segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Meditar: O Bode Expiatório


Esta é, sem dúvida, a parte mais polémica.

Para mim, Julen Lopetegui foi e é uma excelente notícia. Inteligente, forte, interessado e combativo, o nosso treinador reconstruiu a espinha dorsal do FC Porto depois de um autêntico desastre num tempo recorde. E por falar em recorde, outros tantos já bateu, embora todos nas chamadas "categorias pequenas".

Este ano fui ver todos os jogos do campeonato ao Dragão. Lamentavelmente, por razões familiares, não vou poder estar no último, mas se pudesse estaria. Gostava imenso que os jogadores tivessem metade da fibra de Lopetegui. Enquanto todos se calaram, ele falou, ao ponto de lhe chamarem "calimero". Trouxe excelentes jogadores com ele. E eu sei, eu sei, a memória do futebol é sempre a da espuma dos dias, mas não é a minha. Demos 9 goleadas e ficamos em primeiro lugar no grupo da Champions, chegando aos quartos de final com a maior equipa da Europa, com um orçamento de 450M de diferença. 

Dizem que tem um problema de ser fraco a motivar os jogadores. Como?! A motivar jogadores? Óliver e Alberto Bueno já disseram que tudo devem a Lopetegui. Lopetegui não tem culpa de que se venda aos jogadores a ideia de que o importante é a Champions! Isso é problema de outrém.

Falta a Lopetegui ser duro em momentos chave, mas também falta ao FC Porto jogadores que queiram ganhar. Fez muitos disparates, inventou muito, coisa que já não fez na segunda volta. Mas tem caminho para aprender. E não é mudando de treinador que se muda a filosofia, a garra e a atitude.

Lopetegui tem isso de sobra. Tomara todos os outros assim a terem também. Veja-se a fotografia. Lopetegui acabou a época a pensar que lutava com o apoio de todos. Mas lutava sozinho. É pena. E tem de mudar. 

80 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Concordo em absoluto com quase tudo. Só me parece que há que juntar, pelo menos, 4 nomes ao do Treinador: Helton, Danilo, Jackson e Casemiro. Curiosamente, 3 deles com a saída anunciada à imenso tempo. Dá que pensar. Especialmente, se for verdade que o único aplaudido ontem pelos homens da espera foi o Quaresma.
    Se é esse o ADN que querem recuperar, estamos bem servidos...
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o caminho de Quaresma no FC Porto acabou. Quaresma, esta época foi factor de divisão dos adeptos e quem sabe, da equipa. Na próxima será igual. Quando as coisas não correm bem Quaresma volta aquilo que sempre foi. Por muito que Lopetegui batalhe, Quaresma será sempre o mesmo jogador individualista. Na próxima época acrescentará pouco ou nada à equipa. Lopetegui enquanto ele estiver no clube não terá vida fácil, nem sucesso. (Espero acima de tudo estar errado, mas não me parece). Miguel.

      Eliminar
    2. De acordo, naturalmente :)
      @Joaquim: sejamos justos, Quaresmices à parte, os da espera de ontem não terão sido os mesmos da espera depois de Braga e do "colinho" no aeroporto antes de Munique e, sobretudo!, os das palmas depois do seizaum? Nada de legitimar "esperas", mas se servem para umas...
      Abraço.

      Eliminar
    3. Isso dos homens da espera é falacioso.
      Para puder afirmar que a comunicação social é podre é preciso vivenciar as coisas. Sou nortenho e portista e feliz/infelizmente tenho de viver em Lisboa para trabalhar, o que só me deu margem para ver o mágico a sul e ter que viver diariamente com o ego lampiónico na rua e na empresa..
      Ontem com toda a ilusão fui para Belem a acreditar que iamos lutar até ao fim, o que se viu foi totalmente o contrário.. Saí frustrado tal como todos. Mas a história começa agora.. a dita espera.
      Fui para o portão fazer ouvir a minha frustração, fazer ouvir aquilo que teria que levar dos egos lampiónicos no dia seguinte.. mas a meu lado estavam APENAS 4 indignados. tudo o resto era malta do Belem que ficou toda contente com o Quaresma que foi lá dar uma camisola a uma amiga.. nem uma palavra aos frustrados (que não esperaria dele claro). O unico a pedir realmente desculpa foi o Helton.
      Agora fico uma agradado, no sentido ironico obvio, que 4 rapazes frustrados sejam associados a uma espera... obrigado Comunicação Social

      Eliminar
    4. Nuno, acho que a espera era a do Dragão.. perto de 300.

      Silva, sem duvida.

      Miguel, o Quaresma é tido como Odin no Dragão. Pode fazer o que ele quiser que nunca estará mal.

      Abraços

      Eliminar
    5. Irritou.me imenso ler que assobiaram de forma geral os jogadores e aplaudiram o Quaresma. Estas pseudo-vedetas que não rendem nem metade da adoração que têm só estragam o clube.
      Espero que saia, ainda que não acredite porque iria deixar as pitas e os putos estúpidos e a chungaria tudo lixado...

      Eliminar
  2. Realmente ele há cada um. Então a culpa é do Quaresma?!? A equipa passa 80 minutos a passar a bola de Oliver para Maicon, Indi, Helton a bola nem chega a Quaresma e a culpa é dele? Foi Quaresma que pediu para entrar aos 88 minutos em Guimarães? Quem foi o foco de divisão desde o início com as rábulas de capitães no clube? Foi Quaresma. Ah... e o Quintero esse malandro que não defende!!!! E Tello defende??? Adrian defende!!!!! Enfim
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitos portistas,curiosamente quase todos defensores obstinados de Lopetegui,todos os males do mundo são de Quaresma.São incapazes de reconhecer um mínimo erro ao treinador enquanto a Quaresma até do crise económica culpam. O que me intriga é eles não entenderem ,ou não querem entender ,que se o Quaresma joga é porque o treinador o coloca a jogar.Se Quaresma é esse #diabo" como o treinador aposta nele?! ..A ironia é que Quaresma tem sido o bode expiatório de muitos que se queixam de Lopetegui ser um bode expiatório. É uma falta de coerência constrangedora.

      Eliminar
    2. Onde é que eu falei do Quaresma?

