domingo, 12 de fevereiro de 2017

Análise Vitória de Guimarães 0-2 FC Porto - Na Marra!!!

Fato de macaco, vitória daquilo que esta equipa tem como mais nenhuma - uma união que já não se via no Dragão há demasiado tempo! Mais de 6000 adeptos Portistas em Guimarães, a apoiar uma equipa que luta, se sacrifica e se esfalfa em cada bola, solidária e em que todos jogam para todos. Esse mérito, é de Nuno Espírito Santo. Mas ganhar desta forma, por muito que vá resultando, pode um dia não resultar. Esperemos que resulte sempre. Vamos a notas.


A grande muralha do Dragão - Sim, eu sei que não estavam no Dragão. Mas já não há palavras para Felipe e a sua capacidade de luta e potência física, mas, principalmente, estou absolutamente embasbacado com Marcano. Marcano vai a todas com uma excepcional qualidade e chega ao cúmulo de, nas poucas vezes que falha, ir ele próprio corrigir o seu erro! De uma segurança e uma qualidade absolutamente fascinantes! Se juntarmos a isto um Maxi que, apesar de não ter velocidade tem manha para dar e vender e um Alex Telles tão bom na defesa como no ataque... há muito pouco a dizer. E que dizer de um Iker que faz defesas impossíveis até quando os lances são inválidos? Ponha-se à frente o "ponta de lança" defensivo Danilão e tudo aquilo que ele é, e pronto... não falta nada. Mais! O resto da equipa participa, sem hesitar, na defesa, sacrificando o seu estilo de jogo e objectivos pessoais pelo bem da equipa! Este gesto de Brahimi fala por si. E isto, meus amigos, é ouro!

Soares - Luta, trabalho, entrega, determinação e classe. Quase roubar duas bolas a Douglas, aparecer em todo o lado no ataque, querer tanto marcar como oferecer... a mim já me conquistou! Num jogo que, emocionalmente, deve ter sido bem complicado, Soares foi um bicho imparável. E suspeito que será assim todo o resto do tempo. E vem aí dores de cabeça para os adversários. Passamos de um ataque de pólvora seca para um ataque de múltiplas soluções. E isso vai ser difícil de travar.

As substituições -  NES ainda foi a tempo de corrigir o problema criado por si mesmo - ver Faltas - porque, ao trocar um perdulário André Silva por Corona, restituiu o FC Porto à sua matriz mais confortável - o 4x3x3 - e deu os equilíbrios que foram importantes para que o FC Porto tivesse, finalmente, uma dinâmica consistente de ataque. Depois foi a gestão. Diogo Jota por Brahimi deu o descanso merecido a um Yacine combativo como nunca e muito, muito, fora do seu lugar natural, onde rende mais. Soube aproveitar os contra-ataques e, depois de ter ameaçado, soube concluir com classe um lance vertical de Alex Telles como mandam os livros e fechou com chave de ouro uma segunda parte onde finalmente se viu o FC Porto. Por fim, Óliver por André André deu uma qualidade maior ao centro do terreno, embora 7 minutos não tenham chegado para se ver nada de especial, a não ser que NES continua a pôr o Óli atrás de Herrera....


A confusão táctica - Ao melhor estilo Estoril, lá se foi uma primeira parte onde tudo era confuso e desligado, que se traduziu em não ter bola apesar de ter sido marcado o primeiro golo assim, neste confuso e imprivisado estilo de jogo. Herrera e André André atropelavam-se - outra vez! - nas mesmas missões e Brahimi a jogar pelo meio, naturalmente não rende tanto. Ter a humildade de saber reconhecer e mudar não significa que não se deva aprender com os erros. Esperemos que NES tenha aprendido a lição... É que tantas vezes o cântaro vai à fonte... que pode um dia quebrar. Esperemos que não.

