quinta-feira, 28 de maio de 2015

A Feliz (Não) Notícia e Alguns Considerandos


O Porto Universal não vai comentar rumores relacionados com hipotéticas contratações do FC Porto. Até 31 de Agosto, a não ser que o Nosso Grande Presidente decrete o fecho das transacções antecipadamente - ao ritmo que vai, assim o parece - vamos ter uma autêntica roda viva de valores certos no FC Porto, interesses inexistentes, números errados e saídas do mesmo jogador para onze sítios diferentes.

No entanto, se é confirmada a proposta através de um órgão oficial do Clube - e a bem dizer o NGP já tinha dito que tudo iria fazer para manter Casemiro e Óliver - de ficar com Casemiro de vez, o meu coração rejubila.

Casemiro tem apenas 23 anos, chegou este ano e a sua evolução foi extraordinária, no meu entender. Está cada vez mais essencial na sua posição 6, e a entrega que dá a todos os jogos é de Dragão mesmo. Aliás, o próprio afirma que se identifica com a atitude "guerreira" da equipa. No fundo, a Raça essencial para se ser Portista. E nota-se bem a sua ausência. Os seus pontos fortes, como a sua capacidade física - que está a crescer de dia para dia - mas também o seu passe longo, o seu tiro exterior e um bom sentido posicional nos lances de bola parada, são qualidades suficientes, no meu entender, para que o FC Porto esteja correcto em exercer a sua opção de compra.


Mais a mais, a cada vez mais certa ida de Rafa Benitez para o Real Madrid certamente que fechará a sua possibilidade de jogar convincentemente na posição 6 do Real, e Casemiro demonstra bem que gosta de estar onde o apreciem. E nós apreciamos. É bem louvável o que a SAD está a demonstrar, que tudo está a fazer para tentar preservar o máximo possível a equipa de uma época para a outra. Essa estabilidade vai possibilitar o crescimento sustentado e limar das arestas que tanto precisamos.

Ontem à noite, no 45 Minutos à Porto, o grande Bernardino Barros disse uma verdade insofismável que eu subscrevo: Só nas dez primeiras jornadas, o FC Porto foi privado de, pelo menos, 6 pontos enquanto o nosso rival teria menos 6. Assim, o FC Porto teria 28 pontos e os rubros 19. À décima jornada! Antes do benfas chegar ao Dragão! Lá se teria ido a táctica da contenção, e toda esta sobranceria que assolou o ano, nesse roubo de Catedral enormemente gigantesco que foi esta época. E se desconfiam do que digo, por favor vejam atentamente o trabalho formidável  que os grandes Guerreiros da Invicta fizeram, demonstrando-o.

Já agora, deixo no ar uma pergunta: Valeu a pena, Marafona e Goicochea? Essas oportunidades são extraordináreas, ein? O vosso nome na lama, a vossa honra questionada, e para quê? Para nada. Surpreende-me que, nos dias que correm, ainda hajam jogadores capazes de ir nesta canção do bandido do "interesse" antes do jogo contra o benfas e que depois dá em, rigorosamente, coisa nenhuma. Espero que o FC Porto tome bem nota de quem são estes meninos.

E, por último, não seria isto absolutamente lindo? Era bom para certos drs com nome de whisky e cheiro a charuto aprenderem uma coisas boas acerca de quem são os "malandros"! E quem são os "aliados" e os "bons".

11 comentários:

  1. Jorge,

    Vamos dar de barato,, tantos e tantos erros grosseiros no 1º terço do Campeonato, e apenas deixo dois exemplos, em duas Jornadas, e com dois erros tremendos com influencia directa nos resultados, com protagonismo de dois auxiliares, e conotados com o benfiquismo :

    V Guimaraes 1 FC Porto 1, Barhimi, perto do fim, faz o 2-1 num golo limpo, mas anulado pelo benfiqusta Rufo!

    Nacional 1 benfica 2, M Matias, perto do fim, empata a partida num golo limpo, mas anulado pelo acólito do Paixão, o indefectivel Godinho!

    Isto é, a SGPS Rufo&Godinho ofereceram "apenas" 4 pontos nesse fase decisiva, e esses 4 pontos retirava-lhes o Campeonato APAF!

    E depois, damos de barato os jogos com vitórias escassas, ora no Bessa, no Estoril, com o Rio Ave ou com o Gil na Luz. Aliás, mesmo com resultados dilatados, em Setubal, ou com o Arouca na Luz, vimos erros grosseiros.

    O Xistra que apitará a Final da Lucilio Cup, apitou o Maritimo 0 benfica 4. Resultado claro e expressivo, mas com casos?!... Bem, o Talisca já com um amarelo, aos 44 minutos pisou Alex Soares e impediu uma transição promissora, um amarelo claro, todavia ficou um 2º amarelo por mostrar, e consequente expulsão, e iriam para intervalo a ganhar por magro 1-0 e com menos um... O Talisca regressou, jogou, e até assistiu Ola John para fazerem o 2-0 e matarem o jogo. E eu pergunto, se o Xistrema tivesse cumprido as leis do jogo, a história do jogo seria esse concludente 4-'0? Provavelmente não...

    Noutro contexto, o Jornal Oficial do benfica a bolha, já prepara a sucessão do JJ, muito provavelmente a dupla de labregos iletrados irá ser desfeita. Aliás, a fofa Leonor com U (plagiei o Vila Pouca), já o refere nas entrelinnhas hoje mesmo, e logo ela que tem inside information, escreve : "Obrigada, Mister", a Fofa com U é uma ingrata, nem uma palavra de agradecimento á APAF!

    Casemiro?! Será caso se confirme, um excelente investimento desportivo e financeiro, e será pedir muito acrescentar o Oliver? Bem, o futebol tricotado e rendilhado do Torres, não me parece encaixar num miolo atletico e TT do Simeone, e Adrian, ou C Eduardo podem bem ser moeda de troca para amortecer o investimento, penso com os meus botões...

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Paulo, são tantos os "erros humanos", como diz Pedro Marques Lopes, que podíamos estar aqui até amanhã. Por isso, insisto, quem critica Lopetegui por ter perdido o campeonato, um nestes moldes principalmente, para mim come mesmo muita palha.

      Rui Vitória, Peseiro - que hoje se pôs em bicos de pés - ou qualquer outro será. Ou você acha que o chiclas não sabe que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Este ano o benfas vai ter de piar fino e jogar na liga dos grandes, não é ficar em último! Aquelas camisolinhas já tem um peso diferente!

      E olhe, quanto ao Óliver, tenho esperança, quem não tem, mas 24M é muito milhão. E nós não estamos a trocar cromos repetidos, para dar o Jackson em troca de um Jiménez e um Óliver, o Adrian foi despachado por eles mesmos e o Carlos Eduardo não sei se compensa o Torres. Se trocarmos Jackson por Óliver + algum dinheiro, ó meu amigo, para mim era festa no Dragão!

      Abraço!

      Eliminar
  2. Ninguém duvida que os salazarentos falidos vão continuar a ter apitos coli gados. Mas se para Goicochea e Marafona aparentemente não terá valido a pena já para o jogador Pele (e não falo do brasileiro) cala-te bocarra.
    É preciso arranjar um substituo à altura de Danilo, o Ricardo Pereira não dá.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Ruí Vitória)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que isto dos passes teleguiados como o do Pélé não é para qualquer um! É um talento muito bom para o benfas!

      Abraço

      Eliminar
  3. A pérola do Nani e a pérola do Bruma. Isto começa a aquecer e bem... Lá se vai o gelo no copito do Dr. "meio-seco".
    Quanto àquilo que interessa, seria, de facto, uma grande notícia, a continuidade de Casemiro. Como já disseste e bem, não será por acaso a quantidade de demonstrações recíprocas de "amor". Ou, pelo menos, de reconhecimento mútuo de "ambos os dois" lados.

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que o condicional passe a presente do indicativo!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Espero que Casemiro fique no FCPORTO pois é um jogador de categoria, marca golos, já está adaptado, não brinca na selecção desde 09/06/2012 e pode valorizar-se muito.

    ResponderEliminar
  5. Jorge, terei percebido bem? Trocar o Jackson pelo Óliver e algum dinheiro? Quanto?
    Se querem o Jackson, pagam 35 kilos, depois vê-se. Óliver é um belo jogador, se for possível mantê-lo, óptimo, mas sem grandes encargos, muito menos loucuras.
    Como eu acho que o modelo preferido de JL é 4x2x3x1,se Bueno conseguir ser no lugar do meio do trio que apoia o PDL, o que Ádrian não foi - o ex-Atletico foi para além de tudo, foi vítima do preço que foi zero, mas foi apresentado como se fosse 11 milhões por 60% do passe -, Óliver perde algum espaço.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. O Oliver se pagasse para jogar no Porto, já era caro.
    Silva

    ResponderEliminar

  7. este Silva é um pândego.

    (aah! espera. não é este Silva, o anónimo, mas antes o da sua famigerada Tasca. o anónimo Silva é tão-somente uma abécula e nada mais do que isso.)

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar