terça-feira, 25 de outubro de 2016

Um Passo Na Direcção Certa


Nas últimas duas semanas tem-se notado um cuidado muito maior nos conteúdos FC Porto no Porto Canal. Não só se começou a poder contar com os comentários sérios, bem formulados, bem estruturados, assertivos e bem fundamentados de Rui Cerqueira nos pré e pós match, como se começou a ter especial cuidado em dar o espaço e tempo adequados ao que é o verdadeiro pilar deste canal - o FC Porto e suas transmissões. A seguir ao jogo contra o Arouca, o pós match demorou o tempo que foi preciso. É assim mesmo! 

Foi aí que ficamos a saber disto, e a saber que esta entrevista a Danilo Pereira não será isolada, mas sim uma série de entrevistas mano a mano com os elementos do plantel do FC Porto. Também mais um passo na direcção certa. A função primordial do Porto Canal deve ser esta: aproximar a equipa dos adeptos e vice versa. Evidentemente que é uma questão tratada de forma cuidada e doseada, mas é uma ideia de louvar. Gostei de saber que, assim, teremos mais e melhor FC Porto no Porto Canal. 


Já é um  passo no sentido certo, este de deixar profissionais sábios e competentes, que realmente têm conhecimento prático dos temas e sabem como abordá-los sem que pareçam "feitos a martelo", a tratar deles. Dá, assim, uma certa esperança que talvez a Gala de 2017 dos Dragões de Ouro possa ser preparada sem o confrangedor amadorismo com que foi executada, numa sala com excelentes condições, que demonstra que, se a escolha de convidados musicais foi pouco cuidada, como bem demonstra o Miguel Lima, (não podemos - ou podemos? - só ter Portistas a tocar nas Galas, mas pelo menos que não tenham letras a puxar pelos nossos rivais!), se algumas entrevistas no pré e pós gala foram tão mal feitas que chegaram a ser embaraçosas (e que tal deixar que estas sejam feitas por quem tem, de facto, formação para as fazer?), tal possa ser corrigido, com vista a que a próxima gala, connosco Campeões, tudo correndo como deve, possa estar à altura de um Clube do maior profissionalismo e exigência.

Na verdade, tirando os laureados e o seu discurso - boa iniciativa, evidente que seja, a dos galardoados poderem dizer umas palavras de agradecimento - a única parte que foi de realmente elevada qualidade foi a intervenção da pequena grande Joana Marques.


Gostaria, aliás, de aproveitar este post para sugerir uma evidência: num tempo de um tão grande deserto de comentadores que saibam honrar as nossas cores, à excepção de Cândido Costa e Bernardino Barros porque não trazer a Joana Marques de uma forma mais regular ao Porto Canal? A Joana é, no meu entender, um génio da comédia, com um olho clínico para a subtileza e uma sabedoria de timing cómico e de construção de narrativa absolutamente brilhantes. Basta segui-la no Facebook ou no Instagram para ter um pequeno lampejo de tudo aquilo que ela poderia trazer de positivo à nossa causa!

Fica a sugestão. O FC Porto merece qualidade. Este já é um passo na direcção certa.

10 comentários:

  1. Realmente, a Joana Marques tem umsentido de humor e uma inteligência invulgares. A par do Pedro Abrunhosa, foram quem mais abrilhantou o espectáculo. Foi hilariante a cena de Pedro Abrunhosa quando puxou pela plateia e "obrigou" o pessoal a levantar o rabinho da cadeira e a dançar. Até Pinto da Costa e Rui Moreira se viram compelidos a pular. Foi a gala mais interessante que vi até hoje.

    ResponderEliminar
  2. Joana Marques, Grande portista. Adoro os seus sketch´s

    subscrevo o Jorge

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  3. ta bem, mas o que e mesmo preciso e ganhar, ganhar o resto sera sempre secundario.

    ResponderEliminar
  4. A filha do Caldeira se não existisse tinha de ser inventada. O ridículo tem limites e ela ultrapassou-os.

    ResponderEliminar
  5. A verdade seja dita esta gala já teve muitas melhorias em relação ás anteriores. Quanto á Joana este simplesmente fantástica, gostei do nome que vai dar se for menina, Bella guttman. Podiam dar tempo de antena á Joana e ao Pedro Marques lopes.
    Foi a primeira vez que vi a carina, fiquei embarassado, sem palavras.

    Abraço
    Miguel A

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo a perspectiva de que foi melhor que as anteriores, mas acreditem, ainda pode - e deve! - ficar muito melhor!

    ResponderEliminar
  7. Grande trabalho Joana! Portista ate ao tutano. Mereces tudo, da parte do porto canal. Que tal um sketch semanal? E assento de comentadora? Muito mais que aquelas bombocas mal jeitosas que por la surgiram em jeito de geracao espontanea. Ou cunha do papa, que vai dar ao mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Uma avença para a Joana com urgência pf. Com a exposição dela mais virao

    ResponderEliminar
  9. É claro que eles lêem a bluegosfera. Vejam as alterações que, lentamente, estão a introduzir, não só no funcionamento do clube como também no Porto Canal. No entanto parece-me óbvio que todas estas pequenas - espero que se façam grandes - mudanças têm, também, a ver com a aproximação da Assembléia Geral, que deverá ser quente. Pinto da Costa envelheceu de corpo mas não de espirito.
    A Joaninha, de quem gosto bastante, tem até a vantagem de morar na capital, por isso seria uma medida inteligente aproveitar tanto o talento como os conhecimentos.

    ResponderEliminar
  10. Excelente peça a de Joana Marques o que prova que a via do Humor inteligente poderia e deveria ser frequentemente utilizada na programação do Porto Canal para combater a concorrência havendo farta matéria disponível por aí como é o caso das manigâncias da "instituição". Quanto à prestação da filha de Caldeira o ridículo tem limites como aqui se escreve mas no concurso Azul e Branco do Porto Canal em que ela é uma das figuras principais a coisa ainda consegue ser pior mesmo com Tiago Girão mandado para lá para a apoiar.

    ResponderEliminar