domingo, 1 de outubro de 2017

O Retorno de Saturno


Gosto de falar de futebol, da bola que rola, das coisas que se passam dentro das quatro linhas. Percebo, por norma, todos os realpolitiks desta vida, mas não aceito batota. Por isso me tenho insurgido tanto com o que se passa, há vários anos, neste regime que corrompe e abrange muitas coisas para lá do desporto.

Mas a verdade é que, se o Poder corrompe, o Poder absoluto corrompe absolutamente, e embriaga.

Para lá disso cria uma falsa sensação da imutabilidade das coisas. Afinal, bastou uma série de jogos com resultados menos bonitos, e a mera confirmação de uma realidade clara - a de que se pode enganar algumas pessoas muito tempo, mas não todas - e a verdade veio bater na cara: quem se habitua a circunstâncias especiais não compreende as regras normais.

Compreensivelmente, qual tendão de Aquiles, é pela base que rui então este castelo de cartas, e o que se viu sexta foi o reflexo disso. Continuaremos a expor a podridão deste status quo até que este desapareça. Nada tem a ver com um clube ou os seus adeptos. Se ganharem justamente, seja. Mas não vai haver mais tolerância para jogos de bastidores e relatividade nas regras. Quando estas acontecerem, serão expostas.


Hoje, joga-se a liderança. Hoje joga-se também a confirmação de um retorno de um FC Porto à Porto e uma segurança pontual que não é mais do que um corolário da dedicação desta equipa e deste grande homem, que foi capaz de pegar em jogadores que outros rejeitaram e fazer deles jogadores em franco crescimento. E digo-o sem contemplações - se sairmos derrotados, o meu sentimento será exactamente o mesmo.

Sérgio foi capaz de devolver aos Portistas o prazer e a ansiedade positiva de ver um jogo de futebol, independentemente do resultado.

Não sei qual é a equipa. Não me atrevo a saber. Sei que foi pensada por Sérgio Conceição. E eu confio nele.

Pra cima deles, carailhe!

2 comentários:

  1. Bom dia.

    Excelente post.

    Sobre o jogo de hoje, acredito na vitória, mas mesmo que não aconteça irei continuar a apoiar o SC. Já me tinha conquistado mas o jogo do Mónaco mostrou algo que só está ao alcance de poucos treinadores, a mudança mas mantendo os princípios base. Estou mt agradado.

    Abraços e viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vassalo,
    Hoje não tenho dúvidas que nos bateremos com tudo o que tivermos para dar. É assim o FCP à SC. Isso só depende de nós e somos nós a controlar. Mas, indo ao encontro do JB no Porta 19, também temo que sejamos roubados até à exaustão: Xistra & Miguel, SARL, diz tudo do que se faz nos bastidores desta trapalhada que continua a ser a nossa liga. Foi de propósito que nos enviaram estes senhores.
    Só temos, de facto, que ir para cima dos 16 deles com tudo que tivermos à mão, carailhe! ;D

    ResponderEliminar