quinta-feira, 18 de maio de 2017

O Real Valor Do Que É Nosso

O FC Porto B venceu a prestigiada Premier League International Cup. É, então, o segundo título em dois anos para muitos dos rapazes. É um importante capital para o futuro do FC Porto, as conquistas que se vão tendo - dão fome de vencer. Também se prova, através da forma como António Folha pôs o FC Porto B a jogar, como é importante efectivamente ter um treinador.

Não estou a dizer que quereria. necessariamente, Folha no FC Porto, pelo menos para já, embora não desgostasse. Falo sim, que este é o perfil de um treinador de sucesso: alguém que incuta uma determinação e vontade de vencer aos jogadores.

Mais a mais, quando se afirma que o plantel do FC Porto não tem qualidade, está à vista de todos o rio de onde se pode pescar talento! Não vou individualizar - tenho a certeza que Luís Gonçalves já tem bem presente o que há que aproveitar e inserir. A formula não tem de ser grandes craques famosos com muita tarimba, mas um misto de experiência e talento.

Mais importante do que tudo o resto, cabe à Direcção do FC Porto demonstrar aos jogadores aquilo que que Francisco Ramos já sabe: que as nossas vitórias serão valorizadas por nós, que "contra tudo e contra todos" significa isso mesmo - contra tudo e contra todos! Mais importante do que nos queixarmos é fazê-lo depois de vencer! E para isso, há que se sensibilizar jogadores e equipa técnica para a luta diária que é ser do FC Porto, o que significam as nossas cores e as do inimigo. Por exemplo, era interessante mostrar como, convenientemente depois do campeonato resolvido, se tenha absolvido o FC Porto na questão do jogo do Estoril! É este estilo de arbitrariedade que deve ser combatida pela direcção, e este estilo de inclinação que deve ser dada a conhecer a quem joga com as nossas cores!

Porque aqueles que crescem e sobrevivem na adversidade tornam-se fortes e raçudos. Aqueles que são protegidos e beneficiados, à primeira contrariedade, desmoronam. Pouco importa se não nos reconhecem as conquistas - elas existem e formam campeões

Porque, lá está, na Europa do futebol só o FC Porto é campeão português a cores!


36 comentários:



  1. inteiramente de acordo contigo, como sempre.
    (aquelas vezes em que discordamos, digo-to pessoalmente :D )

    abr@ço
    Miguel | 92º minuto

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos nossos miúdos da B.

    Ficaria contente se o Porto desse continuidade há alguns destes miúdos na próxima época na equipa principal.

    Acho que seria importante ter um grupo desses jovens a jogar na equipa A. Já se conhecem e não seria preciso de perder tempo com adaptações de jogadores estrangeiros. Em termos financeiros também é uma vantagem e alem disso mostrava ao mais novos que dar o pulo para a equipa A é possível e que vale a pena o esforço.

    Tenho esperança que o Lui Gonçalves e o PdC aproveitem alguns destes talentos e que não venham com ideias de empréstimos.

    ResponderEliminar
  3. Farto-me de dizer que não sou dado a epifanias, mas não custa a acreditar que um dia, talvez não tão distante quanto isso - e não, não para a próxima epoca - Antonio Folha seja o treinador principal do FC Porto. Os resultados (numericos e os que dão conta do aproveitamento de talentos) estão aí em altos berros.
    Sem duvida que as nossas pedras da formação, sim porque se uns têm joias, outros preciosidades, nós, com todo o orgulho do Norte Granítico, só podemos possuir rochas, têm uma robustez técnica de assinalar.
    Parabéns miúdos, parabéns Folha.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos miúdos!!! Fiquei muito feliz com esta vitória deles... e o facto de o mesmo não ter destaque na comunicação social só lhes incute ainda mais o Espírito de Dragão. Foram fantásticos e merecem muito ter continuidade na equipa A.
    Na minha perspectiva acho que o clube deve ter um plantel titular, escolhido a dedo mas os suplentes devem ser os miúdos da formação... bem sei que isto é bonito "contado" e que nos maus resultados se ía apontar isso como um mau ato de gestão. Mas eu acho que é melhor ter um Rui Pedro a jogar motivado na B e a puder ser chamado com regularidade para a A para ir jogando do que ter Depoitre (Aboubacar, Gilas... entre outros) a tirar espaço e que no fundo não fazem muito melhor. É bom ter um Fernando Fonseca a jogar e poder deitar a mão quando necessário, um Inácio, um Godinho, um Chidozie, um Galeno, um Chicão... enfim... não acho que fiquemos mal servidos... Era preferivel em vez de os mandar fazer rodagem em clubes que não jogam com as mesmas ambições que nós, aguentá-los mais tempo na B e irem tendo minutos na A. Assim podesse ser.
    Mas não percebo nada de gestão desportiva e posso estar a dizer um autentico disparate, peço desculpa se assim for, é só uma opinião.
    MAis uma vez... parabéns Dragõezinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse era o ideal.
      Mas não sei o que se passa na cabeça de alguns dos nossos administradores para depois irem a clubes desconhecidos e buscar jogadores desconhecidos.
      Será que já está esquecido que em outros anos se conquistou o mundo com a nossa Casa?
      Mais uma vez, essa é a ideia cara Cila Mcf, e tem de ser posta em prática com o acreditar total.