      Eliminar
    3. A culpa não morre sozinha. Se não faz sentido culpar apenas um/vários jogadores (uma vez que são eles que estão lá dentro a jogar), não fará sentido culpar apenas o treinador, que como muito bem foi referido é quem coloca os jogadores a jogar, passando a redundância. No entanto, vamos a factos. Na época passada, voltou Quaresma em meados de Janeiro. O que ganhou o FC Porto com isso? Nada. O que ganhou Quaresma com isso? Alguém que lhe deu a mão e o voltou a levar a palcos que em noites no médio oriente não passavam de sonhos. O que ganharam os adeptos do FC Porto? Uma vitória moral, alguns. Boa. Época 14/15: Um novo timoneiro, mas tínhamos já alguém que "mandava no recreio" e não era o quintero, nem o Jackson, nem o herrera, muito menos o desgraçado do Adrián. Como Lopetegui bem demonstrou, ele é que manda. Mas para além do "minino" houveram outros que tomaram isto como uma afronta. Noutro Blog li sobre os "D. Sebatiões", ao povo do norte estavam a tirar-lhe o dele e assim insurgiram-se contra o Basco. O que estes ainda não entenderam foi que a "atitude à Porto" de Quaresma, só se assemelha à ATITUDE À PORTO DA GENTE DO PORTO na perspectiva bairrista. Nada mais. Quaresma na sua "atitude à Porto" conseguiu fazer uma das maiores afrontas aos adeptos Portistas que alguma vez me lembro de ver fazer. Para quê beijar o símbolo se depois se abraça o inimigo? Para quê juras de amor, quando depois se destila ódio ao general e aos irmãos de armas? Isto não é atitude de nada, apenas de egoísmo.
      Já que se fala de Quintero, que podia ser outro qualquer, quantos assobiaram uma saída de Quintero com a mesma força que assobiaram uma saída de Quaresma?! Bem me parecia.
      E falando que a bola não chega a Quaresma, esta é linda, agora temos de jogar pó Quaresma, quando ele abriu o espaço as coisas não aconteceram? Não o melhor é o moço partir os rins a dois ou três adversários e cruzar pá bancada, isso é que é bom (tendo 2 ou 3 colegas com melhor posição, deixa o Quaresma pode e resolve tudo.).
      Finalizando. Não quero ferir susceptibilidades a ninguém. A minha opinião sobre o Quaresma é minha, vocês terão a vossa. E mantém-se, Quaresma não pode (não deve) continuar não foi por ele que não fomos campeões, a culpa foi de TODOS (Lopetegui incluido, assim como Jackson e o NGP), mas sem Quaresma talvez, talvez, tivessemos a união para com um treinador que pegou em farrapos e que conseguiu criar um modelo de equipa, de jogo, de PORTO. Miguel.

      Eliminar
    4. Miguel,é a sua opinião, respeito e concordo com algumas coisas do que diz. Para mim em condições normais o Quaresma é suplente no Porto. Tello e Brahimi são melhores, sempre disse isso nos vários blogs portistas,inclusive aqui. Agora sou totalmente contra a que se utilize o Quaresma,Quintero ou outro qualquer, como justificação para tudo que corre mal no Porto e erros do treinador. Não sou contra a quem critica o Quaresma futebolista,é um jogador como os outros, nem mais nem menos. Há muitos portistas que não gostam e nunca gostaram que houvesse muitos portistas a gostar do Quaresma,acontece o mesmo com CR7 na selecção.
      Agora, independentemente das opiniões, "a pergunta que não se quer calar" é a seguinte: Se Quaresma é tão mau para o balneário porque faz parte do plantel??Se ele desrespeita o treinador,porque joga??Se ele comete a infâmia de dar um beijo a JJ,apenas e só para ser contra ao treinador,porque razão é TITULAR no jogo seguinte?? Se ele bate no Quintero e Jackson nos treinos, como é que é titular no jogo seguinte e festeja com cumplicidade os 2 golos de Jackson??Se Lopetegui tem tanta garra,é líder,manda no balneário como aceita que um jogador supostamente faça e tenha tais atitudes ofensivas??.. Adorava que alguém me respondesse a isso. Se um treinador não tem mão no balneário e deixa que um jogador faça o que quer ,e ainda por cima o coloca a titular,então definitivamente é um péssimo gestor e líder,logo não serve para o Porto. A ironia é que quando muitos atacam Quaresma para defender Lopetegui,estão inconscientemente a passar um atestado de incompetência ao Lopetegui como líder.
      Por fim em relação aos talvez,concordo consigo. Talvez sem Quaresma tivéssemos sido campeões,ou sem Jackson,ou sem Lopetegui etc nunca saberemos não passam de suposições ou desejos. No entanto há algo que sabemos,é que o Porto já foi campeão com o Quaresma,com o Jackson etc ,mas nunca foi com Lopetegui, e isso é um facto,uma realidade que nem com muita vontade-ou má vontade- se pode mudar neste momento. Entre suposições e realidades,não é preciso muito para saber qual é a mais forte.
      Abraço

      Eliminar
    5. Caro Pedro, toca bem com o dedo na ferida. Falo por este blogue, nunca diferenciei o Quaresma negativamente. Agora, não o elevo ao estatuto de deus que tudo pode fazer. Critico atitudes e comportamentos de qualquer jogador. Qualquer. Como acho bem que Lopetegui faça as substituições que bem entende. O problema é de quem, aqui e no Dragão, faz do Quaresma a segunda vinda de Cristo. Não é.

      No FC Porto, temos UM representante histórico do FC Porto - Helton Arruda. Ele, e só ele, tem um estatuto para mim superior, e faz SEMPRE por merece-lo. Mais ninguém.

