domingo, 15 de abril de 2018

Análise coisinhos 0-1 FC Porto - Tiro No Porta Polvos


Que dia louco. Não era a pessoa mais confiante do mundo até cá chegar, confesso. Todas as manigâncias extra-quatro linhas deixaram-me triste e furioso. As operações e mutizações várias, as trocas e baldrocas useiras e vezeiras, agastaram-me. Felizmente, não aos 14 heróis que hoje jogaram. 
Esses, foram verdadeiros campeões. 

Nada está decidido, faltam quatro jogos (Sim, o Silva tem razão, não são finais, são doze pontos e acabou-se), quarta feira temos mais uma eliminatória contra uma grande equipa. Mas que saborosa foi esta! Que memorável! Esta, ninguém nos tira! Contra a máquina, contra o sistema, contra esse polvo nojento, derrotados pela lança certeira do nosso Capitão!

Bravo, rapazes! Agora, garantir o lugar no Jamor! Vamos a eles! Adiante, para as notas!


Capitão Herrera - Hoje, ganhou definitivamente o coração de todos aqueles onde ainda não habitava. Não só o golo, magnífico, forte, decisivo, pleno de Porto, mas também toda a sua raça e luta - até já manda vir com os árbitros e tudo! - fazem de Héctor Miguel Herrera um digníssimo Capitão do FC Porto! És grande, Miguelito!

San Iker - E por falar em Capitães, aqui está outro! Vais aonde? Não vais a lado nenhum, pá! Só se forem tolinhos da cabeça! Duas extraordinárias defesas, rectidão, verticalidade e uma voz de comando à patrão, fazem tremer o galinheiro! Eles até já têm pesadelos com a tua baliza fechadinha a sete chaves! Um dos maiores da História, guarda-redes do FC Porto!

Um Querer Muito Forte - Não há faltas hoje, a não ser de noção de alguns benfas. Houve erros, claros, muitos, em especial nas pessoas de Sérgio Oliveira e Otávio, mas cada um deixou tudo o que podia em campo e nada mais se pode exigir. Foram todos enormes, solidários, lutando até ao fim! O grito de raiva do nosso Capitão foi o eco de toda a nação Portista que vos acompanhou - grande Mar Azul, a calar o galinheiro! - e trouxe a entrega de cada um de vós. Obrigado por este dia. Mais quatro assim, por favor!

Enterros por todo o lado, vozes baixa, net em baixo! É assim mesmo que se gosta! Muita azia para quem esperava que o falso se tornasse verdadeiro! É continuar a mandar postais!

49 comentários:

  1. Grande Vitória.
    Onde anda o vidente mor????

    ResponderEliminar
  2. ganhamos!! ganhamos!! sem roubalheira e com menos vaidade e coerencia de SC e ja tinhamos o campeonato ganho ha muito. A sorte esteve finalmente do nosso lado, a btv fez mais uma transmissao miseravel, o arbitro apitou de forma normal e se o arbitro estiver a apitar segundo as regras ganhamos. Nao ganhamos nada mas ja podiamos ter ganho, com o setubal sera um jogo perigoso, contra o feirense ja eles devem estar na segunda, contra o maritimo sera decisivo, se o sporting perder pontos entretanto vao dar o jogo ao benfica como ja se preparavam para fazer. Mais uma conferencoia de emprensa desastrosa por parte de SC so lhe faltou dizer que o benfica era o maior da cantareira e que tinha merecido estar a frente ou melhor ele disse isso , esqueceu se das davidas arbitreiras que os tem mantido vivos, nao jogam nada, tentaram amandar se para os penaltis, percebe se que aquilo e cartilha. o porto fez o seu trabalho falta a justiça, o governo, a assembleia da republica, a media e as autoridades policiais fazerem o seu trabalho para acabar com a mentira de teremos um clube que nao joga nada a ganhar campeonatos e a rir se.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Não vi mas não importa. Ganhámos. Agora nem um erro que seja se pode cometer . É que faltam 12 pontos e os padres ainda andam por aí... Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa Vitória e todos nós portistas estamos de parabéns. Nunca pensei que ganhassemos mas ainda bem que as minhas desconfianças não se realizaram. Agora calma pés bem assentes no chão porque nada está ganho e os padres continuam atentos. Marega foi o suplemento que nos sndava a faltar.

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite Jorge Vassalo

    GANHAMOS...

    Tinha dito na ante-visão ao jogo que com tudo o que se passa neste Pais centralista só uma vitória nos dava alguma confiança para apenas dependermos de nós, pois a nós ninguém nós dá nada.

    E conseguimos essa vitória, merecida pelo jogo jogado e também por SC ter sido fiel à sua estratégia, entrar para ganhar e procurar essa vitória durante o jogo até a encontrar.

