domingo, 9 de outubro de 2016

O Nosso Maestrinho Feliz E Mais Uma Supertaça [ACTUALIZADO]


Óliver Torres declarou ao As estar "feliz" no FC Porto. Nós - quase - todos também estamos. Óliver está aqui há pouco tempo, chegou de volta a casa a um sistema de jogo e um esquema diferente, mas à medida que se vai adaptando vai-se sentido a forma como o jogo já vai tendo mais equilíbrios, como os espaços vão sendo melhor ocupados, como tudo se vai ajustando melhor.

É essa a função de um maestro, a de organizar, a de distribuir em equilíbrio, a de ler o jogo de uma forma clara. Mas Óliver tem outra qualidade bastante assinalável: a reacção à perda e a capacidade de recuperação de bolas. Ainda tem muito por onde crescer: tem, afinal, 21 anos. Mas, juntamente com Otávio, dá um perfume de futebol muito grande ao FC Porto. É para mim uma grande felicidade tê-lo por cá. É ainda uma felicidade maior pensar que será daqueles que sentirá o FC Porto como seu para sempre. Espero que possa ser uma referência Portista, como um Deco ou um Lucho. A seu tempo se verá.

No entanto, é claro, nada chega à verdadeira escola de prodígios benfas: todos os dias brotam como cogumelos novos Messis e Ronaldos. Já sabemos, nem vale a pena discutir, são ouro e vão ter meio mundo atrás, como se pode ver na bolha e no rascord. Seria, para mim, irrelevante, não fosse dar-se o caso da publicidade dar dinheiro de volta, ajudar em vendas sobrevalorizadas, para que uns tenham as finanças "equilibradas" e os outros nem por isso. 

Mas saibam os nossos adeptos valorizar aqueles que são FELIZES em usar o brasão abençoado e estarei eu, também, feliz.


E pronto, ganhamos mais uma Supertaça ao fifica do senhor lixoboa. E ganhamos, e ganhamos muito bem, superiores em praticamente todo o jogo. Ainda conseguimos desperdiçar os 19 pontos de vantagem para 5, por causa de uma certa ansiedade de Jeff Xavier - ainda não percebeu o que estes jogos representam - mas, a dois minutos do fim, Brad Tinsley congelou o jogo e, graças a uma defesa eficaz, recuperamos de volta para os 14 pontos de vantagem.

Parabéns ao nosso orgulho que, apenas há dois anos, não tinha uma equipa na Liga Portuguesa de Basquetebol e fazia a sua travessia no deserto. Moncho López é um herói que fez do basket um FC Porto à Porto. Continuam as modalidades a ser uma forte fonte de inspiração para a equipa principal de futebol. A luta debaixo das tabelas foi fantástica e a forma como jogadores como Nick Washburn parecem ser Portistas desde pequeninos é absolutamente comovente.

Mal fica, uma vez mais, o inqualificável Porto Canal. Meu senhores, metam isto na cabeça: quem vos sustenta são os Portistas! Não haveria um só Portista mais interessado em ver o noticiário do que em ver a festa de um título. Ou, se dessem início ao noticiário, a primeira notícia tinha de ser acerca do FC Porto!!!! Deixem-se de vergonhas! Deixem-se de negar para quewm falais! Estes absurdos não podem continuar!!!!!!

24 comentários:

  1. Caro Jorge, lá para aquelas "bandas" é sempre a "chover" craques, os nossos garotos em termos comparativos são uma nulidade... a Bolha e Rascorde são autênticas fábricas de "super craques" sim senhor ! Mas eu digo como o "garnizé" deixós poisar... UM abraço e saudações Draconianas. Jorge Fonseca.