      Abraço

      Eliminar
    6. Pedro, muito obrigado pela resposta, a discussão saudável, permite-me não só a mim, mas a todos os Portistas que a lerem, crescer no Portismo dos nossos e tornar-mo-nos PORTO mais forte.
      Respondendo-lhe:
      Concordo inteiramente na parte em que diz "sou totalmente contra a que se utilize o Quaresma,Quintero ou outro qualquer, como justificação para tudo que corre mal no Porto e erros do treinador". Lopetegui, como referi, não está isento de culpas. Mas fazendo uma introspecção do que foi esta época: Quaresma facilitou a vida ao treinador? Quaresma, qual apaixonado do FC Porto, facilitou a harmonia entre treinador/adeptos? Ele, jogador experiente que é, saberia melhor que ninguém que o FC Porto esta época, com um novo treinador, ainda por cima (para o comum Português uma afronta) espanhol, num ano em que o benfica poderia conseguir um feito que muitos actuais benfiquistas nem se lembrariam que era possível naquele clube, necessitava de estabilidade e necessitava de um "matrimónio entre treinador/jogadores/adeptos. Volto a repetir, a culpa é inteiramente de Quaresma? ABSOLUTAMENTE QUE NÃO. Quaresma pesou muito neste clima de desconfiança perante o treinador? ABSOLUTAMENTE QUE SIM.
      O meu amigo (considero-o e trato-o assim porque é Portista e se é dos meus, é meu amigo) toca um ponto que eu não consigo explicar, ou melhor, a minha teoria pode ser vista como a "teoria da conspiração". A gestão de Lopetegui. Lopetegui, sabendo da mais valia de Quaresma na equipa, não lhe poderia ter feito o mesmo que fez, por exemplo, a Licá/Ghilas/Josué. Nesse momento, se isso acontecesse, as ruas do Porto eram inundadas com o sangue de Lopetegui. Para além disto, Quaresma não tem só defeitos, teve o seu momento alto na época após a lesão de Tello e em alguns jogos onde não houve Brahimi. Continuando, Lopetegui viu no início da época o que lhe aconteceria se continuasse constantemente a dar o mesmo tratamento a Quaresma que dava a um qualquer Quintero. Curiosamente, os momentos de menor contestação a Lopetegui foram os mesmos onde Quaresma mais jogou. Isto não implica que Quaresma tivesse jogado bem, mas apenas que jogou. Face a isto, Lopetegui iria perder novamente os adeptos? Não. Alem disto, a ausência de Brahimi e a lesão de Tello ajudaram neste sentido. No entanto, num dos poucos jogos que Quaresma não entrou de início, benfica na luz, houve um burburinho no pós-jogo "e se o Quaresma tivesse jogado de ínicio?". Facto é que mal Quaresma entrou, viu amarelo, daí não ter jogado de ínicio. Para finalizar, eu penso que Quaresma não deverá fazer parte do plantel na próxima época, não porque não tenha qualidade, mas sim porque vai dividir ainda mais o Clube, e agora não pode haver divisões nem facções pró/contra seja quem for.
      Quanto aos factos que referiu: o FC Porto na 1ª época de Quaresma também não foi campeão. o FC Porto na 2ª época de Jackson teve o ponta de lança mais displicente do campeonato e também não foi campeão, e por último, o FC Porto de Julen Lopetegui reformulou-se e conseguiu ganhar algum do respeito que foi perdido na época anterior. Feitos impressionantes? Não. Animadores? Sem dúvida.
      Um abraço,
      Miguel.

      Eliminar
    7. Mais uma vez, subscrevo as palavras do Miguel. Um Quaresma ponderado e não individualista, como chegou a ser, poderia ser um galvanizador de balneário. Pena que se tenha perdido em abraços...

      Eliminar
    8. Foram os abraços do Quaresma que nos fizeram perder cá com o Benfica, com o Sporting, no Nacional, no Maritimo, na Luz, em Munique, no Estoril, no Belenenses? Quem foi o jogador que mais elogiou ao longo da época e aquele que melhores exibições fez? Afinal onde está a coerência? Quem foi que desmantelou o Bate Borisov, o Bilbau, o Bayern ? Claro, foi o abraço depois de terminar o jogo que proporcionou esta catástrofe ou foi o Heltou dizer em directo que não era o gordo que Lopetegui insinuava.
      Miguel

      Eliminar
    9. Adoro a forma absolutamente ímpar como você interliga tudo, e faz aí uma salada! O que é que o que você disse tem a ver com a atitude do Quaresma ou a irascibilidade?

      Eliminar
    10. Miguel,
      Certamente não leu a parte inicial do meu 2º comentário.
      Por favor quando fizer um comentário argumente e explique a sua opinião, é mais saudável para todos. Nós aprendemos alguma coisa consigo e o meu amigo tira daí coisas que tem entaladas.
      Quanto às melhores exibições. lamento, esta época só um se pode dizer que esteve permanentemente no topo da sua forma, Jackson Martinez. Quaresma, apesar de ter feito alguns bons jogos não foi o indivíduo preponderante que está a querer pintar.
      Para contr-argumentar: Em munique: RQ foi dos piores, o apoio defensivo a Reyes foi absurdamente pouco. Na luz não aqueceu nem arrefeceu, levou um amarelo e pouco mais. Em belém foi muito fraco, na retina fica um chapéu a um jogador do belenenses e um remate por cima, de resto andou desaparecidissimo e muito inconsequente na defesa, relembro o atraso para Helton de cabeça e pouca ajuda a Danilo. Em relação aos outros jogos não me recordo. Quem desmantelou o BATE: Brahimi. O Bilbau: Quaresma teve a felicidade do 1º/2º remate que fez ter entrada, com uma fífia do gr, verdade seja dita. O bayern: Quaresma teve preponderância por marcar dois golos, foi considerado o melhor jogador em campo, mas Jackson teve mais impacto.
      Um abraço,
      Miguel.

      Eliminar
    11. Jorge entendo o que diz,mas o Quaresma também não tem culpa que os adeptos gostem dele,que as raparigas suspirem por ele,que as crianças o adorem (Este ano levei uns primos meus de 8 anos ,que vivem em Paris, pela 1ª vez ao Dragão. Fomos ver o Porto-Académica,e o entusiasmo que eles tinham de ver o Quaresma era incrível,eles só falavam do Quaresma,pois em França na escola quando estão no recreio a jogar com os amigos eles dizem que são o Quaresma).
      Não deve ser julgado de forma diferente só porque muita gente gosta dele. Porque essa é tambem a razão para que muito portista o critique por tudo e por nada. A situação de Quaresma no Porto é muito semelhante á de CR7 com Portugal.São jogadores que originam extremos.

