domingo, 16 de outubro de 2016

Análise GD Gafanha 0-3 FC Porto - Cimentando Uma Equipa [ACTUALIZADO]

Vitória natural de um FC Porto superior, que se apresentou num onze quase titular, ou que será possível em qualquer jogo do campeonato. Peço desculpa, mas hoje não vou fazer Golos e Faltas. Tenho muito que escrever mas interliga-se. 

Acho absolutamente detestável a reacção da maioria dos adeptos à opção de Nuno Espírito Santo em utilizar o onze titular - ou próximo - no jogo de hoje. Na flash interview, NES disse sobre este assunto que "A última vez que estes jogadores jogaram juntos foi com o Nacional, a 1 de outubro. Era importante estarem juntos em competição, consolidar as dinâmicas. Agora, continuar o crescimento e o próximo jogo é já terça-feira, para a Champions". Subscrevo inteiramente.  

Agora que encontramos uma forma de jogar e um par de avançados que se liga muito bem - que prazer foi ver a ligação Jota e André Silva mais uma vez a funcionar, ainda que, no entanto,  o Gafanha estivesse claramente preparado para ela - e que fizemos um jogo bastante convincente, qual era o sentido de estar a partir a equipa outra vez? Se fosse na semana seguinte, como gestão de esforço, ainda entendia, agora, depois de uma paragem?

Mais a mais, não se confunda a Taça de Portugal - um título demasiado importante - com a taça da carica! O Gafanha da Nazaré fez um jogo bastante bom para as suas capacidades, ainda que contando com a complacência do senhor "Pode ser" Ferreira na agressividade com que atacou os jogadores do FC Porto. 

Apesar disso, a defesa Portista esteve bastante sólida - Boly ocupou muito bem os espaços, saiu a jogar, deu profundidade ao jogo e ainda podia ter marcado de bola parada - e impediu que o Gafanha fizesse.. o que o Famalicão tentou fazer e o 1º de Dezembro fez mesmo!  Essa é a verdade que custa à claque do Gafanha, perdão, aos comentadores da SportTV, que nem conseguiam disfarçar o entusiasmo de cada vez que o Gafanha TENTAVA chegar perto da área Portista. Sem ser entusiasmante e intenso - o subconsciente funciona sempre - o FC Porto controlou totalmente o jogo e não deu espaço para que o Gafanha esboçasse mais do que uma esperança de uma reacção. 

Para isso, muito contribuiu o grande jogo de Óliver Torres nas recuperações de bola e no trabalho mais "sujo" de distribuição e defesa, perante um Herrera no modo downtime que ligou muito o complicómetro. Isso permitiu que Otávio pudesse ser o Mago que sabe ser nas zonas de finalização, e que tenha podido marcar o fantástico golo que marcou. Saiu com queixas, há que dosear o esforço do geniozinho, está mais que visto. Parece-me contudo que Óliver está a ter a fava nesta dupla, mas não sei se não será zona onde o Maestrinho está mais confortável.

Também gostei muito do 4x3x3 final e de Depoitre. Tenho a sensação que vale muito mais do que toda a gente acha que ele vale. Marcou um golo à ponta de lança, não deu uma só bola como perdida e deu o ponto de referência que se impunha. Brahimi e Corona também mostraram que merecem muito mais tempo, cada um com as suas especificidades.

Independentemente do que digam daqui a umas horas, a verdade é que fizemos uma melhor jornada do que os outros rivais.

Já agora, num certo off-topic, Brad Tinsley e Jeff Xavier mereciam uns calduços de Moncho López.

ADENDA: É inacreditável - simplesmente inacreditável - a forma como as capas dos jornais do sul fizeram o favor de ignorar o nosso jogo. Ontem, tudo era fantástico e magnífico numa paupérrima exibição lampiónica, como já tinha sido com a lagarta. Lá voltamos nós a um cantinho pequenino à direita. Se for para criticar, 6 a 8 páginas. Se for para dizer bem, cantinho minúsculo.

Insisto, não quero saber. Não estou nem aí para os critérios editoriais da bolha e do rascord. Importa-me, isso sim, que os nossos adeptos não vão na palha que nos querem servir!

Ah, e já agora, vejo críticas por todo lado ao Óliver. Ignoram, com certeza, que a Rojita esteve a fazer dois jogos de grande desgaste para garantir o play-off  e o jogo passou todo por ele nesses jogos. Por mim nem teria jogado. Mas entendo a opção de NES. Agora, entre um Danilo muito recuado, um Herrera ausente e um Gafanha durinho, só digo... calma, pessoal, o Óliver deu tudo em campo. Não vão na palha que vos servem.