    Toda a equipa esteve bem, fomos melhorando ao longo do jogo, uns melhores que outros, mas todos deram tudo em campo pelo colega do lado e assim fica mais perto a vitória, destaco apenas o Capitão Herrera pois é de longe o jogador que mais cacetada leva dos adeptos (mea-culpa da minha parte...), mas aquele GOLAÇO foi SUBLIME...

    Tivemos sorte, é certo, pois marcar aos 90m. tem sempre algo de sorte, mas foi inteiramente merecida, pois enquanto o FCPORTO metia homens da frente para tentar ganhar, do outro lado estavam mais preocupados em segurar o empate, a 2ª parte foi de sentido único.

    Mas já no Dragão assim tinha sido e a sorte em alguns lances e os padres noutros ditaram o empate nesse jogo onde fomos claramente merecedores de algo mais.

    E assim, até ao momento, disputamos 6 clássicos, empatamos 3 (em casa 0-0 frente ao clube do regime, fora em Alvalade 0-0 e em terreno neutro na taça da liga 0-0) e ganhamos 3 (2-1 em casa ao Sporting, 1-0 em casa para a taça de portugal e agora este 1-0 na casa dos mafiosos de Lisboa) (e ainda as 2 vitórias frente ao Sp.Braga) e alguns bons jogos na Champions.

    Onde quero chegar, com estes números, comparados com os nossos adversários, num campeonato normal há muito seriamos merecedores da vitoria final, mas neste Pais de máfia a soldo do clube do regime, tudo isto importa pouco.
    Pois eles arranjam sempre esquemas, armadilhas e o que ainda falta vir ai para nos prejudicarem.

    É aquilo que eu chamo de esgoto a céu aberto e que é onde eles gostam de chafurdar, desde que ganhem, valorizar o futebol português não lhes interessa para nada.


    Lembro que já no 1º ano de Lopetegui e no ano passado do NES precisávamos de ganhar na Luz para passar para a frente do campeonato, finalmente à 3ª foi de vez, e todos nos lembramos de como o FCPORTO foi empurrado para baixo em vários jogos nesses 2 campeonatos que o clube do regime venceu sem Honra ou Mérito.


    Mas atenção, esta vitória tem de ter uma sequência nos jogos que aí vêem já a seguir, repito, os esquemas vão estar ai ao virar da esquina.
    Exemplos recentes:

    1) Vítor Andrade do Estoril auto-expulsou-se para não jogar contra o clube do regime...

    2) Na sequência do jogo Guimarães-1 Setúbal-1, o comentador do clube do regime Pedro Henriques (na SporTv) veio gritar a alto e bom som que o Couceiro tinha razão ao protestar no fora de jogo do golo do Guimarães, isto para condicionar o próximo adversário do Setúbal (que somos nós...), mas no jogo entre o Setúbal e o clube dele já não teve carácter para dizer que o Setúbal foi prejudicado.

    3) Os penaltis hoje em Belém, quantos lances daqueles nós já não tivemos contra nós e nem padres, nem Var marcaram nada..., lá está, neste campeonato andamos a jogar com regras diferentes...

    4) A transmissão da Btv foi deplorável (vi sem som), mas lances em duvida a nosso favor nem uma repetição para amostra, já deles, era em serie, parece mesmo que estamos na Coreia do norte... o lance onde o Marega é atropelado por trás pelo Rúben Dias passou em claro...


    Portanto, faltam 12 pontos, mas é preciso ter os pés bem assentes no chão e muita Força, pois os erros de Paços e Belém não se podem repetir...

    Nota para a aparição do Presidente, mas como ganhamos... fica fácil, antigamente era o 1º a aparecer nas derrotas...(enfim...)

    (1ªparte)
    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Jorge Vassalo

    (2ª parte)
    Agora mais táctica do jogo.

    A entrada de Marega, a fazer 90m., quando o mesmo vinha de uma paragem de um mês foi para mim a grande surpresa neste jogo.
    Foi para mim, e com-certeza para o Rui Vitória que não o soube travar, nem ás suas movimentações...
    Pois só o Marega na 1ª parte teve 2 excelentes situações para finalizar melhor...
    E julgo que outra ainda na 2ª parte...

    Assim, a defender era ele que fechava na direita e a atacar aparecia na frente, pelo menos na 1ª parte foi isso que me pareceu, com Octávio a pisar onde ele não estava, mas com um Brahimi algo previsível e com Alex Telles sem subir muito, a 1ª parte foi passando, com um ou outro erro de parte a parte, mas sem ninguém pegar no jogo.

    Apenas uma falha defensiva onde valeu San Iker, e julgo que nem foi dos jogos mais complicados dele no nosso salão de festas...

    Do lado do FCPORTO, porque não é essa a filosofia de jogo do SC, do lado contrário porque achei que estavam seguros que pelo menos o empate não lhes fugia, vá lá saber-se porque!!!

    E assim, enquanto nós fomos fieis ao nosso estilo de jogo, bolas longas detrás na frente para Marega ou Soares segurarem e tabelarem para posteriores cruzamentos, mas pareceu-me que tanto Octávio como Brahimi não conseguiam fazer bem as suas movimentações interiores para tentarem aparecer com a bola controlada na frente...
    Jogo muito serrado e de muitas marcações...

    Na 2ª parte vi um FCPORTO mais liberto, já com Marega bem na frente, sem andar pela direita, mas a aparecer em todo o lado na frente e ai o Benfica recuou as linhas, talvez por isso o Rui Vitoria tenha optado por mais um médio posicional para recuperar o meio-campo, mas com a entrada de Oliver por um Sérgio Oliveira que estava a perder o gáz e de Corona por Octávio (também já tinha amarelo), o FCPORTO nos últimos 20/25m. tomou conta do jogo, tinha bola, tentava circula-la entre os extremos e os laterais, nesta altura tanto Alex Telles como o Ricardo (Jogão) já davam amplitude aos movimentos ofensivos do FCPORTO.

    Faltava o lance de génio, o momento da verdade, podia não ter surgido, mas na 2ª parte só uma equipa quis GANHAR este jogo e só uma equipa arriscou o que podia para o GANHAR, Golo esse que podia ter surgido pelo Ricardo, que se precipitou na hora do remate com o pé esquerdo, como no remate do Brahimi, que falhou o alvo por muito pouco...
    Mas depois surgiu Herrera que fez o melhor golo que um jogador do FCPORTO já marcou naquele estádio (é a emoção a falar...).


    Depois gostei particularmente que não se tivesse praticamente jogado mais, algo que nos fazem recorrentemente, mas que agora nós soubemos fazer e bem...


    Parabéns à equipa, e a todos os jogadores, pois todos souberam ir atrás do pedido dos adeptos do FCPORTO (que tem sido enormes).
    "Nós só queremos o PORTO CAMPEÃO"...

    Ainda falta o mais difícil, mas repito, espero que se tenha aprendido com os erros de Paços e Belém, e não esquecer os padres que giram à volta do clube do regime...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que pára o Marega?? Deve ser, deve!

      Abraço

      Eliminar
    2. " ... surgiu Herrera que fez o melhor golo que um jogador do FCPORTO já marcou naquele estádio ..."
      Todos são livres de entenderem o talento do Herrera como quiserem, mas por favor não maltratem a memória e a história do nosso FC Porto.

      Eliminar
    3. aerodromo Base 6, Nova Freixo, Moçambique?

      F.Milº F.L.

      Eliminar
  7. Foi uma excelente vitória.
    Agora faltam 12 pontos para ser campeão. Temos de estar mt atentos. O polvo vai estar mt activo neste último mês.
    A equipa não pode vacilar agora. Sempre concentrados e sempre a dar o máximo e acredito que iremos ser campeões.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. VITÓRIA ÉPICA DO FCPORTO no curral dos corruptos.
    Nota de destaque para mais um triunfo do HP AZUL E BRANCO face ao clube dos emails.
    Ontem viu-se uma vez mais que AS CLAQUES DO BENFICA: "NÃO SÃO UM PROBLEMA PARA A POLÍCIA".

    ResponderEliminar
  9. Grande Jorge,

    Ironia das ironias, numa semana em que o Herrera foi autenticamente massacrado nos comentários do teu post anterior, é ele que resolve o jogo com um golaço. Estou rendido a este Herrera, e eu que, tal como um dos outros cavanis, também o queria meter no aeroporto no início da época.

    Abraço azul e branco

    Fernando Resende

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não faço, nunca fiz, nem farei, parte desse lote. Herrera tem os seus defeitos, as paradinhas que me metem muitos nervos, mas dá TUDO o que tem.

      Abraço

      Eliminar
  10. As melhoras para Fafe. Deve ser difícil de engolir mas que remédio.

    ResponderEliminar
  11. Porquê, o FCPorto joga sempre melhor quando Herrera não joga? Porquê, a maioria dos jogadores do FCPorto, sempre se exibem como excelentes jogadores, quando não têm Herrera a seu lado? Porquê, apesar desses factos, Herrera é sempre titular inquestionável? Não, esses opinadores de meia tigela gastaram muito mais de meia para branquearem a miserável mediocridade de Herrera e para condenarem os recentes assobios, dos adeptos, ao mexicano (há muito mais tempo, mais que justificados), porque o deixam fragilizado e psicologicamente abatido. Mas, algum dia, esses opinadores se mostraram preocupados com os assobios ao Quaresma, ao Varela, ao Quintero, ao Brahimi, ao Fabiano, etc. etc.
    Se, realmente, algum clube europeu ofereceu 20 milhões por esta abécula, e a SAD não o vendeu, estamos perante gestão danosa, que deveria ser investigada.””
    Porquê, meu Deus? Quão injustos sóis.

    ResponderEliminar
  12. Eu quero só dedicar esta vitória ao...Fafe do AB6!
    O Herrera manda-te 2 beijinhos. Ou melhor...1. De fora da área!
    Escolhe outro agora...

    ResponderEliminar
  13. Herrera? Sou suspeito para falar, mas apesar de não perceber patavina de tácticas, creio que o momento chave do jogo é a substituição do Sérgio Oliveira pelo Óliver! Ganhamos criatividade a meio campo, srenidade e sobretudo encostamos os vermelhos lá atrás, que há se davam por contentes com o empatezinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, é tão óbvio... e continuo a não entender....

      Abraço

      Eliminar
  14. Ainda para o Fafe do AB6...

    «[Herrera] passou a ser capitão ainda eu não estava no FC Porto. Conhecendo um bocadinho aquilo que é o clube que eu represento, perguntei: 'um mexicano capitão de equipa?' Não é muito normal. Comecei a trabalhar este ano com ele e percebi o porquê dessa decisão, pelo grande homem que é, um profissional fabuloso», realçou o técnico em conferência de imprensa.
    O médio mexicano é exemplo claro de como se pode ir das críticas aos elogios em muito pouco tempo. O treinador do FC Porto analisou a forma como o médio tem sido visto pelos adeptos.
    «As coisas às vezes não correm bem, os adeptos funcionam muito pelo momento. Eu acho que ele ficou ligado a um ou outro momento menos positivo. Assim como todos os outros, mas ele especialmente. É uma pessoa extraordinária, um profissional fantástico, que consegue, no fundo, criar um ambiente do que é o trabalho, a minha exigência, um ambiente muito bom. É um verdadeiro capitão, fico muito contente por ele».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode haver mais do que um Capitão...

      Abraço

      Eliminar
    2. Nunca falei do homem, sempre falei do jogador e do que ele vale para mim, obviamente inserido no futebol que eu sempre pugnei que fosse a sua (do FC Porto) imagem de marca - defesa subida no terreno, posse de bola, futebol apoiado, com grande qualidade de passe ao primeiro toque em espaços reduzidos e grande envolvência e definição na área adversária.
      Foi esse FC Porto que em 35 anos venceu tudo o que havia para ganhar, para honra e glória de todos nós.
      Os recados para mim, nada me dizem, porque eu ouso opinar e defender essas minhas convicções antes dos acontecimento. Não ando a reboque dos acontecimentos nem de momentos de felicidade. Nunca ninguém me viu dizer ou escrever, para atirar à cara de qualquer adepto do meu clube, a defesa de um jogador que eu aprecie, só porque marcou um golo importante. Eu sei que nos regionais também se marcam grandes e importantes golos. Portanto, um jogador, para mim, não se mede pelos eventuais ou residuais golos que marca.
      Sobre a opinião do SC, que é dele e não é minha, só tenho a dizer que, se para mim um jogador não tem qualidade para ser titular, é normal que eu também não o queira como capitão.
      Convém não esquecer que o FC Porto à imagem de Herrera, perdeu 10 pontos com equipas que têm por objectivo a manutenção no campeonato.
      E se o golo de Herrera nos pode devolver o título, o mesmo também nos pode ter sido "roubado" por esses dez pontos perdidos.

      Eliminar
  15. Boa tarde Amigos Portistas.

    Hoje sinto-me feliz, tão feliz que nem me apetece bater nos c0i5inh0s. Há muito que eles mereciam esta humilhação. Foi um melão e pêras. Hoje devem ter esgotado o stock de Rennie e Kompensan nas farmácias, kkkkkkkk.

    Mas enganem-se quem pensa que temos vida facilitada para sermos campeões, pois a máquina de propaganda vermelha já está a trabalhar para nos armadilhar. Vão aparecer novamente os jogos comprados, as malas e tudo mais o resto que eles poderão inventar, mesmo até padres domesticados. Eu sei que nos basta 3 vitórias e um empate para sermos campeões, mas temos de ter em atenção aos jogos em casa contra o V.Setúbal(lembrem-se da época passada) e Feirense porque nada tem a perder e pode haver grandes incentivos, nem que seja daqueles inventados que podem ferir o seu orgulho e fazer com que comam a relva. Na Madeira a nossa ida lá vai ser de morte e os c0i5inh0s vão armadilhar aquilo tudo. Espero ir a Guimarães festejar o primeiro de muitos campeonatos que irão vir para o nosso grande clube. Conto com o Sporting na 33º jornada.

    Herrera és grande. Merecias este golo pelo o simples facto de te terem roubado um na primeira volta contra este mesmo adversário. Golãoooooo.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há facilitismos! Não ganhamos nada! E eles sabem!

      Abraço

      Eliminar
  16. Uma 1ª parte complicada, aparecemos nervosos, Marcano, Otávio a estarem desastrados e Soares a dar pouco, pela positiva Filipe, Casillas, Telles e Marega (quem diria no inicio da época que Marega teria esta importância). Mesmo assim fomos equilibrando a espaços e tivemos uma boa oportunidade no fim da 1ª parte logo depois de uma perda de bola inacreditável do Brahimi que nos causou o lance de quase golo.

    Na 2ª parte o jogo mudou por completo, domínio total da nossa parte, a vermelhada pouco fez e com o aproximar do fim do jogo e perante o nosso domínio já só queria o empate.

    Importantes as alterações feitas pelo SC, acreditou, alterou para ganhar teve a estrelinha no fim. Merecido! Que o cepo do NES estivesse a ver o jogo, ser Porto é isto, jogar para ganhar e não festejar empates!

    Não temos nada ganho, agora estamos perto, os 2 próximos jogos (Setúbal e Maritimo) serão fundamentais para depois assistirmos de cadeirinha ao jogo da 2ª circular. Cuidado com os jogos em casa com equipas que estão a lutar pela manutenção, estas equipas vão dar tudo nestes últimos jogos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Setúbal, Marítimo, Feirense e Guimarães são como Real Madrid, Liverpool, Bayern e Roma. Qualquer coisa abaixo disso, não merece as faixas.

      Abraço

      Eliminar
  17. (...e continuo a não entender...) Entender deixo isso para quem trabalha diariamente com eles todos. Mas que gostava de ver o maestrinho a jogar, ai isso gostava. Tão habituados que estamos em fazer sempre mais que os outros para ganhar que até o Jorge Vassalo exige que façamos 12 pontos quando só precisamos de 10. Cumprimentos dragonianos

    ResponderEliminar
  18. Boas.
    Não estava à espera desta vitória, e só acredito no fim! Quando penso nos pontos que enterramos, já podiamos ter o campeonato completamente na mão mas pronto, por um ponto se ganha, por um ponto se perde!

    Mas o golo do Herrera, um grito de raiva, dá-nos esperança. Mais uma vez, este ano, o Porto faz o mais dificil!

    A gestão do Marega foi fantástica, foi uma cartada de génio, o Porto parece que se transforma com ele em campo. Espero que até ao fim, não haja mais lesões!

    Contra o Setúbal vou estar no estádio!!!!! Vão ser 4 finais, espero que os jogadores interiorizem, que jogos como paços, belenenses, não se podem nunca mais repetir, sob pena de estorrarmos um campeonato! Até podemos não ganhar, mas é preciso dar mesmo TUDO, porque falta tão pouco, tão pouco para o milagre da época!!!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finais não! Jogos! Obrigatórios como qualquer outro!

      Abraço

      Eliminar
  19. O 5LB vai devolver o dinheiro aos seus adeptos!
    Ah? Foi o Mónaco? Bem me queria parecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não, pá, eles teriam ganho não fosse o Soares Dias, não percebes?

      Abraço

      Eliminar
  20. Olá Jorge!

    Tal como tu, não estava nada optimista, mas os Deuses do futebol e a coragem de técnico e jogadores foi recompensada!!!! Ganhamos e bem!

    Mas agora é ter calma e preparar os restantes jogos da melhor maneira possível. Temos ainda jogos muito difíceis e nada está ganho. Se em outras ocasiões este discurso é "politicamente correcto", desta vez, na prática é mesmo assim!

    Os próximos 2 jogos no campeonato são contra equipas que nos fizeram perder pontos na época passada. É preciso entrega e concentração total.

    Recuperámos a liderança e quero pensar que mais que nunca a confiança e garra dos jogadores será ainda maior do que em qualquer outra altura. Noites como as de Belém ou Paços não podem voltar a existir. Não podem.

    Como grande critico que sempre fui de Herrera em épocas passadas, e digo eu com razão, está no entanto na altura de finalmente prestar homenagem à sua coragem e acerto na altura das grandes decisões. Quer-me parecer que Herrera é o tipo de jogador que precisa de uma grande confiança para mostrar todo o seu potencial, e como em nenhuma outra época, SC foi o treinador que lhe deu essa confiança. Este jogo e o golo marcado completam a metamorfose do mexicano no Dragão. Demorou, mas finalmente atingiu todo o seu potencial. E finalmente de uma vez por todas posso meter a viola ao saco e aplaudi-lo como grande jogador e grande capitão que é!

    Ganhamos e recuperamos novamente a liderança, mas obviamente nem tudo foi perfeito. Mais uma vez, num jogo de grande dificuldade, lá aparece Octávio a titular. Não entendo o porquê de tal aposta. Está mais que provado que neste tipo de jogos, Octávio é menos um. Foi assim neste jogo, como foi em outros durante a época. Se contra adversários medianos o jogador aparece, contra grandes equipas é um apagamento total. Está na hora de o treinador perceber isso.

    Oliver entrou e esteve bem. Digo eu que seria justo que Oliver começasse a merecer a confiança do treinador no onze titular.Embora lhe falte alguma intensidade, compensa com a boa visão de jogo e ontem, por exemplo, foi de longe melhor que Octávio.

    Repito o que já disse à muitas semanas. É preciso que os que estão no banco comecem a ser de facto mais-valias para a equipa. Faltam 4 jogos, 4 finais para conquistarmos o campeonato e todos, mas todos mesmo, tem de estar comprometidos com a equipa e dar o que melhor podem, quando forem chamados. Era bom que para além de Oliver, também Corona, André André, Hernani, Waris, Gonçalo e Paulinho fossem opções válidas para ajudar a equipa. A ver vamos.

    Para já estamos na frente e estamos muito confiantes, mas é preciso contar com as armadilhas que nos vão tentar colocar no caminho. Fabio Veríssimo, Bruno Paixão, Capela, Luís Godinho e Bruno Esteves são árbitros que nem pintados os quero ver em algum dos jogos que ainda nos falta. A nomeação de qualquer um destes nomes para o que nos resta de campeonato só poderá ser encarada como uma afronta ao nosso clube e uma tentativa desesperada de nos roubar o campeonato.

    Agora é jogo a jogo até à Conquista final. Contra tudo e contra todos! POOORRRRRRRRRTTTOOOOOOO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogar depois do benfas, agora, vai ser bom, para que se saiba sempre que se tem de dar tudo para guardar o lugar!

      Abraço

      Eliminar
  21. Para que não hajam dúvidas, costumo dizer: qualquer portista pode amar o FC Porto, quanto eu, mas de certeza que o não ama mais.
    Sou sócio há 45 anos, tive a honra e o privilégio de ver jogar grandes jogadores do FC Porto, de enorme qualidade. Porque respeito muito a minha memória, sei, muito bem, distinguir os factos e as situações.
    Eu estou aqui, hoje, porque eu escrevo e opino, muito antes dos acontecimentos.
    Não sou destituído de memória, nem escondo quatro anos miseráveis, os piores da história do meu FC Porto, nem os dez pontos perdidos contra as fracas equipas que lutam pela manutenção, num golo, que, sendo muito importante, não passa de um momento de felicidade. E nunca me escondo. Nem todos têm essa coragem.
    Quem caçava leões e toupeiras com grande classe e com enorme assiduidade, quer em Alvalade, quer na Catedral das missas, eram Domingos e Kostadinov e nunca perderam dez pontos contra as fracas equipas que lutam pela manutenção.
    É óbvio que fiquei extremamente contente com a vitória, em que não acreditava, sinceramente, pois SC transformou o futebol da equipa profundamente dependente da velocidade e do vigor de Marega, que para além das suas graves limitações técnicas, tem a virtude de provocar pavor nos adversários.
    Exultei com a vitória porque, para além de desejar vencer o campeonato, como é óbvio, tinha como ambição máxima, para esta época, preservar o nosso estatuto de ÚNICO PENTA de Portugal, nem que, para isso, tivesse que desejar o Sporting como campeão, como uma alternativa menor, mas muito válida, em caso de urgência suprema.
    Não tenho problemas em agradecer ao Herrera aquele golo, aquele momento certo, como, todos nós, já tínhamos ficado eternamente gratos ao Kelvin por aquele minuto 90+2, em 2013.
    Herrera, ontem, mais não fez do que pagar, o empate “oferecido” ao Benfica na época passada, no Dragão e que foi determinante para o tetra dos "toupeiras".
    É óbvio que, tirando essa felicidade, do minuto noventa, Herrera não foi melhor nem pior do que os outros, excepção à segunda parte de Sérgio Oliveira, que fracassou (fisicamente?), contribuindo para alguns sustos e alguns amarelos perigosos e à prestação dos meus eleitos para o “podium”.
    (continua)

    ResponderEliminar
  22. (continuação)
    O golo de Herrera, deu-nos a vitória, mas para chegarmos a esse momento, houve três jogadores que foram mais determinantes do que todos os outros, merecendo, na minha opinião, sem qualquer espécie de contra-argumentação possível, a minha eleição para o “podium”:
    - 3º lugar: Marcano, pela sua serenidade e sempre nas linhas de passe do adversário, quando na nossa área.
    - 2º lugar: Ricardo, porque foi um senhor a destruir a ofensiva adversária, um dinamizador das saídas rápidas e um dinamitador das energias vermelhas.
    - 1º lugar: Casillhas, porque esteve sereno, mas imperial. Porque fez uma exibição imaculada e porque não foi um figurante do jogo, antes pelo contrário, foi obrigado a manter, com dificuldade elevada, a nossa baliza inviolável, o que conseguiu concretizar várias vezes.
    Porque tudo o que fez, foi muito bem feito e porque não cometeu a mínima falha, foi, para mim, sem dúvida, o melhor jogador em campo.
    Tenho que reconhecer que Herrera, esta época, fruto de um futebol de equipa mais directo e com Marega a diminuir, drasticamente, a pressão adversária no nosso meio campo, se sente mais à vontade e não é tão nefasto à qualidade de jogo, como o foi nas quatro épocas anteriores.
    Sem Marega ou num futebol apoiado, de primeiro toque em espaços reduzidos, Herrera é um jogador com enormes dificuldades e limitações.
    Como sou um fã incondicional do futebol apoiado e envolvente, de primeiro toque, de defesa muito subida e de redução dos espaços, onde só os tecnicistas sobressaem, é claro, para mim, que Herrera nunca terá lugar no meu onze ideal.
    Eu, pelo menos, consegui entender que com a entrada do Óliver a qualidade de pressão e de jogo, da equipa, sobre a área adversária, melhorou muito. Óliver é o mais rápido a pensar e a executar, quando o espaço está minado de adversários e, esse factor, é primordial na qualidade de construção colectiva.
    Mas hoje, é dia de celebrar a vitória do bem sobre o mal.
    Conseguimos, no relvado da Luz, catedral dos emails, impedir que as toupeiras conseguissem pôr a cabeça fora da relva.
    Sem toupeiras, os padres não conseguiram, ali, na sua catedral, concelebrar as missas.
    Aos mais distraídos e aos que andam a reboque dos acontecimentos, eu relembro: quem foi derrotado pelo FC Porto, foram as toupeiras e os padres – Não fui eu …
    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a parte do Óliver, mas Herrera dá sempre tudo o que tem e é muito importante. No entanto, é a sua opinião e, naturalmente, respeitável. Peço-lhe é um pouco mais de poder de síntese. Obrigado.

      Abraço

      Eliminar
  23. Jorge e Amigos:

    Era essencial chegar aqui vivos e na frente. Isto porque agora regressa Marega. O seu regresso - tenho a certeza - sera essencial para o sucesso que nos espera. Chegamos aqui no limite, muitas vezes superado, das nossas capacidades. Plantel curto, lesoes, conjuntura externa sempre desfavoravel, desconfianca dos adeptos. Nao se pode pedir mais a um treinador e equipa que, tendo menos que os seus adversarios, sob maior pressao na propria casa, consegue ir a Luz vencer e passar a equipa para 1o a 4 jornadas do fim do certame. Lembro-me daquelas jornadas em que o Benfica perdia/empatava e o FCP de Lopetegui/NES (mais apetrechados) falhava sempre... A posicao em que estamos e notavel sob todos os aspectos, nao haja duvidas.

    Nao me falem do Herrera. Sempre disse que era um jogador enorme, com dificuldades em estabilizar na sua enormidade. Nao sei o que vai naquela cabeca, mas o melhor Herrera e um monstro no meio-campo. E deixa tudo que tem no relvado.

    Venham mais 4 vitorias, nesta via sacra de gloria ate a vitoria final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herrera tem em SC um sistema de jogo que lhe permite esplanar o seu melhor futebol - e às vezes o pior.

      Abraço

      Eliminar
  24. Ó Fafe FC Porto 52 34 21 10 3
    10 empates e 3 derrotas com Kostadinov e Domingos, foram com quem?
    Todos têm memória, mas algumas memórias pelos vistos foram contaminadas pelo tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo ... tem razão, mas relembro: Domingos fez 380 jogos pelo FC Porto, marcou 142 golos, foi 7 x campeão, 5 x vencedor Taça Portugal e 6 x vencedor Supertaça; Kostadinov fez 168 jogos, marcou 61 golos, foi 3 x campeão, 2 x vencedor da Taça de Portugal e 4 x vencedor da Supertaça.
      Tudo bem com a sua opinião, mas à história desses dois no FC Porto, foi buscar um ano fora de comum, quando PC foi buscar o caduco e caquético Ivic, para mais tarde ser obrigado a despedi-lo.
      Herrera fez 187 jogos, mais 21 do que Kostadinov ... com zero títulos conquistados, para mal dos nossos pecados. Espero que vença este, pelo menos.
      Quando chamei Domingos e Kostadinov ao meu comentário, não foi para contabilizar derrotas ou empates, porque para isso teria que referir todos os jogadores da história do FC Porto. Foi para assinalar a facilidade com que marcavam golos ao Benfica e Sporting nos seus estádios. E muitos golos marcaram.
      Tudo isto para eu distinguir um momento de felicidade, da classe e da competência.

      Eliminar
    2. Fafe, Domingos e Kostadinov era 2 dos melhores avançados do Mundo.
      Herrera é dos melhores médios do Mundo. Veja os JO (abafou o Brasil de estrelas), os jogos da selecção do México, já que não gosta de o ver de azul e branco vestido.
      Está a confundir avançados com médios.
      Não diga isso do Ivic. Aquele Porto- Belenenses foi dos melhores jogos que vi em toda a minha vida e já vi milhares.
      Já vi que é adepto do futebol de posse. Explique aí aos que dizem que Guardiola inventou a roda, como jogavam as equipas do Rei Artur. Não era o futebol para o lado e para trás à Lopetegui, não! Isso é a negação do futebol.

      Eliminar
    3. O Raymond Goethals também era caduco e foi dos melhores tecnicos que passou por Portugal.:)

      Eliminar
    4. É obvio, não é?Fui fã incondicional do Ajax maravilha de Rinus Michels, do Barcelona de Johan Cruijff e de Guardiola, do FC Porto de Pedroto, Artur Jorge e Carlos Alberto Silva, do Santos de Pelé e Coutinho (jogadores), do Brasil de Pelé, Tostão, Gérson, Jairzinho e Rivelino (jogadores) e do Dinamo de Kiev de Igor Belanov e Oleg Blokhin (jogadores.
      Quanto a Tomislav Ivić, no FC Porto, foi campeão em 1987-88 e mesmo assim, no final da época, teve que ir embora porque os adeptos, entre os quais também eu, não gostavam do seu futebol - ainda havia massa crítica. Em 1993-94,quando PC o foi repescar, acho, efectivamente, que Ivić já estava caduco para o futebol. Se me falar em Carlos Alberto Silva, que em Alvalade viu Fernando Couto ser expulso "POR" Filipe aos 23 minutos da primeira parte, não fez qualquer substituição, manteve André como meio central e meio médio e ganhou por 2-O, ao Sporting de Figo e Balakov, e não ganhou por 3 ou 4 porque não calhou. Só com DEZ ... Kostadinov valia por Balakov e Figo juntos. Aliás, demonstrou-o mais do que uma vez, no reino do leão.
      Eu respeito muito o entendimento que tem sobre o valor de Herrera, mas dizer-me, a mim, que ele é um dos melhores médios de mundo, permite-me afirmar que, só na história do FC Porto, eu encontro muito mais do que duas dezenas de médios, muito melhores do que Herrera. Herrera na selecção, só o vi na Taça das Confederações contra Portugal e contra a Alemanha e, esses jogos, apenas serviram para eu manter a ideia que tenho do talento de Herrera.
      Eu não sou contra o Herrera homem, sou anti-Herrera, como fui-anti Chaínho, anti-Paredes, anti-Barrosos, anti-Pena, anti-Secretário, etc... e não me interessa que muitos digam que Secretário também era bom, pois se digo que, para mim, Herrera não é muito inteligente dentro do relvado, então sobre a inteligência de Secretário, dentro do relvado, nem queiram adivinhar a minha opinião ... todos estes, que referi, jamais teriam lugar num plantel de que eu fosse treinador.
      Claro que tem tudo a ver com o tipo de futebol que sonho e sempre sonhei para o meu FC Porto e, sobre esse futebol que me fascina, eu não faço concessões.
      Não estou a confundir avançados com médios, apenas quis vincar que o golo de Herrera é um momento de felicidade, que, para nós, foi muito importante e nos pode valer um título. Mas que, apenas como golo, não passa de um momento de felicidade, comum a milhares de jogadores em todo o mundo e em toda a história do futebol. Que o diga Kelvin, que também teve o seu momento de felicidade ... e que felicidade, essa, sim, SURREAL ... SUPREMA ... INOLVIDÁVEL.

      Eliminar
    5. Caro Fafe,
      Nestas coisas da comparacao historica, a ser feita, tem de ser completa. Sim senhor, Domingos e Kostadinov marcaram muitos golos, hoje nao e assim, sim senhor... Mas a comparacao e falaciosa, porque parte do principio de contextos iguais. Nem o Sporting, nem o Benfica de entao eram comparaveis aos de hoje, nem o futebol internacional, o funcionamento do mercado, a politica no desporto, etc. Tambem podia escrever que Kostadinov e Domingos nao tiveram as costas a responsabilidade de ir a Luz ganhar incluidos num plantel inferior ao do Benfica, estando os vermelhos numa situacao de total poder, com a possibilidade de vencerem um penta campeonato. Nao vale a pena cristalizarmos o nosso portismo num passado que nao volta e pouco tem que ver com o presente. Por nossa culpa, mas nao so. A tarefa desta epoca tem sido titanica. As opcoes do mister nao tem sido consensuais, mas poucos, muito poucos, a partida acreditavam que chegariamos aqui nesta posicao. E uma das razoes para estarmos a 4 jornadas do titulo e um Herrera que nunca viramos.

      Eliminar
  25. Minguinhos e Kostadinov... que saudades!!!

    ResponderEliminar