segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Análise FC Porto 3-0 Moreirense (17ª Jornada) - Jogos Que Fazem Campeonatos [ACTUALIZADO]


Jogo importante, vitória natural mas sensaborona cuja memória o tempo se encarregará de apagar. No entanto são estes jogos que fazem campeonatos, num jogo onde todos os destaques que vou dar são, apenas e só, mais ou menos. Evidentemente, o Rio Ave vai exigir deste Futebol Clube do Porto bem mais, mas o caminho faz-se caminhando, e o alento moral de uma vitória tranquila pode ser o click necessário para, de uma vez por todas, sair deste carrossel. Vamos a notas.


Óliver - Depois dos primeiros minutos em que, tal como o resto da equipa, esteve num estado de ansiedade sôfrega absolutamente incompreensível, quando afinou fez aquilo que é o seu apanágio e merece o natural destaque: ser o eixo da roda. Pelos seus pés passa, literalmente, todo o jogo Portista. Teve, também, o mérito de voltar a destapar o ketchup, num remate muito bem colocado e que espero que restitua a confiança de Óliver na sua capacidade de fazer golos. Nunca será um goleador, certamente, mas é bom saber que está no caminho certo.

Marcano - Cada vez mais forte, cada vez mais Capitão (ainda que agora não tenha a braçadeira, outra vez) e já com 4 golos marcados (3 na liga),  está cada vez mais completo e patrão. Curiosamente, está a assumir esse papel quando se esperava que fosse o seu companheiro a fazê-lo. Mas acho que é mais uma parceria do que uma relação de patronato. Que assim continue.

O copo meio cheio -  É sempre bom voltar às vitórias tranquilas, feitas com tempo e sem nenhum tipo de possibilidade de se perder num mau momento, como também é sempre excelente mais uma clean sheet, ou seja, a baliza inviolada novamente. Corona e Diogo Jota jogaram bem com os companheiros e ajudaram num esboço de ataque rápido que só precisa de ser mais afinado mas que vai lá e é justo dizer que Herrera fez um jogo bastantes furos acima dos que tem feito. Nota digna de registo a arbitragem, que o Tribunal d'O Jogo demonstra ter sido muito boa. Está visto que Fábio Veríssimo parece ser, até ao momento, o valor mais seguro da arbitragem-proveta. 


O copo meio vazio - Estranhamente, ambos os nossos normais esteios defensivos estiveram anormalmente aluados. Apesar de terem a raça habitual, quer Felipe quer Danilo não tiveram uma tarde-noite por aí além. Será que a Cila tem razão e os jogos às 18 deixam os jogadores meios taralhoucos? Tenho, no entanto, a certeza de que um Rio Ave os fará estar mais focados e atentos. 

O depois de Óliver é sempre uma confusão pegada. A implicância que NES tem com Óliver, não a entendo. Óliver é sempre o primeiro a sair, e sempre com o mesmo resultado. Por muito bom, assim-assim ou mau que o jogo esteja a ser, a saída do Maestrinho piora-o sempre, porque lá se vai o eixo da roda, e a sua alternativa tende a não conseguir produzir o mesmo. André André bem se esforçou, mas não tem a capacidade de ler o jogo como Óliver tem. Aliás, aproveito para explicar ao senhor Carlos Gouveira, que atribui as pontuações n'O Jogo, e que tem uma embirração parecida com a de NES com o nosso Maestrinho, que as "rotundas" de Óliver  servem para que este possa ler o jogo e enviar a bola para o sítio certo, sem ter que correr com ela. Como Óliver não é nenhum Aubemeyang, esta tende a chegar ao seu destino melhor e mais rapidamente do que se ele correr com bola para a entregar. Percebe? Além disso, às vezes, também serve para dar a volta à marcação de um adversário. Implicâncias!

Por fim, a questão Depoitre. Não consigo, juro que não, perceber a lógica de tudo isto. NES, supostamente, pede um avançado caro e sem provas dadas, porque conta com ele. Dito avançado é ultrapassado por um miúdo de 18 anos, voluntarioso e esforçado, mas cuja etapa natural de formação é jogar nos sub-19 dando umas perninhas na B. Evidentemente, ninguém lhe pede mais do que isto. O que está a fazer Rui Pedro na equipa principal? E que exemplo se dá a um ponta de lança ser ultrapassado por um miúdo dez anos seu júnior? Uma trapalhada com uma explicação certamente esotérica e de muito difícil compreensão. Depois dizem que Depoitre joga mal! Deve ter, a esta altura, a confiança de uma pulga!

ACTUALIZAÇÃO

Para que entendam o gesto de André Silva no festejo do golo. Achei absolutamente delicioso. E o facto dele não ter publicitado ainda o torna mais nobre. E o meu coração de Pai mais quente. Parabéns André. Essa humildade só te fica bem. E vai levar-te longe.


37 comentários:

  1. Olá Sr. Jorge,
    Ganhamos carago!!! o jogo foi às 18h e ganhamos... fonix... quando eu vi corona a falhar o cabeceamento depois jota manda aquele remate e defesa com possibilidade de recarga e o defesa livra... comecei a pensar... vai ser isto outra vez... desperdício e ineficácia. Mas depois Marcano não desistiu... e Oliver fez as honras da casa... agradeci aos santinhos todos. E ganhamos sem espinhas... como devíamos ter ganho a semana passada em paços, o jogo não foi muito diferente. Caramba até o Herrera jogou bem!!! LOL!!! continuo-o a pensar que precisamos de um matador... mas pronto... bora lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vier de uma forma interessante para a UEFA...

      Abraço

      Eliminar
    2. O Herrera jogou bem? A sério ? Obrigado! Eu não reparei. A única coisa que lhe vi fazer foi ao minuto 92 ( é verdade, ao minuto 92) impedir o Kelvin de rematar para golo.
      Quanto à essência da análise ao Jogo a qualidade habitual. Parabéns.
      Abraço

      Eliminar
    3. Olhe que até jogou aceitavelmente.

      Abraço

      Eliminar
    4. Quando digo que jogou bem digo que não empastou o jogo da equipa, já disse aqui várias vezes que para mim Herrera não jogava mais, outros com mais qualidade não têm um terço das oportunidades que tem esse moço. Acho-o o pior capitão da história do clube e queria muito que o vendessem mas também não sou cega... vi o Herrera a pressionar a fazer bons cortes e passes e, o mais importante para mim, a fazer passes para a frente, a levar a equipa para a frente e não para trás e para os lados... mas lá está... foi o que eu vi

      Eliminar
    5. Guilherme de Sousa Olaio
      Vi agora estes dados... espero que sirvam para o elucidar sobre o que eu disse...
      Héctor Herrera (in tribunal do Dragão) - Um case study. Herrera foi o jogador que mais ocasiões de golo criou em toda a jornada (6). Fez 6 desarmes e 14 recuperações de bola, tendo só sido ultrapassado neste aspeto por Danilo na reta final do jogo. Do meio-campo para a frente, foi o mais eficaz no passe, com 86%. Preencheu toda a meia direita, foi à linha, fartou-se de apoiar Maxi Pereira quer no ataque quer na defesa, também ajudou no miolo e durante grande parte da partida foi o único jogador a preencher o buraco de 30 metros entre a linha média e os avançados do FC Porto. Fez tudo isto, mas ainda há-de haver quem acha que jogou mal. É obra.

      Eliminar
  2. Se ao sr. treinador NES lhe fosse exigido o dinheiro gasto no Depoitre ele certamente o colocava a jogar em detrimento de um júnior por muito bom que ele fosse. Eu detesto treinadores que "brincam" com o dinheiro dos clubes.

    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se admite. É uma gestão irresponsável, seja de quem for que é feita.

      Abraço

      Eliminar
  3. Boas!

    Eu tenho uma teoria acerca do grande Oliver Torres: que não aprecia, ou não sabe apreciar, as suas qualidades, não gosta verdadeiramente de futebol. É como aqueles indivíduos que dizem gostar muito de cinema e que o filme favorito deles é o Velocidade Furiosa. Eles não gostam de cinema verdadeiramente, gostam é de carros...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Concordo com tudo o que foi dito. Sem jogo a meio da semana não vale a pena estar a "poupar" o Oliver. Podíamos ter ganho por 4 ou 5. Assim como o Nuno meteu o Kelvin para ir ganhando confiança porque não ensaiou uma dupla André Silva-Depoitre? Isto só prova que precisamos urgentemente de um ponta de lança senão ficaremos órfãos dos golos do André, que é bom referir, é um ótimo jogador mas que convém não esquecer que está a fazer a sua primeira época completa ao mais alto nível e tem neste momento o peso da responsabilidade de fazer os golos da nossa equipa. Agora vamos ter um ciclo de jogos muito difícil que vai exigir o maximo de todos e era importante que jogadores menos utilizados tivessem mais minutos nas pernas.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde
    "Só não mudam os burros..."
    Quando vemos tanta implicância com o Oliver a jogar ao lado de Danilo, em casa e contra dez e a ser substituído por um jogador mediano de passa para o lado e a utilizar o Rui Pedro (para quê? qual a finalidade? que ganho para a equipa??) que mensagem estamos a passar?
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos partir do princípio que ele está a dar minutos aos jogadores menos utilizados.

      Abraço

      Eliminar
  6. Olá mais uma vez... bem só para referir que às vezes há implicâncias sem sentido, se calhar é dor de cotovelo alguns implicarem com Oliver, ou se às vezes o criticam é porque sabem que ele é capaz de muito mais. Quanto ao NES, eu acho que ontem ele fez bem em resguardar o maestrinho, ele tem que estar bem até ao fim da época, a equipa precisa dele fresco. Em relação ao Rui Pedro, acho que NES quis dar minutos ao miúdo sem haver a pressão do golo, na minha opinião também fez bem, provavelmente da forma como o jogo estava se entra o Depoitre só ia piorar o estado de espírito dele, entrar em jogo e não fazer nada, como nada fez o Rui. Já em relação a André André não percebo as criticas, juro que não percebo. No ano passado no inicio era André e + 10. O jogador confiante, carregava a equipa às costas. Ainda ontem entrou fez dois bons passes a rasgar a defesa contrária e teve dois remates extremamente perigosos, que um jogador mais motivado poderia certamente ter transformado em golo. Mas leio aqui jogador mediano que só passa para o lado?!!! Neste tipo de jogos em que se está a ganhar por 3 e o jogo completamente controlado, há que motivar jogadores, há que dar descanso como recompensa e deixar os miudos crescer em competição. Isto é tão só a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o André. É o sítio onde se põe o André e por troca com quem.

      Abraço

      Eliminar
  7. nao percebi a atribuiçao de mvp ao maxi que para mim ja nao tem capacidade fisica de fazer o corredor e limita em demasiado a equipa, os adversarios normalmente atacam nos por aquele lado e em velocidade o que deixa filipe desamparado.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    Ganhamos bem, justamente e sem mácula, reduzimos a distância para quem nos precede, só motivos para estar satisfeito.

    Grande abraço meu amigo.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos os únicos com razões para sorrir, meu amigo!

      Grande abraço!

      Eliminar
  9. Não sou grande apreciador de Óliver, mas reconheço que a equipa só é capaz de construir com ele em campo. André André tem características mais defensivas, pelo que não se pode sequer pedir que cumpra a mesma função, ou pelo menos, com igual qualidade.

    Depoitre é gozado fora de campo pelos seus e pelos adversários. No seio da equipa é humilhado pelo treinador. Ao contrário de muita gente, acho que Depoitre seria uma excelente opção para o banco, mas está mentalmente em baixo. Quem tiver olhos verá que está ali um ponta-de-lança posicional fortíssimo, capaz de movimentos bem interessantes num momento de jogo que exija futebol directo. Ah, isso do psicológico é uma treta... Lembram-se do Jankauskas antes de vir para o Porto? Do Luis Fabiano antes de ir para o Sevilha?

