quinta-feira, 8 de junho de 2017

Não Vim Para Aqui Aprender, Vim Ensinar

Esta foi a frase que mais me marcou da apresentação de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto. Confesso, já há muito tempo não me empolgava tanto a ouvir falar alguém do FC Porto. Tenho a certeza de que é verdade - Sérgio Conceição realiza o sonho de treinar o FC Porto. Para ele este não é um apeadeiro para outros voos. Para ele, este é o cume, o pico da montanha. Ninguém precisa de explicar a Mística do FC Porto a Sérgio Conceição - ele É essa Mística!

Como se pôde ver, há frontalidade e resposta pronta. Há lágrimas, há atitude, há revolta, desafio na voz e uma confiança que pode parecer "arrogante" mas não é.

Sérgio Conceição não veio para fazer amigos nem para ser consensual. Sérgio Conceição não vem com chavões, hashtags e frases feitas - tudo o que ele diz sai-lhe da Alma! Nunca mais me vou esquecer da sua entrada no jogo de homenagem ao Deco, como se da final da Liga dos Campeões se tratasse, a comer a relva e a jogar como se a sua vida dependesse disso. Este é Sérgio Conceição!

Surpreendeu-me, sim, pela positiva, ter visto um Pinto da Costa como já não via há algum tempo: rápido no gatilho, espirituoso mas também frontal. Será contágio?

Sérgio Conceição já provou que merece estar cá - por se emocionar ao cá estar, por ser Raça, Querer, Determinação e Vontade e, principalmente, por querer demonstrar a sua valia no campo ao invés da folha!

Bem-vindo Sérgio! O Porto Universal estará sempre contigo, para o bem de ti e de todos, esperando os títulos que tu sabes que compõe a matriz de exigência desta casa!

Pra cima deles, carailhe!

54 comentários:

  1. Com Sérgio Conceição, de uma coisa estou certo. Não vou ver um único jogador portista à espera do apanha-bolas perante um resultado negativo. Vão correr, disso não tenho a menor dúvida. Por outro lado, espero ver jogadores como Galeno a brilharem no F.C.Porto. Confio em Conceição. Quanto ao discurso do presidente não vou sequer comentar porque não comento cobardes. Por fim, agradeço aos blogs portistas por se unirem em torno de F.J.Marques, coisa que outros não fazem. Viva o F.C.Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há treinador que faz crescer promessas é Sérgio Conceição.. vide o Otávio.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não comentar cobardes, deve estar a referir-se ao Adão Mendes e a outras criaturas do seu miserável clube.

      Eliminar
  2. Não comenta cobardes mas não assina os comentários? Então está bem.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, gostei do pormenor de tanto SC como PC perguntarem a que jornal pertencia o jornalista que fazia a pergunta, estavam à espera que fosse algum dos cartilhados para recusarem responder.
    Senti confiança no discurso do Sérgio e isso é meio caminho andado para vencer.

    ResponderEliminar
  4. Não vim para aqui aprender, vim ensinar. Também sublinhei isso, Jorge. Temos quem fale olhos nos olhos, sem rodeios e sem se preocupar com o tom e em escolher as palavras.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se viu, iur. Em cinco minutos, os jornaleiros já se puseram em sentido!

      Abraço

      Eliminar
  5. Já me passou a "telha" contra ti.
    Disse então que deixaria de ir, ou iria pouco, ao Dragão na próxima época.
    Claro que vou. I lied.
    Bem, não era bem contra ti , era mais contra o "filho pródigo" de quem és amigo. Mas ok. Também tenho amigos que não serão recomendáveis a outros meus amigos.
    Não sei se vais ter ou não sucesso, se és bom ou mau treinador, mas gostei da tua frontalidade, da tua simplicidade e de teres dito que te vais adaptar ao plantel que terás à tua disposição. É um bom sinal, de inteligência e até de experiência.
    Terás, como todos os outros que te precederam, o meu encarniçado apoio - a não ser que comeces a ter paragens cerebrais como o meco que te antecedeu - até porque acho que só vais ter direito ao menu diário, o de 5 euros, com tudo incluído.
    Acredito em ti rapaz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem com a vontade mais simples - ser treinador do FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jogo de homenagem a Deco;

      https://archive.org/details/HomenagemADeco-FcPorto2004VsFcBarcelona2006

      Sérgio Conceição entra no final da primeira parte

      Eliminar
  6. Caro Jorge,

    Sérgio Conceição é o novo Treinador do FC Porto. É hora de dar todo o crédito e por isso terá, desde já, todo o meu apoio.

    Benvindo Sérgio e toda a sorte do mundo.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMRE

    ResponderEliminar
  7. Que o Sergio seja bem vindo á nossa casa!
    Gostei tanto de ouvir o nosso presidente como o Sérgio Conceição, augura algo de bom que aí virá!
    Agora calma e juízo, porque nem tudo vai ser um mar de rosas e nao devemos ficar empolgados com o que aí vem mas sim crentes e confiantes em quem toma agora conta da nossa equipa!
    Abraço
    Dragonite

    ResponderEliminar
  8. caro Jorge Vassalo,

    Gostei muito do discurso de abertura. Sem chavões, sem frases feitas, com frontalidade e de um purismo fantástico. Nisto SC ja ganhou e captou a minha atenção. Força Sergio.

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. A nível de treino é top, posso assegurar. A metodologia é excelente, a equipa técnica é muito boa (o eduardo,fisiologista foi meu professor e é conceituado a nível internacional, é top). A comunicação do SC nunca foi má, os clubes nos quais esteve não estavam era preparados para exigência deste mesmo, que é pra ganhar sempre, até a feijões! Deu show na apresentação, os jornalistas até tremem!
    Deixamos de ter missa, passámos a ter assertividade!

    Bem vindo Mister!

    ResponderEliminar
  10. Eu prefiro acautelar alguma prudência.
    Ainda nenhum dos grandes jogadores que serviram este clube se transformou num treinador de topo com resultados que o comprovem e apesar da imensa alma azul e branca que ostentam, (aparentemente) ainda não demonstraram qualidade suficiente para treinar a equipa do Porto e acho evidente que o Sérgio é o primeiro porque o momento actual assim o dita.
    Desejo mesmo que para lá do Portismo inquestionável, o Sérgio tenha mesmo qualidade técnica e mental para navegar um barco destes na conjuntura actual.
    Força Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ainda nenhum dos grandes jogadores que serviram este clube se transformou num treinador de topo com resultados que o comprovem" Pedroto e Oliveira foram grandes jogadores e treinadores extremamente bem sucedidos. Agora, caso se refira a casos mais recentes, então sim, nenhum dos nossos grandes jogadores das últimas duas décadas deu em grande treinador. Espero que o Sérgio tenha melhor sorte!

      Eliminar
    2. A prudência é justificada pela experiência. Mas só o futuro poderá ditar a resposta.

      Abraço

      Eliminar
    3. Penso que o Mestre Pedroto e o Oliveira fizeram uns "trabalhinhos" interessantes como jogadores e treinadores do clube. Já nem digo o Artur Jorge, porque como jogador teve uma passagem modesta pelo clube.

      Eliminar
    4. Sim, mas note-se que nem o Pedroto nem o Oliveira ou Artur Joege estiveram num Real de Madrid, num Manchester United ou Bayern de Munique e é a esse tipo de topo a que me refiro.

      Eliminar
    5. Miguel.ca,

      "Ainda nenhum dos grandes jogadores que serviram este clube se transformou num treinador de topo com resultados que o comprovem.."

      Pedroto como futebolista do FC Porto venceu:
      2 Campeonatos e 2 T Portugal!

      Pedroto como Treinador do FC Porto venceu:
      2 Campeonatos (Bi Campeão) e 3 T Portugal!

      António Oliveira, como futebolista do FC Porto venceu:
      2 Campeonatos (Bi Campeão) e 1 T Portugal!

      António Oliveira, como Treinador do FC Porto venceu:
      2 Campeonatos (Bi Campeão), e 1 T Portugal!

      Artur Jorge, como Futebolista do FC Porto venceu:
      Campeonato Nacional de Juniores 1963/64. Cumpriu apenas uma temporada na Equipa sénior do FC Porto época 1964/65, depois seguiu para Coimbra!

      Artur Jorge, como Treinador do FC Porto venceu:
      3 Campeonatos (Bi Campeão), 1 T Campeões e 1 T Portugal!

      Chega esta amostra?

      Clubes de topo? Nos ultimos 50 anos, o Robson, o Mourinho ou o Docherty treinaram o FC Porto e também Clubes do topo, mas nenhum jogou no FC Porto. Já o Secretário jogou no R Madrid, e irá treinar o Cesarense que não será propriamente um clube do topo!

      Nem sei se o ajudei, mas juro que tentei!

      PT




      Eliminar
  11. Concordo com tudo o que escreveu. Sim, Sérgio Conceição era o meu jogador preferido antes de ir para a Lazio. Mas como treinador acho que precisávamos de alguém com experiência de vitórias. O melhor que ele tem para mostrar é uma final perdida com 2 golos de vantagem e a jogar contra 9!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mais recente é uma recuperação extraordinária na Ligue 1...

      Abraço

      Eliminar
    2. E quem quiser outro treinador que nao Sérgio Conceição é sinal que a razao é maior que o amor pelo clube e nesse caso apoiem o clube onde estará o treinador que queriam. Bora para os títulos caralho!!!!!

      Eliminar
    3. Eu leio tantas vezes essas opiniões sobre treinadores de vitorias. Será que são assim tao bons? Será que também ganhavam em clubes menores?

      Será que Pepe Guardiola é bom de verdade? Ou ganhar títulos com o Barcelona ou Bayern não é assim tao difícil. O que ele fez no Manchester City, NADA!!!!

      Será que Mourinho é assim tao bom? Ganhar títulos com Real Madrid, Inter ou Chelsea não é assim tao difícil. Tirando o que ele fez com o nosso Porto, que para mim foi o único sucesso mesmo sucesso!!!

      Será que Ancelotti, ganhava títulos num Valencia, Schalke 04, FC Nante ou AS Roma por exemplo?

      O André Vilas boas é assim tao bom? Ou ganhar o que ele ganho EM PORTUGAL com o nosso Porto daquela época era assim tao difícil?
      O que ele conseguiu depois de sair? NADA!!!!

      E ainda podia dizer mais nomes de treinadores de títulos que para aí andam e que só os ganharam em CLUBES ENORMES.

      Mas quais desses treinadores fariam bom trabalho sem terem milhões e milhões para poderem comprar jogadores de elite?
      NENHUM!!!!! Até alguns desses nomes com tantos milhões e jogadores de elite não ganharam NADA!!!

      Bons treinadores para mim são aqueles que fazem bons resultados e ganham títulos sem esses orçamentos gigantes, que sabem ensinar jogadores e não simplesmente colocar um Messi ou lado de um Neymar e pronto.


      Por exemplo: Vitor Oliveira, Paulo Fonseca, Leonardo Jardim, até o Manuel José, Marco Silva, Pedro Martins, Jesualdo Ferreira, SERGIO CONCEICAO (como Portugueses), Diego Simeone, Claudio Ranieri ou Otto Rehhagel (como estrangeiros) ETC.

      Estes são alguns nomes que na minha opinião sabem ensinar. Mas será que também faziam bom trabalho em Clubes enormes?

      Para o nosso clube na situação que está, nenhum desses treinadores de elite fariam bom trabalho.
      Nos precisamos de treinadores que estão habituados a lidar com estas situações todas, fraco orçamento, fracos árbitros, fraca liga etc. E o SERGIO CONCEICAO encaixa na perfeição.

      Abraço

      Marco

      Eliminar
    4. Será que um Ferrari anda no Gerês, ou não presta?

      Eliminar
  12. Não era o meu treinador pois para mim nesta altura devíamos ter um estrangeiro conceituado. Mas não temos! Temos o Sérgio. A partir de agora é também o meu treinador. Agora tem de provar que além do seu portismo que por si só não ganha campeonatos, tem também competência. Espero que a tenha e que alcance todos os objetivos pois a sua felicidade será a minha. Força Sérgio. Força Porto!

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge Vassalo,

    Ontem iniciou-se uma nova era no Dragão. Se vai ser vitoriosa ou não, lá para o Natal teremos mais certezas. De uma coisa estou certo, ninguém nos vai bater em atitude, caráter, vontade de vencer. O Sérgio entrou confiante, com um discurso afirmativo, convicto da sua qualidade. Já mandou recados aos jogadores, comunicação social e adversários. Há quanto tempo não se via isto no nosso amado clube.
    Força Sérgio, estou contigo. A tua sorte é a minha sorte. As tuas vitórias são a nossa alegria.
    Viva o FC Porto!!!

    ResponderEliminar
  14. Começou muito bem, o Sérgio. E Pinto da Costa também esteve no seu melhor. Sejamos optimistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um realismo optimista, mas ainda assim com esperança!

      Abraço

      Eliminar
  15. Se não for por mais nenhuma razão, só por ter sido uma rotura com todo o passado recente, merece o nosso apoio.
    SC, não será certamente a primeira escolha de muitos portistas, mas sendo um treinador que de tudo fez para cá estar, merece muito mais o apoio do que todos os que cá vieram para dar o salto ou por compadrio dos seus agentes.
    Este é o nosso treinador e é com ele que vamos com faca nos dentes para a guerra!

    ResponderEliminar
  16. Olá Sr. Jorge,
    Gostei muito da apresentação, senti boas vibrações, ri algumas vezes, o que já não acontecia há algum tempo nas apresentações, e gostei de ouvir o JNPC a dizer que demorou porque não se pensava ser possível (é uma verdade simples) e que no canal do jornalista é que tem que arranjar alguma coisa para dizer durante os programas diários (bem metida)... gostei que tivessem perguntado de que jornal pertenciam, mas... responderam na mesma... pelo menos o pasquim da queimada colocou questões e foram respondidas, depois ri-me à brava com aquela... quanto tempo demorou o Sérgio a dizer sim? PC: "ora... demorou o tempo que se demora a dizer SIM... eheheh ainda me estou a rir eheheh... resumindo... que as boas vibrações sentidas se convertam em títulos.
    (Só um aparte... para mim que sou supersticiosa, queria muito que a apresentação não tivesse sido na quarta visto que "à quarta feira não cases a filha nem varras a eira" aqui para os meus lados diz-se que nada se deve começar à quarta, fiquei satisfeita com esse pormenor)
    Sinto que estamos a caminhar para a felicidade... Vamos DRAGÕES!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há alguém cuja história contraria probabilidades é o Sérgio!

      Mas.. foi quinta feira, Cila :)

      Abraço

      Eliminar
  17. Apesar das reservas que possa ter do Sérgio, de um ponto de vista mais técnico, numa coisa ele não me defraudou: a nível de discurso está a anos-luz do seu antecessor. Foi uma entrada entusiasmante.

    Pena estarmos a mais de 2 meses para ver a bola rolar a sério.

    ResponderEliminar
  18. Oi Jorge,

    Temos treinador e agora é o Melhor do Mundo!

    Vamos aguardar o que vem por aí e que equipa é que iremos ter, mas já como expressei ao longo da época, temos um bom plantel que não foi minimamente aproveitado da defesa para a frente e mesmo perdendo Danilo e Brahimi (por exemplo), continuamos muitíssimo competitivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por acaso, acho inteligente que se pense que temos um mau plantel, mesmo com saídas... só que não é verdade no meu entender!

      Abraço

      Eliminar
    2. Como disse, nós temos um excelente plantel!

      José Sá, Filipe, Marcano, Boly, Alex Telles, Ricardo Pereira, Rafa Soares, Ruben Neves, Mikel, Oliver, Andre Andre, João Carlos Teixeira, Otávio, Soares, Rui Pedro, Corona.

      E isto já excluindo Casillas e Maxi (pelos ordenados), Danilo, Herrera, Layun, Depoitre, André Silva e Brahimi (pelas prováveis saídas) e Diogo Jota (fim do Empréstimo).

      Chega? É claro que não... são somente 16 jogadores mas depois temos os emprestados ainda de volta e um ou outro B como Dalot, Kayembé, Galeno ou Fede Varela (e mesmo o Omar Govea ou o Diogo Costa/Gudino).

      A conformar-se estas saídas teremos que ir mesmo ao mercado, especialmente para os lugares de Avançado e Extremos mas tudo vai depender do que o SC quiser mas digam-me:
      Jose Sá
      Ricardo Pereira - Filipe - Marcano - Alex Telles
      Ruben Neves
      Oliver - Otávio - André André
      Soares - Corona

      Como 11 base é assim tão mau?

      Eliminar
  19. Pelo menos na comunicação, o Sérgio vai agradar aos adeptos. Uma das coisas que menos gostava no NES, é que parecia ter engolido uma cassete e despejava meia dúzia de frases, sempre iguais, todas as semanas. O Exterminador Implacável era mais emotivo. Não me interessa se é primeira, segunda ou terceira escolha. Dou graças por não ter sido o Marco Silva.
    Que o Sérgio venha com a garra que nos habituou enquanto jogador. Boa sorte para ele e para nós.

    ResponderEliminar
  20. A partir de agora Sérgio é o meu treinador. É o melhor e ponto final.
    Mas, não vamos exagerar ao ponto de dizer que se virou uma página e uma nova era surgiu ainda antes do primeiro pontapé na bola ter sido dado!
    Frases destas ouvem-se há 4 anos para cá!
    Até porque há quem faça as coisas por outro lado!
    Apoio e solidariedade é o que se exige de todos nós.
    Empenho e determinação é o que exigimos da equipa.
    União é o que se exige entre todos!

    ResponderEliminar
  21. Ora viva

    SC não teria sido a minha primeira escolha, confesso... pela simples razão de não ter acompanhado bem as suas equipas enquanto treinador. Sabia aquilo que a maioria devia saber. O feitio dele, problemas com dirigentes e tal, o jogo no Vitória contra o Porto, quando se falou que ele vinha para o lugar do lope, e que foi o que foi (não imagino o que lhe tenha custado ouvir algumas coisas que se falou na CS e nos sites), a final da taça, e claro o Nantes.. mas não sei dizer se as equipas dele jogam bem ou não! Portanto não seria a minha primeira escolha..

    Mas cativou-me tremendamente na apresentação como treinador. Sem papas na lingua, com ambição, caracter, a concretizar um sonho dele. Tocou aquele ponto que tanto esperamos. E o presidente igual !!! Estamos a construir as bases para voltarmos a ser O PORTO (sem hashtags, sem tretas e chavões)

    Agora é desejar-lhes a maior sorte do mundo, apoia-los em todos os momentos e em força, para darmos a volta a esta fase !!!

    Saudações

    ResponderEliminar
  22. Outras das frases que me entoou bem no ouvido, foi que queria queria cortar com o passado e olhar só para o futuro.
    Mas para além do discurso que foi óptimo no geral, ainda me mantenho céptico.
    Que se pode fazer agora é trabalhar e a fundo.
    E mais uma nota para as vendas que temos que fazer, que por favor limpem os empréstimos, esse deve ser o primeiro plano de trabalhos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  23. Todos os portistas desejam, obviamente, que o Sérgio Conceição seja muito bem sucedido. Mas - caraças! - já devia ter passado esta febre que reage acriticamente, com brados como o seu "Raça, Querer, Determinação e Vontade e, principalmente, por querer demonstrar a sua valia no campo ao invés da folha!". Faz-me lembrar os lagartos quando apresentaram Sá Pinto (que, provavelmente, até é portista).

    Você, meu caro Jorge Vassalo, é claramente um bom homem, sua tudo pelo nosso FCP, mas, até para seu bem, não se entusiasme tanto antes de haver motivo para tal.

    ResponderEliminar
  24. que Deus ajude sconceicao, temos de continuar a denunciar os esquemas sem os quais os lampioes nao ganhavam nada, repito nada. Todos devemos ajudar sconceicao a ganhar e nao sao precisos nomes sonantes, agora nao estou a ver brahimi, corona, layun, a2, pelo menos a jogar com conceicao.

    ResponderEliminar
  25. Depois de NES sair eu não tinha nenhum preferido, aliás nunca tive.
    Gostei do discurso, e da minha parte só pode esperar apoio, como todos os outros que lá estiveram.

    Abraço;
    Navega

    ResponderEliminar