domingo, 9 de julho de 2017

O Cavani Continua


Helás, temos mais um episódio do A Culpa é do Cavani, um podcast de Portistas para Portistas, feito com o Jorge Bertoccini, do Porta 19, o Silva da Tasca do Silva e este vosso amigo. Está alojado no seu site, aqui, com um som melhorado e duração (ligeiramente) reduzida. 

Neste episódio abordamos a temática da saída do Rúben Neves e o plantel como se apresenta este momento, sem deixar de, como é óbvio, lateralizar um bocadinho, como por exemplo no caso da parte que dá título ao episódio "Bruno Martins Indi vs Zlatan Crouch", que partiu daquilo que é tecnicamente conhecido como um "brain fart" e da minha "confusão convicta".

Ficou também no ar o seguinte desafio para os leitores e (espero eu), ouvintes: dizer quais são para vocês os dispensáveis do plantel e qual seria, para vocês, a duração ideal do podcast. As vossas críticas, sugestões e perguntas podem também ser dirigidas para o mail cavani@porta19.com.

Como sempre, os vossos comentários serão bem-vindos! Muito obrigado pelo interesse e por ouvirem!

O meu especial agradecimento à grandiosa Ana Guedes pela ajuda nas dicas no melhoramento do som - ainda vai melhorar muito mais, está work in progress. A Ana está nomeada para o Prémio EDP deste ano de 2017, e tem a sua obra exposta no MAAT, na mouraria. Quem puder, passe por lá. O trabalho deste génio do som é fantástico! 

NOTA: O que passou se? Então é preciso quatro firmas de advogados para tratar de emails imaginários? Meus caros, esta medida é, em si mesma, uma admissão tácita de quem os emails existem e é uma nota de culpa clara, uma vez que só ataca assim o problema quem tem medo. Mas a verdade não pertence ao #apagatudo.

28 comentários:

  1. Espero que o FCPORTO não se resuma a passarela de jogadores e treinadores, dança do DRAGÃO e "mister" de sabre na mão.
    Os SÓCIOS principalmente e os adeptos do AZUL E BRANCO querem ver a desfilar é TÍTULOS.
    Já os dispensáveis para mim, Bueno, José Ángel, Adrián López, Suk, Herrera, Layun e Aboubakar (este último com bastante pena).
    Gostava de ver Quintero e Gonçalo P. neste plantel.
    A "porta 18" que não se esqueça de contratar esse grande advogado chamado Vale Azevedo.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. Os corruptos benfiquistas já não conseguem disfarçar. Não obstante toda a sua arrogância, estão todos borrados. Só contrata quatro dos mais poderosos escritórios de advogados quem tem o rabo bem preso. Mas, por outro lado, sabemos todos que este processo serve de escudo a Pinto da Costa que, perante as críticas de portistas nomeadamente blogs, se vê obrigado a mandar para o ar uns bitaites inconsequentes aqui e ali. P.Costa está na sua praia. Delicia os seus apaniguados acossando o benfica, deixa as responsabilidades e consequências a cargo de F.J.M. e ao mesmo tempo evita que se fale de si e de dar explicações sobre a sua gestão ruinosa ou sobre os seus negócios obscuros e nocivos para o F.C.Porto com Salvador e acima de tudo com Jorge Mendes, duas das pessoas que o ajudaram a levar o clube a bater no fundo. Pinto da Costa, habituou-se a ludibriar os sócios, accionistas e adeptos, parece até que isso lhe dá um certo gozo. Já comentei aqui o caso vergonhoso de Ruben Neves. Hoje, falo de um jogador de banco do S.Braga que custou mais de 6 milhões e passado um ano é emprestado. Que grande gestão. Jorge Mendes não consegue despachar esta encomenda definitivamente, à semelhança do que faz com cepos do benfica? Porquê? Não será pelo facto de J. Mendes estar a executar bem o seu serviço como parceiro preferido do benfica? J.Mendes não é um cartilheiro convicto? Mendes, vai conseguir o objectivo dos corruptos de arruinar totalmente e de vez o F.C.Porto, com o conluio de um presidente interessado apenas na sua algibeira e dos seus familiares e amigos que o veneram há quatro décadas. Oxalá me engane mas, enquanto permanecer a política do "mete ao bolso" de Pinto da Costa e seus comparsas, o F.C.Porto não se ergue. Não tenhamos ilusões. Pinto da Costa, tal como o seu ex-amigo ladrão de pneus e assaltante de bancos, tem rabo de palha. Não me esqueço da vergonha do Apito Dourado( um insulto do presidente a todos os portistas, jogadores e Mourinho) e recordo-me perfeitamente de tudo o que fez o ladrão de pneus e assaltante de bancos para tentar metê-lo na choldra. Porque será que desta feita, provavelmente com muito mais motivos para o fazer, Pinto da Costa não vem a terreiro denunciar e humilhar o presidente do benfica? Porque não dá a cara pela situação desastrosa que criou no F.C.Porto? Porque não abdica de uma parte significativa do seu salário da SAD? Triste F.C. Porto, não tem saída e, mesmo assim, os sócios e accionistas continuam calmos, serenos e anestesiados.

    ResponderEliminar
  3. Dispensas, assim, de repente: Bueno, José Ángel, Adrián López, Suk, Herrera.

    Se quem cometer um homicídio contratar quatro firmas de advogados, o tresloucado ato cometido deixa de ser facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não deixa! Bem podem desviar - ver ontem Nuno Magalhães foi delicioso! - mas não vai parar o que vem por aí.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim contratar esses advogados todos significa duas coisas:

      1) há provas, e muitas, que podem ter consequências desastrosas para o Benfica onde, houvesse justiça pura e dura, iriam em desgraça para a 2ª liga;

      2) vai ser quase impossível fazer com que se faça justiça à lá OJ Simpson.

      Tendo em conta tudo o que veio a público, FC Porto e outros deviam recusar-se a jogar enquanto a Liga e FPF não se pronunciassem. Se está provado que há um clube que anda a manipular notas de árbitros, a ver SMSs do presidente da FPF, a fazer coação e tráfico de influencias, a aceder a informação confidencial dos órgãos reguladores e a controlar um conjunto de árbitros, digam-me: Como é possível iniciar a competição ?!

      Santos

      Eliminar
  4. meu plantel...
    Gr- casillas, josé sá, joao costa
    ld- ricardo pereira, vitor garcia
    dc- filipe, marcano (renovar caralho), indi (teria ficado com boly, com este a ficar tem de renovar, ou entao comprem um novo tuga promissor frederico venancio ou isso), e talvez mais um possa ser o jorge fernandes (e mais um renovar caralho)
    le- alex telles e rafa soares
    mdf- danilo, mikel
    mc- andré andré, sergio oliveira, ( contratava um 8 porque concordo que nao temos um verdadeiro 8)
    mo- oliver, otavio (gosto muito de otavio)
    ext- corona, brahimi, hernani, galeno (ou reforço e ainda para mais caso se venda algum entre corona e brahimi)
    pl- soares, rui pedro e contrataçao

    vender- maxi, layun, herrera, marega, aboubakar, reyes e mais algum marmanjo que me esteja a esquecer
    emprestar a clubes da primeira- gudino, fernando fonseca, fede varela, verdasca, paciencia,

    quem eu acho/sinto que é quase certo que ficam
    casillas- ele proprio confirmou
    joao costa- inscriçoes na uefa (tem de renovar caralho)
    ricardo pereira- o ele ontem ter estado na apresentaçao dos equipamentos é um sinal
    marcano- é um dos capitaes, apresentaçao de equipamentos, evideo com fede varela
    filipe- equipamentos, apenas 1 anos cá... nao me cheira em venda
    alex telles- fará mais um ano, equipamentos
    danilo- venda do ruben
    oliver- acabou de ser comprado
    otavio- ainda nao acabou de evoluir para ser vendido, ainda nao chegou a altura da venda
    soares- acabou de chegar em janeiro, venda de andré
    hernani- equipamentos e é uma soluçao para extremo seja quem quer que seja os outros extremos

    isto duraria menos se nao falassem tanto de outros temas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente.
      Esse seria o meu plantel também.
      Abraço.

      Filipe da Costa

      Eliminar
    2. Parece-me bastante linear, na verdade, Rafael.

      Evidentemente, subscrevo.

      Acho que é o da maioria.

