quinta-feira, 4 de maio de 2017

Focar-nos Na Bola

Gosto da ideia do video-árbitro. Não só por causa da avaliação em si, mas também porque sou favorável ao apoio de novas tecnologias que nos aproximem da isenção que se exige a um árbitro de futebol.

Não sou, contudo, crente. Não acredito que deixem de roubar. Por exemplo, o penalti sobre Otávio via-se melhor no campo do que na televisão. Mas deixa de haver desculpas. A expressão "não vi" deixa de existir. Agora será, simplesmente, uma questão de vontade e de verdade. Nada mais.

Com isto, espero que estejamos mais focados na bola. Os campos menos inclinados favorecem um melhor futebol. Não há que enganar - as ligas que mais atraentes são aos expectadores são aquelas em que a competitividade é maior. 

A Serie A, por exemplo, está recheada de grandes equipas, mas para a maioria das pessoas não tem qualquer interesse. E porquê? Porque a Juventus é raínha e senhora - ás vezes também com ajudas, como nós sentimos na pele - e ninguém quer ver campeonatos sem luta. A Ligue 1 está mais atraente agora por causa do inverso. E a Premier League... nem é preciso falar!

No Futebol Clube do Porto não precisamos de ajudas e inclinações. Em campos sem inclinação, iremos provar o que somos.

Curioso que o benfas apoie o video-árbitro. Devem estar a preparar uma super-equipa. Ou então o patrocínio da INATEL....

Já agora, aquela fraca equipa que nos derrotou na Champions apenas contra 10 está prestes a chegar à Final. Outras há que dão goleadas a vermelhos e depois levam 6....

22 comentários:

  1. As novas tecnologias não servem para nada, porque as decisões dos "calabotes m@de in @cademi@ do seix@l" e as do "conselho de injustiç@ sedi@do na porta 18" são soberanas.
    Mas o FCPORTO tem de fazer o seu trabalho. Primeiro, dispensar NES e contratar Pedro Martins. Estou certo que este último não desperdiça jogadores como João Teixeira, Nabil Ghilas, Rafa Soares, Gonçalo Paciência, Sérgio Oliveira, Ricardo Pereira, Quintero, Hernâni e Marega.
    Depois contratar Fransérgio.
    A seguir correr com os "pesos mortos do plantel" (Adrián López, Depoitre, Herrera)
    E finalmente estabelecer alianças com outros clubes para que estes @pitos de @viário sejam castigados disciplinarmente pela "APAF".
    Se a Juventus apanhar o arbitro do Real Madrid-Bayern, já foi.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luís não era (o do Nuno Espírito Santo)?

      Abraço

      Eliminar
    2. Era e fui bem enganado.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    3. Luis, o Ghilas não rendeu em lugar nenhum excepto no Moreirense.
      Até dou desconto noutros, mas no caso do ghilas nem há discussão.
      O quintero é para vender, será outro iturbe e o ricardo pereira nem passou pelo NES, porque havia um contrato de 2 anos de empréstimo para frança.
      antes de dizer mal, temos que saber o que estamos a dizer (E eu quero o NES fora do clube há muito tempo)

      Eliminar
    4. csantos, pode ser que o Ghilas o Quintero e até o Reyes não rendam, não discuto isso, mas gostava que lhes dessem uma segunda oportunidade como deram a Adrián López e a Herrera.
      As vezes o que é preciso é um Nuno Álvares Pereira ou melhor um Diego Simeone para motivar esse jogadores que parecem perdidos.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  2. Eu sobre as tecnologias só apoio a tecnologia da linha de golo, aí não há direito de julgamento de ninguém e é certinho direitinho sem interferência de mais ninguém.

    Agora isto do video-árbitro (VA)? Desde o primeiro dia que sou cínico em relação a esta "tecnologia" que se formos a ver bem, de tecnológico não tem nada, é só mais um senhor do apito (mas sem ele) a ver os lances através de um monitor.

    Vi o vídeo do árbitro Hugo Miguel que diz que na situação nº3 (golo precedido de fora de jogo), o árbitro pode ter a indicação de que houve fora de jogo ou consultar o VA até no terreno de jogo e anular o lance, sim senhor, tudo muito certo...então e para situações como no 5lb x FC Porto em que Jota seguia isolado e foi-lhe marcado erradamente fora de jogo? Para este tipo de situações o VA não serve para nada!

    Na minha opinião creio que vá fica tudo na mesma, ou então os jogos duraram uma eternidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O VA só faz sentido se as jogadas puderem seguir e ser anuladas posteriormente, se for o caso.

      Qualquer outra coisa é um atropelo à verdade.

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge,
    O video-arbitro terá sempre o problema na sua aplicabilidade. Muito mais que as escolhas da realização. Prende-se com a anulação dos lances logo à partida. Isto é, num lance iminente de golo que seja logo anulado, não há video arbitro que reponha a legalidade do lance. Se os árbitros agora não dão vantagem ao ataque, por certo e não acredito que o vão passar a fazer. Principalmente em jogos do Porto.
    Esta questão tem passado completamente ao lado de todas as analises e preocupa-me bastante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, só faz sentido se se anular DEPOIS...

      Abraço

      Eliminar
  4. Esta ideia do video arbitro, na minha opinião não tem lógica nenhuma.
    Primeiro os árbitros deviam de deixar estar manipulados, e garanto-vos que as arbitragens eram sempre ou quase sempre isentas.
    Segundo, porque se gasta um monte de dinheiro para nada quando poderia haver o primeiro ponto.
    E terceiro, porque já estou mesmo a ver que vieira vai "hackear" aquilo para que seja mais uma edição da liga a seu favor.

    Absolutamente repugnante estas mentalidades que não sabem cortar o mal pela raiz e fazer de uma vez por todas o desporto na sua naturalidade.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se "hackear" vai ser cada vez mais visível e imperdoável.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa Noite pessoal.

    A chegada do video-árbitro é uma lufada de ar fresco.
    Agora não metam o Rola e outros nas cabines...

    Para o Video-árbitro funcionar bem tem que ter nos estádios 4 cameras para filmar o jogo.Uma a norte e outras a sul, este e oeste. Dessa forma não vai existir manhas da realização durante a transmissão do jogo.

    Devia haver também grandes ecrãs para dar logo as repetições ao publico e intervenientes no jogo.

    saúda-se esta decisão, mas só tenho pena que seja depois de 4 anos sempre a roubar para o mesmo.

    Saudações Portistas

    11DruLoVic

    ResponderEliminar
  6. caro Jorge Vassalo,

    Tudo ok desde que a BTV não transmita jogos do SLB. E mesmo algumas transmissões da Sporttv deixam muito a desejar. Isto deveria ser introduzido em conjunto com outras medidas como por exemplo a publicação dos relatórios dos árbitros ou os sumarissimos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. Os erros vão continuar a existir, o vídeo arbitro não vai trazer verdade nem justiça, só vai criar ainda mais confusão e polemica!
    Peco desculpa se tiver enganado, mas o auxilio do vídeo arbitro não é obrigatório para se decidir sobre um pênalti, a decisão máxima é sempre do arbitro, e este mesmo pode ou não recorrer a este auxilio, dependendo, se tem duvidas ou nao sobre o lance!
    Sendo assim, como os árbitros nunca tem duvidas contra o FCPorto, a palhaçada vai continuar!
    Vamos de certeza assistir a lances na nossa área em que o arbitro vai recorrer ao video arbitro, e em lances de pênalti a nosso favor o arbitro nem duvidas vai ter nem vai recorrer ao video arbitro!

    Posso estar engando, posso estar redondamente enganado, mas o video arbitro vai servir apenas para desresponsabilizar os arbitros, nao havendo duvida o arbitro nao vai parar o jogo para rever decisoes, logo meus amigos portistas, vai continuar tudo na mesma!
    Saudacoes
    Dragonite

    ResponderEliminar
  8. chegou o general romano a lusitania, ali para os lados da guarda e pergunta .... que povo e este? que nao se governa nem se deixa governar?? ou como dizem os espanhois.... ao govierno? ai! pois entonces estoi contra.

    ResponderEliminar
  9. Se puserem o Lucílio, o Vítor, Duarte e restante Cª a ver os vídeos editados pela Benfica TV continua tudo na mesma
    saudações

    ResponderEliminar
  10. Sobre o video-arbitro acho que vai ter tanto sucesso como os arbitros de baliza. ainda alguém acredita que eles são uteis? a maior parte dos casos passam o jogo sem verem situações flagrantes na área e na linha de golo...

    Em relação à sua aplicabilidade, acredito que num mundo ideal os arbitros iriam deixar continuar os ataques que depois poderiam ser anulados, que os arbitros teriam acesso a vários angulos dos lances, que iriam proceder de forma igual (e não favorecer que mais os pressiona ou lhes coça o dito cujo), além de que o próprio tipo que está a analisar a transmissão não irá estar a comer batatas fritas a ver o jogo na "tv" e sim estará a procurar o que realmente se passa ou não.
    Mas hey, isto era num mundo ideal onde os proprios agentes do jogo não adulteram relatórios ou omitem o facto de haverem arbitros a serem coagidos durante o intervalo...

    ResponderEliminar
  11. Enquanto o futebol foi do povo, era saudavel, ingénuo e artesanal. Enchiam-se os campos da Raínha ou da Constituição, para ver os árbitros de fraque e os guarda-redes de cha´peu e joelheiras!
    Até que apreceram os doutores, engenheiros e advogados. O futebol tornou-se num comércio, os árbitros deixaram de ter fraque e passaram a ver mal, ou quiçá, conforme as conveniências.
    Anos mais tarde a elite que não joga á bola mas que dirige e pensa que sabe de bola, decidiu transformar o futebol numa indústria, onde os jogos se multiplicam, os dinheiros navegam entre prémios e comissões, com tv's ávidas de protagonismo em incendiar, pilhar e ofender o futebol com comentadores rascas, mesmo que tenham titulos académicos.
    Agora chegou vez dos informáticos!
    E o futebol assim qualquer dia arrisca-se a apanhar um valente virus sem que haja um "hacker" qualquer que o valha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo integralmente. Como diria o outro "it's the economy, stupid" e assim caminhamos neste mundo sem destino.

      Eliminar
  12. Pelo que ouvi, e nisto em última análise dependemos sempre da informação que recebemos, a introdução do video-arbitro vai ser benéfica, e muito. Terá, julgo eu, no caso do fora-de-jogo uma preponderância a que me atrevo a chamar de revolucionária. Vai finalmente pôr em pratica a questão de em caso de dúvida deixar jogar. Todos sabem que actualmente os árbitros em caso de dúvida, defendem-se e cortam o lance. Com a introdução do video-arbitro acabaram-se as desculpas. Um lance duvidoso será consentido até a jogada ter o desfecho natural que poderá dar ou não em golo. A partir daqui nenhum árbitro terá a desculpa de em caso de dúvida cortar um lance - e todos sabemos o jeito que tem dado ao Benfica o corte de lances prometedores aos adversários. Árbitro que apesar disto continuar sem razão aparente a enganar-se em lances de dúvida, cortando a jogada, será facilmente "caço". Aí veremos quem é que de facto anda a mando de quem. Ficará de forma inequívoca mostrado quem tem falta de seriedade. Outros aspectos do video-arbitro serão mais discutíveis e poderão também oferecer dualidade de critérios, mas especificamente a questão do fora de jogo será uma melhoria considerável em termos de "verdade" desportiva.

    ResponderEliminar
  13. O benfas apoiava o vídeo árbitro muito antes do nalgas o fazer.


    12 Fevereiro 2009. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, tornou-se no primeiro dirigente máximo de um clube "grande" a assinar a petição a favor da introdução de novas tecnologias no futebol, colocada na Internet pelo jornalista Rui Santos.
    Depois do Sporting de Braga, o Benfica, através do seu presidente, é o segundo clube português, e o primeiro dos três "grandes", a subscrever o "Movimento Pela Verdade Desportiva", que em três meses de duração já reuniu perto de seis mil assinaturas.
    "Estamos a falar do clube com o maior número de adeptos e, do ponto de vista do simbolismo, esta adesão é sempre importante, já que é um clube que tem peso e representatividade nacional e internacional, como seria importante também ter o FC Porto e o Sporting", referiu Rui Santos à Agência Lusa. "É uma atitude de alguém que sente que o futebol precisa de caminhar noutro sentido".

    ResponderEliminar
  14. Comigo o NES nem ao banco ia no Funchal... farto da conversa de treta dele. João Pinto por favor toma conta da equipa e enjaula esse NES dentro do balneário.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar