domingo, 15 de outubro de 2017

Lavagem de Regime


"M'espanto às vezes, outras m'avergonho.", dizia Sá de Miranda no seu poema Quando Eu, Senhora, Em Vós os Olhos Ponho. E é assim que eu me sinto, algures entre o riso e, confesso, algum embaraço, quando neste regime papoilar me vejo. Ontem o benfas parece que fez um jogo pavoroso contra o Olhanense, honroso terceiro classificado do Grupo E do Campeonato de Portugal, onde venceu por um macérrimo 1-0. Diz quem viu que o Olhanense se bateu muito bem e esteve várias vezes para empatar. 

Curiosamente, ontem já houve relato na rádio pública deste extraordinário jogo, uma vez que ficou clara a óbvia utilidade pública do mesmo. Sim, porque não houve no caso do nosso jogo, uma vez que por simples critério editorial a Antena 1 resolveu não relatar o jogo. Não se pode dizer que seja surpreendente. Quem tem estômago para ouvir os Grandes Adeptos  - só tenho quando o benfas perde, Telmo Correia é insuportável - consegue facilmente perceber o dito "critério": dar primazia ao benfas e sempre, mas sempre, tratar de o agigantar. 


Não funciona grande coisa, porque a realidade não se agiganta com a lavagem, como bem comprova o GIF em cima. No entanto, nunca poderemos deixar de comendar o esforço dos cartilheiros, que sabem que a memória é uma coisa volátil e que não há nada melhor para a confundir do que a substituir por outra. As capas dos jornais do regime falam por si próprias. No entanto, são apenas um Placebo com um efeito secundário ainda mais perverso - o de poder criar a ilusão de que as coisas são como parecem. Assim, fica-se contente com este estilo de coisas, e esbarra-se contra a parede.

"Só erra verdadeiramente quem erra pela segunda vez", dizia Confúcio. Não há dúvida quem esteja a aprimorar o errar como uma verdadeira arte. Pois que assim continuem!

2 comentários:

  1. Sr. Jorge Vassalo diga, diga que o seu dizer tem graça

    ResponderEliminar
  2. Claro que tem graça! Tem a atitude graciosa de quem diz a verdade.
    Hoje mais que nunca, devido aos muitos canais televisivos e de 90% dos mesmos estarem localizados em Lisboa, assistimos dia sim, dia sim, ao que é o nacional-benfiquismo.

    Quando o Benfica ganha, os meios informativos exultam, e quando é o Porto a ganhar, apenas informam. É o país macrocéfalo que temos. Uma estação em particular, a TVI, têm o descaramento de reunir 3 benfiquistas doentes à mesa e chamar-lhes isentos. Isto não é feito por acidente, porque calhou. Não, nem por sombras. É feito porque faz parte da propaganda. O mais"treta"futebol é 70% do tempo uma BTV disfarçada.

    Hoje em dia mais que nunca, os nossos representantes nos mais variados programas têm é de andar bem informados e prontos a atacar quem nos ataca! Não me canso de dizer isto!

    Na semana passada, depois do artigo da revista Sábado ter saído, praticamente não vi nenhum comentador portista a usar a informação desse artigo para nos defender dos cartilheiros! Foi talvez a primeira peça jornalística a sair sobre o que a PJ e o Ministério público estão de facto a fazer e pelo que vi quase ninguém afecto às nossas cores usou essa informação em debates televisivos. O único programa que fez menção deste artigo em nosso benefício foi no Porto Canal. Foi pouco.

    ResponderEliminar