    ResponderEliminar
  2. Venho aqui diariamente, mas hoje tenho de lamentar. esperava que, em sintonia com a grande imprensa lisboeta, este blogue tivesse a coragem de destacar esse grande valor, Zé do Golo. Tenho família no Brasil e disseram-me que ontem havia mais de um milhão de pessoas junto ao estádio do santos só para verem o Zé do Golo. Consta que o Santos-benfas foi o programa mais visto da história do Brasil, com mais de 300 milhões de espectadores, isto porque argentinos e Peruanos atravessaram em massa a fronteira para poderem assistir ao prodígio em acção.
    Entretanto o Valência está louco pelo Gonçalo "orelhas" Guedes. De maneira que, em tempo de paragem para as selecções acho que se justificava um postal sobre estes fenómenos que tanto honram o futebol nacional.
    Mas, realmente, é um regalo ler as primeiras páginas dos pasquins. Eu tenho dois sobrinhos licenciados em jornalismo e comunicação social e dou graças a Deus por trabalharem noutra área. Na maioria dos casos, nos nossos dias, ser jornalista é sinónimo de falta de seriedade. E não só. Esta escumalha, jornalistas, dirigentes, agentes, sempre com a boca cheia de ética e seriedade, acabam por dar cabo destes miúdos (os meninos, como gostam tanto de se lhes referir). Olha o Nélson Oliveira, por exemplo. Ou o Renatão, que vai pelo mesmo caminho (e mantenho as minhas dúvidas sobre o valor da transferência, que os alemães não são maluquinhos) ou aquele que acabou acusado de violação na Inglaterra, não me lembro agora do nome.
    Mas pronto, enquanto eles se auto-promovem nós vamos fazendo o nosso trabalhinho, sem vedetismos, sem histerismos e deixando as coisas correrem como devem correr, sem apressar o que deve ser amadurecido com tempo. Como este nosso grande Óliver, o André ou o Otávio. E outros que hão-de vir. Espero que um deles ainda seja o Gonçalo que, se tiver cabeça, há-de ver que este período de aprendizagem na Grécia será mais proveitoso a médio prazo do que uma temporada a saltar entre banco e equipa B. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Acabei de ver a final da supertaça de basquetebol, com a vitória do F.C.Porto.
    Estava a ver o jogo no Porto Canal, mas se quis assitir à entrega da taça/declarações dos intervenientes, tive de mudar para a tvi24.
    Assim que acabou o jogo, o Porto Canal terminou a transmissão de imediato, para não atrasarem o início do Jornal Diário.

    Isto é tão ridiculo que nem sei como devo comentar!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma BRILHANTE VITÓRIA de MONCHO LOPÉZ, faça ao "caradecú" da "porta 18".
    O NOSSO TREINADOR lamentou que muitos dos adeptos do FCPORTO não tenham conseguido bilhete para o jogo. A federação "lampionesa" de basquetebol, decidiu fazer mais um frete bilheteiro aos "calabotes".
    Já que falo em federações da "treta", espero que André Silva não tenha o mesmo fim que André André.

    Abraço

    Luís (0 MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não sabem que isso nos alimenta... Continuem..

      Abraço

      Eliminar
  5. Vitória no Hóquei, agora no Basquete, isto começa bem. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  6. Caro jorge, nao estando este comentario relacionado com o post, como sei que tem um certo respeito e admiraçao por lopetegui tal como eu gostaria de lhe dizer o seguinte: a espanha jogou contra o lichtenstein a italia e a albania e nesses tres jogos as tres equipas adversarias so conseguiram fazer UM (1) remate à baliza!!!!! Marcano indi e maicon foram com ele a melhor defesa da Europa e a 2a melhor dos ultimos 20 anos!!!! Para os adversarios era tao mau que queriam correr com ele, porque será!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui dizer bem do Lopetegui! Cuidado Bruno, ainda lhe caem em cima!

      Abraço

      Eliminar
  7. continuo a achar estranho ainda haver pessoas que defendem o lopetegui com aquele futebol que só tinha uma prioridade, nao deixar que o adversario tivesse bola......agora se me disserem que as alternativas ao mesmo senhor ficaram muita aquem das expectativas ai ja concordo.helder oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha estranho? Quando ganhar um título importante por La Roja nós falamos! Mas, já sei, são os jogadores e não sei quê.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ainda há quem fale bem? A sério? Onde? Era matá-los. Lopetegui, pfff...

