segunda-feira, 2 de abril de 2018

Análise Belenenses 2-0 FC Porto - Só Marega não chega.


Não quero acreditar que o FC Porto é um one trick pony, onde só Marega pode fazer a diferença. Não quero acreditar que o FC Porto não pode mudar o meio campo nunca. Não posso acreditar que, numa altura em que é preciso ser DURO, se é calmo e leeeeeeeento desta forma. Não posso crer que se volte a perder o gás na altura decisiva. Assim, não vamos lá.

68 comentários:

  1. O que tinha de dar errado, deu.
    Jogadores medíocres do belenenses quando jogam contra o FCP parecem messis e maldinis.
    Defesas medíocres não erram um único corte.
    Goleiros medíocres de qualquer passarinhos da ribeira desta vida quando jogam contra o FCP fazem a exibição da época.
    Avançados medíocres com apenas 1 gol no campeonato, na única chance que têm marcam ao FCP.
    2 únicos remates em 90 minutos, 2 gols, incrível.

    Junte-se a isto perdas de bola absolutamente ridículas, erros infantis das distritais e erros de passe inacreditáveis a esta altura da época.

    Agora sinto-me completamente derrotado, impotente, mas sei de uma coisa: se ganharmos os 6 jogos que faltam, somos campeões.
    Mas com esse futebol paupérrimo de hoje, nem ganhamos aos aves na próximas jornada...

    ResponderEliminar
  2. Boas.
    eu pressentia que isto pudesse acontecer. Com tantas lesões! É duro, não é?! Caimos com estrondo! Acabamos por morrer na praia! Entregamos completamente o campeonato. Acabou, não tenho mais ilusões! São cinco anos a sofrer, para nada.

    Não vou ser daqueles que vai crucificar o Sérgio Conceição! Culpo os dirigentes que deram cabo do clube a nivel financeiro! Continuem a culpar os árbitros!

    O Osório, enterrou hoje a equipa? Enterrou! Mas não o vou culpar! Tem 2 meses de clube e é atiro assim aos lobos! Mas o SC não tinha alternativas!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentario em toda a linha lucido, estou contigo!

      Eliminar
    2. Tinha, pois. A alternativa era ter dado entrosamento ao Osório. Do Óliver já falei mas... André vem da bancada, joga, adeus ó vai-te embora. Otávio vem de lesão, joga, adeus ó vaitembora. Paulinho faz dois jogos, jarra. Que raio é isto?

      Há coisas que são falta de plantel, culpa de gestão da SAD. MAS há a parte da teimosia, de ter quinze dias para treinar outro estilo de jogo e voltar com A MESMA COISA e de se dar ao luxo de pôr jogadores de molho. Isso, meu caro, não é da SAD.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Ou seja, se tivessemos a conta bancária recheada de euros para termos craques como Luisão, Jardel, Eliseu, Douglas, Varela, Svilar, João Carvalho, Seferovic, André Almeida, Keaton Parks, Diogo Gonçalves, Ruben Dias aí a culpa já não era da SAD mas de quem colocava os matrecos a jogar.
      Será que os craques acima mencionados e mais alguns reformados, serão assim tão melhores que os que temos no nosso plantel ou o defeito não é do rabo e é mesmo das calças?

      Eliminar
  3. Boa noite.

    Não existe dúvidas que este FC Porto sem Marega não é o mesmo. Já tínhamos visto isso quando teve lesionado da primeira vez.

    Também SC tem cometido vários equívocos ao escalonar as equipas. Nas substituições também tem errado.

    O ambiente de circo e suspeição criado antes dos nossos jogos também incomoda.

    Pra sermos campeões temos de ir à Luz vencer.

    Saudações Portistas

    11DruLoVic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a nossa equipa é permeável ao circo, idem para o treinador, está realmente a jogar no país errado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não só País, como modalidade errada.
      Se o treinador quer ser mais protagonista que as criaturas das televisões às 2ªs feiras, que o seja, mas pelos motivos certos.

      Eliminar
  4. Boa noite Jorge Vassalo

    Vários apontamentos ao longo do jogo:

    1)
    Eficácia ofensiva foi zero, com falhanços na decisão dos lances, nos remates, alguns jogadores pareciam amadores na hora de finalizar ou fazer um passe decisivo...
    Muita precipitação, muita ansiedade que se nota com o passar dos minutos em que não se consegue marcar, julgo que é um aspecto mental a resolver...

    Eficácia defensiva foi fraca com erros que a este nível se pagam muito caro...
    Aqui destaco o Sérgio Conceição pela negativa, não por este jogo, mas quantos jogos antes o FCPORTO não resolveu o jogo e estando a vencer por 2 ou 3 não deu hipótese ao Osório de entrar e de se ambientar com os colegas de sector num jogo?
    Ao não o fazer e colocando o Osório a titular hoje sujeita-se mais ao erro da dupla dos centrais...por falta de entrosamento...

    E já que falo dessas opções, Paulinho foi titular contra o Moreirense, empatamos, não correu bem, e depois em vez de ganhar minutos de entrosamento, saiu da convocatória durante algum tempo, hoje entra na 2ª parte, pergunto, onde esta Octávio?
    Será que não conhece melhor os jogadores da frente do que Paulinho?

    São para mim opções que infelizmente não percebo...


    Já nem falo da situação do Oliver, pois Sérgio Oliveira acusou em demasia a paragem e perdeu o ritmo na 2ª parte, e eu, como o Belenenses estava encostado atrás, a 1ª substituição era a entrada de Oliver ou Octávio para a saída de Maxi, com os laterais a fazerem os corredores, mas com melhores opções de passe no centro do terreno...
    Mas nem Oliver, nem Octávio saíram do banco...

    2)
    Depois faltou a intensidade alta que por norma conseguimos colocar em jogo, neste jogo foram vários jogadores que não tiveram a intensidade necessária, isto dos regressos de lesões, de jogos de selecções, os jogadores enquanto colectivo falharam na pressão e no circular a bola com precisão...