      Abraço

      Eliminar
    3. Ora então aqui vai o meu plantel:

      GK - Casillas, José Sá, Raul Godinho, João Costa (Sendo que os 2 últimos devem alternar entre a A e a B para terem tempo de jogo)
      LD - Maxi, Ricardo Pereira (temos ainda o miudo da B que é muito bom o Dalot)
      DC - Filipe, Marcano (merece aumento) e como suplentes o Indy e o Reyes sendo que estes dois últimos são transferíveis e não estou a ver nos B alguém de Nível para a equipa principal se calhar vamos ter de ir ao mercado se vendermos 1 ou os 2.
      LE - alex telles, Layum se se conseguir vender o Layum fica o rafa soares
      Faço um aparte, temo 2 laterais muito ofensivos que podem jogar a médios o Layum e o ricardo pereira. Não sei se não tentaria um esquema a 3 defesas para jogos com equipas mais fechadas e nesse caso até poderemos ter 3 def laterais para cada lado (ou em jogos a doer na europa jogarmos com 2 DL a alas)

      Meio Campo:
      MD - Danilo, Mikel (puxaria um da B em caso de lesões de um destes, temos o Rui que me enche as medidas e é muito versátil)
      M de transição ou 8 - andré andré e herrera. Caso consigamos vender o Herrera teríamos de comprar um médio pois não temos nos quadros médios de transição quer ofs com def.)
      MO ou 10 - oliver, otavio. mas vai dar pena um deles ficar sentado já que gosto muito de ambos.
      Ala Esq. - brahimi e Galeno
      Ala Dta - corona e Hernani
      Ponta de lança - soares, Aboubakar e rui pedro. Cso seja vendido um teremos de ir ao mercado, ou talvez não dependendo da integração do Rui Pedro, pois temos mais avançados a surgir nos miúdos....

      Basicamente é isto, depois vai depender da tatica que o mister SC queira usar ou potenciar....e como ele já disse que temos de ter mais de um plano......
      A contratar e dependendo da tatica e das vendas realizadas ou a realizar :
      Um def central
      Um médio de transição ou defensivo
      Um avançado puro ou a descair para uma ala.

      Abraços

      Eliminar
  5. Vender: Maxi, Casillas, Layun, Ricardo Pereira, Oliver, Otavio, André André, Hernani, Soares.

    Despachar a qualquer preço:Gudino, Bueno, José Ángel, Sérgio Oliveira, Adrián López, Suk, Aboubakar, Paciência


    Contratar 2 bons jogadores para o meio campo e 1 extremo.

    Apostar em Dalot e Galeno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deiam a este um premio qualquer... manda com os porcos maxi e ricardo pereira, ficaria com fonseca, dalot e vitor garcia, ok ainda aceito... no meio campo mandava oliver (que ainda nem é nosso, o contrato que se rege de momento e até dezembro é o de emprestimo só depois é que conta o da contrataçao), otavio, andre andre, sergio oliveira, ficava com herrera, joao teixeira e mandava contratar outro, 3 ok, para extremo ficava com brahimi, corona, manda apostar em galeno e ainda contratar outro "bom" extremo, para pl mandava embora todos menos marega e nao queria contratar nenhum, tá "serto"

      Eliminar
    2. LOL
      soberba pinga, sim senhor :)

      Eliminar
    3. AHAHAHAHAHAHAH!!!!

      Este só pode ser um infiltrado a tangar c'o povo.....

      Ganda noia!!!!!!!

      Filipe da Costa

      Eliminar
    4. Acidozinho de qualidade top.

      Abraços

      Eliminar
  6. Boa tarde Jorge...3 contos e 500 e uma tosta mista, que top loooool por favor continuem que estou a adorar acompanhar os vossos podcasts...

    Grande abraço força FCPorto...

    ResponderEliminar
  7. Adorei o podcast.
    Sobre as questões que fazem, concordo co a duração máxima de 1h.
    Sobre os jogadores a dispensar, dos que Aboubakar, Adrian Lopez, Fabiano são os mais evidentes. No meu caso particular não acho que Maxi seja o que precisamos para LD, mas no final da época passada ainda marcou uns golos importantes qd a equipa toda andava um bocado descrente.
    Sobre o Rúben Neves está tudo dito. Espero que lhe corra bem e se ficasse cá era mais um ano a sentar no banco. Sobre o Rúben a jogar na posição 8, lembro que chegou a faze-lo ao no tempo de Lopetegui mas a coisa não correu bem. Mas também já foi à uns anos...

    Abraços e continuação do excelente trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o que queria falar era so do Pod-cast e peço desde já desculpa pelas criticas, mas como foram solicitadas, aqui vai:
      O som poderia estar um pouco mais alto, mas já denoto melhoria em relação ao anterior.
      Poderiam separar o Pod-Cast em vários já que o mesmo está muito longo para ser ouvido de uma só vez., assim dividiam conforme os temas em 4 ou 5 episódios de 10 a 15 minutos.
      Obrigado pelo trabalho.

      Eliminar
    2. Vamos reduzir o tempo para 45-50, de 15 em 15 dias, para já.

      Abraço

      Eliminar
  8. Sobre o podcast, acho que meia hora é o ideal. ainda não ouvi este, tenho que o fazer quando chegar a casa.
    Quanto a dispensáveis:
    adrián, bueno, bolat, aboubakar, reyes, maxi, herrera, layun, quintero, suk e zé manuel

    o resto dos que não cabem no plantel, podem ser emprestados para crescer na maior parte. De preferência que não o sejam para o Mouscron, que já demos demasiados jogadores a um agente que nos ultimos 10/15 anos tem tido tão impacto positivo no FCP como teve o veiga...

    ResponderEliminar
  9. esqueci-me ainda de mandar para as vendas o fabiano, o marega e o sergio oliveira

    ResponderEliminar
  10. José Sá
    Dalot, Felipe, Marcano, Alex Teles
    Danilo
    Herrera, xxxxxxxx
    Corona, Soares, Brahimi

    Fabiano, João Costa
    Fernando Valente, Indi, Rafa
    Otavio, Oliver, Quintero, Mikel
    Rui Pedro, Galeno, Hernani

    ResponderEliminar
  11. Podcast: Fantástico mais uma vez... estou agora a deliciar-me com a coisa.

    Plantel:
    Este ano não tem muito que saber... Agora é preciso perceber quem é que quer sair e isso irá ter implicações na construção do plantel como é óbvio.

    Para mim duvidas principais:

    - Indi, Reyes, Aboubakar e Marega nas vontades de ficar.

    - Ricardo, Marcano nas vontades/capacidade de renovar.

    - Brahimi, Danilo e eventualmente Corona nas necessidades/ataques de mercado.

    Ora bem o meu plantel seria:

    GR: Iker, José Sá, 'B'
    DD: Ricardo Pereira, Dalot
    DE: Alex Telles, Rafa
    DC: Felipe, Marcano, Reyes/Indi(Apenas 1 deles), 'B'
    MD: Danilo, Mikel
    MC: Oliver, André André, João Carlos Teixeira, Otávio
    Alas: Brahimi, Corona, Hernâni, Galeno/'B'
    PL: Soares, Aboubakar e Rui Pedro.

    Plantel de 24 jogadores já com ligação à 'B' e com objetivo de dar espaço aos jovens que fossem aparecendo, como é o caso do Fede Varela por exemplo.

    11 titular base: Iker, Ricardo, Marcano, Felipe, Alex Telles, Danilo, Oliver, Otávio, Brahimi, Soares/Aboubakar, Corona.

    Saídas: Maxi, Layun, Herrera, Sérgio Oliveira, Marega, Bueno, Bolat, Adrian Lopez e os outros emprestados que ainda está para se resolver.

    Empréstimos: Inácio, Gudino, Graça, Fede Varela (possibilidade), Fernando Fonseca (possibilidade), Luis Mata, Rui Moreira, Ruben Macedo.

    Aquisições: Tirando as aquisições diretas em caso de algum do meu plantel não ficasse, apostaria também num ala de qualidade Internacional para lesões/baixas de forma de Corona essencialmente pois parece-me que Hernâni e Galeno podem ser curtos para titulares nessas situações mas, essa avaliação, também depende do que mostrarem agora na pré-temporada.

    ResponderEliminar
  12. Excelente podcast mais uma vez ;)

    Ora bem, o tempo diria entre 45 - 50 minutos.

    Em relação aos dispensaveis:
    Josue, Suk, Adrian Lopez, Herrera, Angel, Quintero, Bolat, Bueno, Maxi (pelo ordenado e idade e por termos soluçoes), o Sérgio Oliveira ou André André (até gosto do ultimo, mas acho que falta alguma qualidade e não me cheira que desenvolva muito mais) e todos aqueles amuadinhos que não querem cá estar: Layun, Aboubatatas, Reyes, Indi.. (um dos dois pelo menos)
    Ao Marega ainda dou o benefício da duvida..
    E boa noticia tb foi a do Cassamá. Bom jogador para ser aproveitado.

    Saudações

    ResponderEliminar