sábado, 30 de maio de 2015

A Meditar: As Perdas de Pontos e a sua Escalpelização II - Os Empates (parte 2)


O empate contra o zbordem no reino de Alvaláxia®, foi completamente diferente. Aqui ficou bem patente o quanto Lopetegui desconhecia em absoluto a realidade portuguesa. A forma atípica com que se entrou contra um "grande" em sua casa, lenta e amorfa, fez com que, na primeira parte, o golo sofrido tenha parecido escasso. E que golo, aquele. A primeira grande asneira de Fabiano, naquele que seria o seu pecado mortal - o de sair à maluca da baliza. Sem mais nem porquê, com a área cheia de zbordenguistas, sai feito louco atrás de Carillo. Resultado: cruzamento natural e golo. Mas, a partir daí, mais naturais queixas de toda a nação Portista. Aos 10', depois de um embrulhanço, Slimani atira-se ao pescoço de Indi. Amarelo. Amarelo. Depois de, na jornada imediatamente anterior, Maicon ter levado um vermelho por muito menos. Amarelo. Teria sido um jogo bem diferente, este, com um zbordem sem artilheiro e em inferioridade numérica. Uma primeira parte muito frouxa por parte do FC Porto, que só endireitou na segunda. Aqui, lá está, Aos 46', o primeiro penalty não assinalado do jogo, a Carillo que toca nitidamente Alex Sandro por trás. Nada é assinalado. Jackson aos 48' faz o que faz muitas vezes - lamentavelmente - isolado na cara de Rui Patrício, falha o golo da igualdade. O golo do empate - já há muito merecido nesta segunda parte - cruzamento de Danilo que Sarr desvia para dentro da baliza, em auto-golo. Aos 88' o caso do jogo. Maurício corta com o braço nitidamente o takonazo de Jackson. Este penalty, na altura que foi, deixar-nos-ia certamente com a vitória, justa pela segunda parte. Com estes dois, de Guimarães e este, quatro pontos que nos teriam dado o campeonato. Resumo aqui.

Mesmo assim, uma realidade que, para o ano, não existirá: Lopetegui claramente não identificou "os grandes" antes deste jogo. A atitude da primeira parte é inadmissível. E Helton, naturalmente, não teria corrido feito louco atrás da bola.


O empate seguinte é o do Estoril. Sobre esse, já escrevi tudo o que tinha de escrever aqui. Ainda assim, dizer que mais uma vez vinhamos de um jogo desgastante da Champions com muita entrega e luta e que Adrián esteve desmarcado para golo nove vezes. Não vamos bater mais no ceguinho, já sei que Adrián foi uma desilusão e sobre isso vou escrever mais tarde. Mas a verdade é que nos sonegaram um penalty duplo após passe fantástico desse mesmo Adrián e que mudaria, sem dúvida, todo o encontro. E mesmo assim, o penalty do Tozé foi por causa de mais uma saída extemporânea de Fabiano e o FC Porto massacrou autenticamente todo o jogo. Mais dois pontos que nos dariam uma grande vantagem, e que foram mais um grande manifestação do campo inclinado. Mas temos erros nossos também. Resumo aqui.

Para mim o erro não esteve na mudança de sistema, mas sim nessa transformação ter sido feita três dias depois de um jogo num sistema completamente diferente. Lopetegui vai ter de ter um plano B - para o qual Jackson não estava, claramente, preparado - mas este tem de ser testado com tempo e paciência, não posto de chofre num jogo pós Champions. A confusão gerada nos jogadores não ajuda à vitória.


