sábado, 27 de agosto de 2016

Antevisão sportem - FC Porto (3ª Jornada) e Algumas Notas De Aziados

Vamos, pois, à terceira jornada, enfrentar o sportem no reino de Alvaláxia. Não é preciso puxar de uma cábula para perceber o quanto este jogo é complicado - é sempre. Jorge Jesus já sabe de cor como jogar com o FC Porto, as cautelas que deve ter e os nossos pontos fracos. Nuno também. Estou certo que NES tem razão - vai ser um excelente jogo de futebol. E, atenção, o facto de João Mário não estar no plantel do sportem e de Slimani poder estar "presente-ausente" não diminui o pendor atacante do sportem. O sportem reforçou-se de avançados e vai tentar fazer pressão alta. Cabe ao FC Porto estar no melhor de si para ultrapassar um sportem que vai, com certeza, querer ser mandão.

Embora seja muito cedo para fazer contas, o elan ganho num jogo destes pode ser importante para uma fechar em beleza um mês difícil, que pode ser completo com 100% de vitórias, com o apuramento para a Champions e uma distância pontual que dará a liderança isolada à primeira paragem no campeonato.

Gosto muito, por isso, do discurso positivo e afirmativo de NES. Os jogos grandes são os que dá prazer jogar e que são os ideias para o FC Porto. Muito bem. Nada de medos ou cautelas. Atitude Á PORTO! Bravo! Para cima deles, carago!
Óliver está convocado, mas não acredito que entre directamente no 11.
NOTAS: É fenomenal o que está a acontecer, o "xadrez mental" destes aziados da comunicação social! O senhor Pêrribeiro acha que nś temos um grupo de "Liga Europa". O Campeão da Premier League é muito inferior ao Besiktas ou ao Dínamo, claro! E, por falar em Dínamo, agora já é muito difícil, claro!

Já estão, pois, a dizer que é obrigatório passar e que seria uma "hecatombe" ficar pelo caminho. Já o grupo do fifica é complicado, claro! 

Já sabemos como é, "assimetrias" de análise. O fifica não tem um grupo mais difícil do que o nosso! Não me parece que NES ou os nossos jogadores desvalorizem a dificuldade do nosso grupo, mas é importante que os adeptos tenham a consciência de que se trata dos campeões dos seus países, e que Leicester acabou de, por exemplo, empatar com o colosso Arsenal.

No ano passado, Moussa Marega era sinónimo de gozo, ridicularia e crítica profunda. Pois bem, é um dos melhores marcadores do campeonato e, a esta altura, imprescindível no Vitória de Guimarães, com uma média de um golo por jogo. Já vai sendo tempo do acto de contrição dos "exigentes" e que a colecção de exageros e disparates que vão sendo desprovados possam ser sinónimos de mudança de discurso e de atitude. É que o que é demais é moléstia. Naturalmente, não sei se o estilo de jogo de Marega é favorável ao FC Porto, mas o evidente é que "cepo" é coisa que Moussa Marega, definitivamente, não é.

22 comentários:

  1. CR7 farta se de ganhar e os de barcelona acham sempre que sao oa maiores, eu so leio, vejo, ouço os programas que quero.

    ResponderEliminar
  2. marega?... ou foi à Susana Torres ou então não sei... mas francamente, esperemos que alguém queira perder a cabeça por ele!...
    nao creio que o NES desguarneça o meio campo amanhã. André André, à falta de Oliver, parece-me importante para combater adrien e wc, a ver vamos!

    quanto aos comentadeiros... a exigência que têm connosco não é mais do que o mérito que nos atribuem! (não é bem isso, mas tem que ser o lado para que dormimos melhor, não é?.. o Nuno já começou a decorar o balneário com recortes como o mourinho?)
    um abraco

    ResponderEliminar
  3. Daqui a 2/3 meses, provavelmente, estaremos a dizer de Marega o que nessa altura, mas na época passada, estávamos a dizer de Otavio. As camisolas pesam e os adeptos ainda mais, mas se houver treinador com T, como tem o Vitória, há jogadores que ficam a entender como jogar num grande.
    Para amanhã, o curioso será saber como responderá o FC Porto á intensidade imprimida, normalmente e como aconteceu no Dragão, pelo meio campo do Sporting. Se formos capazes de os dominar, respondendo da mesma forma, as hipóteses de controlar o jogo são maiores, tal como conseguirmos um bom resultado. E um bom resultado será sempre a vitória, como não será dispiciendo um empate.
    Interessante a sua inclusão de Adrien no inicio. Por mim, no entanto, aposto em Ruben Neves.

    ResponderEliminar
  4. No jogo mais católico de sempre do campeonato portugu~Es, onde estará um Papa na tribuna, o Espírito Santo vai levar a mehor sobre Jesus! Espero é que o Pai ajuize como deve ser e não interfira no resultado!!!

    Não creio que Adrian seja titular em detrimento de André André... afinal vamos jogar contra o meio campo que foi campeão da Europa. Por isso AA (ou Rúben Neves!) deverão ser os titulares, para reforço do meio campo.

