sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Antevisão CD Gafanha da Nazaré - FC Porto (3ª Eliminatória) E As Verdades De La Palice [ACTUALIZADO]

Sejamos francos. O mais difícil nestes jogos de equipas desproporcionadas - com todo o respeito que o Gafanha me merece - é o inimigo interno, a célula do adormecimento, da vitória "antecipada" porque absolutamente natural, mas também da descoordenação de uma equipa que será, previsivelmente, desrotinada. Será, no entanto, uma oportunidade para que aqueles que são considerados "segundas linhas" possam demonstrar inequivocamente que têm um lugar no plantel e conquistem o direito a tornar as opções de Nuno Espírito Santo o mais difíceis possível. Não é preciso dizer que a conquista da Taça de Portugal é vital. Por isso, a primeira verdade de La Palice é a de que não há jogos fáceis.


Helton disse que não sabia do seu fim de contrato senão pelos jornais. Depois, já disse que os valores não seriam os acordados. Uma questão de dinheiro, então? Que trapalhada! Afinal em que ficamos? É surpreendente para Helton que o FC Porto tenha rescindido o contrato com um jogador que não treina? A segunda verdade de La Palice é a de que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Helton andou a fazer muitas gracinhas nos últimos anos, desde estar "eternamente grato" até a dar entrevistas confusas.. enfim, muitos tiros no pé. Apesar de tudo, será sempre um dos nossos, desejo-lhe todas as felicidades, pessoais e profissionais. Mas também que tenha a noção de que a mais curta distância entre dois pontos A e B é sempre uma linha recta. Ou seja, acredito que tenha o número do Presidente. Se o tem, para quê todo este alarido?

ADENDA: Se alguma coisa demostra este vídeo, é o principal problema de Helton no FC Porto - o problema político. Helton Arruda sempre procurou uma imagem de simpatia e de abrangência que não é lá muito compatível com a ideia de um lider que está na frente da batalha contra tudo e todos. Ora, ao agradecer aos adeptos todos do futebol - sim, lampiões e lagartos incluídos - Helton mostrou que sempre quis ser consensual. Essa consensualidade, querido amigo, não pode ser conseguida a capitanear um Clube odiado pela maioria sem que se sacrifique a raça e a garra que o caracterizam. Uma vez mais, Helton mostrou ser um homem que procurou ser consensual, acima de tomar um lado e uma posição que o comprometesse. Nada contra. Desejo muitas felicidades ao Helton. Mas desejo, acima de tudo, um Capitão que não tenha medo de escolher um lado. No FC Porto, ser bom rapaz é ser sempre comido. No FC Porto, o Capitão tem de morder a língua, ser agressivo, duro e impositivo. No FC Porto, o Capitão tem de impor respeito. Mesmo que seja odiado por todos os outros "adeptos do futebol". Capitães históricos como João Pinto, Jorge Costa ou Fernando "Bibota" Gomes não tinham nada de consensual! E isso faz parte daquilo que nos faz orgulhar neles!

Finalmente, last but not least, ao ver o Juca Magalhães a entrevistar o grande Herman José ontem - com uma classe extraordinária a fazer umas gentis piscadelas de olho à maravilha do Porto e umas alusões tangenciais ao nosso futebol - tive uma epifania: de repente, percebi que a ridícula publicidade feita ao filme de João Botelho (sim, esse mesmo!!!) sobre a vida e obra do, esse sim dos nossos, Mestre Manoel de Oliveira, não é senão um reflexo condicionado de um subconsciente que procura estar "acima" destas "mundanidades" do FC Porto, como se tentasse um exercício de automutilação da parte do seu canal que "conspurca" a megalómana ideia da "supra-regionalidade". Pena é que nada tenha percebido da fantástica conversa do seu interlocutor sobre as imitações baratas... A terceira verdade de La Palice, que Juquinha deveria conhecer, é a de que para se saber para onde se vai deve-se ter bem presente DE ONDE SE VEM.

10 comentários:

  1. Por mim, vassourada no porto canal, ja. Ou plug-out. Cambada de tachos e tachinhos. A promocao do filme desse energumero é so mais uma vergonha das que nos tem sido infligidas nos ultimos anos. Porra que ja cansa. A unica alegria recente que me lembro foi ultrapassar a roma. Estou a ser injusto? Nao creio.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o Helton, já deu o seu contributo para o FC Porto, e o Porto já lhe deu muito também. Vá à sua vida e que deixe de criar problemas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Nos últimos tempos os nossos capitães saem a mal. Rolando, Maicon e agora Helton... Sinal de que as coisas não correm bem no reino do futebol do Clube ou por incompetência de quem está a mandar ou por ausência ou alheamento do Presidente. Dos três o caso que mais me incomoda é o de Rolando que foi um dos heróis da Taça UEFA, é um bom central e acabou à batatada num Hotel do Porto. Quanto ao jogo da Gafanha, que corra bem. Um jogo entre portistas, como vimos na reportagem no Porto Canal o que significa que o Pais, afinal, não é todo verde e vermelho como insistentemente nos querem fazer acreditar. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maicon e Helton...esqueça, nunca deveriam ser capitães. Erros da Estrutura (mais uns, como se veio a comprovar).
      Rolando, estamos a falar de um tipo com personalidade vincada que é Portista e cuja situação foi mal gerida por ambas as partes. Poderia ser ainda capitão pois tinha qualidade para tal.

      Eliminar
    2. jnporto, subscrevo e ega, embora tenha de dizer que Rolando teve todas as possibilidades de ser reintegrado se quisesse. Não quis. Paciência. Não me parece estar melhor agora.

      Abraços

      Eliminar
  4. É destes jogos que eu tenho medo. O tempo das goleadas na taça de Portugal já era. Senão veja-se, o desempenho da "porta 18" e do ""clube cardinal".
    Aqui vai o meu 11:

    José Sá
    Maxi, Marcano, Boly, Alex Telles
    Rúben Neves,
    Corona, Sérgio Oliveira, Brahimi
    Adrián López (VALHA-ME DEUS), Depoitre

    No banco: Chidozie, Herrera, Layun, Diogo Jota, André Silva.

    P.S. Quanto a Helton, longe vão os tempos da blindagem do balneário e da prosperidade do DRAGÃO, que TRISTEZA.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  5. Gafanha, bom para perder se houver um joguinho.
    Helton Arruda, meu, a tua preocupação era a "pasta", como está assegurada podes continuar a distribuir sorrisos de norte a sul, mas por favor, desampara a loja.
    Juca, sr. director, quando entrevistares o Botelho não te esqueças de convidares a banda do Arruda para, como música de fundo, ouvirmos as "... papoilas ondulantes..." do Piçarra, na versão samba. Um estrondo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é "saltitantes"? Acho saltitantes ainda mais... apropriado.. :)

      Abraço

      Eliminar
  6. ...é isso saltitantes. Mas pronto, imaginemos que lhes dá o "bento"...

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao jogo, os que vão ser titulares devem de aproveitar a oportunidade para mostrar ao nes que pode contar com eles, é a jogar bem e dar tudo em campo que se mostra ao treinador que ele pode estar equivocado e não com caras feias quando se é substituido por ex.
    Quanto ao Helton desejo-lhe toda a felicidade do mundo para o seu futuro e não esqueço o que eles fez por nós, mas nestes últimos anos e este video incluido só mostram azia e certa confusão, pois aquela mensagem enigmática que deixou e depois as entrevistas cheias de recados para dentro do clube não estão ao nivel de um jogador que foi nosso capitão e penso eu que se ele não tivesse tido estas atitudes e se em vez de vir a público com insinuações tivesse falado diretamente com o presidente, se calhar a esta altura tinha um cargo no clube e que seria merecido,e no video que já vi estar a agradecer aos adetpos do futebol, não lembra a ninguèm( será que está á espera de arranjar tacho num dos clubes da 2 circular a troco de uns "podres" do nosso clube? espero bem que não), agradecia aos adeptos do F.C.PORTO e ponto final que foram quem sempre o apoiou, até neste video ficou clara a azia dele com a saída do clube, tivesse ele outra atitude e tenho quase a certeza que tudo seria diferente e não sairía pela pequena, mas apesar de tudo como disse antes não esqueço os bons momentos que ele nos deu e desejo-lhe tudo de bom, quanto ao Porto canal, só vejo as modalidades e o porto universal quando tá lá o BB,pois tirando o caminhos da história e os conteúdos F.C.PORTO o resto é mediocre e mais grave se torna o deixar entrar no nosso canal figuras que no passado tudo fizeram para prejudicar-nos, o canal cospe no patrão, que é o que lhes dá audiências que é o F.C.PORTO, mas o patrão o clube vê e nada faz... abraço
    João Moreira

    ResponderEliminar