      Miguel,o Quaresma não tem assim tanto peso para que Lopetegui tivesse que ceder. Alem disso não me acredito que Pinto da Costa não pusesse a casa em ordem. Convém não esquecer o que se passou com Baia e J.Costa no passado ,ambos eram muitos mais influentes e adorados pelos portistas do que o Quaresma,e mesmo assim foram castigados. Quaresma podia ter ajudado mais Lopetegui?! Talvez sim ,apesar de não achar que tenha feito mal a Lopetegui.
      Será que Lopetegui também soube gerir bem o feitio de Quaresma de forma a ter mais cooperação dele?! Talvez não,apesar de achar que Lopetegui não prejudicou Quaresma em nada.
      Afinal muito do trabalho de um treinador é gerir egos de jogadores,é muitas vezes isso que faz a diferença entre um grande treinador ou um treinador normal. Aqui não me refiro só a Quaresma,falo por exemplo de Quintero,Brahimi, Reyes, Fabiano etc .
      Analisando a época de todo o plantel,a prestação do Quaresma na minha opinião foi boa,tendo em conta que é o 3ª extremo cumpriu bem o seu papel.
      Em relação ao jogo da Luz, é normal que se questione as escolhas do treinador quando o resultado não é o melhor,se Quaresma fosse titular e Brahimi não,iria se falar que Brahimi deveria ser titular etc. Quando as coisas correm mal num jogo,os que não jogam são sempre os melhores e os que jogam os piores.
      Para terminar, na 1ª epoca de Quaresma o porto é campeão do mundo -ele marca um dos penaltis-; vence a supertaça contra o Benfica num lance de génio do Quaresma sobre o Argel; na supertaça europeia começa no banco,entra e marca um golão,infelizmente perdemos 2-1.
      Mas, o que quero dizer é que o Porto com Quaresma já venceu títulos,logo não me parece muito justo fazer suposições sobre vencer títulos ou não com Quaresma,quando no plantel poucos são os que já venceram mais pelo Porto.
      No jogo contra o Bayern o Jackson fez um jogão,mas Quaresma marca 2 golos. Não se pode menosprezar a exibição de um jogador que tem 2 frente-a-frente com o melhor guarda redes do mundo ,e teve frieza para não tremer. Toda equipa jogou bem,é irrelevante definir quem jogou mais ou menos.
      Abraço

      Eliminar
    12. Lá está. As vedetas...

      A diferença é que o cr7 leva 45 golos no campeonato esta época e o Quaresma passa o jogo a cruzar bolas para a bancada ao mesmo tempo que tem atitudes de merda!! em quase todos os jogos.

      Eliminar
    13. Cláudio infelizmente não percebeu nada do que eu escrevi e sem querer deu razão a tudo aquilo que escrevi. CR7 mesmo com esses números todos é alvo de criticas e ódios. CR7 para muita gente vai ser sempre o culpado de tudo,faça o que faça estará sempre mal feito. Não sei se entende o que quero dizer,pois não me parece que queira entender. CR7,tal como Quaresma(numa escala muito mais pequena),ou como em tempos foi Maradona,ou Lebron James na NBA são avaliados tendo em conta os sentimentos que gerem e não pela sua prestação desportiva. São pessoas que geram a adoração e o antipatia irracional. Quaresma poderia marcar 200 golos por ano que irá ser criticado ,tal como CR7 etc . Não vale a pena discutir sobre isso,até porque muitas criticas são originados desde um sentimento muito forte que é a Inveja,e nada se pode fazer contra quem está "infectado" por ela.
      Se o Quaresma sair, o Porto continuará a vencer no futuro,ninguém é indispensável . Depois o tempo e a história irá por todos no seu devido lugar.

      Eliminar
    14. "Nem mais, Claudio! Nem mais."
      Só cruza bolas para a bancada e tem atitudes de merda, mas mesmo assim passou grande parte da época a dar-lhe o maior destaque. Depreendo que deve ter engolido elefantes, tais as exibições que Quaresma fez. É bom lembrar para os mais distraídos que Quaresma é extremo e que Lopetegui obriga os extremos a encostar bem à linha! Ao fazer estas análises tem que haver um mínimo de decoro.
      Miguel

      Eliminar
  3. Jorge Vassalo,

    Tem razão. A questão é polemica e não partilho de todo com a sua opinião quanto á motivação dos jogadores nem tão pouco a desculpa de que faltam jogadores que queiram ganhar. Voltemos ao incio da epoca. Lopetegui teve carta branca para escolher quem quis. É o maximo responsavel pelas aquisições do clube. Pode argumentar que nesse particular também ele foi surpreendido mas não podemos desresponsabiliza-lo. Gosto da raça, da garra e da vontade de Lopetegui. Mas isso só por si não chega! Vou repetir-me quando digo que ele deve ficar mas está muito longe ou pelo menos demonstrou estar muito longe de ser um grande treinador. Um grande treinador não permite que uma equipa cometa o mesmo erro N vezes e Lopetegui permitiu isso no Nacional, no Maritimo, na Luz, em Belém e existem jogos outros com a diferença no resultado. Um grande treinador não falha em todas as ocasiões em que não podia falhar. repito todas. Para além disso demontrou ser um treinador com muitas limitações a ler o jogo. O Porto nunca virou um resultado adverso. Nunca. É um organizador, um treinador que planeia os jogos e que quando tudo corre conforme projectado ok mas quando há alguma coisa que lhe escapa, bloqueia. Pagamos caro a "juventude" de Lopetegui nestas andanças e a competencia dele (que a tem) não foi suficiente para colmatar a falta de experiência. E ainda acrescento: bastam 3 dedos para contar o número de treinadores que na era PC tiveram as condições que foram oferecidas a Lopetegui. E não me venham com comparações com a epoca passada! Só esse ponto de partida já é revelador do tom de desculpa. Não percebo o extremismo no apoio ou falta dele a este treinador. Não é bode expiatório mas tem muitas responsabilidade no cartório. Saberá estar a altura disso?



    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele já as assumiu. Veremos as conclusões que vem dai.

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge,
    Concordo a 100%.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Teremos que levar com esse que está ao telemóvel mas o seu compadre na equipa B até quando?

    ResponderEliminar
  6. Algo tem de mudar no Porto,é incompreensível a atitude dos jogadores ontem em campo,foi um dos dias mais tristes da nossa história,um dia em que ninguém sentia a camisola,ninguém tinha orgulho de vestir aquele manto sagrado. Ainda a quente a minha vontade era mandar tudo embora,nenhum dos que representou o Porto ontem merece essa honra. Perder ou ganhar faz parte,mas não competir não se admite. Tivemos várias oportunidades para vencermos o campeonato e falhamos sempre,isto não é normal e alguém tem de assumir responsabilidades. O presidente tem de vir falar e esclarecer o que se passa no Porto,e dar um murro na mesa. Usando uma expressão popular cabeças tem rolar,a apatia é o pior que nos pode acontecer. Quanto a jogadores quem não sentir o Porto,quem não tiver orgulho de vestir a nossa camisola,quem não entender que ser jogador do Porto é uma honra não tem lugar cá,seja Quaresma,A.Sandro,Brahimi etc .
    Quanto ao treinador não vou bater em quem já está de joelhos. Agradeço lhe o esforço,o profissionalismo ,sei que teve uma época desgastante e tentou muito que as coisas corressem bem,mas infelizmente não tem qualidade para treinar uma equipa da grandeza do Porto,penso que estás a vista de todos e pior cego é aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alternativas a que?? Presidente ,jogadores ou treinador??
      Para Presidente penso que não há,ou se as há confesso a minha incapacidade para a descobrir.
      Jogadores depende de quem vai sair e quanto está disposto o clube a gastar,bem como se o treinador fica ou muda.
      Quanto a treinador depende igualmente da disponibilidade financeira do clube,mas penso que Vitor Pereira por exemplo seria uma boa opção ,caso seja possível,ou até mesmo Jesualdo. Mas de certeza que a SAD tem vários nomes referenciados,não me parece que caso Lopetegui saia se fique sem treinador. Alem do mais, com o novo treinador o pior que nos poderia acontecer seria gastar uma fortuna ,não vencer nada e ver o Benfica ser campeão. É possível não saber a solução para algo, e ao mesmo tempo saber que algo não é a solução. Não são coisas incompatíveis.

