadíssimo.

      Para o ano, o sistema de jogo e, presumivelmente, a base dos jogadores estará feita - e tudo será mais calmo. E os jogadores, preparados para o colinho, vão fazer mais, sem dúvida.

      E quanto ao seu off topic - esteja à vontade - o que este jogo prova é que, apanhando estas equipas com um orçamentos exponencialmente superior ao nosso, as nossas possibilidades de sucesso a duas mãos seriam sempre absolutamente diminutas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Assim seja. Venha o próximo ano.

      Raoc

      Eliminar
  4. A melhor equipa do Mundo levou que contar de Camp Nou. Será que Lopetegui já ouviu falar no F. C. Barcelona?
    O que dirão agora os adeptos do F. C. Lopetegui?
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso João! O Lopetegui falhou em toda a linha porque não fez do FC Porto um Barcelona!

      Está provado o seu nível de delírio, realmente.

      Eliminar
  5. Barcelona 3 Bayern de Munique 0
    Não são eles que são a melhor equipa do mundo, nós é que somos muito incompetentes.
    A época foi mal planeada desde o principio, a começar pelo perfil de treinador escolhido. O plantel foi construido de forma deficiente, com lacunas no eixo da defesa e parte do miolo. Lopetegui andou meses tentando implementar uma tactica a Barcelona, sem um Xavi, nem um Busquets, e a equipa não produziu nada, tendo imensas dificuldades em criar lances de perigo, usando de uma posse de bola autoritária, mas inócua, longe das zonas de finalização. Lopetegui amarrou durante meses os extremos as alas, abdicando do jogo interior e da construção no corredor central. Depois do Inverno alterou o modelo e teve melhores resultados, mas tarde de mais. Houve erros de gestão básicos durante a época (participação de Brahimi no CAN, ficha disciplinar dos laterais na Champions, rotação inadequada do plantel nas varias competições, etc.). Lopetegui claudicou em momentos-chave. Por duas vezes o Benfica abriu as portas para uma reviravolta na classificação - nas duas falhamos redondamente. Falhamos - não vale a pena nega-lo - na abordagem ao jogo do Dragão contra o SLB. Falhamos na Taca de Portugal e na Taca de Liga de forma clamorosa. E falhamos na Champions com estrondo. A isto tudo há que juntar o falhanço de comunicacao da SAD. Fomos mal-tratados, caluniados, acusados, prejudicados varias vezes durante a presente temporada. A reação institucional do FCP foi pueril, ou mesmo inexistente.

    Ja espero a avalanche de insultos dos F. C. Lopeteguianos. Normal - Eles querem a felicidade de Lopetegui não do F. C. do Porto. Mas fazendo o balanço total de tudo o que tenho visto, parece-me que os aspectos negativos ultrapassam em muito os positivos. Vai muito enganado quem pensa que daqui vai sair alguma coisa boa no futuro. Lopetegui não é o treinador que precisamos e esta forma de projectar um plantel vai contra a cultura que havíamos instituído ao longo de décadas.
    Luis Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, isso.

      Até porque nós nem pressionamos alto e forte em casa contra o Bayern nem nada! E nerm é verdade que, fosse contra outra equipa que não o Barça, o Bayern da primeira meia hora não teria rebentado com essa equipa nem nada!

      E quanto ao resto, para quê falar. Cito Paulo Teixeira, no Dragão Até à Morte, com a devida vénia aos dois:

      "17 Jornadas da 1ª volta :

      Benfica perde apenas 5 pontos em 17 Jornadas, nessa fase tem uma equipa nova, as equipas de JJ são habitualmente irregulares no 1º terço, ficou nesse período sem 8/9 titulares (incluindo Amorim e Fehsa lesionados), precisou de tempo para alinhavar o processo, e cumpriu 6 penosas Jornadas na Champions (a pior Campanha Europeia de JJ), mas o desgaste da Europa, nem provocou mazelas nessa primeira metade da temporada!

      Na 2ª volta em 14 Jornadas:

      Perdem 10 pontos (o dobro dos pontos que perderam na 1ª volta), mas os processos consolidam, Samaris adapta-se, Julio Cesar confere maior segurança, e emerge Jonas e os golos. Nesta 2ª volta não tem Europa nem T Portugal, foi jogar semana, a semana.

      2ª Volta Classificação em 14 Jornadas :

      1º FC Porto 35 pontos com 4 jogos realizados na Champions!

      2º Sporting 33 pontos, com 2 jogos na L Europa, e Meias Finais da T Portugal!