    Esta vitória é muito importante, contrariando a tendência recente de não aproveitarmos os deslizes dos nosso adversários directos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente o que diz em relação ao Depoitre. Isto é escandaloso.

      Abraço

      Eliminar
  10. Que venham mais fins-semana destes, os rivais perdem pontos, nós ganhamos descansados, e ainda há tempo para uma ovação a um regresso.
    O jogo que fizemos ontem não foi muito diferente de outros na presente liga, a única coisa que nos trama é a questão dos golos.
    Em alguns jogos desta liga é quase que como bruxaria, nós não conseguimos fazer pelo menos um único golo.

    Rio Ave-Estoril--Guimarães são jogos em que temos que os resolver na 1ª parte, porque, como o plantel é curto e vêm aí grandes jogos, é preciso que os jogadores estejam na máxima força para esses jogos.


    PS: Outro ingrato que passou pelo Nosso Clube: http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/evandro-no-fc-porto-e-preciso-ser-campeao-5608609.html


    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que está a lutar para não descer de divisão.

      Abraço

      Eliminar
    2. Em que é que isto é ser ingrato?

      Cumprimentos
      Navega

      Eliminar
  11. Não sabia dessa história do André Silva, mas adorei. Não sou pai, mas o gesto do nosso avançado foi de grande homem.

    Quanto ao jogo era importante ganhar, nem que fosse em fora de jogo e no ultimo minuto.

    Muito bem o Marvano, Corona e o "patinho feio" Herrera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é preciso ser pai para admirar o gesto do nosso AS.

      Abraço

      Eliminar
  12. Silvestre

    Caro Sr. Jorge Vassalo, ontem a nossa exibição foi positiva, ocorreram bons momentos, assim como distintos pormenores, para além disso houve determinação, só faltou um pouco mais de consistência ou discernimento para ampliar o resultado, concluindo foi um desfecho saboroso,quanto a Depoitre é realmente um caso estranho e uma aquisição inexplicável, já Oliver é um pequeno génio e o André Silva um grande Homem.

    Abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  13. Jorge,

    O que te disse???

    Facil... 😉

    ResponderEliminar
  14. Oh yeah! Estamos de acordo em tudo. :)
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Vocês nem com um plantel jovem, e desfalcado das vedetas doutros tempos, com um treinador jovem também, com as roubalheiras monumentais, dão descanso.

    É o discurso que tem defeito, é porque ganha sem jogar muito, é porque empata com muitas oportunidades, é porque poe o depoitre, é porque não poe o depoitre.

    Criticar, criticar é o caminho, a maior parte de vós em agosto, dizia que já estávamos fora da luta por esta altura.

    Eu apoio o espírito crítico, mas as vezes acho que é demais.
    Estou a gostar da atitude, do futebol nem sempre, mas ninguém joga sempre bem, não vou é entrar na crítica fácil, e a exigir coisas que não são tão fáceis como parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado. A superioridade moral nunca tem assinatura.

      Aqui critica-se construtivamente. E exulta-se com o progresso. E assina-se as opiniões.

      Abraço

      Eliminar
  16. Não sabia o motivo do festejo do AS, sempre a surpreender pela positiva! Então quando deixar de falhar aqueles golos feitos, nem quero imaginar...

    O Rio Ave, sendo bem melhor equipa, talvez ouse jogar mais aberto e, com isso, facilitar o nosso jogo. Mas o melhor é não contar e preparar para sofrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar até jogamos bem? Será da eficácia? Fico muito confuso, parece que estou numa dimensão paralela. Vejo o jogo cheio de nervos, mas depois - ou antes - vejo as papoilas e os lagartos, comparo e... se a bola entrasse ou fosse mais à baliza, até não estava mal de todo. Por vezes. Em casa.

      Aaaagh. Porra.

      Abraço

      Eliminar