segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Meditar: O FC Porto Não É Uma Passagem Para A Outra Margem


Complicados vão os tempos quando os objectivos da SAD são diferentes dos objectivos dos adeptos. Nesse sentido, este ano foi plenamente conseguido. Valorizaram-se activos, vendeu-se um jogador por um preço que no ano passado ninguém esperaria. Vai receber-se dinheiro da Champions League e de todas as suas mais valias, e projectou-se o nome do FC Porto como uma das maiores equipas da Europa. Certo. É um chamariz grande para jogadores e comissões subjacentes. Certo.

Mas então e o FC Porto? É isso que querem os adeptos? É esse o objectivo, ser uma alavanca de mercado? Tornamo-nos um clube de agentes de jogadores? No próximo ano, a prioridade tem de ser interna. E para isso temos de ter no plantel quem o sinta, quem o vibre, quem o queira. Só um tolo pode achar que o rendimento dos jogadores interna e externamente foi sequer parecido! Vir para o Futebol Clube do Porto não pode ser "jogar na Champions League". Vir para o FC Porto tem de ser querer ser do Porto.

Pouco importa para o comum adepto se se vai vender os jogadores que têm de ser vendidos com um preço melhor. Isso não é possível. Não se pode pensar o Futebol Clube do Porto dessa maneira. Porque o FC Porto não pode viver sem... o futebol. Ou se muda o foco ou se começa a perder irremediavelmente o alicerce daquilo que é a identidade Portista. E isso não se é conseguido desvalorizando a Taça de Portugal em detrimento de Bilbao, dormir na forma em casa com o Boavista depois de golear o BATE ou, pura e simplesmente, andar a passo depois de Munique. Porque Taça de Portugal e Campeonato são o mais importante. Pelo menos de quem queira ser do FC Porto. Porque o FC Porto não é uma passagem prá outra margem.

13 comentários:

  1. Segundo o JN e isso vale o que vale, o FCP endereçou os parabéns ao Benfica e seus jogadores. A ser verdade, meto a viola no saco...abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    Venham daí as suas meditações e ideias porque isto está a ser muito pior do que eu imaginava! Concordo consigo quanto á visão saudosista que atravessa o FCP desde há algum tempo. E não tem origem nos adeptos!
    Acho que os adeptos estão profundamente desiludidos com a equipa. Penso que a grande maioria já dava o campeonato como perdido mas ninguém imaginaria que o iriamos entregar desta forma. Não ha como fugir: O FCP falhou e falhou com estrondo mais uma epoca. O presidente arriscou, tirou um coelho da cartola e não resultou. Simples. Claro que o Presidente PC tem credito (ilimitado) mas aos 78 anos e pricipalmente após a operação que teve já não é o mesmo (nem poderia). Isso reflecte-se na força do clube. Isso reflecte-se na força do balneario que apenas reage e se motiva nos grandes palcos. São jogadores de agentes e fundos e não do "CLUBE". Tentamos disfarçar isto com um treinador com garra e liderança firme mas acho que já todos concluimos que lhe falta qualquer coisa. Não está em causa a sua permanencia para o ano (já disse que deve ficar) mas ontem lembrei-me muito de um treinador português e do que lhe aconteceu. Refiro-me a Paulo Bento. Nunca o considerei um grande treinador, antes um treinador com boa imprensa mas quando entrou no Sporting também vincou uma determinada posição, falou muito para fora mas ao fim de algum tempo a equipa deixou de corresponder e desvaneceu-se a aurea. Temo que aconteça o mesmo a Lopetegui. Sinceramente.
    Temos que encarar a realidade. O Porto está a sofrer uma forte mutação. O predador virou presa. Podemos mudar de treinador todos os anos, porque realmente o que falta é uma base de jogadores e filosofia própria que perdemos há muito. Fomos disfarçando com bons jogadores e melhores tecnicos (e porque a concorrência também se distraiu) mas já não dá mais para assobiar para o lado.
    Tem a palavra o grande presidente PC. Não podemos continuar neste limbo.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver as cenas dos proximos capitulos

      Abraço

      Eliminar
    2. Raoc, tudo o que diz é verdade. Qual seria a forma de voltar a introduzir o ADN-Porto na equipa principal. À partida seria promover alguns jogadores da equipa B. Só que estamos a olvidar a verticalidade de processos imposta por Lopetegui em todas as equipas. mesmo nas de formação? Tem visto a equipa B? É uma cópia fiel da equipa principal. Futebol, lateralizado, joga-se mais para trás que para a baliza contrária, sofre-se um golo, dois, é como se o resultado se mantivesse em 0-0 ou estivessemos a ganhar!! Se vamos promover estes, que ADN é que alteramos?
      João

      Eliminar
    3. Mas para sermos mais competentes, como já fomos, temos que contratar os mais competentes. E este treinador não é. Não se trata de ganhar títulos aleatórios. Trata-se de jogar bem, ser superior aos outros e, por isso, ganhar títulos. E com este treinador isso não irá acontecer. Mostrou, ao longo da época, e nas alturas fulcrais do campeonato, que não tem estofo para este clube. Mas há quem pense o contrário. Tudo bem, mas palpita-me que para o ano estamos outra vez a discutir isto. E os outros a ganhar e a rirem-se na nossa cara.
      J. Faria

      Eliminar
    4. Não há respostas faceis. Fazer diagnósticos é relativamente simples. Partir para a solução é que é mais complicado. Esta é uma das razões pelas quais defendo a continuidade de Lopetegui. Para recuperarmos o nosso ADN precisamos de ser pacientes, sustentáveis e coerentes nas decisões. Não podemos alterar tudo a cada ano que passa. Lopetegui cometeu muitos erros. A SAD cometeu um enorme, na minha opinião, ao depositar no treinador toda a responsabilidade. Acreditou no Messias. Para o ano, entre outras coisas, deve ser imposto ao treinador trabalhar com o que tem e adquirir o estritamente necessario. A SAD tem que perceber que não tendo um Presidente no auge da forma fisica e que acompanha tudo ao pormenor, é necessario transmitir os valores do Porto de uma forma permanncete e não por sinais de fumo. É preciso comuicar para fora e para dentro ao mesmo tempo. Acima de tudo é preciso voltar ás bases: humildade, querer, ambição e garra. Foco no campeonato. Mais nada.
      Claro que também não gosto da lateralização e da posso pifia que muitas vezes temos. Isso acontece, na minha opinião, porque Lopetegui continua a tratar estes jogadores quase como juniores. Jogamos por vezes de forma ingénua. É para mim a maior lacuna do Mister a par da intervenção durante os jogos. E depois simplesmente há jogadores que não renderam quando mais precisavamos deles.
      Em conclusão e relembro que é a minha opinão apenas: Lopetegui teve o ano zero. Errou, falhou, repetiu alguns erros por teimosia. No final espero verdadeiramente que aprenda e saiba que há jogadores que são dos agentes, dos fundos e nunca se vão sentir como sendo do CLUBE. na hora de dar mais um pouco. Na hora de correr mais um metro e disputar mais uma bola, isto faz toda a diferença. Ou temos um treindador para alguns anos ou então temos um Paulo Bento um pouco mais refinado. Os proximos meses irão desfazer as dúvidas.

      Raoc

      Eliminar
  3. Excelente a analogia que faz do Paulo Bento com o nosso treinador. Conferências de imprensa de cortar à faca, mas quer um quer outro, um futebol miserável e sempre com desculpas e bodes expiatórios para todas as suas insuficiências.
    Duque da Ribeira

    ResponderEliminar
  4. Jorge Vassalo, discordo, a Taça de Portugal e a Taça da Liga são irrelevantes tanto desportiva como financeiramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A taça da liga é irrelevante. A Taça de Portugal tem um prestígio Nacional e interesse no palmarés do FC Porto, sempre.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge Vassalo

      A Taça da Liga envolve equipas das duas divisões de topo (ambas profissionais), a Taça de Portugal envolve equipas de todas as divisões desde a Primeira Divisão até aos distritais, logo neste aspecto a Taça da Liga é uma competição superior à Taça de Portugal.

      A Taça de Portugal qualifica uma equipa para a Liga Europa, a Taça da Liga não (ainda bem, pois se houvesse o apuramento via Taça da Liga significaria uma desvalorização do campeonato), o que motiva a aposta de muitas equipas na Taça de Portugal, contudo o FCPORTO quer competir na CHAMPIONS LEAGUE.

      A Taça de Portugal tem o tal prestígio em virtude de ser uma competição quase secular e a Taça da Liga tem apenas uns anitos.

      Outra questão, como é que o FCPORTO conseguiria efectuar contratações como as de Hulk, Jackson, Falcao, Lucho, Lisandro, Danilo, Alex Sandro, Guárin, etc. e obviamente pagar os respectivos salários com receitas da Taça de Portugal e da Taça da Liga (aliás há jogos da Taça de Portugal que devem dar prejuízo, pois aquilo é a dividir a receita líquida entre clube visitado, visitante e FPF).

      É neste contexto que defendo que tanto a Taça de Portugal como a Taça da Liga são desportiva e financeiramente irrelevantes para o FCPORTO.

      Eliminar
  5. Normalmente os treinadores que logo no início, procuram um inimigo interno para se afirmarem, ou são muito limitados tecnicamente ou muito pouca capacidade de afirmação. Scolari, arranjou em Vitor Baía o seu bode expiatório, tinha as graças da imprensa do regime e no final viu-se o que ele era. Carlos Queiroz a mesma coisa com Moutinho, teve azar que este não lhe deu troco. O truculento Paulo Bento achou por bem descarregar o seu ódio em Ricardo Carvalho e posteriormente em Ricardo Quaresma, não resistindo "às postas de pescada" de Pinto da Costa, como os seus mentores lhe zumbiam aos ouvidos. Lopetegui fez o mesmo, entrou a matar com Ricardo Quaresma, dividiu o plantel, dividiu associados, o jogador limitou-se a fazer o seu trabalho e Lopetegui, não soube, nunca mais o que fazer. Quem não tem um mínimo de capacidade procura impor-se por estes meios, mas a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo tudo vem ao de cima.
    Novais

    ResponderEliminar