sábado, 28 de fevereiro de 2015

Um Clássico Dos Clássicos


Amanhã jogar-se-á um clássico com ambiente de clássicos. Será decisivo, mas só para nós, porque, quer se queira, quer não, o clube visconde atirou a toalha ao chão. Não vale a pena fazer rodeios, eu não os vou fazer: se arrumarmos, como eu espero, amanhã com o zbordem, os dois primeiros lugares ficam atribuídos. Costumo ter pena. Não sou dos que pensa que o zbordem estava pior antes: ainda que armado em pseudo-cultural, o zbordem tinha, depois da era Sousa Cintra, uma certa bonomia, classe e respeito. Como o meu pai, o meu tio/padrinho e o meu falecido avô paterno são zbordenguistas, metade de mim sempre - à excepção dos jogos connosco - quis que o zbordem fosse longe e tivesse a melhor das sortes. Este ano não foi assim, não é assim, não consigo que seja. Aquele... ser... que é Bruno de Carvalho tem levado o FC Porto como seu principal adversário - tenho a certeza que é por ser um Pinto da Costa wannabe. Estou rigorosamente convicto que, na biblioteca de Bruno de Carvalho, estarão todos os livros, oficiais e oficiosos, de e sobre o Nosso Grande Presidente. 

Além de Bruno de Carvalho, a personagem do Dr. Cutty Sark, patética e deprimente, também confesso que me pica um pouco. Aquele sua arrogância própria dos pequeninos, de quem se empoleira em bicos de pés para ser maior, ao eleger a "equipa lá do Norte" como inimiga, está a passar, ele sim, um atestado de provincianismo e de sulismo muito vergonhoso. Era mais fácil se fosse tudo como sempre, nos tempos do antigamente? Não é, temos pena. Atenção, nada me move senão respeito pela equipa zbordenguista, treinador e jogadores tem feito uma época esforçada, à medida das suas possibilidades, e isso é de louvar. Prefiro ver jogos competitivos, e acho que só mesmo um FC Porto inocente e menino perderá pontos amanhã. Mas não acredito nele. As contas de Lopetegui em clássicos e a posição na tabela fazem com que haja a necessidade do melhor FC Porto amanhã. E esse é o que teremos. No fundo, adoro a ideia que muitos zbordenguistas têm de que já ganharam no Dragão e que por isso é possível. Foi contra um FC Porto desfalcado e desligado do jogo, mas é bom que assim se pense e que errem ao medir o adversário. Assim mostrar-lhes-emos que vamos continuar a ser melhores, maiores, protagonistas. Juntos somos invencíveis!

Estou cada vez mais feliz com a atitude de Lopetegui nas conferências de imprensa. A ataques vís e mensagens enviesadas responde-se com força, garra, coragem e ... Latim. "Excusatio non petita, accusatio manifesta". Mais nada. E tudo dito. Para quem não sabe falar uma língua, um treinador que fala, pelo menos, cinco. E que lhe responde à letra em cada uma delas. Porque o chiclas pode ter lata. Mas não se livra da resposta que merece. Esta:


Convocados: Fabiano e Helton, Danilo, Indi, Maicon, Marcano, Ricardo, Alex Sandro, Casemiro, Evandro, Herrera, Quintero e Rúben Neves, Quaresma, Brahimi, Jackson, Hernâni, Gonçalo Paciência e Tello.

A minha equipa provável (4x3x3): Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Brahimi; Quaresma, Jackson, Tello;

Meu caro amigo, gosto sempre muito mais de te ouvir lá fora do que cá dentro. Ainda bem que já te passou o feitiço de Paredes. 

1 comentário:

  1. Mais um que razão encontra,
    Quando dentro de portas não é montra:
    https://imbictopoema.wordpress.com/2015/02/28/traicao-fiel/

    A ver vamos...
    Em minha cabeça fiz planos,
    De que aos quatro chegamos.

    ResponderEliminar