    ResponderEliminar
  5. Naturalmente, Enganei-me na imagem. Não espero outra coisa que o onze mais tarimbado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Bem que o Jota dava jeito aqui.
    Lembra-se dos 3 golos de Tello contra eles? Jota é um pouco parecido com ele em termos de impor velocidade em corrida.

    Oliver deve entrar na 2ª parte para entender melhor os processos de jogo.
    Depoitre ao que parece viajou com a equipa e até poderá fazer alguma coisa amanhã se estivermos a ganhar.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. O Vitória está trabalhar bem os jogadores. Depois da reabilitação de Otávio, segue-se a de Marega e depois será a de Hernâni. Estou quase tentado a pedir, que o FCPORTO mande o Quintero, para a Cidade Berço.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  8. Vale tudo contra o nosso clube.Jogamos sempre contra 12...

    ResponderEliminar
  9. Jogo Roubado! O Porto nao pode continuar a ser comido de cebolada...delfim 66106

    ResponderEliminar
  10. Dois golos do Sporting em jogadas com a mão. Nada de especial num Sporting x Porto

    ResponderEliminar
  11. O nacional de andebol começou hoje? saúde.João.

    ResponderEliminar
  12. Ui, como estamos... o árbitro foi fraquinho, de acordo. Mas roubados? Entendo a frustração do meus amigos Portistas, mas temos de encarar a realidade de frente. A nossa equipa está em crescimento, com muitas novidades, juventude e um novo treinador. O SCP tem as suas principais peças das épocas passadas, o mesmo treinador e reforçou-se muito bem. Nós somos uma equipa em projecto. O SCP, goste-se ou não, é uma equipa consolidada. Eu prefiro encarar este resultado com naturalidade e dar crédito a um trabalho que pede paciência, carinho, apoio. É reconhecer a superioridade do adversário e trabalhar para sermos melhores.

    Que me preocupa verdadeiramente? A falta de presença na área e passividade no meio campo. Acho que atacamos com poucos, lentamente, e André Silva está muito desapoiado. Se me permitem a ousadia, acho que precisamos de um extremo para a esquerda e o Otávio devia jogar no miolo, logo atrás de André Silva. Herrera mantém a "mania" de se ficar nas lonas, muito longe da área, talvez por sentir falta de segurança defensiva no nosso meio-campo. E depois, houve claramente a factura física de um jogo exigente para a Champions, uma vez que a partir dos 60 minutos demorávamos muito a fazer pressão sobre o portador da bola. Quem conduzia no SCP, calcorreava metros e metros sem que ninguém lhe saísse ao caminho.

    Para a próxima ganhamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.
      A falta de presença na área tem de ser corrigida. Depender apenas de Otávio e Corona para criar jogadas é também mau. Os médios na zona central têm de participar mais no jogo. Outra coisa coisa que a meu ver tem de ser corrigida é o processo ofensivo. Não pode ser sempre a tentativa de jogar nas costas da defesa. O SCP no processo ofensivo apresenta várias soluções ao contrário do FCP, talvez pela falta de jogadores mais criativos também. Não gosto muito de ver o FCP tão recuado, parece-me que sente sempre mais dificuldades no jogo depois de recuarem.

      Mas também não é o fim do mundo. O FCP deve é concentrar-se em ganhar os jogos contra os "pequenos" e tentar melhorar alguns aspectos para no futuro se bater melhor contra equipas que têm mais argumentos.

      Estou resignado, mas acho que o FCP tem potencial para melhorar e se mantiverem a atitude o FCP vai disputar o campeonato até ao final.

      Eliminar
    2. Compreendo o que diz, mas veja o critério a assinalar faltas, as entradas e cotoveladas que as vezes nem falta eram quanto mais amarelo, veja no lance do primeiro golo onde nem existe falta sequer.
      No segundo lance a mão de ruiz, que eu aceito que não se marque, mas não aceito o critério diferente conforme as equipas.

      Depois o condicionamento da pressão do Porto, que deixou de existir depois de nuns minutos o árbitro assinalar todo o contacto com os jogadores do sporting, e o contrário passar sempre em claro.

      Mas concordo consigo quando aponta erros à equipa, porque existiram e nota se claramente que ainda há muito trabalho a fazer.

      Eliminar
  13. O que é que Oliver acrescenta ao que já tínhamos? Mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas isto é não perceber nada de futebol, estava a espera que o Oliver com dois treinos fosse fantástico?
      Oliver vai ser o melhor jogador do campeonato.

      Eliminar
    2. O Óliver para mim é um 8 que pode dar uma perninha a 10. Acho que traz mais qualidade do que o Herrera e André André. A meu ver fica a faltar ao FCP na zona central um jogador que finte adversários, que ganhe metros ou faltas e esse jogador talvez seja o Ótávio. Mas se se deslocar o Octávio para o centro fica a faltar um extremo...

      Mas acredito que o FCP irá melhorar o seu processo de jogo.

      Eliminar