18 comentários:

  1. Mais uma vez, Resumo Perfeito. Gosto em especial do ultimo parágrafo - Confusão táctica do NES. É exactamente este ainda o calcanhar de aquiles do Porto. Temos equipa para isto evitar, mas por agora ainda nao temos treinador para o mesmo fazer. Soares parece ser a melhor contratação do Porto em anos. Um ponta de lança completíssimo, que pelo que mostra daqui a ano e meio poderá estar num Manchester, Bayern, Real ou outro que o valha. Pode parecer exagerado ao fim de 2 jogos fazer esta análise, mas o que até agora vi é um jogador com muita qualidade e com um potencial fabuloso. Muita qualidade e classe. Esta contratação tem também o condão de equilibrar o plantel e passarmos a ter no banco mais gente de qualidade para entrar em jogo. Apesar de não concordar com a montagem do onze, o facto é que tínhamos no banco, entre outros Octávio, Corona, Diogo J, Oliver e o Ruben. Não é certamente um banco de jogadores "fraquinhos". Pela primeira vez esta época sinto o Porto capaz de efectivamente lutar pelo título. Ps: Impagável a cara de enterro de muitos comentadores a falarem desta vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Layún em casa! Sim, desde a SportTv a todo um rol de paineleiragem... uma alegria! Que nunca acabem!

      Abraço

      Eliminar
  2. pois GANHAMOS!!! mais uma vez nao jogamos bem mas ganhamos e agora temos muito mais hipoteses de marcar sempre um golito pelo menos. Nao deixamos jogar e certo, o guimaraes nao teve ocasioes , o sporting apesar de ter dominado na segunda parte tirando o golo teve ocasioes por um def central por ser alto e nos sermos baixos, mas realmente o meio campo nao funciona ou funciona mal seja quais forem os interprertes. O treinador implementou um espirito de grupo muito bom que ajuda a resolver muita coisa mas falta nos algo, talvez o que nos falta de para sermos campeoes. Esperemos que jota agora comece a subir de produçao porque pode ser decisivo bastas vezes. Asilva tem de dar corda aos sapatos ou esta tramado. Ja agora a equipa B joga bensinho, muita tecnica , ate dominam os jogos mas ............ nao ganham com graças, ramos, macedos, areias e assim sao inoperantes, tanbem a B esta na altura de jogarem menos mas ganharem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A B mudou duas vezes de treinador em poucos dias, sofreu alterações de ponta de lança novamente... vamos dar um pouco de tempo. Não esquecer, duas vitórias sobem DEZ posições!

      Abraço

      Eliminar
  3. Oh Vassalo, desculpe, mas não concordo.
    Confuso e improvisado? Não acredito.
    Podemos todos não gostar do estilo, das ideias, da estratégia, mas são as de Nuno.
    Já se percebeu que gosta de dar iniciativa ao adversário a partir de um bloco baixo e até a um certo espaço para, depois, partir em rápidos contra-ataques. É bonito? Não. Mas aparenta ser eficaz e, principalmente, não vejo os oponentes criarem perigo na grande-área, só jogadas de fora.
    Por último: alguém lhe (nos) diz que se NES tivesse entrado no 433 a equipa teria rendido da mesma forma? Porque não diz que a estratégia passou por desgastar primeiro e depois rebentar, como ficou demonstrado na última meia hora? E irrita-me essa conversa da treta a dizer que temos um tipo de jogo de equipa pequena....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confuso e improvisado, no sentido em que é a terceira mudança táctica e de intervenientes, em 3 semanas (tão amplamente criticada antes, noutros treinadores...)

      Ega, vai fazer-me a justiça de ver que não escrevi "equipa pequena" em lado nenhum. Disse, digo e repito, que não concordo nem gosto deste estilo de jogo, acho-o muitíssimo perigoso e cria imenso desagaste e ansiedade. É a minha opinião, mas respeito todas as outras.

      E, se ganha, quem tem razão é quem vence.

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    Estou a hesitar entre o erro táctica e o propósito táctico de NES. Ou seja não sei se é um erro ou propositado e até há pouco tempo não tinha dúvidas que de facto havia uma confusão táctica no Porto. Nos últimos 2 jogos jogamos em contra ataque. As nossas maiores dificuldades são sempre em ataque continuado. Daí o problema de enfrentar equipas que se fechem muito. Vamos ver mas também acho que abusamos da sorte.
    Grande alma. Grande raça. Mérito de NES.

    Diga-me lá se o Bernard não deveria ser expulso no lanço com André André? Aí se fosse ao contrário.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mérito de NES na raça, na motivação, no querer - indubitavelmente.

      Mas este estilo de jogo é perigoso - e a mim, particularmente, não me agrada. Temos sido eficazes, e espero que continuemos. Já tivemos anos a jogar um futebol de qualidade e a não ganhar.

      Abdico disso em prol da taça do campeonato.

      Abraço

      Eliminar
  5. Vitória importante e justa, apesar de não ter sido uma boa exibição valeu pelos 3 pontos, o Casillas não sujou as luvas o jogo todo e nós podíamos ter matado o jogo mais cedo,prefiro não jogar bem e ganhar, que jogar bem e não ganhar como já aconteceu esta época. Relativamente ao Soares temos jogador, além de marcar golos trabalha muito e desgasta as defesas, de resto a azia ontem nas tvs foi muita depois do jogo e isso é sempre bom sinal, desde dizerem que a vitória foi feliz (num jogo que tivemos 5 oportunidades de golo e o adversário nenhuma), a falarem no que custou o Oliver(sendo que quando veio este ano já se sabia da compra obritória do passe), falarem em penalty contra nós, lance esse que nem aparece no tribunal do jogo), enfim, eles não disfarçam a azia, pois pensavam que nestas 2 jornadas nós iríamos perder pelo menos 2 pontos,é continuar com este trabalho e atitude e união,e se possivel com melhores exibições, mas importante mesmo é ganhar.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinham claramente as esperanças no Guimarães... temos pena.

      Abraço

      Eliminar
  6. Eu acho que é francamente propositado....

    Ainda ha de facto alguma confusao/ambientação no meio campo mas, sem duvida propositado e nao para desgastar mas sim para ... conter o impeto inicial do Guimaraes....

    Depois analisar e meter a carne toda no assador....

    Como o NES diz e bem, a tatica nao é fixa... o jogo rola e os posicionamentos oscilam... e com uma ou duas substituições mudamos o jogo completamente tanto em velocidade como taticamente e os adversarios ficam aturdidos...

    Mais 2 semanas ou 3 e estamos a carburar a 100%...

    Deveriamos ter forcado o 5 amarelo ao Felipe... erro grave...

    Agora vai cumprir o 5 contra quem? Boavista? Arouca?

    Deixemo Andre S e o Soares afinarem o entrosamento e teremos um caso serissimo!!!

    Jorge, tinha dito ao Miguel 3-0.... falhei por 1... 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tondela, Boavista, Arouca. Não me parece que em nenhum dos jogos o Boly possa comprometer...

      Abraço.

      Eliminar
  7. Como li algures (não me lembro onde) esta equipa faz-me lembrar muitas equipas dos inicios dos anos 90 em que se ganhavam jogos e campeonatos na raça, na luta e no crer. Podemos não ter opera, não faz mal, temos musica tradicional portuguesa.

    Ps um pequeno off topic, li a entrevista do coroado ao rui tovar no observador e depois os arruaceiros somos nos. Muitas estorias tem este senhor a contar.

    Abraço
    Miguel S

    #contratudocontratodos #todosaodragao

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo na integra os comentários do Ega e do Xebeu!
    Quando a montanha não vem a Maomé, vai Maomé á montanha, nem que seja de comboio!

    ResponderEliminar
  9. Nao aprecio muito opera a chuva, portanto fiquei satisfeito com os 3 pontos. Venham mais 15 de seguida e vamos la estar. Abr

    ResponderEliminar
  10. Espero que com a contratação de Soares e sue entrosamento no plantel não vá afectar o A Silva.
    Que não vá abaixo por não marcar golos, e que saiba dar luta. Espero ver aquela típica competição entre pontas-de-lanças de quem marca amais.

    Herrera esteve trapalhão na 1a parte mas soube dar luta depois na 2a parte para corrigir um pouco a sua imagem neste jogo.

    Mas como Herrera todos no plantel estão como um fibra lutadora que se torna única nos tempos presentes do FC Porto.

    Nuno está muito bem a impor os grandes valores do Porto nesta equipa, mas um pouco mau na sua implementação da equipa. Pôr jogadores nas posições que não são deles, pode ser benéfico para os jogadores no futuro, mas para as dinâmicas da equipa quebra um pouco.

    Fundamental, são os três pontos, o funeral do humor nos paineleiros, e o continuo morder dos calcanhares dos de lá de baixo.

    Destaque para os milhares de Portistas no Estádio.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Até já fazem ressonâncias magnéticas para descobrir penaltys contra o FCPORTO.
    Isto está a ficar bonito está.
    Espero que as Rennies acabem por esgotar.

    Abraço

    ResponderEliminar