      Abraços.

      Eliminar
    2. Por necessidade ou vontade, o talento da casa irá ter espaço, não duvido. E acho que vai ser muito bom!


      Abraço

      Eliminar
    3. Filipe Ferreira... é mesmo esse o grande detalhe... conquistamos o mundo com gente da nossa casa... que se repita!

      Eliminar
  5. O que mais me irrita nisto tudo que se tem passado com o nosso clube é que parece que de um lado estão os adeptos, aqueles que sentem MESMO o Porto e, do outro...o presidente e a SAD!!!
    Com TANTA coisa boa que temos e tal como prova esta taça e a da 2ª liga da época passada, entre muitas outras, parece que não há vontade de quem AINDA manda fazer valer isso, potenciar e acarinhar tudo de bom que (QUEM DIRIA) ele próprio ajudou a criar!!!

    Como acho que PdC não está senil ainda, só pode ter o rabo BEM trilhado o que não augura NADA de bom nos próximos (espero que não muitos) tempos...

    ResponderEliminar
  6. Desengane-se quem pensa que todos os grandes jogadores vão transitar para a equipa principal. Não. PDC quer negócios e de preferência com estrangeiros, percebem? Vai-se aproveitar um ou outro e a maioria vai para o estrangeiro sem que grande parte dos sócios e simpatizantes se apercebam como foi com Idrisa Sambu (quanto rendeu o seu passe, alguém sabe?) e vai ser com Moreto Cassamá. Negócios e comissões, entendem? "Não quero ser eleito pelo que fiz mas pelo que vou fazer". Lembram-se quem disse mais ou menos isso? PDC. Era para rir? Era para gozar? Era para se demitir das suas responsabilidades? Era para continuar agarrado às tetas do F.C.Porto? Escolham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos, não. Muitos, sim!

      Abraço

      Eliminar
    2. Claro que não vão transitar todos. Nem perto disso. Por uma razão muito simples...não têm qualidade para isso. Para a equipa principal há 2 ou (no máximo) 3 jogadores.O que é perfeitamente normal.

      Eliminar
  7. Nem mais, Jorge. Aqui está o que resta do melhor FCP, do seu espírito, o género de jogadores que fizeram o nosso passado glorioso. Que possam um dia ser presente e futuro. O mesmo com António Folha e o caminho faz-se caminhando. Não obstante, acho que tem mais savoir faire num dedo mindinho do que NES em todo o cérebro.

    ResponderEliminar
  8. Todas as coisas têm um princípio : Os números começam no 1,o alfabeto no A! Uma equipa de futebol começa no seu treinador. Que temos nós feito? Desrespeitamos este princípio e os resultados estão à vista. Desbaratam -se 12M em dois jogadores para o banco, 20M noutro que nem no terceiro classificado espanhol tem lugar e descura-se o lugar principal escolhendo incompetentes do qual este NEScio é a bandeira. Que andam a fazer os acomodados e ultrapassados desta vergonhosa Sad a não ser encher os bolsos com ordenados que envergonham quem trabalha 8h todos os dias? Que resultados apresentam? Nada lhes acontece? Se nós no nosso trabalho não dermos rendimento não somos despedidos? E a estes nababos nada acontece? A sua incompetência não tem castigo? Se servissem o clube e não se servissem dele já se tinham demitido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Batam no Óliver. Com um treinador a sério, vão comer tudo o que dizem. Abraço

      Eliminar
    2. O terceiro lugar da liga espanhola realmente é muito e qualquer um tem lugar cativo no 11...um nome recente gaitan...