20 comentários:

  1. concordo embora oliver tenha complicado varias vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Danilo recuadíssimo quase a terceiro central, o Óliver teve de ir buscar as bolas muito atrás. Era mesmo preciso 3 centrais?

      Abraço

      Eliminar
  2. Repito: é indecente fazerem isto ao Oli. Para além de pouco inteligente, mas...
    Abração

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge

    Face às explicações de NES, aceita-se perfeitamente a sua opção pelo onze inicial.

    Quanto ao jogo, o FC Porto cumpriu a sua obrigação, afinal o mais importante, embora sem grande brilho. Tenho para mim que o momento do jogo foi o grande golo de Octávio, não só pela genialidade do lance, mas também porque permitiu desbloquear partida que, pese embora o domínio do FC Porto, não estava fácil a concretização face ao pundonor da equipa do Gafanha. Gostei também que o Depoitre
    tivesse feito o gosto...à cabeça, pois parece-me um jogador honesto com qualidades e que merece o nosso apoio.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    No primeiro instante houve certa supresa em relação ao onze mas penso que o Nuno esteve muito bem ao optar em dar ritmo à equipa principal. Também não fazia muito sentido interromper o crescimento da equipa. Curiosamente o FC Porto foi a equipa que começou pré época mais cedo e é a que parece estar menos adiantada.

    Em relação ao jogo penso que a equipa fez um jogo sério e competente. Não me saltou à vista nenhuma unidade abaixo das outras. O relvado pareceu-me um pouo irregular e isso foi um pouco notável quando os jogadores tentavam dominar e trocar a bola.

    Para terminar, é importante que a equipa que jogou ontem seja a mesma de terça-feira (tirando as 3 opções que entraram ontem) e que a equipa continue a crescer, pois é crucial vencer os restantes jogos do grupo.

    Ter o Brahimi e o Corona (com razão) no banco é um luxo.

    Abraço

    Braulio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O crescimento tardio é normal.. não houve espaço e tempo para fazer testes e mudanças de sistema antes da pré da Champions... emas agora tem de estabilizar. Ainda bem que NES o está fazer bem.

      Abraço

      Eliminar
  5. As explicações do Nuno fazem sentido - não jogavam juntos desde o dia 01.
    O Gafanha até pareceu melhor que algumas equipas de 1ª liga, intenso, solidário e muito agressivo.
    Oli, não ligues.
    O árbitro foi o melhor: não vale a ponta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não, bom é o 1º de Dezembro e o Famalicão.... o árbitro é o "pode ser" Ferreira... que dizer mais?

      Abraço

      Eliminar
  6. Também acho que Oliver é um fora de série e que jogou muito bem mas noto a diferença entre "este Oliver" e o que chegou ao Porto há dois anos pois fazer dele tapa buracos não vai dar. Quanto ao jogo, não acho que se esteja a cimentar uma equipa mas já que se fala em cimento o que aparentemente se esta a fazer é cimentar a cova em que caíram ou vão cair Brahimi, André2 [para lá vai], Ruben Neves, Sérgio Oliveira, Chidozie e Varela e a tratar de para lá mandar Layun e o próprio Depoitre que já deve ter calo no rabo de estar no banco. Mas isso sou eu a dizer porque como tenho escrito acho que NES não tem capacidade nem engenho para treinar o nosso Porto. De qualquer modo, parabéns pela vitória e que a série de jogos que temos pela frente nos corra bem. Quanto ao Basquete, é sempre doloroso perder com os lampiões e ainda por cima por dois pontos, com Tinsley a falhar dois lances livres no final e Xavier a ficar-se apenas por três pontinhos. Mas no Basquete absolutamente nada a dizer quanto ao treinador e não sou só eu. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tapa buracos? Acho é que o Óli de Lopetegui tinha mais chegada à área, também porque o jogo era muito mais compacto... mas ele habitua-se.

      Não há nenhum fosso. A Taça de Portugal é uma competição a sério. E o Layún tem jogado SEMPRE! O Brahimi, se quiser - e ontem quis - vai estar sempre a ser opção. Tudo depende dele.

