segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Não-Surpresas

O dia das não-surpresas. Nada me surpreendeu, entre ontem e hoje. O "grande derby de toda a nação" foi uma pasmaceira total. O que aconteceu? Aconteceu que as maiores equipas nacionais, daqui e d' Alem Mundo, tiveram um jogo de futebol pobre, cheio de "respeito" pelo adversário e onde tudo aconteceu nos últimos dez minutos. E o que aconteceu? Aconteceu um disparo à figura, um remate, uma recarga e um golo, uma bola parada, uma recarga, um remate e um golo. Oportunidades de golo não realizadas, pouquíssimas, todas para o lado do zbordem. E porquê? Porque o grande mestre de todas as tácticas foi "pragmático" e jogou à Penafiel. Mas sem o contra ataque do Penafiel. Foi um jogo de anti-jogo, joga para o pontinho que "tá-se bem". Aliás, a festa do final e a capa da travessa da queimada anexa, mostra muito bem qual a sobranceria que assola o chiclas e o pensamento que lhe vai na cabeça: 4 pontos chegam. Eu, por meu lado, acho muito bem. Por um lado, arrumou-se a sobranceria zbordenguista - que vai levar outra machadada dia 1 de Março - dos Cutty Sarks e afins acerca do "enorme futebol do zbordem" e percebeu-se que tem uma equipa curta, muito curta, dependente de figuras que, quando anuladas, transpiram um futebol sofrível, e isto contra uma equipa que não fez um ataque em todo o jogo. Por outro lado, confirmou que o mestre da táctica tem uma equipa em ruínas, desgastada, vazia e curta, que só permite um tipo de futebol: o ataque à maluca apoiada numa arbitragem de colinho ou uma defesa com onze atrás do meio campo. Aquilo não é um autocarro. É anti-jogo. 

Existem equipas melhores que o zbordem no campeonato, com quem você vai perder pontos, senhor chiclas! Não são quatro pontos que lhe garantem nada! Por isso, festejem, festejem, afinal faltam míseras catorze jornadas e parcos 42 pontos! O que é isso? peaners! É isto o grande campeão do "futebol vertical" e da "táctica suprema": mais uma equipa da contabilidade do pontinho! Meus caros Portistas, está na hora de verem a verdade das coisas. Nenhuma equipa no futebol nacional se equipara a nós. O nosso melhor futebol é quando se joga futebol! Lopetegui construiu uma equipa que quer jogar futebol e que é constantemente criticada por querer jogar futebol! Até nós, que religiosamente os apoiamos todos os jogos em casa, e muitos Portistas de Ouro até fora, criticamos quando jogamos um pouco menos! Eu pergunto: Se tivéssemos sido nós a fazer aquela palhaçada de ontem, qual teria sido o discurso dos adeptos? Dos media? Da paineleirice? Mas. reitero, gosto deste discurso. Adoro que pensem que já são campeões. Porque, para mim, 4 pontos são melhores que 3. Não se perde um ponto: perdem-se dois ou três. Portanto, se escorregarem ficam a 1 ou a 2, nunca a 3. Não teremos de discutir golos em jogos. É ganhar e pronto. Porque ninguém, no seu perfeito juízo, pode achar que este benfas, desta forma, vá chegar ao fim com mais 42 pontos. Tudo está ao nosso alcance. É fazer a nossa parte.

Outra não-surpresa é a declaração de Jackson Martinez. Para mim - e acho que para qualquer Portista que acompanhe a bluegosfera - é um dado adquirido que Jackson sai no fim da época, desde o início desta. Qual a necessidade dele falar nisto? Nenhuma. Mas tem um lado positivo: a ponderação - espero - pela gente responsável de que, de ora em diante, a Capitania não pode ser um prémio, mas uma honra atribuída a quem a mereça. Dou um exemplo. Para mim, será da mais elementar conclusão que Danilo queira ir para o Barcelona. Se fosse jogador de futebol, também ponderaria certamente estar numa das melhores equipas do mundo. Até acredito que já haja acordo apalavrado  - os 30M  mais Tello que a Sport fala parecem-me muito bem - mas isso implicaria que Danilo Luiz da Silva ficasse connosco pelo menos até Dezembro. Alguém se chocaria se Danilo ostentasse a braçadeira na ausência de Helton? Porquê Jackson? Porque está acordado assim. Mas Danilo tem muito mais a ver com os valores, a Garra e a Ambição Portistas - e nunca faria esta declaração.

Enfim, dia de Não-Surpresas. Pelo menos, para quem segue e sabe como a coisa gira.

11 comentários:

  1. Boa tarde Jorge!

    Onde se assina por baixo? Eu também gosto é de os ver assim...felizes e contentes em Fevereiro, a chorar baba e ranho em Maio!
    Acho que alguém tem de chamar à pedra o Jackson, se quer ir embora, arranja quem pague a cláusula e siga...já muitos saíram e não deixou de existir o FCP, nem de existir nem de ganhar!
    Mas que nunca se esqueça de uma coisa...vai ganhar muito mais dinheiro, quiçá troféus importantes, mas muito dificilmente será tão feliz como aqui! Não são poucos os jogadores que já o disseram!

    De resto...grande música! ;)

    Abraço

    André Guimarães

    ResponderEliminar
  2. grande entrevista a Lopetegui no 'el pais' - aqui

    se não aparecer o link, fazer pesquisa no site do periódico espanhol em: deportes+futbol+internacional+lopetegui

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. O Jackson é um excelente jogador e dá o litro e meio dentro do campo, mas fora dele não respeita o clube. Lembro-me bastante vezes dá época passada dele em que fez tudo e mais alguma coisa para que as coisas corressem mal. Aquele jogo da taca da bejeka contra o 5lb foi vergonhoso. Não concordo que seja capitão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capitania não pode - de modo algum! - ser um negócio!

      Abraço

      Eliminar
  4. O "El País" ao entrevistar Lopetegui faz-me sentir não orgulhoso, mas sim humildemente honrado em ser... FC PORTO!!!!
    Achincalhados, espoliados, caluniados, ultrajados e difamados cá dentro. Louvados, respeitados e consagrados lá fora...
    Este país é pequenissimo demais para nós portistas!!!!

    P.S. Deixem lá o Jackson falar á vontade!!! Desde a primeira epoca que o homem anda a dizer que vai para outra liga!!!! Novidade, novidade era ele dizer que não queria sair! Mas mesmo assim tomara eu, muitos "desertores" como este! E depois, Jackson pode ir para uma liga melhor, pode ir ganhar mais, mas jamais irá para um clube como o FC PORTO. Eles que o digam!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente somos grandes demais para este país.. Queremos jogar futebol!

      A mim não me importa o que diga o Jackson. Importa o que diz o Capitão!

      Abraço!

      Eliminar
  5. Pessoalmente acho que os jogadores devemter respeito pelo clube que representam e... que lhes põe papinha no prato. Acho uma falta de respeito esse tipo de declaração, apenas pela forma como tal é dito. Pegando no exemplo de Hulk, que nunca respondeu que "Sim, vou sair", mas com um "Veremos..."

    Quanto ao derby da 2ª Circular, nada de surpreendente. Uns a jogar para o pontinho porque sabem que não dá para mais; outros a tentar muito e a nada fazer porque por muito que achem que dê, não dá mesmo para mais.

    E nós, contra estas equipinhas, temos um saldo de 2 D e 1 E... Baaaaahhhhh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui ainda é um estranho neste futebol Pt!
      O outro...agora joga na retranca...quem tem cú tem medo!

      Eliminar
  6. Poucas vezes concordo com o Z mas subscrevo na íntegra. Perder este campeonato é patético quando confrontados com equipas como estes pequeninos Sportings e Benficas.

    ResponderEliminar