      Eliminar
    3. Eu também falo bem de Lopetegui. Ontem a "Roja" deu um show de bola na Albânia. Só não viu quem não quis ou quer ver. Mas há sempre quem queira inventar em Portugal, como há alguns anos aconteceu quando o clube do regime trocou Mourinho por ... Toni.

      Eliminar
    4. De longe o treinador que nos últimos anos foi mais portista que muitos portistas, que mais defendeu o clube, e qUE só não ganhou pque não deixaram. Não ver issó, ainda para mais com o que temos visto nos últimos anos; é um claro sinal da doença que mina muito do portismo actual

      Eliminar
    5. Já para nao falar que com uma equipa assobiada por muitos espetou 3 batatas à melhor ou segunda melhor equipa do mundo. Nos jornais, nacionais e internacionais, todos referiam um banho tatico a guardiola!!! Um rapaz que para onde vai as equipas vencem os campeonatos e jogam um excelente futebol, um tal de futebol de posse!!!! oh que caralho!!!

      Eliminar
    6. Lopetegui?!! Há pseudo portistas que gostariam mesmo de ver o Porto na 2ª divisão.

      Eliminar
  8. Bem, parece que temos de contratar os tais jornalistas da bolha e do rascord para serem o nosso scouting... É cada estrela que eles "encontram".

    Quanto ao basquetebol não tivemos um percurso no deserto, embora percebo a ideia do Jorge, pois que estávamos a traçar e a seguir uma estrada bem encaminhada até aqui, e com conquistas pelo meio. Não nos esqueçamos das duas ProLigas.

    Foi uma conquista que quase dávamos goleada.
    Parabéns à equipa por mais uma batalha ganha.
    E quantos aos dois canais digo que pela segunda supertaça a realização da tvi, limitou-se a "virar" o microfone para os adeptos de bermelho, e o Porto Canal deveria ter lá equipas de filmagem e de jornalistas para acompanhar o jogo e a ter no fim o direito de entrevistar os jogadores e treinadores.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive a ver o jogo no Porto Canal. Houve transmissão EM DIRECTO. O que houve a seguir foi um corte para que o programa seguinte entrasse a horas... uma vergonha. Repetida uma vez mais.

      E eu falei de estarem anos sem estar na Liga Portuguesa de Basket. Entraram a Campeões. E agora ganham - e bem! - a Supertaça. Há razões para ter orgulho!

      Abraço

      Eliminar
  9. Do Porto Canal não falo... chega. Como se pode comentar Rascord, Bolha, CMTV, SIC, TVI, SportTV se não tratamos de dar uma valente lição ao canal do nosso clube?
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  10. Eu também vi o jogo através do Porto Canal, quero dar aqui os parabéns aos comentadores, conseguem ser mais isentos que as tv´s ditas isentas. Relativamente ao que se passou a seguir só quero fazer uma pergunta, o Porto Canal tinha autorização para continuar a emitir após o fim do jogo? É que estava a ser utilizada a transmissão da tvi24 e podem não ter tido autorização para continuar e mostrar a entrega da taça.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o escrevi noutro lado, isso demonstra uma negociação muito mal conduzida...

      Abraçom

      Eliminar
  11. Essa publicidade aos jogadores do slm parece-me que são claramente plantadas. Aliás, parece-me claro que há uma estratégia, de há uns tempos para cá, de valorizar os seus jogadores artificialmente através dessas "noticias" de supostos interesses. O que ajuda muito a que o 'nome' dos jogadores chegue ao estrangeiro e se crie um hype baseado em noticias de jornal. Está mesmo a chegar a um ponto ridiculo em que fazem isso com praticament todos os jogoadres jovens que tÊm..depois, claro, têm que inventar desculpas quando o interesse (inventado) não se concretiza. Hoje a invenção é que recusaram 25M pelo Guedes (lol).
    e é isso...parece-me mais uma estratégia do slm do que propriamente dos jornais...ainda que estes também ajudem no que podem, claro.

    ResponderEliminar
  12. mais uma que o Lisboa enfia no dito cujo depois de nos ter feito o que fez. o Karma é lixado e paga-se caro.

    grande vitória do nosso Basket

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar