domingo, 10 de setembro de 2017

FC Porto 3-0 GD Chaves - Mete o Marega!


Num jogo pobre devido a muitas circunstâncias especiais - vinda de jogadores das respectivas selecções e sim, já sabem, sou sempre sincero, um subconsciente mais a pensar turco do que outra coisa - o FC Porto entrou lento e paupérrimo, sem ideias senão as que Óliver e Brahimi iam tentando cozinhar, mas sem a ajuda e o habitual apoio dos colegas.

Jogamos contra uma equipa forte, personalizada e agressiva que, a jogar assim, vai somar muitos mais pontos, mas também tivemos um inimigo interno imperdoável na primeira parte - a displicência e a desconcentração, tão atípicas neste FC Porto de Sérgio Conceição. A reacção a este estado de coisas vinha apenas e só de um nome - Moussa Marega.

Sim, é verdade que não é nenhum prodígio de técnica. Mas era-o no Marítimo, onde o fomos buscar? Não, não era. Era sim exactamente o que é agora, um puro sangue que vai por ali fora e alia velocidade a portento físico. Em tudo o que faz mal, tem também tudo o que faz bem. E o que fez, fez bem. Insistiu, puxou uma cambada amorfa uma parte inteira. E foi fazer o que lhe pediram na segunda.

Sim, MVP por esforço. Acho muito bem. Porque assim tem de ser. Foi coroado por um golo a terminar, superiormente enviado pelo mesmo de sempre - 4 assistências, mais do que todo o ano passado - e executado à matador.

Pelo meio, a entrada da segunda parte foi a bom nível, depois do apertanso de escroto que o nosso Mister lhe deu no intervalo. Melhor entrada com um Soares fresquinho, mais velocidade e insistência e a reposição da ordem das coisas. De seguida um milagre, um penalti marcado a nosso favor a coisa resolveu-se. Tardiamente, mas bem.

Meus caros, nem Mourinho, nem Villas Boas, nem Pedroto - cujo registo SC igualou - davam sempre ópera.

Ópera foi aquela conferência de imprensa pós jogo, e que bom é ter um treinador que diz quando o jogo é uma bosta, que ataca quando é preciso, e que bom é ter aquele sorriso malicioso de "Ó não, tu não disseste isso!" quando SC está prestes a cilindrar um jornalista quando este faz uma pergunta parva, e insiste nela. Isso sim, é ópera.

O resto é uma maratona. Com selecções e turcos pelo meio. 

Que giro foi ver o ajudante do bieirinha todo orgásmico a anular mal o golo do Portimonense! "Pode ser que talvez coiso". "Aguenta, aguenta!" Fazia lembrar outro vídeo que vi há uns anos, quando certo arquitecto fazia a meninas e menos meninas o que o Fabinho fez ao Portimonense. Uma vergonha, sempre.

E que dizer das capas da bolha e do rascord? Ah, já sei - rir-me.Excelente sinal. Continuem assim. O resultado está à vista.

8 comentários:

  1. pois mais uma vez ganhamos pela força fisica dos avançados que destroem rebentam qualquer equipa. FALTAM NOS REALMENTE OS TAIS 3 MEDIOS INTENSOS, FORTES, RAPIDOS E COM RAZOAVEL QUALIDADE TECNICA, nao veio nenhum porque sao carissimos e portanto temos o que temos e luisao da B e bom de bola. Layun e uma perfeita nodoa nao entendo 6M. Oliver com bola e bom mas fisicamente fragil e lento, danilo forte fisicamente quando esta bem mas lento so nao chegam, corona e brahimi nao sao mediose defendem contra natura, enquanto brahimi ainda leva a bola, finta, vai para cima deles mas nao passa a bola corona joga meia horita se sair bem otimo mas normalmente nao sai bem. por acaso foi com a equipa desorganizada depois do golo que o chaves podia ter empatado valeu a presença de casillas que os intimidou e a aselhice dos avançados contrarios. Depois do golo SC deveria ter aumentado os homens do meio campo metendo andre2 parecido com brahimi mas mais defensivo e otavio, logo que o fez o chaves acabou.
    UMA NOTA OS LAMPIOES ANDAM JA COMPLEXADOS, JA TEM VERGONHA DE APARECER, DE FALAR PORQUE AS EVIDENCIAS SAO TANTAS QUE JA NAO DA PARA ENGANAR , AQUILO NA LUZ FOI MAIS UM JEITO DE UM PADRE QUE ESTAVA EUFORICO , uma pergunta os VA e AVA tem os seus telemoveis qunado estao a visionar os jogos?? e que parece que o fabinho ( o padre ) recebeu informaçoes do exterior sobre o penalti. TEMOS QUE CONTINUAR A DENUNCIALOS , O BRAS DA TVI24 BEM TENTOU DEFENDER O INDEFENSAVEL NO JOGO DA LUZ, percebe se que esta na pandilha, clarissimo e desmascarado por ele proprio.

    ResponderEliminar
  2. E pensar que existiam (existem?) Portistas que se indignaram com a vinda de Oliver, porque tínhamos o Tozé!
    Quando muitos estão à procura do melhor sítio, o nosos Tsubassa já tem a bola a meio do caminho para lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vassalo, se tiveres condições, faça chegar este vídeo no link abaixo ao UPB, ao BB, ao Miguel Guedes e etc...para ilustrar, exemplificar e denunciar muito bem os critérios dos VARíssimos que "andem por aí"...

    Mesmo jogo, lances exatamente iguais. Não é incrível?

    http://sporting.filtro.pt/inacreditavel-ver-diferenca-julgamento-do-mesmo-arbitro-var-nestes-dois-lances/

    Mourinho tinha razão, mas Mourinho tinha plantel para condições normais e anormais.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    Parece-me em forma fraca, pouco recomendável..

    Só digo isto, porque sinto a falta.. a referência..

    É um orgulho ser do Porto!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  5. Tinha medo deste jogo, mas aqui se vê a diferença entre uma equipa que é toda promessa (NES) e outra com sentido de responsabilidade. Afectada por sobre-esforço de alguns jogadores, cumpriu e trouxe a única coisa que importava - a vitória.

    Posto isto, deixo aqui uma reflexão sobre o sistema de jogo. Com a equipa a 100%, fresca e contra adversários de média e baixa exigência, o 4x4x2 parece ser a melhor opção. No entanto, como temos visto, quando o cansaço começa a apertar e a pressão alta já não chega para tudo, fica muito espaço no miolo e acabamos por perder o meio campo. Por exemplo, ontem estivemos com muitas dificuldades à volta dos 60 minutos, até entrar André André e Otávio. Depois disso, recuperámos o meio campo e ainda fizemos o golo final. Na Champions e nos clássicos como será? Alinharemos na mesma com 4x4x2, correndo o risco de nos expormos a contra-ataques de equipas de alto nível? Entramos logo em 4x3x3, de produção mais limitada, mas tendo mais garantias defensivas?

    ResponderEliminar
  6. Boa Vassalo, esta foi de mestre.
    Já agora, aquela do arquirecto "aguenta, aguenta", valeu um best seller à filha do respectivo que, uns anitos depois, escreveu a obra prima de mestre: "A Canzana do Pai Tomás". Registe-se para a posteridade.
    Quanto ao nosso FCPorto, merece termos em atenção três reflexões: (i) Receio que a equipa já tenha atingido o ponto de saciedade no que respeita a colocar os adversários de cócoras (taveiristicamente falando, é claro); (ii) Os adversários já estão preparados para o processo de jogo do SC; e (iii) (no seguimento da (i)) Ainda que esta época estejamos bem melhores, acho que os adversários nos perderam o respeito. O que anda a passar se?
    1 abç e viva o FCPorto
    Luís Oliveira
    PS: amanhã há Cavani?

    ResponderEliminar
  7. Vi vários jogos do Marega na época passada e esta é a impressão que tenho dele:

    Sinal mais: Físico. Entrega ao jogo. Capacidade para jogar em equipa. Remate de meia distancia. Marcação de livres.

    Aspectos dentro da média: Cabeceamento. Cruzamento. Velocidade.

    Sinal menos: Drible.

    O balanço é positivo. O Marega é um jogador que deu muito ao Marítimo, ao Vitória e, agora, dará ao FCP. Eu não tenho dúvida nenhuma que o Marega é uma mais-valia para o FCP.

    Ventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ventura, assino por baixo. Totalmente de acordo. Logo irá fazer Mo(u)ssa na defesa do Bejiktas.
      Luis Oliveira

      Eliminar