      Eliminar
  7. Diz que é inteligente, forte, combativo, interessado.....
    Vejamos, teve Helton disponível a partir de quando?..... treinava-o supostamente todos os dias, não deu para perceber que era infinitamente melhor só com uma mão que os quase 2 metros de Fabiano? Se fosse inteligente, pelo menos desde Braga, o lugar não seria de Helton?
    Segundo diz, fez uma grande 2ª volta!!!! É na 2ª volta que acontecem Nacional, Maritímo, Bayern e o jogo do tudo ou nada com o Benfica e...... Belenenses! Foi grande 2ª volta??!!!!

    Motivador, Oliver e Bueno já disseram que tudo devem a Lopetegui.... é possível que tudo devam a Lopetegui, mas que é que isso prova e que proveito teve para o clube que o Sr. Lopetegui representa actualmente? Motivou os que devia motivar?
    "E não é mudando de treinador que se muda a atitude, a garra, a filosofia.." Então será como, demolindo o Museu?
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem falou em demolir museus?

      Ah, agora o Fabiano já é mau outra vez? Na semana passada andava tudo indignado porque o Lopetegui tinha arredado o Fabiano!

      Em que ficamos?

      Eliminar
    2. Todos falam mas ninguém indica nomes...Manda mos o Lopetegui embora e vem quem? O Manuel José? O Sérgio Conceição? O Marco Silva? O Jaime Pacheco? O Toni? Com a exigência que se vê no Dragão, nem 15 dias lá duravam...Ah, já sei. Vamos buscar o Leonardo Jardim, de certeza que o gajo abdica de 50% do salário dele, para vir treinar o FCP. Ou o Villas Boas, que como se sabe nunca trocaria a cadeira de sonho por mais uns milhares de euros. Para se ter treinadores consagrados é preciso meter o guito à frente e o FCP não tem "mecenas" angolanos. Mourinhos sacados de Uniões de Leiria a preço de saldo, aparecem com a mesma frequência que a peste bubónica. No entanto, com tanta mente brilhante que povoa o estádio do Dragão e os blogues nestes últimos tempos, deve ser fácil arranjar uma maneira do papel aparecer. E não sou do FC Lopetegui, assim como não sou do FC Quaresma nem do FC Pinto da Costa. Sou do FCP. Como li algures e peço desculpa ao autor por estar a usar a sua expressao sem autorização, neste momento #somosporto, quando deveríamos ser #somosportocaralh...Ps: estamos bem comportados, como eles gostam. Até já damos os parabéns e tudo. Abraço.

      Eliminar
    3. Raciocínio brilhante. Temos 5 milhões/ ano para pagar a um jogador que não joga e não temos 2,3 ou 4 milhões para pagar a um treinador competente! O que custaram ou os custos mensais de Reys, Rolando, Hernani, Quintero, Ghilas, só para citar alguns, dava para pagar a um treinador Top Mundial.
      Reis

      Eliminar
    4. No dia em que o chiclas treinar o meu FC Porto é o dia em que entrego o cartão. Nem que ganhe a Champions League.

      Eliminar
  8. A frustração é inequívoca nos adeptos do FC Porto e não é para menos. O FC Porto podia e deveria fazer melhor, naturalmente, mas não fez.Qual a razão do insucesso? Com a época a terminar, chegou a altura de se tirar ilações. Num clube como o FC Porto a culpa nunca morre solteira e sem rosto, neste sentido a responsabilidade passa por quem comanda, o presidente e o treinador.
    Agora o treinador desenvolveu ao longo da época um trabalho meritório e de qualidade, de cultura portista e de amor à camisola, que deixou muitos portistas envergonhados. Pois o que se ia vivendo no Dragão por parte de alguns adeptos ao longo das jornadas era manifestamente vergonhoso (o jogo com o Athletic Bilbao foi o apogeu da imbecilidade). A história do Quaresma já mete nojo, todos viram o que ele fez em Lille e teve o castigo merecido. Mas ao longo da época o Quaresma alterou a sua postura e foi um jogador muito interessante em termos coletivos (graças ao mister).
    A massa associativa que é muito exigente e quer títulos atrás de títulos, que mudem também de postura e não apareçam só quando se ganha. Ir ao Dragão em alguns jogos mete pena, tantas eram as cadeiras vazias. No jogo com a Académica após a brilhante vitória sobre o Bayern, estavam lá 30000 mil pessoas, e eu pergunto porquê? Só gostamos de jogos grandes? Quase sempre se não são as claques a puxar pela equipa, o estádio está num silêncio ensurdecedor, a não ser para assobiar, aí já têm vontade de se manifestarem.
    Assembleias gerais importantes para o futuro do clube, estão vazias. Eleições, não aparece lá ninguém. E depois andam o ano todo a criticar na net o que se passa no clube. Chama-se a isso, oposição sem rosto ou covarde.
    Como não somos um clube que é conduzido de fora para dentro, o mister vai continuar e bem, se não podemos ser confundidos com outros clubes.
    E é importante referir que este campeonato não se jogou só dentro das quatro linhas com uma bola, existiram bandeirinhas decisivas e apitos aconchegantes. O manto protetor não é treta, aconteceu mesmo.

    ResponderEliminar
  9. No Estádio, a esmagadora maioria, chegou cêdo à conclusão, que a valia do treinador era nula. No entanto na bluegosfera, criou-se um núcleo de defensores empedernidos de Lopetegui que vão continuar a fazer flores por aí, uma série de indivíduos, agora muito chateados, mas que preferem manter as cabeças enfiadas nos traseiros uns dos outros, em vez de lhes darem uso para pensar, e tentar compreender o que é que aconteceu na temporada que acabou de lhes passar pelo outro lado. Se nem no fim da época são capazes de fazer um balanço do trabalho do técnico, é muito natural que épocas como esta voltarão a repetir-se e que continuem a disparar nos Quaresmas, Quinteros, Josués ou no Bruxo de Fafe, como causadores de todos os males que nos acontecem.
    Pedro Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, 50 mil acham que Lopetegui é uma merda!

      Bom bom é um que quando entra, entra amuado, e o outro que alterna entre excelentes exibições quando está contentes e zero quando está amuado. Pelo amor da santa... querem 10 Quinteros e Quaresmas? Quem defende? Quem dá o corpo ao manifesto?

      Eliminar
    2. Ainda vou perceber, um dia, talvez quando aprender a pensar, porque é que quem não concorda com o, desta vez, Pedro Teixeira, é burro. E também gostava de saber porque é que os "defensores de Lopetegui" estão muito chateados, dando a entender que outros não estarão. O hoje Pedro Teixeira não está chateado? E defende Lopetegui? Peço-lhe, ilumine-me: na sua opinião, pois que não a deu, o que é que era mesmo mesmo mesmo bem feito a seguir? Despedir Lopetegui e...? Oh vá lá, diga-nos agora, tenho a certeza que sabe...

      Eliminar
    3. Olhe lá Silva, alguém chamou alguma coisa a alguém?

      Eliminar
    4. Silva, para quem está de ressaca, até consegue articular algo de perceptível. O hoje Pedro Teixeira, está com um melão que foi crescendo desde a época Natalícia.
      Se Lopetegui tivesse um pouco de vergonha, não era necessário despedi-lo. Despedi-lo era em Dezembro. Quiça, hoje estaríamos a celebrar a conquista do campeonato e a preparar a Final da Liga dos Campeões. Esse é que era o grande acto de gestão.
      Pedro Teixeira

      Eliminar
    5. É CLARO!! A preparar a final da Champions. Porque o nosso plantel está ao nível do barcelona e a culpa de não sermos a melhor equipa do mundo é toda do treinador. CLARO.
      ...
      Este também foi um dos problemas...Uma pressão enorme na equipa desde o inicio enquanto o regime teve exatamente o contrario, baixas expectativas e logo, pressão diminuida

      Eliminar
    6. Imagine o Cláudio se Lopetegui abdica da Europa em Novembro e ainda sai da Taça de Portugal em Janeiro! O que iria aqui!

      Abraço

      Eliminar
    7. @Jorge: se os defensores empedernidos de Lopetegui não usam a cabeça para pensar, mas sim para a ter enfiada no traseiro um dos outros; se eu sou um defensor empedernido de Lopetegui; sim, chamaram.
      @Pedro: ena, isso foi quase um elogio :) obrigado pela visita. E creia que, honestamente!, fico contente por partilhar do meu melão. Paixões comuns não significam convicções partilhadas. Não deixam ser comuns...

      Eliminar
    8. Claudio, a Juventus não tem um plantel ao nível do Barcelona e está lá.... na final e vai tentar discuti-la ou acha que a vão oferecer como nós oferecemos a eliminatória ao Bayern?
      Pedro Teixeira

      Eliminar
  10. Esta fotografia está-me a provocar uma urticária! Enquanto eu estava zonzo, sim estava zonzo, via as coisas aos "S" e tinha as pernas em agua que nem me segurava havia gajos assim "impávidos e serenos"! Nunca me enervei tanto com a bola como ontem! E não estou em condições de dizer mais nada.
    Obrigado Jorge. Hoje estou literalmente a viver entre blogs de minha admiração para aguentar esta dor. Força!

    ResponderEliminar
  11. Acho engraçado como existe tantos peritos em futebol que lopetegui não serve para nada chegar aos quartos final é facil...e maneira como se defende o quaresma é incrivel eu falo por mim nunca vi o porto a valorizar mais um jogador do que o todo...mas claro lopetegui tem que ir embora...temos que chamar um treinador que ande aos abraços a jesus..poupem me com essas tretas e hipocrisias quaresma é um bom jogador mas não está a cima de ninguém mesmo nem tem nem de perto mistica do porto... e fala se muito mas deve ser muito dificil também ganhar com uma equipa como chegamos a ter de hulks james etc que DAVAM TUDO comiam relva sem ser preciso dizer nada a eles...É por causa de defesas destas que temos meninos mimados..Voces esquecem se que eles recebem rios de dinheiro pela profissão...mas o que é isto de amuos e guerrinhas?tem é que fazer o seu trabalho e ponto final...Garra a porto o quaresma quando nem sequer é capaz de esperar pelo tunel para abraçar o jesus ou o resto do plantel a rir se depois de perderem o campeonato na luz? e o unico que se mostra chateado é quem voces atacam...todos tem que melhorar apreender porque até ao bayern nota se quantas derrotas tivemos e empates a nivel nacional e internacional. E tanto ouvi e vi lopetegui a mexer na equipa porque estava mal e melhorava bastante raras as vezes não teve influencia as substituições decididas por ele... Por isso ele errou e os jogadores também querem mandar o treinador embora entao os outros 16 tambem tem que ir por são tao culpados como ele...

    ResponderEliminar
  12. Essa imagem, meu caro... Vale por mil e uma palavras...

    Imbicto abraço

    Http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  13. Depois de passar a semana a dizer que a equipa sabia o que tinha de fazer em Belém, que os jogadores estavam focados em continuar na luta pelo título, o que é que acontece hoje? Talvez e só a pior exibição da época. Ou, pelo menos, uma das que figuram certamente no grupo das piores. Alguém enganou Lopetegui. Ou ele é que nos enganou, a todos nós, adeptos. Porque não se admite aquela postura em campo, não se compreende tanta apatia e azelhice ao mesmo tempo. Se o clube do manto protetor ainda estivesse a ganhar 3, 4 a zero, com as coisas já decididas em termos de título, talvez fosse compreensível algum desânimo à medida que o jogo fosse avançando. Mas, pelos vistos, nem o facto de haver 0-0 em Guimarães os fez comer a relva. Acabámos por lhes entregar o campeonato numa bandeja de prata quando tínhamos tudo para os fazer sofrer até à última.
    Abel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ia fazer o Lopetegui para lá do que fez? Desatar à chapada no balneário?

      Eliminar


    2. olha que não teria sido má ideia, Jorge...
      sempre poderia ter tido outro impacto e o segundo golo surgisse bem mais cedo - antes do marcado pelo Belém...

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Na porrada parece ser a única coisa que Lopetegui é competente.
      Abel

      Eliminar
  14. Que saudades de ver o meu clube a decretar blackouts à imprensa sunita. Que saudades de ver o meu clube a hostilizar todos que fazem da hostilidade ao FC Porto o seu ganha-pão. Que saudades de ver no meu clube adeptos que não se deixam intoxicar com bolhas, rascordes, sic(k)s, tê-bê-is, correios manhosos e demais pantomineiros salafistas. Que saudades de ver no meu clube ex-jogadores e adeptos/comentadores que não se vendem/pactuam com os (pseudo) orgãos de comunicação, federações e ligas que apadrinham / promovem Ligas Alianças. Que saudades qu'eu tenho do meu Porto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Urgentemente de volta , por favor!

      Abraço

      Eliminar
    2. Ó anónimo, não diga que tem saudades do seu Porto, senão ainda dizem que tem de ir para o Museu.
      João

      Eliminar
    3. ha ha ha João, uma carreira no standup.

      Eliminar
  15. Jorge,
    Não me querendo alongar, mas muito obrigado pelo trabalho, coerência, sensatez e Portismo com que escreve.
    Gostava de ver 3 pontos abordados, por si ou pela Bluegosfera em geral, uma vez que muitos outros Bloggers frequentam o seu espaço.
    1º Na sua opinião, acha que a Direcção do FC Porto deve uma palavra/esclarecimento aos sócios/adeptos quanto à situação actual do Clube e face às permanentes calúnias exibidas na CS? (por exemplo através de AGE)
    2º Na sua opinião, dever-se-ia intensificar a "propaganda"(falha-me palavra melhor) pró-FC Porto através dos meios de comunicação, especialmente do Porto Canal, um dos canais (desportivos/face aos outros canais de outros clubes) mais vistos em PT?
    3º Qual a sua opinião sobre a equipa B, visto que neste momento são 7 (!) derrotas consecutivas e aí sim, temos graves problemas de orientação técnica e os nossos futuros craques estão cada vez mais debéis?
    Muito obrigado. Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Miguel.

      Acho que o NGP tem de dar uma entrevista ao Porto Canal a explicar, olhos nos olhos, o que não esteve bem e como o vai ultrapassar. E nada de lugares comuns, respostas concretas mesmo.

      O FC Porto Media, ao comprar o Porto Canal, tenho a certeza que está a preparar mais contidos do que 90' diários. Embora o NGP ja tenha vindo dizer que não quer um canal exclusivamente sobre o FC Porto, o que, em certa medida, concordo, uma vez que a região Norte é tratada pelos média como se vê.

      Eu acho que equipa B tem muito bom material, e que, com um técnico diferente, vai poder fazer com os nossos valores tenham um crescimento muito mais dinâmico para serem a espinha dorsal de um FC Porto à Porto.

      Obrigado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,
      Muito, muito obrigado pela resposta, vai de encontro ao que pensei e, neste conturbado momento, preciso.
      Há alguma maneira de fazer chegar as necessidades (não exigências) dos sócios/adeptos à estrutura Directiva do FC Porto?
      Em relação ao Porto Canal, espero mesmo que tenha razão, aqui em Lisboa é o único canal televisivo que me dá realmente gosto ver.
      Um abraço,
      Miguel.

      Eliminar
  16. Defendo que o FCPORTO pode melhorar muito a nível desportivo e financeiro se fizer com que os seus jogadores renunciem às selecções.

    Ainda agora, enquanto que o FCPORTO SAD paga o salário aos jogadores, eles estão ao serviço da selecção sub20, ou seja, é completamente ridículo.

    ResponderEliminar
  17. Fodasssss que puta de conversa.
    A verdade é que, já no galinheiro,a precisarmos de ganhar, tal como ontem
    e, passinhos para o lado e para trás, só nos últimos segundos foi o tudo por tudo,é pouco.
    Estou triste e normalmente sou positivo,é e espero que seja o meu único comentário negativo.
    Aqui nem Lisboa 5m antes do jogo acabar,era um cheirete a merdelim,eles estavam todos cagados e nós
    até parecia de propósito fomos empatar.FODASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  18. Isto do Lopetegui para que ele fosse muito bom tinha era de andar de chicote no balneário a ver se eles andavam finos! :)) "anda la pah ou ganhas ou sais daqui sem dentes e com o nariz partido"! Para muita boa gente um bom treinador deve ser assim! Treinar e orientar jogadores de futebol na mente de muitos é como na playstation é so mexer nos comandos que eles correm fintam e fazem tudo o que se quer e quando não corre bem, zangas te e atiras com o comando contra a parede ou desligas da ficha! :)) Simples!
    Mas na realidade todos sabemos que não é assim, cada jogador é uma pessoa tem o seu feitio as sua forma de estar e o treinador aconselha, moraliza, orienta, pede, indica solucoes, dá o que sabe á equipa e diz o que a equipa tem de fazer em campo!
    Ora se os jogadores não quiserem não fazem, não fintam não correm não aprendem e não é o treinador que os vai por com mais ou menos garra, tem que partir deles próprios ou o discurso do treinador é inócuo, um conjunto de palavras! que não lhes chega ao nervo!
    A Lopetegui o que não lhe falta é o querer e o saber o resto não esta ao alcance dele para mudar ou fazer alguma coisa!
    Querem mudar de treinador? Lopetegui embora? Mesmo com um projecto a longo prazo no clube deitar tudo a perder??
    Isso parece ser o desejo dos nossos adversários, e porque será?
    Porque se calhar esta época foi uma fraude e estão com medo que não se repita para o ano com a saída de Jesus e a tal reducao de custos la do 5lb, e claro que lhes convinha um FCPorto fragilizado a recomeçar tudo outra vez!
    Sabem em parte (custa me muito dizer isto) porque o nosso adversario foi mais regular que nós?? Nao foi so pelas arbitragens mas porque mantém a mesma estrutura, treinador e certos jogadores há 5 anos, não sejamos idiotas ao ponto de andar a mudar de treinador todos os anos!
    Se tivéssemos uma equipa construída como foi com vilas boas e vitor pereira a mudança do treinador não seria prejudicial porque as "ferramentas" estariam lá para o treinador que viesse era só fazer a "maquina" rolar!
    Ora o que se passa no FCPorto é que está se a formar uma equipa pela mão de um treinador em quem tudo se confiou e certos adeptos querem precisamente deitar tudo a baixo e começar do zero outra vez, se não querem assim parece!
    Tenham juízo o Lopetegui é bom treinador e falha como ja falharam outros, ele sozinho nao tem culpa que o nosso rival seja bicampeao metam la como culpados também o resto do clube e nós adeptos que passamos a vida na critica e de paciência zero!


    ResponderEliminar
  19. Costuma-se dizer que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão!
    Como não conseguimos ganhar nada este ano, a culpa é do Pinto da Costa que não falou, do Lopetegui que falou de mais, do Quaresma que divide o balneário (algum de vós equipa-se lá com a equipa?), do Quintero que entra amuado, do Herrera que é feio com'ó caraças, do Brahimi que voltou transfigurado da CAN, do Danilo que já assinou pelo Real Madrid, enfim... é do cú, é das calças, é de tudo...
    Só que quem nunca jogou futebol, quem se delicia em ser treinador de bancada, ou pura e simplesmente orgulhosos portistas que sabem conduzir Ferraris sem serem jagunços ou banais espanhóis, é que apontam catástrofes a torto e a direito!
    Como se fosse uma baixeza, uma perda de dignidade ou uma afronta estar um ou dois anos sem nada ganhar (o meu pai esteve muitas vezes 18 anos sem ganhar nada e eu ainda apanhei com isso, mas o nosso sangue jamais renunciou!)
    Carago, temos uma equipa onde entraram DEZASSEIS jogadores novos, onde entrou um treinador novo (e no sentido literal da palavra, visto ser ainda jovem e nunca ter treinado uma equipa de clube de topo!), uma equipa onde a espinha dorsal o ano passado rompia os fundilhos nos bancos de suplentes ou em equipas B, uma equipa onde o unico DRAGÃO se chama Lopetegui (onde andas tu SAD?) que deu o corpo ás balas, uma equipa que por ser jovem é sensivel (daí jogos perfeitamente anormais como Maritimo, Nacional e ontem), uma equipa que tem uma margem de progressão enorme ao contrário daquela que acaba de vencer o campeonato (esta tem uma margem de progressão para.. a reforma que até arrepia!), queriam vocês o quê???
    E há outra coisa importante; mesmo com colinho, mesmo com toda uma comunicação social a pressionar positivamente, mesmo com escandalosas mentiras sobre nós, (essa de ser vo melhor plantel dos ultimos 30 anos é de bradar aos céus!!!) o catedrático da pastilha elástica e´campeão por ... 3 pontos de diferença!!!!
    O que quer dizer que mesmo inexperientes não foram eles a ganhar o campeonato! Fomos nós que ingénuamente o oferecemos!!!!
    Por isso digo, a paciência é deveras amarga, mas os frutos são exuberantemente doces!
    para o ano e afirmo aqui desde já, seremos campeões!!!!
    Não se deixem intoxicar por quem nos quer envenenar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Felisberto. É mesmo isso, sem tirar nem pôr.

      Abraço

      Eliminar
    2. Louvo e invejo a sua confiança e optimismo. Mesmo que seja ou pareça apenas ingenuidade,não deixo de invejar. E se voçê sente isso depois duma época em que nada se venceu,eu nem quero imaginar como seria o seu optimismo e convicção para próxima epoca caso tivéssemos sido campeões este ano. infelizmente sou um pouco menos positivo e optimista,adorava estar no seu lugar e digo isto sem qualquer ironia,é sincero.
      Abraço

      Eliminar
    3. Fabiano, Helton, Danilo, Maicon,Indi (Novo), Alex Sandro, Herrera,Oliver (Novo) Casemiro (Novo) Quaresma, Jackson , Brahimi (Novo) .Benfica -
      GR Novo - Maxi, Luisão, Jardel, Pote Gordo (novo)
      Pizzi (novo) Samaris (Novo) Salvio (metade ausente) Lima, Talisca (Novo), Gaitan, Lima, Jonas (Novo)

      Quem tem mais gente nova no onze? Vai-se manter a mentira como verdade absoluta?
      Aires

      Eliminar
    4. Sim, sim, claro, enorme comparação entre tipos de quase 30 anos em média e outros quase adolescentes. Tenha juizo. E o chiclas tem o mesmo modelo há 6 anos. Olhe lá, que está aqui a fazer? E que tal ir tratar dos neantherthais dos seus adeptos?

      Eliminar
    5. Estado de negação? Se eles têm mais elementos novos no onze principal, que desculpa esfarrapada é que arranja? Quem são os adolescentes? Oliver ou Talisca? Ou será que se está a referir ao adolescente Adrian? É mesmo necessário juízo. Não sou portista há 2 dias.
      Aires

      Eliminar
  20. Um treinador que ajoelha não é treinador para o meu Porto. Espero que saia e depressa. Se não, para o ano é mais do mesmo. Submetidos e derrotados no F. C. do Porto nem pensar.
    Novais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem acha que o Lopetegui se ajoelhou - muito menos como o chiclas! - não viu o jogo e é um exemplo da palha que come todos os dias!

      Eliminar
    2. Não há comparação entre o ajoelhar do Jesus e do Lopetegui,claro que os rivais nos vão atirar isso á cara (juntamente com os 6-1 de Munique vamos levar com isso para sempre) ,mas só o fazem porque são intelectualmente desonestos. Mais grava para mim foram o murros no banco,senti pena do Lopetegui ,aquilo não é uma atitude normal e só é feita por alguém que está sujeita a um stress inimaginável. Foi uma atitude lamentável e feia,digna de um ultra qualquer ,mas que compreendo dado a pressão. Ninguem deve estar mais saturado e desgastado que Lopetegui,bem ou aldeu tudo pelo Porto.

      Eliminar
    3. Ou então Pedro, a frustração de alguém a sentir que fala numa frequência diferente da dos seus jogadores, que ignoram tudo o que ele vai dizendo...

      Eliminar
    4. Se os jogadores já o ignoram, é porque não lhe reconhecem capacidade e lhe perderam completamente o respeito. Despedem-se os jogadores todos ou o treinador, que passou apenas a peça decorativa e animador da linha lateral?
      Pedro

      Eliminar
  21. essa imagem vale mil palavras.. e a emotividade dos presentes também deveria servir para reflexão dos sócios e adeptos.. o exercício que proponho é simples.. se estivesse no lugar de uma daquelas pessoas qual é que acha que personificaria melhor o seu estado de alma naquele momento?? hum??

    Mário Costa

    ResponderEliminar