    Quantas vezes a ganhar por 2-0 ou 3-0 fomos atrás do 4 e 5 os os adeptos batiam palmas e eu só pedia era para entrar o Oliver e fazer descansar a equipa com posse de bola..., mas o treinador não gosta de jogar assim...

    Aprendizagem precisa-se...infelizmente...

    3)
    O meu destaque deste jogo vai para os amarelos cirúrgicos de outros jogos...

    Quando Herrera (antes do jogos em Paços de Ferreira) e o Marcano (antes do jogo frente ao Belenenses) viram o 5º amarelo, eu temi (no 1º caso sem Danilo, jogaria Oliver, jogou André e foi o que se viu...), (no 2º caso, Reyes por azar vem tocado da selecção, joga Osório...).

    Depois realço também que foram 2 amarelos algo infantis, em que os jogadores deveriam ter outra capacidade de analisar o jogo e o campeonato onde estão...
    Mas ai acho que também o treinador tem alguma culpa, pois não se pode pedir 90m. de intensidade alta e depois esperar que os jogadores joguem com cabeça fria...

    4)
    Agora é ganhar o próximo jogo para dar moral á equipa e aos adeptos e tentar ir ganhar na luz, não resta outra alternativa...
    Nesta altura somos os cabeçudos, resta-nos acreditar que este estado de coisas um dia vai mudar e que mesmo tendo começado como o alvo a abater e sem reforços ainda dependemos do que podemos fazer em campo...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  5. É, Sérgio conceição é a unica Coca-cola do Saara.
    A culpa é da SAD, dizem os da ladaínha.
    Quem perde com Paços, Belenenses,empata com Aves, Moreirense é mesmo melhor que NES. :)))
    Ao que chegamos para adorar tipos destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa foi do iluminado que um dia achou que poderia fazer do Porto um Barcelona e deu um cheque em branco a um treinador espanhol! Os que tinham a mistica Porto, que tinham experiência de ganhar, foram mandados embora, esse tipo achou que em futebol te podes dar ao luxo de fazeres RESET!

      Adicionas isso a uma gestão danosa, mediocre da parte financeira, e tens aí a receita de como dar cabo de um clube em dois tempos!

      SC com um plantel curto, sem reforços, deslumbrou-se, achou que podia competir em todas as competições, inclusive na taça da liga!! Pós a equipa em intensidade máxima desde o inicio, pagou o preço! Vejam a quantidade de lesões do plantel este ano! Mesmo assim, teve alguma "sorte", o único jogador que não conseguiu substituir foi o Marega até...ao momento em que ficou sem centrais (o Layun, recordam-se?? Onde anda??) e teve de meter um Osório verde que custou 3 pontos!!! Check mate! Para o ano há mais.

      Abraço.


      Eliminar
    2. Mais um comentario em toda a linha perfeito!

      Eliminar
    3. Utilizamos 30 jogadores e temos um plantel curto! Há cerca de mês e meio, todos os experts chegaram à conclusão que o plantel do Porto afinal era o mais equilibrado. Agora jé é curto, cansado e falta o "genial" Marega?!
      Coitado do Liverpool da 2ª linha de Inglaterra, que joga 2 vezes por semana e tem pilhas para vir ao Dragão dar 5 e se mais fossem necessários, mais marcaria.
      Claro que a culpa é da SAD por não sabermos marcar penaltys, pelas lesões, por ter contratado Waris, Osório, Paciência, Paulinho no mercado de Inverno.

      Eliminar
    4. Não me queixo com a receita do iluminado. Deu-me 3 titulos Europeus e 2 titulos Mundiais, além de outras conquistas caseiras que passaram a ser corriqueiras.

      Eliminar
  6. Boa Noite . Volta depressa (e bem) Marega !!!! Com este sistema de jogo, sem plano B quanto mais C, sem homens rápidos nos flancos, sem um meio-campo pensante e lúcido, sem alguém que remate fora da área não marcámos ao Paços, nem ao Belenenses . Não temos estofo é o que é ! Mas ainda pode ser que...Os adeptos merecem .Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Mas ainda bem que temos o mais melhor grande treinador do mundo e o mais bajulado da história do FC Porto sem ter ganho porra alguma...isto sim, foi mais uma exibição à Porto...já perdi a conta...a tantas como estas...

    ResponderEliminar
  8. A jogar com esta falta de atitude não merecemos ser campeões. E mais não me apetece dizer.

    PL

    ResponderEliminar
  9. Estou curioso por ver a reacção dos adeptos, sócios e accionistas,caso o FCPORTO não vença o campeonato!
    Sabemos todos que a chulice que comanda há séculos o clube não se demite!
    O que irá acontecer?
    O que mais me enoja no meio da tragédia que há muito assolou o clube, é o repugnante silêncio ensurdecedor do presidente!
    Um tirano chuluzeco que não só viveu sempre uma vida de luxo à custa dos portistas como também há muito, muito tempo que os despreza, que os humilha.
    O Benfica está a ser investigado por actos ilícitos que estão à vista de todos!
    O FCPORTO, devia ser investigado não pelos mesmos motivos (infelizmente já foi), mas pela gestão danosa que vai levar o clube a uma situação ruinosa e irreversível!
    Independentemente de sermos ou não campeões nacionais, não retirarei uma única vírgula ao meu discurso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O que mais me enoja no meio da tragédia que há muito assolou o clube, é o repugnante silêncio ensurdecedor do presidente!", "O FCPORTO, devia ser investigado não pelos mesmos motivos (infelizmente já foi), mas pela gestão danosa que vai levar o clube a uma situação ruinosa e irreversível!" - e a mais pura verdade,e stas pleno de razao!

      Eliminar
    2. Não é um tirano chuluzeco. É o maior Presidente da História do futebol. Agora, já não faz nada de consequente há vários anos e deveria sair de cena para que outros pudessem re-arranjar o Clube. Até porque não há quem se candidate contra a História em pessoa.

      Abraço

      Eliminar
    3. Nao tem nada de tirano, Pinto da Costa e um nome de incontornavel sucesso na nossa historia. Mas perdeu a garra, a lucidez, a forca e rodeou-se de abutres. Mas e sempre assim, quando a carcaca esta a apodrecer os necrofagos por ali ficam a rondar e a ganhar terreno com o futuro defunto.