      3º benfica 32 pontos, sem qq compromisso Europeu, ou na Taça de Portugal!
      "
      Veja as evidências, anónimo que muda de nome todos os dias!

      Eliminar
    2. Errata: O Bayern da primeira meia hora da segunda parte

      Eliminar
    3. Sem dúvida nenhuma! Isto prova a incompetência do Lopetegui, a senilidade do Pinto da Costa e a falta de classe, já para não dizer mística, dos jogadores, exceto o Quaresma! É que nem se admite outra explicação para o Barcelona enfiar 3-0 a estes coitadinhos, com golos entre os 77 e os 94 minutos, incluindo dois golões do Messi e um do Neymar a correr meio campo sozinho! Até com o Licá e o Fonseca tinhamos feito melhor que este espanhol de quinta categoria. 3-0! Ponham os olhos nisto!
      - Mas nós ganhámos 3-1. E eles passaram a segunda parte em contenção, não havia meio campo para correr. Nem Tello que o corresse, já agora...
      - Tretas pá, desculpas. 3-0 é que é de grande equipa! Abram ojolhos!
      - Oh well...Abraços ao Jorge. Hodor!

      Eliminar
    4. Oh amigo Silva, isto costuma ter a sua piada, mas confesso que vou ficando farto destas coisas. Acho que vou começar a seriar melhor as aprovações, porque começa a ser demais...

      Minha nossa, que coisa mais maluquinha.

      Abraço

      Eliminar


    5. @ Luís Henrique
      (sim!, confesso que gostei da vitória do Barça, apesar de abominar este colosso espanhol...)

      ainda bem que o meu clube de sempre e para Sempre - do coração, mesmo - é o Futebol Clube do Porto e não o FC [nome de jogador e/ou treinador e/ou dirigente].

      assim sendo, é certo que quando os artífices no activo me propiciam bons espectáculos, envergando aquele brasão abençoado ao peito, tão lindo! (o brasão, pois claro!), sinto-me feliz. o inverso também se aplica.

      portanto, desculpe lá, Luís Henrique, mas tem todo o direito à crítica, desde que construtiva e desde que aponte soluções para o que considera estar mal.
      penso que, no seu julgamento tácito, contratava-se um novo treinador; eu sou contra, sobretudo porque seria um recomeço nada desejável. e por todas as razões que o Jorge tem vindo a enumerar, em "postas" sem fim.

      por último, uma recomendação: apoiar o clube é em todos os momentos. tal não significa ser acrítico; mas se estas existem - e devem existir, pois estamos longe da Perfeição - deve apresentá-las 'in situ'. na bluegosfera é fácil, é barato, não dá milhões nem credibilidade.

      cumprimentos
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    6. 2ª Volta Classificação em 14 Jornadas :

      1º FC Porto 35 pontos com 4 jogos realizados na Champions!

      2º Sporting 33 pontos, com 2 jogos na L Europa, e Meias Finais da T Portugal!

      3º benfica 32 pontos, sem qq compromisso Europeu, ou na Taça de Portugal!
      "
      Veja as evidências

      Ok o F. C. Lopetegui vai receber das mãos de Fernando Gomes o Título de campeão da 2ª volta. Os Benfas só recebem o de campeão de Inverno.
      Haja mesmo paciência para estes novos Cruzados.
      Luis Henrique

      Eliminar

  6. @ Jorge

    será cada vez mais difícil a um clube com a dimensão do FC Porto poder aspirar a uma surpresa como em 2004. essa é a mais pura e dura realidade.
    esta é uma competição que não está concebida para "meninos", mas para os grandes tubarões da Europa.
    estive a ver o resumo do jogo em Camp Nou e comparei algumas entradas com as que aconteceram no Dragão. fosse connosco e teríamos meia equipa amarelada.

    neste nível não se brinca. e nenhum aspecto é sonegado. veja-se a torpe insinuação por parte de Guardiola sobre a recuperação do Jackson: foi o suficiente para lançar suspeição. e lá tivemos os "vampiros" tugas no Olival, num curto espaço de duas semanas...

    portanto e assim concluo, apesar da goleada, que ainda dói e ainda causa mossa, só podemos estar orgulhosos desta campanha na prova máxima do futebol de clubes, a nível mundial. e será graças a ela que conseguimos valorizar os nossos activos. este é uma parte do longo caminho que temos que percorrer. e que não é nada fácil. e que requere tempo. e paciência por parte da massa adepta.

    abr@ço e desculpa o testamento
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A valer o Grundig a preto e branco da minha Tia (descansem, eu depois arranjo-lhe um plasma):

      - Suarez rouba a bola a Fabregas à entrada da área alemã, finta Neuer que o derruba antes do tipo enfiar a bola na baliza. Que faz o árbitro?

      Ooooh que pena, falharam. A resposta correta era: Marca penalty e mostra amarelo ao guarda redes.

      Eliminar
    2. O #colinho do Bayern foi qualquer coisa ontem. Tanta cacetada!

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge,

    Vejo que a maioria dos comentários foram por outros caminhos além daquilo que foi colocado no post, mas eu vou-me cingir ao assunto de abertura.

    Vertente financeira, mais concretamente o empréstimo obrigacionista de 40M€.

    Na apresentação do mesmo Fernango Gomes, anunciou que este será para reduzir a dívida ao sector bancário, tornando o clube mais forte e atractivo para esse sector de investimento...

    Ora a mim o que me deixa preocupado é este ser o 2º Empréstimo Obrigacionista que temos a correr no mercado (o outro de 30M expira em 2017) e que assim comulutivamente, ficamos com uma dívida de 70M€ + juros, para pagar aos pequenos investidores.

    A estes 70M€ acrescem toda a dívida bancária existente e os custos correntes de funcionamento, que são manifestamente elevados, principalmente na rubrica salarial.

    Deveria eu como adepto, me preocupar com isto? Secalhar não... mas quando vejo os sucessivos empréstimos obrigacionistas serem cobertos por empréstimos obrigacionistas mais elevados, é um sinal de grande gravidade.

    A necessidade de pedir um novo empréstimo para pagar o anterior seria sempre uma certeza, mas a expectativa era que fosse descendo o nível de endividamento neste aspecto (por exemplo pedir um de 28M€ para pagar o de 30M€ e não sempre a subir).

    Pior ainda é olhar para isto e ver, que no espaço de 3 anos, vamos deitar 6M€ para a rua em juros pagos.

    Com a venda de Danilo e a de Jackson e esperava que tivéssemos capacidade de fazer um redução efectiva no montante e na necessidade de investimento.

    Quando começamos a perceber que um Danilo + Jackson + Alex Sandro, secalhar não são suficientes para pagar os empréstimos obrigacionistas que temos neste momento a correr no mercado, secalhar temos uma noção mais clara da situação precária do nosso clube.

    Certo certo no fim disto tudo é que o nosso Basket foi-se, o nosso Hoquei está a sofrer um desinvestimento brutal, as nossas melhor peças no Andebol tem saído e no futebol. mesmo com todo o investimento, ficamos a zero em 2 anos consecutivos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Obrigado pelo seu comentário.

      A verdade é que só saberemos, não para que serve o EOS, mas sim para que servirá o dinheiro das vendas que se avizinham, no próximo R&C.

      Se servir para um plantel bom - e tem o João toda a razão quanto às suas preocupações, partilhadas por muitos Portistas - será sempre a tal gestão de risco, e não uma de contenção. Não sei se ficarão por aí as vendas, e também não sei se não será apenas para permanecer no mesmo modelo de gestão.

      Acho que os próximos meses dirão.

      Quanto às modalidades, sim, parece-me que o FC Porto se esqueceu delas completamente. O que é curioso, porque Pinto da Costa vai ver muitos dos principais jogos.

      Não ficamos a zero no ano anterior e este ano vamos receber mais de 30M na Champions League. Agora a pergunta, válida sem dúvida, que poderá colocar é: serão esses milhões os novos troféus que a SAD procura?

      Estará a SAD interessada mais no "jogo" das compras e vendas de activos do que propriamente no futebol em si? É que, se este modelo for para servir o futebol, muito bem, senão... o caminho é obscuro, e preocupante.

      Abraço

      Eliminar
    2. Exacto Jorge. a minha preocupação é ver que temos ativos preciosos (mais preciosos do que os outros lá de baixo) mas que parece que servem essencialmente para serem "money-bags".

      A operação FCP é enormemente grande... ter orçamentos de 100M€ numa economia periférica como a nossa que rende 20M€ em TV e mais 6/7M€ em publicidade de receitas fixas é completamente megalómano e só para pagar salários a receita toda da Champions não é suficiente...