      Abraço

      Eliminar
    2. Como o Jorge escreve,"Oliver tinha mais chegada à área" e como ele tem poder de fogo tudo bem mas agora joga mais atrás e lá se vai uma das suas grandes mais valias. Dai o "fogo" sobre ele dos nossos adeptos. Ontem não vi nada de jeito em Brahimi e quanto a Layun não sei se jogaria se não fosse a lesão de Maxi. Mas, Jorge, eu não percebo nada de futebol. Por isso é só uma opinião que vale o que vale. Abraço

      Eliminar
    3. Não temos nenhum curso de treinador, meu amigo, somos todos treinadores de bancada! A sua opinião, aqui, é acarinhada e levada a sério. Aqui não há certos e erradoa. Discute-se visões e opiniões. Esteja à vontade. Abraço.

      Eliminar
  7. Sinceramente, julguei que NES fosse dar descanso ao André Silva, Oliver e Jota.
    No Basquetebol, fizemos muitos turnovers e falhamos nos lances livres. Não fomos humildes e competentes e como tal, perdemos com o caradecu da "porta 18".
    Mas não trocava uma vitória neste jogo, pelo TÍTULO de CAMPEÃO NACIONAL e o TRIUNFO na SUPERTAÇA, que o NOSSO GRANDE TREINADOR MONCHO LÓPEZ, conquistou para o "DRAGÃO".
    O andebol "AZUL e BRANCO" uma vez mais BRILHOU na Europa.
    Que a comunicação especial lixobeta não valorize os nossos feitos é para mim normal, agora que o canal do clube, o "patetacarnaval" (que até deu prejuízo) não o faça, isso é que me deixa preocupado.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Basket tem uma temporada regular e um Play-Off. Não há mal no mundo em perder por 2. A forma como se perdeu, como o Moncho - e bem - reconheceu, é que não é nada boa e exige trabalho.

      Eu punha o Jeff Xavier a treinar passes para deixar de pensar que é o Magic Johnson, ou o John Stockton, mais "ao tamanho".

      Abraço

      Eliminar
  8. Ontem fui ver o jogo ao estádio, permitam-me um off topic, como é possível um estádio novo estar naquelas condições, coberturas sem telhas relvado uma lástima e foram gastos milhões.

    No estádio bem me parecia que o árbitro era o sr de fafe. Estou plenamente de acordo com o 11 apresentado, tiveram muito tempo sem jogar e não se pode facilitar contra estas equipas. Não gostei do jogo do herrera, falhou muitos passes fáceis, mas na minha opinião foi um bom jogo para criar rotinas.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  9. Só tenho uma critica a fazer: Bem que preferia que o jogo tivesse sido feito em Gafanha do que num estádio, já sem alma, como o de Aveiro.
    Acho que haveria as condições necessárias para jogar no estádio deles.

    Para o nosso lado foi um jogo objectivo e portanto cumpriu-se-o.


    Quando se vê um jogador com Brad Tinsley chorar daquela forma por não ter ajudado de forma decisiva no clássico de ontem, dá para dizer que se perdeu um jogo, mas ganha-se um outro espírito dentro dos jogadores. Quarta feira tem que se dar a resposta.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge,

    Quando diz:

    "Insisto, não quero saber. Não estou nem aí para os critérios editoriais da bolha e do rascord. Importa-me, isso sim, que os nossos adeptos não vão na palha que nos querem servir!"

    Não poderia dar um tiro mais certeiro na mouche.

    Eu, você, e muitos outros que por cá andam na bluegosfera pouco se estão lixando para o que diz a Bola, o Record, o Correio da Manhã e lixeiras afins. Mas a verdade, é que a maioria dos adeptos do FC Porto não anda, nem lê blogs, mas sim essa porcaria tóxica, bem como semelhantes estrumeiras televisivas.

    A prova, é que ainda na época passada, apesar do consenso e condenação generalizada em todos os blogs portistas, de que assobiar era nocivo para a equipa, os assobios persistiram no Dragão até ao final.
    Ou pior, em 2014/15, ano em que fomos ESPOLIADOS do Título, com arbitragens inenarráveis a favor do slb, a imprensa jogou todas as cartas na descredibilização do único homem que lutou contra esta farsa vergonhosa - Lopetegui - e os nossos adeptos comeram essa palha com prazer. A lavagem ao cérebro foi de tal ordem, que em vez de nos revoltarmos com o ROUBO que foi esse campeonato, os adeptos portistas assumiram dogmaticamente que o nosso treinador é que era incompetente, e por isso perdemos o título.

    Infelizmente, a esmagadora maioria dos adeptos, sejam eles Portistas, benfiquistas ou sportinguistas não tem massa crítica suficiente para filtrar o engodo que os media nos dão. Isto tanto é válido para o futebol, como para outras áreas da sociedade. Desde pequeninos que somos ensinados a ouvir os outros. Não a pensar por nós próprios.

    ResponderEliminar