      Eliminar
    4. Esse é o problema,

      O maior Presidente de todos os tempos já não existe há vários anos (o minuto Kelvin comprou-lhe oxigénio mas à época já estava nas urgências) e o que sobra é o reflexo mais pálido possível da figura que foi. Há muitos anos que PdC deixou de ser um plus fundamental a um problema sem solução por decisão própria.

      Ninguém se vai candidatar contra ele e ninguém poderá ganhar-lhe porque ninguém ganha a 36 anos de triunfos mas deixar o clube tal como o encontrou é algo que a História no futuro não lhe vai perdoar nunca.

      Eliminar
  10. Agora vou ser mauzinho.

    O Campeonato já era. Lamento imenso mas creio que o desfecho vai ser este.
    Não me venham cá com a conversinha do costume dos últimos anos nas fases finais de campeonatos: aquela frase "perdemos hoje mas vamos ganhar à luz e depois somos campeões." Poupem-me.

    Se tivermos dois dedos de testa vemos que o campeonato foi à vida hoje. E vai à vida por 2 razões: Uma é que os jogadores do Porto não têm estofo e tremem na altura das decisões. A outra é a pouca disponibilidade física que a equipa mostra ter nesta altura e que vem dar razão a quem à 3 meses dizia (e eu não era um deles) que a equipa mais tarde ou mais cedo ia pagar a factura de ter a sua dinâmica assente num grande esforço físico. E aqui, a culpa é de SC e PONTO.

    De que vale ter uma equipa a carburar a todo o gás até ao início de Março, para depois cair rotundamente nos jogos finais. Nesta altura a diferença de pontos para NES não é assim tão grande. Temos mais 3 pontos do que por esta altura no campeonato passado. Tudo bem que por um ponto se perdem e ganham campeonatos, mas no fim de contas e ao contrário do que pensava, a prestação de SC não está a ser assim tão diferente da de NES. Não sabem o que me custa dizer isto... mas contra factos não há argumentos.

    Estar toda uma época a ver a equipa a ser PORTO, finalmente, para depois em 2 jogos fora, contra equipas que nem um décimo do nosso orçamento terão, sofrermos 2 derrotas é como um valente pontapé no escroto.

    A respeito do treinador, vou aguardar o final da temporada para fazer uma análise correcta sobre o desempenho do nosso treinador. Até à 4 semanas atrás o desempenho de SC estava a ser mesmo muito bom, mas por agora não me atrevo a classificá-lo dessa forma.

    Este abaixamento de forma do Porto faz-me lembrar aquelas corridas de 10.000 metros onde existe sempre um artista qualquer cheio de energia no inicio da prova que assume a liderança da mesma e até começa a ter algum destaque, para nas voltas finais ser ultrapassado por quem de facto fez uma melhor gestão de esforço.

    Estou a ficar cansado de ver as mesmas caras sempre associadas aos nossos fracassos.Por muito que goste dos jogadores, começo a pensar, que, como atrás disse, não têm o que é preciso para vestir a nossa camisola e serem campeões. Por muito que façam boas épocas, claudicam sempre nas horas mais decisivas.

    O Porto tem sido ao longo da época a equipa mais prejudicada (sem dúvida) pelas arbitragens, mas perante estes desaires, fica difícil usar este argumento como uma desculpa válida para o nosso insucesso.

    Nestas alturas também me lembro de quem na SAD continua sem assumir as devidas culpas do clube se encontrar neste deserto de títulos e depauperado em termos de tesouraria. Não tenhamos ilusões: Tirar a máscara ao Polvo vermelho foi algo que teve de ser feito e que o FC Porto através de FJM fez e muito bem. Apoiado a 100%. Mas que também serve como uma cortina de fumo para esconder as trapalhadas da SAD e de quem a lidera, lá isso serve.

    Enfim, mais uma época de fé, mais uma época de apoio, mais uma época do "Somos Porto" para no fim de contas ficarmos sempre pelo caminho. Enfim, é o que é.

    Agora que o sonho do campeonato lá se foi uma coisa digo: Deixem-se mas é de rodinhas nos finais dos jogos e comecem é a jogar à bola CARA****. A verdadeira união é a quem vem do balneário e que se reflecte no relvado. Antes deste marasmo dos últimos anos, em 30 conquistamos tudo o que havia para conquistar e nunca precisamos de rodinhas nos finais dos jogos. Não deve fazer lá grande diferença, digo eu. Poupem esse show-off aos adeptos. Queremos golos e conquistas. Esqueçam lá as pu*** das rodinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei escolher uma frase que resumiria toda a minha gratidao por este comentario impressionantemente perfeito, mas o teu comentario e de tal forma um espelho claro da situacao que so te posso aplaudir. E triste, mas estas cheio de razao!

      Eliminar
    2. Supostamente a famosa rodinha promovida pelo treinador deveria fomentar o espirito de equipa e união de todos em prol do mesmo objectivo.
      Jogador de titular para a bancada. Do Portimonense directamente para o 11 e depois para o rol dos não convocados. De essencial para dispensado.
      Quem promove isso? Também acham que é a SAD?
      Desenganem-se aqueles que pensam que os jogadores são apenas parvos que dão uns pontapés na bola.
      Aquele "vamos ganhar" na Vila da Feira valeu muito mais que todas as rodinhas promovidas pelo treinador e foi isso que nos manteve na ilusão durante bastante tempo, até que os jogadores deixaram de acreditar em quem os comanda.

      Eliminar
    3. Concordo que a gestão de um plantel não deve ser nada fácil. Existirão sempre aqueles que acham que têm menos oportunidades que outros e que acham que o treinador não é justo com eles. E concordo também que Paulinho e Oliver serão jogadores que sentem isso e, acrescento eu, com razão.

      Mas no entanto não acredito de forma alguma que SC tenha o grupo perdido e a marimbar-se para o treinador. Acho que o grupo está unido. Estarão por ventura a acusar cansaço e nervosismo mas estão a sentir isso como um todo, como um grupo.

      Os campeões não se fazem só de união. Fazem-se de união e QUALIDADE. E qualidade é o que tem faltado neste mês ao Porto e sinceramente mostra de maneira crua que por muito que o Porto tenha jogado bem em meses anteriores, tem falta de estofo quando chega a altura das decisões.

      E tal como a equipa, também o treinador teima em estar equivocado logo desde o princípio, ao montar como montou os onzes em Paços e em Belém. SC tem de meter na cabeça de uma vez por todas que o 4-2-4 é bom é para jogar em casa 90% dos jogos, mas fora e em todos os jogos o 4-3-3 é o melhor sistema, principalmente até para disfarçar alguma fadiga da equipa. Mas infelizmente, agora já será tarde e o estrago está feito.

      Aliás, este modelo de 4-2-4 de SC é muito parecido com o modelo de Jorge Jesus nos primeiros anos de Benfica. Tem as suas virtudes e os seus defeitos. Lembram-se quando na primeira época de Vitor Pereira conseguimos "comer" 5 pontos ao então líder Benfica em 2 ou 3 jornadas, num abaixamento súbito do clube da luz no início do mês de Fevereiro. Pois.... É o que nos aconteceu com estas jornadas.

      Eliminar
    4. O que estão a ver, pelo menos os que sabem algo de futebol, é que o modelo unidimensional do treinador tem um teto, um limite, e que já foi há meses ultrapassado, quando os adversários entenderam o B-A-B-A do 424 e deixaram de dar espaços, passaram a pressionar mais o meio-campo, isolaram o Brahimi e deixaram os avançados ter oportunidades qb sabendo que a taxa de aproveitamento é uma desgraça.

      O SC é um JJ em pequeno (a experiência faz a diferença) e que em oito meses não criou um plano B, um treinador que tem medo de gerar um plano B onde haja mais pausa, mais toque, mais paciência, maior capacidade de sacar o animal da gruta em vez de passar 90 minutos de chuveirinho para forçar cantos que se podem ou não aproveitar.

      Os jogadores sabem isso. Vêm a impotência em campo de que a ideia não funciona e vêm, igualmente ,que ninguém lhes diz, meninos, esqueçam lá isso agora vamos fazer isto.

      A diferença do modelo do SC para o de JJ no Benfica está no Polvo e a diferença do modelo do SC com o do JJ no Sporting é nula e como tal está a caminho de emular o titulo perdido do Sporting há duas épocas.

      Aliás, para os que pensam que o Benfica não vai perder jogos relembro que depois de passar o Sporting naquele duelo, ambos ganharam tudo. E acabou como acabou. Se o Porto não vencer na Luz (e nas Aves), pode tirar o cavalinho da chuva porque o Benfica não vai perder um só jogo.

      Eliminar
    5. Boa tarde Aires e Miguel Lourenço Pereira

      Subscrevo

      Este 424 é um rolo compressor quando os melhores jogadores estão em forma e aguentaram ainda bastante tempo, mas quando quebraram, a equipa ressentiu-se e essa era a altura do plano B (433) com maior qualidade de bola.

      Mas SC é casmurro e é tal como o JJ insiste sempre no seu modelo até ao fim, noutras épocas, onde tínhamos um plantel de 17/18 jogadores que todos podiam ser titulares, até iria resultar, mas agora com pouca qualidade no banco para o modelo que ele gosta deu nisto.

      Agora nesta altura e como estamos atrás só continuando a jogar da mesma forma e esperar que mais ninguém se rasgue...


      Quanto ao polvo, é muito bem visto pelo Miguel Lourenço Pereira, pois JJ joga de igual forma no Sporting e até tem bons jogadores e mesmo assim não ganha nada, mas num Pais vermelho quem anda atento sabe bem porque o clube do regime ganha...

      Talvez cometam algum erro e se encontram provas suficientes para os castigar...


      Uma palavra para o Danilo, que tenha uma BOA recuperação, pois ainda tem muito para ganhar...

      Cumprimentos portistas, Gil Lopes

      Eliminar
  11. Árbitro e inépcia na exibição do dragão

    Já se sabia que os azuis de Belém, assim como todas as outras equipas que defrontam o dragão usam, de além do autocarro, grande agressividade e dureza contra os azuis e brancos com a benevolência dos juízes do apito. Em contra partida contra o Benfica devido à acção dos árbitros que protegem os benfiquistas, as equipas contrárias abrem autenticas passadeiras vermelhas a favor dos encarnados.
    Muita precipitação e alguma aselhice nesta primeira parte dos portistas, se bem que provocadas pelo jogo subterrâneo dos jogadores do Belenenses...!

    Análise ao comportamento da equipa portista
    Basicamente faltou velocidade aos azuis e brancos para conseguirem levar de vencida esta muito aguerrida equipa dos azuis do Restelo. Quando se pensava que a paragem do campeonato iria permitir a recuperação dos jogadores do FC Porto, o que se viu, foi que foi uma ideia que não se verificou. Os azuis de Belém com o apoio do árbitro do jogo foram sempre mais rápidos, agressivos e contundentes do que os dragões.
    Depois a estratégia do Mr. Sérgio Conceição que queria ganhar o jogo saiu furada. Na defesa começou por haver o problema causado pela falta de entrosamento entre Osório e Felipe. Para agravar mais a situação, Herrera provou não estar no seu melhor e Sérgio Oliveira nunca teve velocidade de pernas para acompanhar o ritmo dos azuis de Belém.
    Para cúmulo da infelicidade, Aboubakar e Soares apareceram em sub-rendimento e Gonçalo Paciência revelou estar sem ritmo e ainda faltar-lhe maturidade para conseguir decidir...
    Paulinho o elemento que os dragões contrataram ao Portimonense entrou no jogo sem alterar o que quer que fosse, pelo que na minha opinião tarda em justificar a sua (dele) contratação...!

    Armando Monteiro

    www.dragaoatento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O unico sentimento que me toca e uma profunda tristeza aliado ao, desculpem-me a toalha no chao desde o inicio da epoca, eu sabia que ia acabar assim. Quero estar enganado, quero levar uma enormissima chapada de luva branca. Mas nao sou pessoa de gostar de fantasias, e ja ha muito que me parecia que este conto de fadas estava a caminho de uma tragico-comedia. Como Nuno Espirito Santo falhamos uma vez mais no momento crucial. Nao era de prever? So mudamos o treinador mas a equipa continua a mesma de restos e roupa velha com Oliver no banco e Oliveira a titular indiscutivel. Jogar uma epoca a atirar a bola para os avancados nas alas a abrir tijolo como brocas furiosas em velocidade hipersonica so funcionaria ate o musculo rebentar. E como era previsto, no ultimo terco das epocas e quando realmente rebenta e la fomos a vida.

      Nao vamos a Luz vencer o Polvo que, tal como no Mecanismo da Netflix que conta muitissimo bem a historia de corrupcao que envolve todos os meandros da maconaria politica e empreiteira brasileira, nao temos um Selton de Mello para nos ajudar a levar o caso ate as ultimas instancias. Mais um tiro no pe fomos dar a nossa moral juridica e a nossa moral desportiva. Nao vai haver na Luz um Kelvin 92 para nos salvar (essas historias so se repetem a cada ciclo de 25 anos!!!!).

      Perdemos porque nao temos materia futebolistica, perdemos porque a nossa estrategia foi feita de retalhos (que ainda assim se mostraram muito capazes perante todas as perspectivas no inicio da epoca), perdemos porque certos agentes delapidaram o patrimonio financeiro e desportivo do Porto desde ha uns 6/7 anos para ca. E finalmente perdemos porque jogamos sempre por volta de uma hora a terca-feira com uma unica contratacao (Francisco J. Marques) quando na reallidade precisavamos de no campo ter conseguido qualidade e classe... muito mais qualidade e classe.

      Finalmente, nao creio que o Porto venca na Luz, Um empate ja seria um resultado magico porque a unica equipa que nos pode dar o titulo e o Sporting (se vencer de raiva a Aguia em Alvalade) no ultimo jogo da epoca.

      A tristeza continua, mas fizemos por merece-la. Agora imaginem o gozo que Luis Filipe Vieira e demais corruptos estarao a sentir neste momento. Imaginem, imprimam essas gargalhadas e mandem-nas em impressao a cores para a direccao da SAD do Porto.

      Eliminar
  12. É tempo de acalmar, recuperar emocional e psicologicamente jogadores + treinador e preparar o Aves. Um jogo de cada vez. Isto ainda não acabou. Há que trabalhar e melhorar ritmo. E não subestimar adversários. Ontem jogo afunilado. Alex sem ritmo, Maxi em vez de Ricardo... Extremos afunilam sem apoio. Recuperando ritmo, Marcano, Danilo e eventualmente Marega, ainda vamos a tempo. O2T

    ResponderEliminar
  13. Isto do insucesso desportivo de um clube não se circunscreve apenas ao treinador e aos seus jogadores.
    Olhe-se para o Futebol, para o HP, para o Andebol, para o Basquetebol AZUL e BRANCO.
    O FCPorto não domina em nada, o clube entrou na dinâmica das derrotas.
    Para além disto estamos dominados pelo "fair play" financeiro.
    A única coisa que funciona no FCPorto é o FJM e os seus ADEPTOS.
    Enquanto não aparecer uma nova liderança, competente e com fundo de maneio os PORTISTAS continuarão em guerra civil, salvo seja.

    ResponderEliminar
  14. Ainda podemos ir ganhar à Luz.... o Peseiro conseguiu!!!

    ResponderEliminar
  15. Será que a jogar assim conseguiremos segurar o segundo lugar?

    ResponderEliminar
  16. Perdemos e é culpa dos jogadores, treinador, SAD, ropueiro e da minha vizinha que tem um cão que não se cala...
    Eu um pintista declarado também acho que PdC tem que se retirar em glória e não pelo peso dos anos.
    E como sou um optimista por natureza, creio que vamos ganhar na Luz e por dois golos de diferença.

    P.S. Para aqueles que crucificaram NES, onde andam eles agora já que o filme afinal acaba por ser o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos Felisberto. Estamos a uns luz de NES.

      Eliminar
    2. Não sei Silva. A pontuação é muito similar e qualquer Quim Machado poderia estar na mesma situação.

      Eliminar
  17. Ganhar na Luz até confio que ganhemos. O grande problema é o que nos proporcionará Sérgio Conceição nos outros jogos.

    ResponderEliminar
  18. bem ... quem nao ganha ao paços , ao belenenses e coisas do genero vai ganhar ao maritimo e os lampioes? SC teve toda a razao na conferencia de imprensa, O CULPADO ERA ELE PROPRIO, levou mais um banho tatico mas e teimoso e vaidoso e nao percebe que o tipo de futebol que quer praticar nao da para ganhar campeonatos onde a disputa de pontos e muito importante, e melhorn empatar do que perder. SC começou bem, recuperou jogadores e certo mas deveria ter mudado o sistema para nao depender das correrias de marega, por teimosia e nao por conviçao nao mudou, resultado o poprto nao consegue controlar o jogo, nao sabe acelerar com ou sem bola, qualquer equipa que jogue de forma defensiva anula este tip+o de jogo. Teve o exemplo de braga onde a ganhar por dois e com mais um nao conseguiu ganhar a taça, afinal o porto esta exatamente com os mesmos problemas do ano passado, na altura certya os jogadores acobardam se, retraem se, enervam se e nao jogam, APESAR DE TER RECUPARADO ALGUNS JOGADORES SC NAO OS TRANSFORMOU EM CRAQUES E OS RESULTADOS VEEM SE AGORA, a jogar assim a taça vai embora, o campeonato ja era, a taça da liga idem, portanto apesar das correrias os resultados serao os mesmos das ultimas epocas. FOMOS ROUBADOS EM ALTURAS DECISIVAS? FOMOS, MAS NAO CHEGAM SO GRITINHOS E RODINHAS E MAREGA E PRECISO MAIS FUTEBOL E MAIS CLASSE e SC e avesso a jogadores que mexam na bola, repito se ca estivessem xavi e iniesta SC ponha os na bancada jogo sim , jogo nao. MAIS UM TREINADOR PARA A SEGUNDA DIVISAO INGLESA.

    ResponderEliminar
  19. Depois de uma noite mal dormida e ainda com muita azia é tempo de dizer que para mim ontem perdemos o campeonato. Fizemos uma exibição miserável e demonstramos a nossa falta ds estofo de campeão. Oferecemos o primeiro golo num erro que nem nos juniores se admite. Extremos com classe não temos. Avançado matador idem. Agora não querer ver a realidade e estar com Esperança de ganhar no galinheiro é pura utopia. Bravo Sad bravo mumia do presidente. Um vergonha e uma desilusão.

    ResponderEliminar
  20. Uma equipa que a 8 jornadas do fim do campeonato leva 5 pontos de avanço e em duas jornadas perde 6 com duas equipas menores, merece ser campeão?
    Um clube que denuncia e bem a corrupção existente no Benfica, que fica proibido pelo tribunal de continuar com a divulgação dos actos ilícitos e não arranja forma de contrariar os juizes, é um clube competente?
    Não há internet?
    Continuam apenas interessado no Share do Porto Canal?
    Um clube que tem no seu plantel um central (Diego Reyes), empresta-o e vai dar 6 milhões pelo terceiro central do Braga, tem uma boa gestão?
    Um clube que tem um grande jogador (Quintero) no plantel que até vê necessidade de renovar o seu contrato, empresta-o e vai dar 20 milhões por outro jogador (Oliver) para passar a vida no banco de suplentes?
    Um clube que contrata um treinador sem provas dadas e que quando treinava o Guimarães ofendeu o FCPORTO, tem autoridade moral para afirmar que essa pessoa é um treinador à Porto?
    Isto, é o FCPORTO.
    Onde estão os portistas? Os chamados senadores Rui Moreira, António Oliveira e outros?
    E onde está a pergunta a Pinto da Costa que há muito se impõe? "presidente porque foge como um rato?"
    Porque não há coragem nos comentadores do Porto Canal para a fazer?
    Só sabem bloquear das suas páginas do Facebook os portistas que questionam o presidente, como faz o Sr.Tiago Girão ou como fazia o Baluarte Dragão?
    Isto, é o FCPORTO.

    ResponderEliminar
  21. Boas, Jorge.

    Esta bipolaridade dos adeptos de futebol é realmente uma coisa impressionante.

    Uma equipa e treinador que têm lutado de forma exemplar e demonstrado a todos que são bem melhor do que aquilo que todos nós esperávamos, não merece o benefício da dúvida? Basta perder a liderança do campeonato num jogo menos feliz e é este pânico!?

    Nada está perdido. Estamos a 1 ponto da liderança e faltam 6 jornadas. Esta equipa é bem capaz de ir a Luz e vencer. Não há escolha. Há que apoiar ainda mais agora e carregar os jogadores e treinador.

    A equipa vem de uma paragem de 15 dias, jogadores com problemas físicos, que apenas fizeram gestão de esforço durante a semana, várias mudanças na equipa, etc. Foi um jogo menos conseguido que não apaga os méritos deste grupo. Acontece. Não é possível estar-se sempre bem.

    Calma, malta. Há que continuar a acreditar. Então, apoiou-se a equipa de forma exemplar até aqui para se desistir logo na fase mais importante?

    Abraços.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
  22. Mas que raio de espírito vou lendo por aqui, jogamos mal, é verdade, mas é a segunda derrota no campeonato. Esperavam recordes? Esta pontuação há alguns anos colocava-nos na frente destacados!

    Relembro que os nossos rivais não são melhores, tiveram as suas abébias ao longo do campeonato, portanto não me venham com essa de "merecer". Merece quem ganha, ponto.

    Todos têm direito a noites menos boas, esta foi a segunda quase-consecutiva, mas ainda nada está perdido. Queremos ganhar o campeonato? Temos que vencer o atual campeão em título! Tão simples quanto isso. Se não o conseguirmos outras contas poderão ser feitas, mas enquanto for matematicamente possível só temos que acreditar.

    Continuamos a depender de nós, sendo que agora a margem caiu para 0. Seja como for, tal como no "ano Kelvin", há que acreditar até final. Muitos pontos ainda se poderão perder... para todos.

    Paulo_R

    ResponderEliminar
  23. O bloqueio mental que este plantel fabricou ao longo dos anos anteriores passou-o ao treinador.
    Nunca fui dado a efifanias, nem quero, mas, ou metem todos a cabeça no cepo, ignorando o medo de ganhar ou a época irá acabar da maneira que todos já sabem.
    O treinador os jogadores e nós, que passamos misérias, não merecemos isto.
    Este ano vai doer mesmo.

    ResponderEliminar
  24. Nenhum portista se sente feliz com a derrota de ontem. A acrescentar a isso o fcporto está há 4 anos sem ser campeão, o que para o fcporto é uma eternidade a qual os adeptos não estão habituados. Nos últimos quatro anos não foram tomadas as melhores decisões, sabendo também que os campeonatos foram sido ganhos levados ao colo. Este ano, o fcporto apesar das duas últimas jornadas tem sido uma equipa incrível com jogadores a jogar muito acima do esperado e não fossem os repetidos erros de arbitragem, o FCporto estaria em primeiro lugar com muita vantagem. A situação atual está como esta, o fcporto depende de si e acredito profundamente que o fcporto vai ser campeão. Quem duvida que se ganhe o jogo na Luz? No meu ponto de vista o que não não se pode fazer é pensar que o título está entregue ao Benfica. Entregue? O fcporto vai entrar com tudo estes jogos e deve ter os adeptos ao lodo, convictos e não desconfiados. O benfica mete medo a alguém? Eles sim deviam ter razões para ter medo. Acredito nesta equipa até ao fim e no fcporto também, porque assim foram os adeptos do FCporto nos últimos vinte anos de vitórias muito mais difíceis. O fcporto é capaz de ganhar na Luz e muito mais, os adeptos não devem duvidar desta equipa e das vitórias do fcporto nesta altura. O fcporto não perde na Luz e é campeão porque fomos melhores e vamos ser melhores!

    ResponderEliminar
  25. O fcporto vai ganhar na Luz! Ninguém duvide disso e desta equipa, o fcporto habituou.nos a vitórias muito mais difíceis, ganhar na Luz vai ser bom.. Vai nos recordar o ano em que apagaram as luzes..

    ResponderEliminar
  26. Os últimos jogos correram mal, mas dependemos de nós e nos temos sido melhores e vamos ser melhores nos próximos jogos. No ponto de vista os adeptos do fcporto e o fcporto não são feitos de desistir ou quebrar,o porto já noa deu muitas alegrias e este ano será mais uma. Acreditem!!!!

    ResponderEliminar
  27. Boa noite Jorge Vassalo

    Algo que me escapou do titulo com que deu nome a este Post:

    "Belenenses 2-0 FC Porto - Só Marega não chega"


    Quando Marega tem tanta importância no modo actual de jogar no FCPORTO, (sendo certo que Marega evoluiu muito esta época, mas esta longe de ser um Hulk), isso diz bem de outros jogadores que deveriam esses sim ter outra influencia no jogo do FCPORTO.

    Bem como da estratégia usada pelo treinador (o tal plano A e só...).

    É pouco para um clube como o FCPORTO.

    Não podemos depender tanto de um modelo de jogo, e por sua vez esse modelo de jogo depender tanto de um jogador como Marega...

    No inicio da época estavam pelo menos 4 jogadores (da frente) á sua frente... que em situações normais deveriam ter maior importância na equipa.

    É necessário criar alternativas credíveis para estas ausências, ou significa que se por azar Marega falhar o jogo da luz e o de Alvalade, hipotecamos essas competições?

    Repito, por muito que gostasse, Marega não é o Hulk...
    E por ai também se ve o "declínio" do FCPORTO em termos de qualidade de plantel...

    Abraço, Gil Lopes


    P.S.: A nossa final é com o D.Aves, não interessa nada estar a colocar o carro á frente dos bois e andar a falar já de outros jogos mais á frente.

    ResponderEliminar
  28. "Repito, por muito que gostasse, Marega não é o Hulk...
    E por ai também se ve o "declínio" do FCPORTO em termos de qualidade de plantel..." completamente certo. E esta epoca tem que se comecar ja a despachar imensa gente que la nao esta a fazer nada. Eu prefiro passar mais duas epocas sem vencer o campeonato mas a preparar realmente uma equipa para o futuro (nem que se tenha que recorrer a mais prata da casa para evitar buracos financeiros) do que a contratar Coronas que so la estao a tirar o lugar a um puto das camadas jovens que podia evoluir muitissimo mais.

    ResponderEliminar
  29. O que vale é que agora está tudo mal, o treinador não presta, os jogadores são uma merda, o presidente é uma bosta.
    Se o FC Porto for campeão quero ver o que irão dizer.

    Abraços e viva o Porto!!!

    ResponderEliminar
  30. Vassalo, fica aqui o meu contario ao ultimo Cavani: Como ja oico isto desde o inicio acho que nao sou suspeito ao deixar a minha mais sincera opiniao. Entao ca vai. O Berto, o Silva e o Vassalo estao dispostos no meio e extremidades que separam um adepto 'delusional' (Silva) do adepto 'hyper-realist' (Vassalo), com o Berto como forca pendular de equilibrio, se bem que mais a pender para os lados do Silva. O Vassalo e onde eu me revejo, e nao creio que alguem tenha o direito de dizer que X, Y ou Z estejam errados na sua postura porque todas elas, pontualmente, volto a repetir, pontualmente, acabam por ser necessarias e ate correctas.

    Agora, acreditar todos queremos, e acredito que o Vassalo tambem o quer, mas contrariamente ao Silva que anda num estado de DMT a ver aquela matriz que nos ainda nao conseguimos ver sobrios, as indicacoes que temos do terreno, da atitude dos jogadores, da performance do treinador e dos criterios da SAD sao perturbadores. Sao sinais que nos matam a fe e deixam antever nao so dias maus mas um futuro pessimista.

    Nao e correcto vir-se aqui dizer que somos uns fatalistas porque somos criticos. Quando as coisas nao estao bem tem mesmo e que se ser critico, e nao parar de se-lo quando as coisas vao bem para que nao voltem a estar mal. Temos e que ser justos. Mesmo a vencer estivemos muitissimas vezes a praticar um futebol retalhista que funcionou porque iamos no principio e meio da epoca. Costuras rebentadas no final da epoca vem ao de cima o roto que moi o retrato, e nele estamos mal.

    Nao e digno ser-se apenas e so 'delusional' no sentido em que essa fe inabalavel nao tem fundamento. Assim como nao tem fundamento pratico acreditar-se que o Benfica perdera o primeiro lugar perante tudo o que se tem visto dentro e fora das quatro linhass com emails e apitos envolvidos. Agora Silva, possivel e, tudo na vida e possivel se alguem dentro do sistema se evadir dele, por moral, por principios... ou se a nossa equipa se sublimar e repor a verdade dos factos como a historia deve rezar e se quer contar aos netos (futuros adeptos que ai virao).

    Eu acho que o Vassalo tocou em muitas feridas que por falta de aocmpanhamento critico da parte dos outros dois acabam sempre por cair em saco roto. Mas nao e por 'ridicularizarem' o hiper-realismo do Vassalo que os mais moderados ou liricos passam a ter a razao do seu lado.

    Finalmente e relativamente ao Marcano, O Vassalo tem toda a razao em dizer que a SAD do Porto, por vias da sua atitude mercantil assumida de ha uns 6/7 anos para ca e que tem dado resultados de MERDA! para os adeptos e de bolsos bem recheados para eles, esta a matar a mistica e o sucesso desportivo. Nao sou fa do Marcano, para mim teria recebido guia de marcha ainda antes de ca ter posto os cotos, mas nao ha melhor e a idade nao e um posto nem tem que ser um vaticinio. Querem arrumar com o homem pura e simplesmente porque desejam fazer com ele algum lucro financeiro, em contraposicao ao lucro desportivo que pode dar.

    Estou triste com o Porto. Triste mesmo. O meu filho nasceu em 2013 e ate agora nao consegui dar-lhe a alegria de comemorar qualquer porra comigo vestido de azul em delirio. Nao sou nem hiper-realista nem lirico iludido, nao vejo o Benfica a perder qualquer ponto ate ao fim. Nao vejo o Porto a vencer na Luz. E nao vejo bom destino para o caso de corrupcao que afecta o clube do sistema que e ele proprio o sistema. O pais Portugal tem um chavao que se subentende desde a sua genese e que e afecto as cores Benfiquistas tambem,..., mas as nossas, as de Oeiras, as de Tavira,as de Marco de Canaveses (voces todos percebem as mencoes especificas deste vosso amigo) - roubar e feio, mas ele se roubar para nos ja e servico publico. Entao bardamerda porque assim nunca nada vai mudar, seja nos apitos, nas camaras, nos parlamentos e nas SADs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito deste comentario, sobretudo do espectro psicologico da nossa massa adepta. Mas nao concordo com a equivalencia entre ilusao e fe. Eu posso ter fe na vitoria e estar consciente das dificuldades. O mau trabalho da SAD foi de raiz. Ou seja, ja entramos derrotados nesta epoca. Ma gestao, fair-play financeiro, etc. Tudo isso foram permissas. O talento e trabalho de Sergio Conceicao deram a ilusao de normalidade competitiva aos adeptos mais desatentos. Ja na 1a volta eu aqui tinha referido que esta altura da epoca seria decisiva, porque, apesar de muitos clamarem contra a ausencia de plano B e C, para mim sempre foi obvio que nao podia haver alternativas. Ja foi com extrema dificuldade que se montou um 11 que pudesse lutar por titulos - que plano B?

      Neste quadro merdoso, so posso, enquanto portista, ter fe. E tenho, porque se recuperarmos algumas pecas, sei que podemos vencer em qualquer campo. Inclusive na cesta do pao.

      Mais: - sem fe, quase nenhum clube do mundo teria adeptos. Bayern, Barcelona, Real, City sao os clubes dos adeptos sem fe. So quando jogam entre si e qua a certeza da vitoria desaparece da cabeca dos adeptos.

      Eliminar
  31. Mais um campeonato perdido pois milagres nem no vaticano. Mostra mos nos últimos jogos que somos uma equipa vulgar constituida na sua maioria por jogadores mediocres.O treinador pese toda a bajulação de que tem sido alvo ainda nada provou nem vai provar...Infelizmente para nós todos.

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde.

    Através deste post no blog http://misterdocafe.blogspot.pt/2018/04/nomeacoes-portuguesa.html ficamos a perceber ou a pensar se esta medida implementada em determinada altura da época pela CA e APAF não é muito suspeita e se ela não nos tem prejudicado?

    É que isto de nomear publicamente árbitros dos jogos umas horas antes pode levantar muitas questões e ninguém sabe se eram para ser aqueles os nomeados e se houveram trocas de auxiliares, VAR etc...

    Depois ficamos a pensar nos árbitros que tivemos nos jogos em que perdemos pontos e se tudo isto são coincidências.

    Para finalizar, parece que perdemos Danilo até final da época e que nem no mundial poderá estar presente. Não sei o que se passou, mas se teve uma recaída no Restelo alguém falhou e deve assumir as suas responsabilidades.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  33. Mais um soco no estomago. Fomos ao tapete, mas temos de nos levantar.

    ResponderEliminar
  34. Há dois anos atrás, disse aqui e na minha esfera de amigos que o Porto, com Pinto da Costa, não voltava a ser campeão.
    Um dos meus amigos já me trata por Zandinga!

    ResponderEliminar
  35. Nada a ver com o assunto do post, mas quem era vivo entre 1997 e 2000 e morava em Portugal lembra perfeitamente do vale-tudo da Carregueira, quando era presidente do boifica, chamar a João Vieira Pinto e outros na altura de meninos mimados...

    Lamento profundamente que o estúpido com mania que é bom, que quer sempre os holofotes para si, que tem sede interminável de protagonismo, tenha dado o maior tiro nos pés da história do desporto português.

    De uma vez só, ele conseguiu fazer do próprio clube motivo da chacota um pouco por todo o mundo e desviou todas as atenções do maior inimigo no seu momento mais frágil, dando tudo o que ele queria: tempo para respirar sem estar nos holofotes dos e-mails, toupeiras, corrupção, vouchers, compra de jogos, e etc...

    Não é o maior tiro nos pés da história do desporto nacional?
    Nem o presidente do Olympiakos, nem aquele que entrou em campo de arma em punho faziam melhor...

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde Jorge Vassalo

    Intervalo do jogo FCPORTO-2---D.Aves-0

    Uma equipa a vencer 2-0 aos 12m. tem de ter melhor qualidade de jogo e de ter uma posse de bola com mais calma e critério...

    Contra um adversário melhor, estes contra ataques que sofremos pagam-se caro.

    E na frente os jogadores tem de ter calma e cabeça fria na hora do remate, Brahimi e Soares não podem falhar tanto.
    E Aboubakar esta numa fase ma mesmo...

    Mas como ninguém pensa o jogo a meio-campo...


    2 notas finais ao intervalo:

    Filipe e Octávio estão a bica do 5º amarelo...

    Aos 22m. existiu um minuto de palmas ao Danilo, (pela lesão), alguém da direcção fez alguma coisa para os todos os adeptos no Dragão saberem do que se tratava?

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde Jorge Vassalo

    Analise da 2ª parte:

    E fácil, a jogar assim, num corrupio de correr e correr sem noção do jogo não vamos la, independentemente do resultado na Luz...

    Esta forma de jogar precisa de atletas em super forma e hoje mais de metade estavam em fanicos e era o D.Aves...

    Qualidade de jogo, qualidade de posse de bola, será bom os jogadores perceberem que nem sempre da para jogar a correr, que as vezes vale mais ter e saber guardar a bola...

    Mas eles nem um treino nesse sentido devem ter tido durante a época para jogarem dessa forma...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar