segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Rio Ave 1-2 FC Porto - Ála-Arriba Para a Liderança


Tarde bem passada, na companhia de dois amigos no Estádio dos Arcos, com muita ansiedade e nervo, provocada pelo sobressalto do onze. Sérgio Conceição trocara Óliver por Herrera e Corona por Otávio. 

Antes de mais, quero dizer que respeito as decisões do treinador, à partida. Ele é que sabe os momentos de forma do seu grupo, ele é que conhece a forma como treinam. Posto isto, no caso de Herrera, ganhou-se em músculo e, talvez, capacidade de choque. Não estou assim lá muito vendido nessa última. Mas eu não sou da trupe anti-Herrera. Acho que faz muitas coisas bastante úteis ao jogo. Evidentemente, qualidade de passe e visão de jogo não são duas delas.

Herrera tem uma espécie de Dr Jeckyll e Mr. Hyde com ele, uma espécie de Dr. Hectyll e Mr. Herryde. Se por um lado recupera muitas bolas e tem grande capacidade no 1x1, por outro lado é impressionante o talento que tem para perder a bola logo de imediato. Mesmo assim, não falta empenho e entrega a Herrera. E assim sendo, nada há a criticar. Herrera, no meu entender, pode fazer parte das soluções e não dos problemas. Já Otávio irrita-me pela sua displicência e pela falta de concentração ofensiva e defensiva. Se um dá, claramente, o que pode, outro vê-se que não dá tudo o que tem.

Mas, voltando ao jogo, não tivemos propriamente ao nível de ópera. Foi um jogo intenso e disputado, muito atabalhoado e com pouco acerto onde, para mim, sobressaiu um bom Brahimi e um excelente... Marega. É verdade, MareGod voltou a fazer das suas, e muito bem. É evidente, não está ali um Neymar ou um Hulk, mas está ali força, velocidade... e entrega.

Marega tem dado o corpo que o FC Porto precisa e continua de pé quente. Enquanto Aboubakar pareceu regressado à sua nuvem de ego ferido - é sair daí, ó faixabore - e Soares não está ainda bem, Marega vai fazendo as vezes dos jogos. Menção honrosa também a Danilo e a Alex Telles. Danilo andou perdido na primeira parte, junto com a equipa, mas na segunda, mormente pós-golo, encontrou-se e voltou a ser o carro-vassoura que se lhe conhece. Melhor fazer o que se sabe fazer bem, do que inventar. E Alex Telles esteve bem defensivamente e procurou bem furar o corredor. Para se ver a sua influência no jogo, basta ver que o golo do Rio Ave chega após a sua lesão.

Resumindo, onde não houve acerto e maturidade, houve espírito. O que é uma saudável diferença em relação a anos anteriores. Assim se repita muito mais vezes. Porque o que importa, nestes jogos, é vencer.

NOTA: Parece que prós lados do galinheiro vai um rebuliço que é só visto! Prova provada de que a grande onda ficabem é pura treta. Enquanto ganham, tudo vai bem. Mal perdem poder e influência e o campo inclina um pouco menos, é o que se vê. É não é? Jogar sem saber que se ganha é lixado! Habituem-se!

13 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Vitória justíssima com dedo bem evidente do técnico...coisa que não tivemos nos últimos anos.

    O Porto vale pelo mesmo coletivo. Pena não termos ali um médio que combine visão de jogo, velocidade e qualidade de passe. Neste sistema, era uma maravilha.

    Força Porto!

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Nota à NOTA: "Jogar sem saber que se ganha é lixado! Habituem-se!", embora a patifaria já seja em muito menor escala, ainda lá está. É como as feridas que ainda estão cheias de líquido amarelado que se forma nos pontos de infecção e que é constituído por resíduos de leucócitos e de micróbios, vulgo PUS. Ápoijé, aquele golo no Bessa foi precedido de falta do Luisão sobre o avançado do Boabista e o video-padre não começou a gritar desalmadamentre 'aguenta, aguenta'. Motivo semelhante levou à anulação de um golo ao VSC frente (salvo erro) ao Paços. É não é?
    Não podemos afrouxar, porque eles agora vão estar mais 'bastidoro-perigosos' do que nunca. Já estou a a ver a EVA MENDES a aviar 2 em 1. Vai ser dupla penetração até não poder mais.
    Viva o FCP e na 6F faremos 6 em 6 e os benfas a incharem.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Sorry, de tão pouco habituado (LopeNES traumatizaram-me) enganei-me. No comentário anterior onde se lê "6 em 6" deve ler-se "7 em 7". As minhas desculpas maijumavez.

    ResponderEliminar
  4. Se SC continuar a jogar com os melhores e não com os mais queridos, somos candidatos.

    ResponderEliminar
  5. so digo graças a Deus, graças a Deus. pois..........faltam nos 3 medios a serio intensos o jogo todo, sao caros?? pois sao mas antigamente descobriamo los a bom preço. Percebe se o ``desespero`` quando SC quer ter outras opçoes oliver e macio e fragil fisicamente por isso nao esta no atl madrid e corona esta se a tornar numa anedota como os outros mexicanos, a proposito de mexicanos quando se pensa meter mexicanos para mexer no jogo ou mudar algo esqueçam nao tem esse perfil NAO ENTENDO ESTA OPÇAO DE NOS VIRAR MOS PARA OS MEXICANOS. Com layuns, coronas, herreras, andre2, hernanis, oliver embora este em outro patar tecnico mas... que sao mais ou menos umas florsinhas de estupa se Danilo, Marega, abou, soares quebram fisicamente temos muitos problemas.
    Os lampioes andaram 4 anos a passear sem ninguem os denunciar, criaram o polvo ao longo de varios anos, deixaram os positivamente ganhar sem protestar, caladinhos, com o museu a ser o menino dos olhos de pcosta, o sporting calou se mais ou menos a ver o que a coisa da mas tambem nao se pode confiar muito porque se bem me lembro havia um rumor de acordos ora agora ganhas tu ora agora ganho eu , gasnhas tu mais eu e os ``morcoes`` que se lixem. CONTINUAR EM CIMA DELES, DENUNCIA LOS, NAO DEIXAR ESQUECER NADA E AO MESMO TEMPO TENTAR GANHAR mas precisamos de mais 3 medios a serio mas se aparecerem pelo menos dois era otimo.

    ResponderEliminar
  6. Olhai, o caminho faz-se caminhando. A equipa e o plantel têm problemas. Mas não vejo ninguém salientar o facto de termos vencido um jogo dificílimo depois de semana de Champions e com derrota pesada! Temos um treinador que nitidamente sabe gerir o ânimo da equipa, por esta recuperação patente. A entrada de Herrera também reflecte a consciência das nossas limitações e das especificidades de cada jogo. O trabalho de Sérgio Conceição está a ser de enorme qualidade, sob tremenda pressão e gritantes limitações. As vitórias acumulam-se, o respeito que os adversários nos têm vai crescendo. Não sejamos inimigos em causa própria. Vejo demasiado portista centrando-se exclusivamente nos aspectos negativos da equipa, esquecendo que não é por acaso que só temos vitórias no campeonato. Porque a cultura de vencer e de exigência está de volta. E isso vale muito, mesmo. Podíamos estar NESciamente a competir, mas estamos a ganhar. Eu também quero um Lucho. O Sérgio Conceição de certeza que também o quer. Até lá, estas são as nossas armas e estão a ser bem usadas. Vamos perder pontos? Muito provavelmente. Mas vão-me dizer que Sporting e Benfica estão melhores que nós? Quando muito, o Sporting tem um plantel mais equilibriado, mas os argumentos competitivos são pelo menos comparáveis, se não inferiores. A máquina trituradora do Benfica, afinal, sem as constantes ajudinhas, é uma equipa limitada, com sérios problemas defensivos.

    Siga a marinha que eu quer é ver o meu Porto ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting tem um plantel enormérrimo com uma folha salarial insustentável. Quero ver se corre mal... ui ui!

      Abraço

      Eliminar
  7. O fc porto é o melhor do mundo

    ResponderEliminar
  8. O trabalho que Sérgio Conceição está a fazer é até agora fantástico. Não sei se o plantel que temos é limitado. Obviamente a ideia que temos dos jogadores é a imagem que estes nos deram quando geridos por Lopetegui e NES. Tenho a esperança que de facto o plantel do Porto é melhor do que inicialmente pensamos, porque estes jogadores irão dar bem mais agora, crescerão mais com este treinador do que com os estagiários que tivemos no passado.

    Sabemos que temos jogadores polivalentes no plantel, mas gostava de ver o que reyes e Layun poderiam dar a meio-campo. Este último, especialmente num 4x3x3.


    Off topic: Será que este afiar de faca de Rui Gomes da Silva no sentido de Vieira é porque sabe que algo de muito grave estará para acontecer no escândalo dos emails? Creio que RGS apesar de todos os defeitos que tem é um homem inteligente e sabe que Vieira só sairá "empurrado" por algo muito grave, que obviamente poderá ser desencadeado justamente pelo caso dos emails.

    ResponderEliminar