      A minha preocupação é que para estes 2/3 meses que estão a acontecer o Porto irá encaixar 100M€/110M€ (Empréstimo + Danilo E jackson) e apesar de não serem em caixa (pois do Empréstimo vão restar 10M€ç para investimento e a entrada do capital das vendas é sempre fraccionado em ñ prestações), os investimentos que iremos fazer também não o serão.

      100M€ é muito dinheiro e deveriam dar para muita coisa e nós estamos num ano em que deveríamos apenas e só fazer investimentos cirúrgicos (5/6 jogadores) e baixar o plantel para no máximo 24 jogadores + equipa B (dos 28/29 actuais), mas será que é isso que irá acontecer?

      Será que teremos mais casos Kayembés e afins que é claramente jogar dinheiro fora(ou em outros interesses)?

      Muitas vezes o que me parece é que nem tudo é feito em prol dos interesses vitais do clube e isso entristece-me...

      Eliminar
    3. 1.Como é que você consegue ver à partida se um Kayembé é uma fraude ou um novo Emerson, the tractor ? - se consegue vá para olheiro; ganha-se bem
      2. nem sempre a vinda de um jogador é apenas para jogar... lembro-me sempre do Sir Alex F. ter contado que no ano antes do Ronaldo ter sido comprado pelo Real, que eles contrataram o Heinze para ele "jogar" no banco. Porquê? - porque era o melhor amigo do Ronaldo...
      3. se não houver risco não há equipes de futebol em portugal; claro que para os alemães que são ricos (em média) todos têm receitas de bilheteira suficientes para a sua independência, o resto é acréscimo...etc... em 1987 o Bayern - só em merchandising - já fazia mais que nós a ganhar a taça...
      4. vamos falar a verdade: ninguém hoje em dia , a não ser a Melinda Gates, mas essa parece ter mais que fazer, poderia estar à frente de um clube pela honra e pelo orgulho para ser nobre e leal, cães e gatos,etc... as pessoas estão pelo amor às cores, mas também pelo cacau... burros se não o fizessem. Se podem fazer um negócio que tb as beneficie, é você que vai lá dizer-lhes que não o façam ?
      5. os interesses vitais para um clube quase 90% ganhador nas últimas 3 décadas, são quais no seu entender ? ??
      6. 100 milhões dá para quê ? ... quero ver as grandes equipes de hóquei e de basquet e de futebol e andebol com salários a 5 tostões ... esse tempo já passou. Não há nenhum de nós que não queira um bom emprego. Uns pela tranquilidade, outros pela aprendizagem e possibilidade de subir na carreira, a grande maioria pelo salário. Em caso de escolha, escolhe qual? o que lhe dá mais ou o porto ?
      ... ???

      Eliminar
    4. 1) Kayembé custou mais que o Marcano, que o Ángel, que o Maicon, que o Hernani, entre outros... não é isso a designação de fraude? Comprar um jogador por quase 3M€ e que anda por aí a ser emprestado sem contar para a equipa principal, não é essa a definição de fraude?

      2) Neste caso temos é muitos jogadores que vieram para nos vingarmos dos Standarts e Sportings desta vida... é isto uma boa gestão de negócio?

      3) O risco faz parte da vida e da vida do FCP em particular... agora que risco corremos nós este ano ao contratar jogadores consagrados? Será que ir buscar um Marcano por 2M€ não foi um risco muito menor do que irmos buscar um Reyes ao México por 10M€? O Reyes iria ser o novo Mangala não era? Como é que o Reyes poderia ser o novo Mangala quando estava tapado exatamente pelo Mangala e pelo outro titular Maicon? E depois vende-se o Maicon e vai-se buscar o Indi e o Reyes continua a ser o 4º Central? Isto é risco ou é estupidez? Alguém ganhou muito dinheiro com isto tudo mas não foi o clube certamente...

      4) Eu faça a vertente de gestão financeira e investimento na empresa onde trabalho e todos os negócios que faço e as variadíssimas reuniões que tenho com fornecedores é sempre em prol de defender os interesses da minha casa... nunca retirei benefícios privados de nenhum negócio que fiz e ainda mexo com um orçamento anual engraçado...

      O meu benefício é ganhar o meu ordenado ao final do mês e garantir que o investimento ao ser o mais baixo possível no contexto da aquisição, garante a sustentabilidade futura e o maior desafogo financeiro para futuros investimentos e para a manutenção do meu ordenado...

      Isto é Gestão, tudo o resto que apontas-te acima é corrupção, aproveitamento individuo de capitais alheios e jogos de interesses com prejuízo de terceiros (FCP)... tudo punível com processos disciplinares, despedimento e processo crime... portanto achas isto normal é?

      5) Um clube 90% ganhador nas ultimas 3 décadas que passou de um orçamento de 10M€/15M€ para 115€ na ultima década... Secalhar temos que parar de pensar nas ultimas 3 décadas e perceber que os últimos 6/7 anos são muito diferentes dos últimos 23 não?

      6) 100M€ dá para quê? Mas isso é gozo ou o quê? Tens sequer noção da barbaridade que acabas-te de dizer???

      8M€/ano para 40 jogadores a uma média de 15.000€ mensal? Não chega ara formar Uma equipa de Hoquei, Andebol e Basquet decentes?

      Quer dizer vens defender negócios Kayembés mas depois este custou quase 3M€ e esses 3M€ davam para pagar à equipa de Hoquei durante 1 ano.... haja coerência!

      Eliminar
  8. "E se os nossos rivais descerem brutalmente a capacidade competitiva e nós não? Eu acho muito bem que o Futebol Clube do Porto continue a fazer tudo para ser competitivo e conhecido internacionalmente. Ter um Futebol Clube do Porto europeu é importantíssimo."


    Qual é nossa capacidade competitiva actual? É perdermos o campeonato e a Taça para os piores Benficas e Sporting dos ultimos 20 anos? Nas compaetições europeias é sermos ultrajados com a maior vergonha porque já passamos e sermos a anedota da Europa? Isto num ano do maior orçamento de sempre para o futebol.
    Conhecidos internacionalmente, nunca o fomos tanto como agora, mas não pelos melhores motivos.
    Madureira

    ResponderEliminar

  9. @ Madureira

    a sério que acredita no que escreveu?

    «
    Conhecidos internacionalmente, nunca o fomos tanto como agora, mas não pelos melhores motivos.
    »

    então onde baseia para afirmar que somos conhecidos pelos piores motivos lá fora? quais são as suas fontes? gostava imenso de as conhecer. e desde que sejam credíveis, pois então.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pesada derrota do Futebol Clube do Porto na terça-feira frente ao Bayern (6-1) foi motivo de "gozo" por todas as redes sociais. Foram várias as piadas, montagens com fotos, frases, etc., em que nem um adepto do FC Porto consegue conter o riso. Algumas são geniais e resta a todos terem sentido de humor. Numa, podemos ver na imagem um grupo de pessoas a agredir outra pessoa que estava no chão. Ora o que é que os cibernautas fizeram? Colaram o símbolo do Bayern nos agressores e o do FC Porto no agredido... Noutra imagem podemos ver Thomas Muller a rir-se de Ricardo Quaresma e com a legenda: "Pensavas que ias avançar não pensavas?"... Ainda fazendo alusão ao jogo "FIFA", vemos uma imagem a explicar os níveis de dificuldade do jogo, em que de forma crescente seriam assim: "FC Porto, Amador, Semi-Profissional, Profissional, Classe Mundial e depois Bayern".
      Madureira

      Eliminar
    2. As piadas surgiram em páginas dedicadas exclusivamente ao futebol, mas foram publicadas até em páginas de sites "para adultos". Sim, leu bem. Vários sites dedicados exclusivamente a conteúdo para maiores de 18 resolveram brincar com o FC Porto e nas suas redes sociais mostraram que também têm queda para a comédia. Num tweet lia-se "FC Porto, se quiserem podemos oferecer contas premium aos vossos jogadores para que eles se sintam melhores". Outra mais forte: "Por favor parem de enviar vídeos do jogo para o nosso site. A categoria 'humilhação pública' já se encontra cheia".

      Outro motivo destas piadas, como não poderia deixar de ser, foi o presidente azul e branco, Pinto da Costa. "A internet" realizou várias montagens do diriegnte, com legendas como por exemplo: "Ainda há 3ª mão não há?". Impossível não esboçar o mais ínfimo sorriso.

      Quem também não perdeu oportunidade para festejar a vitória do Bayern foi… Ola John. O jogador do Sport Lisboa e Benfica publicou na sua conta oficial na rede social Twitter, um tweet que dizia: "Bayern…", quando a equipa bávara marcou o seu terceiro golo.
      Madureira

      Eliminar

  10. @ Madureira

    se «Vários sites dedicados exclusivamente a conteúdo para maiores de 18 anos» são considerados por si como fontes credíveis, estamos conversados. curioso como não referiu blogues lampiões também...

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar