segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Meditar: A Atitude Museu


Este é o primeiro de uma série de posts que irei fazer sobre as questões que me inquietam no FC Porto, e que acho que devem ser mudadas urgentemente.

Há qualquer coisa de sombrio, para mim, na parte de baixo do Estádio do Dragão. Não o escondo, da mesma forma que não sou ingénuo sobre "os amanhãs que cantam", também não sou um saudosista do "Antes é que era bom". Qualquer bom historiador sabe que os contornos de uma História só se vêem com um lapso temporal, seja ele de 30, 40 ou 50 anos. E sobre isso, os próximos anos mostrarão, quando todas as paixões se tiverem sublimado, que a fabulosa história do FC Porto nos últimos 31 anos vai ser incontornável no futebol português.

Mas quando temos responsáveis em exercício, desde directores a Presidente, a fazerem balanços e a encher-se de nostalgia pela glória passada, não podemos senão temer o presente e o futuro. É que, tal como qualquer físico pode bem descrever, forças de sentido inverso anulam-se. Se o FC Porto está a promover ad nauseam o seu museu, parece indicar um sentimento de "missão cumprida", totalmente pernicioso e contra-producente para algo que se quer em eterno crescimento.

Não quero mais ouvir ou ler que ganhamos penta campeonato, já o sabemos. Não quero saber mais da Taça Intercontinental, da Liga Europa ou da Champions League. O Passado passou-se e o acabado acabou-se.

Quero saber de ouvir falar do hoje. Do imediato. Do agora. Só assim o FC Porto não se ficará pelos 30 anos de conquistas e continuará a multiplicar os seus feitos. Porque uma coisa estagnada fica decrépita. E a decrepitude não tem futuro.

A mim, não me parece coincidência que, desde que temos museu, tenhamos deixado de ganhar títulos. Sem um FC Porto de futuro, não seremos mais do que uma centelha com um brilho pequeno. Não seremos mais do que poeira ao vento.

13 comentários:

  1. Jorge,
    Compreendo a frustração, mas cuidado quando se defende a anulação da história. O orgulho nela faz de nos Portistas. O museu não tem só os últimos 30 gloriosos anos, tem todos. E sim, deve ser a base do nosso futuro. Fecha-lo faria de nós melhores? Não creio. Esquecer ensinava-nos a ser maiores? Não creio. However, é para amanhã que devemos viver, nisso estamos absolutamente de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Silva,

      Ninguém defende nada da anulação da história. Estou orgulhoso dela e de ter memória da grande maioria. Ninguém fala de fechar o museu. O que falo é de não viver a pensar nele. Vai ao site do FC Porto é só referências ao Passado. É importante, é inspirador, mas devemos olhar para a frente!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Caro Silva, se bem compreendi o sentido do post, o amigo Jorge não defende a anulação, o esquecimento da nossa história!
      O que defende, e nisso estou completamente de acordo, é que olhemos para ela com orgulho, como forma de motivação e inspiração, mas também como forma de nos superarmos ainda mais!
      Conquistamos aqueles titulos, só podemos pensar em conquistar muitos mais...no limite, tornar o museu um espaço pequeno para albergar as nossas conquistas!

      Quem comigo priva, desde à algum tempo sabe que não gosto de ver espalhado pelo facebook, e afins, referências ao minuto 92! Aconteceu, foi historico, mas passou...acabou naquela época! Serviria apenas e só como motivo para acreditar até o fim, até o último apito!
      Quantos de nós gozavamos ao chamar a btv de canal história? Quantos de nós, mandava piadas sobre as conquistas a "preto e branco"!
      É exatamente nisso que nos estamos a tornar...estamos a viver do passado, e quem vive do passado é museu!
      Quero ver muitas mais conquistas, quero "entregar" aos filhos, aos netos, um clube vencedor, quero que eles festejem essas conquistas, comigo, com os filhos deles, com os netos deles...

      Sempre com imenso orgulho no passado, mas com os olhos postos no futuro.

      Cumprimentos,

      Eliminar
    3. Sem nenhuma dúvida. Aliás, nisso sou como o Sr. Monteiro da Silva, sempre de olhos postos no horizonte (http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/05/porvires-e-prestes-passar-ou-questao-do.html) ;)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Pior do que um bom adversário é um mau amigo. Pior do que a acefalia de quem nos quer mal, só a pseudo-boa-crítica de quem nos diz querer bem.
    O FC Porto precisa, tal como acusam (e bem) a equipa, de adeptos com adn tripeiro. Cada vez mais temos nas fileiras adeptos do FC Festas...e assim não vamos lá !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blogue, ninguém é adepto do FC Festas.

      "Contigo até ao fim, tu és o nosso Amor"

      Eliminar
    2. Caríssimo Jorge Vassalo, longe de mim ter insinuado tal coisa. Se deixei entender tal, peço-lhe que receba as minhas mais sinceras desculpas. Posto isto, não retiro uma só vírgula ao anteriormente escrito. Infelizmente.

      Abraço e.... viva o futebol Clube do Porto !!!

      Eliminar
  3. Mais que atitude museu, penso que o nosso clube se aburguesou. Quantos dos títulos que ganhamos em que tivemos que lutar contra tudo e contra todos? A atitude de nunca desistir? Não tenho dúvidas que o nosso clube ainda é o melhor organizado, que tem a melhor estrutura, mas perdeu essa característica. Para mim quando falam de mística, adn, ou da falta dela é isso mesmo: desde a sad até ao plantel existe um aburguesamento , e veja-se as últimas épocas, mesmo as de Vitor Pereira, e o "desleixo" na constituição dos planteis, naquela atitude que com mais ou menos esforço, seremos campeões. O que distingue a actualidade de épocas mais recuadas no tempo é que o nosso principal adversário se organizou, se reestruturou, ou seja, está mais forte (mesmo fora do campo, como se viu este ano). O que falta ao nosso clube é mostrar aos jogadores, treinadores, venham eles do Barcelona, do Real ou de onde vierem, que no nosso clube os jogos têm 90 MINUTOS, e que quem quer vestir a nossa camisola (ainda que seja para se promover para na época seguinte estar noutro grande europeu) TÊM que lutar, que trabalhar como se CADA lance fosse o último que disputassem nas suas vidas. Temos de ser guerreiros, e depois de marcar um golo temos que procurar marcar o próximo e a seguir o próximo, nunca nos pormos a jeito de um qualquer lance de sorte dos adversários ou dos árbitros.
    Enfim,temos que voltar a esse registo, que esta época nos faltou em muitos jogos, independentemente de tácticas, opções de treinador, lesões e azares arbitrais.

    P. Torres

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    A mim custa me mais a cultura do "no pasa nada" que se tem vindo a instalar devagarinho no nosso clube. Tínhamos acabado de entregar o titulo por inépcia nossa e a única reacção daquela equipa foi um encolher de ombros e um "vamos é embora que a viagem é longa e já se faz tarde". De quem é a culpa? Não sei. Sei de quem não é...A nossa história deverá ser sempre um factor motivador para quem chega. Mostrar que trabalhando arduamente e com sentimento poderão atingir patamares elevados e que dando tudo pelo clube, o clube também dará tudo por eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lhes fazem sentir que o melhor já passou... se passam a vida a promover o museu... como é?

      Abraço

      Eliminar
  5. O FC Porto precisa de voltar a ser o que fez com que ganhasse tanto nos últimos 30 anos.
    Não é responder a tudo, é responder ao que tem de ser respondido e no sitio próprio que é dentro de campo.
    O Lopetegui falhou em algumas coisas, mas não foi o único. Somente numa situação ele foi o único, foi a defender o clube.

    Se houve colinho, é evidente que houve e que foi fundamental para que o 5LB fosse campeão, mas o FC Porto também ajudou e muito na conquista do Bi do nosso rival.

    Falhamos em momentos cruciais, é certo que para nós, desde Janeiro todos os jogos foram fundamentais, mas quando tivemos as oportunidades, nunca as soubemos aproveitar.

    Se houve momentos em que os jogadores tiveram jogos que mostraram que a mística não estava acabada, desde o jogo de Munique que a atitude mudou, e os jogadores foram infectados pelo mesmo vírus que afecta a nossa estrutura.

    A questão do ADN é errada. O vontade de vencer do Porto não vem na genética. Vem do trabalho, do querer e do acreditar. E eu acho que desde Munique que isso se foi tudo. Não é profissionalismo, é brio pessoal que lhes falta... Na estrutura já falta há mais tempo...

    Avaliando estes últimos 4 anos, acho que o "Somos Porto" veio substituir o "Somos Porto, carago!!! Até os comemos!!!" São porto, mas não o FC Porto.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviou o comentário enquanto escrevia o proximo post, que diz, justamente, isso.

      Abraço

      Eliminar