segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fazer Por Merecer


Foram 28 mil os que ontem estiveram no treino aberto no Dragão, a dar um voto de confiança à equipa que deve ser correspondida em acções, em entrega, em suor, em determinação e raça, ingredientes mais do que necessários para se honrar o Manto Sagrado. 

Foi, evidentemente, bom matar saudades, ver um clima saudável entre a equipa, mas não há que esquecer o principal: o foco principal tem de ser no jogo de amanhã, numa competição confusa e estranha, mas que, apesar disso, nos cabe encarar de uma forma digna e para vencer, como são todos os jogos do FC Porto.

Por muito que aprecie as palavras de Felipe ou de Corona, se, no caso do primeiro, o discurso e a prática têm andado em consonância, no caso do último, esta conversa nada significa se se voltar a repetir a displicência amanhã contra o Moreirense que houve contra o Feirense. Aliás, aviso à navegação: se a semente do Portismo deitada na terra das intenções não for regada com jogos à Porto, de nada vai significar! Por isso, como dizia o Rei, a little less conversation, a little more action, please! 

Apesar da união da equipa ser uma evidência, apesar da entrega se ver ao longe, apesar do ambiente ser muito bom - a imagem de Casillas a brincar com o filho Martin no relvado do Dragão é daquelas coisas que enchem um coração de pai Azul e Branco de embevecimento - é importante não esquecer que a verdadeira essência de Ser Porto vem da luta redundar em vitórias e nunca se contentar em "levantar a cabeça".

De nada serve a boa atitude, a comunhão com os adeptos, se se começar a dormir na forma. Amanhã é dia de voltar a ser Dragões. Só assim se poderá honrar o Brasão Abençoado!

NOTA: A absolutamente essencial entrevista a José Leirós ajuda a perceber muito bem como está montado o #colinho com uma malha bem apertada. Se o próprio presidente do Conselho de Arbitragem se diz desiludido com o que encontrou, ao fim de poucos meses, está bom de ver a podridão pantanosa que lá persiste. Se a avaliação é feita da forma como Leirós conta... bom, é tudo uma palhaçada. Grande verdade desportiva esta! Depois queremos ser uma liga grande? Assim? 

E por falar em ligas grandes, meu caro Nuno Espírito Santo, desafio-o a ver os post matches de Jürgen Klopp e de Pep Guardiola para perceber claramente como falar aos jornalistas sem chavões. É que falar de jogadas e de jogadores que se destacam num jogo não é uma ofensa de lesa-Pátria, e comentar objectivamente os pontos onde se esteve bem e onde se esteve mal não é dar menos trabalho ao adversário mas sim deixar bem claro que se entendeu em que se falhou e que se vai corrigir essas falhas. E já nem sequer vou comentar o que parece não divulgar a convocatória.... 

1 comentário:

  1. Entra ano, sai ano, entra treinador, sai treinador e:
    -esta equipe raramente ganha divididas ou segundas bolas, geralmente os outros sempre chegam primeiro
    -dificuldade absurda em marcar gols continua
    -dificuldade impressionante em jogarem bem ( ou bom ) futebol em 80% da época também continua
    -dificuldade em ver Herrera fazer uma única exibição a nível ( ou metade ) do que fez no mundial 2014 no Brasil é 100%

    E fico por aqui, porque de tudo o que de muito mau vi nestes últimos 3 anos e meio, este muito mau que está num nível de 70% do tempo, a cereja no topo do bolo eu vi hoje contra o "colosso" moreirense: vi um ponta-de-lança do Porto levar um drible desmoralizante de um goleiro de 6ª categoria de nome makaride ou makaridi ou o que quer que seja...

    O que mais gostei foi ver nossos rapazes finalmente distribuirem porrada e acho que deviam ter dado mais porrada pra compensar as porradas que andamos levando quietos, mudos e calados... nem vou falar do cai-cai por tudo e por nada dos adversários, hoje eu contei 7 cai-cais dos moreirenses, só o makaride caiu 3 vezes pra ser atendido...

    E claro que o jogo não podia acabar sem que o nosso temível e perigoso ponta-de-lança belga, a melhor contratação de sempre do clube - que certamente ocupará o lugar do Baroni no Baías e Baronis do Jorge da Porta 19, ficando Baías e Depoitres - depois de levar um drible do makaride, levasse um chapéu desmoralizante dum moreirense qualquer...

    Tá muito, muito, muito, muito mau de mais...

    ResponderEliminar