Depois veio o pior de todos os empates este ano, considerado inadmissível pela maior parte dos Portistas. Era um jogo para ganhar, este. Daqueles jogos onde faltou a Raça, o Querer e a Determinação. Vinhamos de uma série de resultados muito positivos e de uma reaproximação que deixara os rubros nervosos, ao ponto de reservar rotundas para nos intimidar, acabando por perder com os Caxineiros. Entramos no relvado com a certeza de que nos podíamos aproximar decisivamente e que fizemos? Jogamos lentamente, como se o jogo não fosse vital, desinteressados do resultado. Um completo paradoxo, ainda por cima depois de Tello marcar um excelente golo no cair da primeira parte que nos colocaria a UM decisivo ponto do adversário. Entramos, inexplicavelmente, ainda mais amorfos e apáticos na segunda parte, e consentimos o empate, ficando petrificados, sem reacção. No resumo do jogo do Sapo Desporto, aqui, lê-se a frase que, para mim, resume um dos principais falhanços desta época :"Lopetegui bem grita para dentro das quatro linhas mas os jogadores parecem pouco inspirados..."

Lopetegui terá de saber passar para os jogadores que não é só a Champions League que importa. Espero que as tarjas dos SuperDragões e do Colectivo 95 tenham sido suficientes para que os jogadores percebam que não é admissível, para um Portista, que os seus jogadores joguem sem brio nem chama nem alma. O campeonato não é uma competição secundária! Lopetegui tem de fazer melhor trabalho nesse campo.

Conclui no próximo post.

Duas pequenas notas: No final de contas, percebe-se que o Marítimo é só burro. Não ganhou nada em perder 6 pontos, em abdicar de guarda-redes, em estender a passadeira. Sobretudo porque com isso estaria no comboio Europeu. Houve colinho até no final da Taça da BjeKa® e piscadelas de olho e coisas que tais. Sempre o mesmo. Mas com uma diferença muito grande: não me sinto minimamente mal com isso. Pior que um yes-man só mesmo um yes-man que não lucra nada com isso.

Danilo não deu um encaixe de 23M, meus amigos jornalistas. Danilo deu um encaixe de 31,5M. O FC Porto aproveitou foi para pagar 8,6M de coisas que devia. Como qualquer um. Mas o dinheiro entrou todo, ok?




7 comentários:

  1. A última frase do penúltimo parágrafo é perfeita para a seguinte questão: Defina "pau-mandado"?

    Imbicto abraço

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Desculpe o meu amigo mas eu tinha razão, o Danilo deu apenas 23,1M como se esperava. Ninguém esperava que o RM pagasse os custos que cabem ao vendedor.
    O resto dos custos como diz no R&C foi o, "efeito da actualização financeira das contas a receber a médio prazo por estas transações", "partilha da parte da mais valia com o Santos" e "comissões de intermediação".

    ResponderEliminar
  3. O futebol luso está completamente subvertido pela coli gação c apital escarlatina. Interessa que todos em Portugal percam, seja de que maneira for, à excepção do clube salazarento. E depois lá fora vê-se o verdadeiro valor desse clube, fica-se pela fase de grupos da Champions. É tempo dos clubes lesados se unirem pela saúde da indústria da bola, antes que seja muito tarde.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Ruí Vitória)

    ResponderEliminar
  4. O FC Porto aproveitou foi para pagar 8,6M de coisas que devia.

    Esta frase é completamente errada... Leia a explicação do TD

    ResponderEliminar
  5. Só queria dizer que a (des)comunicação social hoje deu mais uma prova da sua tendencia, hoje fizeram menção slb ter sido tetra no basquet, mas a semana passada nem em rodapé informaram de termos ganho o hepta. Isto na tv do estado e paga por nos.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Off-topic!
    Portugal anda feliz!
    São 6 milhões na ressaca de um campeonato/taça da carica sujos + 3 milhões que acabaram de ganhar a taça.
    Seria esta aliança que Cutty Sark falava no inicio do ano?
    Enquanto Portista parece-me que se avizinham dias tenebrosos, não por falta de qualidade, mais que muita relativamente a todas as outras equipas do campeonato PT, mas perante "outras" "variàveis".
    Miguel.

    ResponderEliminar
  7. "Danilo não deu um encaixe de 23M, meus amigos jornalistas. Danilo deu um encaixe de 31,5M. O FC Porto aproveitou foi para pagar 8,6M de coisas que devia. Como qualquer um. Mas o dinheiro entrou todo, ok?"

    Todo..... virtualmente, porque nos cofres do Porto, só 23.
    Silva

    ResponderEliminar