      Eliminar
    3. Quem é esse Gaitan?

      Eliminar
    4. Só era considerado o melhor jogador do slbosta, e que na má equipa que é o 3 da liga espanhola, nota se o que calça...realmente alguns de nos somos mal agradecidos, tão jogo incrível fez o Oliver e nos gritamos o nome dele é agora já dizem que ele é fraco...

      Eliminar
  9. Será isto a luz ao fundo do túnel, que nós temos de nos guiar? Eu acredito que sim.
    E para Folha, que já conquistou o campeonato de sub-19, e agora esta competição, é só ganhar um pouco mais de estofo, e gostaria de o ver na equipa A.

    Força rapazes, comecem a ganhar essa mentalidade vencedora.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Ganhar é sempre bom, mas Campeões? Lol
    O Sunderland é a pior equipa e por isso desceu para a a 2ª. A equipa que jogou é a equipa B deles, abaixo de reserva. Embandeirar em arco com esta vitória parece-se cada vez mais com os lagartos que consideram a vitória do Leonardo Jardim como uma vitória do clube!
    Pelo amor de Deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi só com o Sunderland que jogamos? Foi só com o Sundeland que fomos á final? Sunderland que venceu um clube português que se diz exemplar na formação!
      Quando perdemos a culpa é da besta do treinador. Quando ganhamos, o adversário não vale um chavo...

      Eliminar
    2. Por isso é que la estavam tantos grandes europeus não era? Á final chegou a equipa mais fraca...bela lógica...Deves ser daqueles que é portista mas se o título fosse para benfica b já dizias que eles é que são e tem bons jogadores na b...agora sou eu que digo pelo amor da Santa...vai voltar os pipoqueiro?

      Eliminar
    3. Aqui o nosso anónimo é um candeeiro disfarçado que ficou lixado por termos espetado uma manita a qurm os derrotou.

      Porque lá for não há inclinações e é preciso jogar para ganhar..

      Abracinho!

      Eliminar
    4. Sabe o que me revolta amigo jorge é que nos tivemos uma fase este ano de estarmos imbatíveis aproximamos nos em pontos e ultrapassamos em golos marcados e sofridos o slbosta...e de repente paramos e reparei num pormenor não foi a atitude do treinador que mudou quando melhoramos foi a dos jogadores...e agora já são jogadores fracos? São tantas coisas desde o Assunto de capitão a saber se coisas de Balneário...caramba nos chegamos a ser a única equipa portuguesa que tentassem o que quisessem nunca sabíam o que se passava naquele espaço sagrado...contratações a bragas etc...isto cheira me muito mal mesmo...então que dizer nos adeptos incultos no bom sentido reparamos nestas coisas e eles la dentro não?Não acredito...e com todo o nosso prestígio apresentar os nossos factos a Fifa não traria impacto?E não há ninguém dentro do nosso clube que puxe o Nuno ou outro treinador qualquer a um espaço privado e o encoste a parede em que a atitude tem de mudar?

      Passei me mesmo com a roubalheira que foram estes 3 anos mas não é desculpa para tudo, não me esqueço de o mítico jogo contra o benfica em que o arbitro a olhar para David Luís com jogo parado e este a espetar um pontapé no jogador do porto e nem cartão foi..para mim a diferença esta em quanto mais eles nos batiam mais golos sofriam...

      A nível de clubismos etc não consigo entender joguei andebol no espinho e cheguei a jogar contra o porto num jogo que se ganhassemos podíamos ser campeões não o fomos, apesar de ser portista Ferranho fiquei pior que podre e senti raiva ao meu clube do coração e não consegui dar os parabéns a nenhum atleta...já o meu pai diz quem não sente não é filho de boa gente...

      E julgo que um bom treinador conta mais que jogadores, vê se por equipas pequenas que quando tem Bon treinador com os mesmo planteis vão muito mais longe que os fracos...vê se o caso do perito em subir equipas a primeira divisão...

      Eliminar
    5. Acredito, desta vez sinceramente, em algo a mudar.

      É que nem há alternativa...

      Abraço

      Eliminar
    6. 2016/11/18 Grp.A Sunderland
      Inglaterra
      2-1 Portugal
      Benfica B

      Eliminar
  11. Uma voz que se levanta... no silencio ensurdecedor da Comunicação Social. Menção honrosa para a revista Sábado.

    http://www.sabado.pt/portugal/politica/detalhe/o-arguido-luis-filipe-vieira-nos-negocios-com-o-bpn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao mesmo tempo, a cara do Jogo Duplo somos nós... apesar do arguido principal ser das papoilas....

      Abraço

      Eliminar
  12. Boa noite,
    Que grande vitória a da equipa B! Parece bruxedo. Em dois anos a equipa B ganha 2 troféus (que não são troféus de somenos, é preciso ter atenção) e em contrapartida a equipa A não ganha nadinha desde 2013... É como se o espírito vencedor tivesse passado da A para a B. Ninguém dava nada pelos bês este ano mas o que é certo é que o mister Folha chegou e as coisas mudaram. Não é qualquer treinador que faz um trabalho destes!

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  13. Na minha opiniao galeno e inacio podem perfeitamente integrar o plantel da proxima epoca, o primeiro pode mesmo discutir um lugar no 11 caso saia brahimi e o segundo para suplente. Ja se sabe que se fossem os encornados a ganhar (espero que nao me multem) os jogadores ja estavam todos vendidos, valiam 200 milhoes cada um e 10 pescadores do bangladesh ja tinham camisolas dos encornados com o nome dos campeoes estampados na camisola e consequentemente na capa da bola e do rascord

    ResponderEliminar
  14. Como já disse num comentário anterior, com esta espécie de treinador nenhum destes miúdos vai servir...

    Este ano tínhamos Kayembé e o Galeno apareceu neste forma na segunda metade da época e quantas vezes foram chamados à equipa A? Zero! E numa equipa que só temos 2 extremos... Nem depois do Varela sair...

    O Fernando Fonseca nunca tinha sido chamado ou pensado para a equipa A e foi lançado às feras, mas depois quando os campeonatos estão resolvidos onde é que ele está a jogar? Na A? Não que isso era... enfim...

    Anyway, o Porto tem muita qualidade em casa e emprestada.

    Jogadores como Rafa, Diego Reyes e Ricardo estão em ponto rebuçado para integrarem o plantel.

    Mikel pode ser uma alternativa caso o Danilo saia... Será que Ruben e Mikel serão suficientes? A qualidade de Ruben leva-me a acreditar que sim e Mikel dá o musculo necessário.

    Jogadores como Keyembé e Galeno já deveriam ter sido começados a lançar este ano em jogos resolvidos nos últimos 20 minutos. Não poderá deixar de ser feita esta gestão para a época que vem.

    Rui Pedro deveria ter tido mais oportunidades que teve. Para o ano espero que as tenha e que seja titular na B no entretanto.

    Ruben Neves é o grande injustiçado deste plantel... lamentável um jogador desta qualidade nem 1000 minutos tem... quem perde é o clube.

    José Sá um jogador que inexplicavelmente acaba a época com menos de 500 minutos jogados... é que nem na B foi rodando... deve ser assim que vai evoluir...

    Depois esta B tem jogadores de categoria mas em posições sobre-povoadas... Omar Govea confirmou toda a qualidade e precisa de rodar na 1ª liga; O Chico Ramos está estagnado e precisa de jogar na 1ª liga para ver se tem qualidade suficiente; Fede Varela foi para mim a surpresa da época e deveria rodar numa equipa da 1ª liga ou ficar na B mas com acesso à A de vez em quando.

    Chidozie também deveria ir para uma 1ª liga ser mais testado e crescer com outros desafios.

    De resto são tudo jogadores que precisam de trabalhar mais na B, inclusive Inácio que defensivamente falha posicionamentos de forma assustadora pois além dos que referi, nenhum outro mostrou já qualidade para jogar para além da equipa B.

    ResponderEliminar
  15. A equipa B nao tem grande talento, teve a sorte de entrar um treinador que nao inventa, poe os jogadores nas posicoes onde mais rendem e aproveita o bom momento deste ou daquele jogador. O merito de formarem uma equipa e de folha sem duvida que tem a estrelinha sem duvida. Desta equipa B fernando ( melhor que maxi), galeno, kayambe ( melhor que brahimi), o varela( melhor que oliver), inacio ( melhor que teles ) podrao jogar na A dos outros talvez com muito treino o planca e nao estou a ver mais ninguem. Parabens pela vitoria

    ResponderEliminar