terça-feira, 19 de maio de 2015

A Meditar: Respeito E Motivação


Cada vez que vejo coisas como esta e esta, confesso que tremo um pouco. Tendo 36 anos, não vivo no mundo dos trabalhadores de uma vida numa empresa, mas assalta-me sempre a imagem daquele que dá tudo à casa e é despedido sem apelo nem agravo ao fim de 30 anos numa companhia. A antiguidade não tem de ser um posto, mas acho que há uma grande diferença entre Helton e um Maicon. O Bom Capitão merece respeito. Está numa forma espectacular, demonstrou os predicados nos seus, agora, 37 anos e mostrou que ainda tem muito para dar, muito para conquistar. O seu antecessor, Vítor Baía, despediu-se da carreira com 37 anos. Mas a forma de Helton é absolutamente invejável e num plantel com tão poucas referências históricas, acho que o nome de Helton não destoa minimamente.

Falta um pouco de noção ao FC Porto da importância das figuras em planteis. Eu sei que não é caso isolado, já aconteceu com Domingos que saiu a chorar, ou Jorge Costa que foi emprestado. E Capucho. Só para citar exemplos. Se há jogadores que são Portistas, um deles é sem dúvida nenhuma, Helton Arruda. Helton é um exemplo de superação, de vontade e de entrega ao seu FC Porto. Está na hora de se começar a entender que faz muita falta Portistas ao FC Porto. E Capitães. E Helton, devolvendo-lhe a braçadeira que injustamente lhe tiraram, tem força e carisma para ser as duas. E, mais importante que tudo, há que esclarecer com ele o que dele se pretende, e agradecer-lhe tudo o que ele ajudou a conquistar pelo FC Porto. Não se admite que jogadores destes saiam sem homenagens, sem aplausos de pé e sem o reconhecimento público do Clube.


E o mesmo digo de Reinaldo Ventura. Não se admite que um jogador que fez toda a sua vida no FC Porto - mais de vinte épocas! - tenha de terminar a carreira noutro clube. Eu sei que há pormenores administrativos, mas se estas pessoas se sentirem acarinhadas pela Estrutura, tenho a certeza que o caminho delas será diferente.

Não vamos a tempo do Reinaldo, mas do Helton sim. Não tratemos com indiferença quem deu tudo por nós. Especialmente numa altura em que, muito justamente, se fala de falta de ADN Portista no balneário do FC Porto. Helton pode estar lá para passar o testemunho à nova geração de inequívocos Portistas vindo da B e dos sub-19, que Lopetegui está a começar a acolher. No meu entender, não faltará Coração Azul e Branco no FC Porto nos próximos 5 anos. Estamos no ponto de inflexão. Mas temos de ter quem galvanize. E Helton Arruda está lá para isso.

Fala-se muito que Lopetegui não sabe motivar. Motivar quem? O quê, exactamente? Jogadores que ganham fortunas para jogar futebol? Ainda bem que há quem saiba que o que é demais é moléstia e há que saber respeitar quem é o agente de tudo isto - a massa adepta. Jogos como o do Belenenses, Nacional, Marítimo, ou mesmo Vitória de Setúbal em casa, são um insulto ao que se quer que o FC Porto seja. A frase "Contigo até ao fim, tu és o nosso Amor" não pode ser dita só por adeptos!

Ganhar, empatar, perder, tudo é aceitável. Desde com sangue, suor e lágrimas. Não com displicência e indiferença. Senão nem as vitórias serão apreciadas. E o melhor incentivo é este. Saber que não haverá tolerância à vedetice e ao borrifanso. Nova era para os jogadores do FC Porto se inicia. E, à parte de Rúben Neves, que caiu prostrado a chorar e de Helton, que deu o peito às balas, como sempre, há um que, embora não tenha podido jogar, até já vai ver os jogos da B. Assim é que tem de ser, Raça, Querer e Orgulho.

E, já agora, isto também está cada vez melhor. Se se mantiver neste bom caminho, há garantia que para o ano tudo será diferente. E eu estou confiante. Desde que haja respeito e dedicação, tudo o resto está lá.


32 comentários:

  1. Importante é os jogadores e treinadores serem profissionais e terem qualidade..A mim é me indiferente se são portistas,portugueses,espanhóis etc quero é que se esforcem e suem sangue pelo Porto. Merece me tanto respeito o benfiquista Jesualdo e Artur Jorge como os Portista AVB e VP,todos se esforçaram e lutaram pelo Porto,e como estes posso dar vários exemplos..Helton é o nosso capitão , merece todo carinho e respeito,mas Maicon não merece?! .. De Helton ainda está por explicar a famosa imagem "1993-2014" ,agora estas declarações tem muito agua no bico e poderiam ser feitas várias analises. Se não é função do treinador motivar e liderar então é de quem?Do roupeiro??.. Compete ao treinador gerir os jogadores que tem,e colocar a jogar os que ele entende que estão dentro do espírito tactico/tecnico/psicológico pretendido para equipa. Se há jogadores que boicotam o trabalho do treinador tem que ser expulsos do plantel,simples .Isto é o Porto,não é um clube amador.
    Será que Direcção,equipa técnica e jogadores estão unidos para a próxima época??.Nesta altura é indispensável Pinto da Costa vir falar,não pode ser Antero,nem Lopetegui,nem Helton. Neste momento os portistas querem e precisam de ouvir Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos do principio:

      - Citei o Maicon exclusivamente por ser o que mais anos de casa tem, a seguir a Helton, nada mais. Acarinho e respeito o Maicon, faz uma boa dupla... com o Marcano. Mesmo assim acho o Helton um bom pedaço melhor, mas é a minha opinião, respeito outras.

      - Liderança sim, motivação... não acha que motivados já deviam andar eles? Você precisa que o motivem todos os dias? Estar no FC Porto tem de ser motivação que chegue e sobre!

      - Sim, concordo com a noção da expulsão de que fala.

      - O NGP, mais do que falar, tem de agir. E depois sim, falar.

      Abraço

      Eliminar
    2. A história do andarem a dormir e a jogarem de uma forma lenta, é imposta pelo treinador. Aliás, bem se lembram, que no início da temporada ele refutava a ideia de um futebol rápido e de ataque, pois o que pretendia era uma táctica de posse de bola, circulação da mesma e que as oportunidades iriam aparecer. Viu-se. Um ano terrível. Com uma equipa de muitos milhões - muito superior à do carnide - ganhámos zero títulos. ZERO. Se fossem os jogadores a pastar dentro de campo por vontade própria, então quaresma, alex sandro, oliver e mais uns quantos, já tinham sido encostados pelos flopetegui. Ao fim de quase vinte anos, este treinador fica ao nível de Octávio Machado, pela forma injuriosa que tratou o clube. Mas defendo também a saída imediata de certos jogadores (herrera, alex sandro, marcano, evandro, jackson) que têm só se importado com o seu umbigo... mas lembrem-se...toda esta situação foi causada pelo treinador, o máximo responsável de uma equipa que luta para ganhar em Portugal por todas as frentes.
      Francisco

      Eliminar
    3. Aliás, bem se lembram, que no início da temporada ele refutava a ideia de um futebol rápido e de ataque, pois o que pretendia era uma táctica de posse de bola, circulação da mesma e que as oportunidades iriam aparecer.

      Quem diz? Ele não foi de certeza.

      Eliminar
    4. E Lopetegui pensava bem! O problema é que os jogadores que temos não se adaptam a esse estilo de jogo (lento e de posse) de um dia para o outro, porque exige níveis de concentração que a equipa ainda não tem, por isso é que falhamos em muitos jogos ditos"faceis"! A equipa precisa de experiência e de continuidade para evoluir e não de castigo despedimentos e revoluções no balneário!

      Eliminar
    5. A questão não é se Helton é melhor ou não,para mim como guarda redes é melhor do que Maicon como central, sem duvida. O que queria dizer era que para mim todos os jogadores me merecem respeito,desde que não faltem ao respeito ao Porto.
      Num mundo ideal não seria necessário motivar os jogadores ,nem ninguém,mas todos sabemos que isso não acontece. É natural ,por exemplo, que depois de maus resultados,os jogadores fiquem desanimados. Não deviam,mas acontece e é ai que entra a equipa tecnica,neste caso liderada pelo treinador.
      Para terminar,Pinto da Costa antes de agir deve explicar o porque de não ter agido antes e como pretende agir no futuro.
      Explicações tem de ser dadas,não pode haver um silencio como este. Não são os jogadores e treinador que tem de dar a car,mas sim um Lider absoluto e única figura unânime entre os portistas que é Pinto da Costa. Nós temos um canal de TV,não há desculpas para o silencio.

      Eliminar
  2. Bom dia Sr. Jorge...

    Leu a minha mente... antes de vir aqui por acaso tinha ido ver o 90 minutos à porto, que por motivos profissionais ainda não tinha visto...

    Não vou dizer que não me custou estamos a mandar embora as nossas referencias com uma facilidade enorme depois não temos adn claro...

    Os olhos de Reinaldo Ventura quase a chorar por ser mandado embora em vez de ser arrogante (acho que nunca o vi a ser arrogante) vale para mim 1000000 mil milhões de vezes mais que quando se bate no peito ou no símbolo e se diz somos porto...Para mim mais nenhum jogador(excepto antigos e que mereçam) deviam ser permitido de dizer "Somos porto" até merecerem só deviam poder dizer "Quero ser Porto"...Falar no fim é fácil eu sei mas em pequenos promenores nunca vi a equipa do porto chegar aos calcanhares do espírito do reinaldo...Um misero exemplo mas que na minha opinião da para ver muito:
    -Festejos de golos da nossa equipa...Parecia que so festejava quem marcava e o resto era uma palmada nas costas...Antigamente e até hoje mesmo nas camadas jovens como sub 19, cada vez que um colega marcava mesmo cansados os colegas corriam como tudo saltavam para cima do colega um monte enorme que até desaparecia o autor do golo na confusão...

    Para muitas gente isto pode ser nada, mas para mim é nos pequenos pormenores que se faz grande diferença...

    O Helton é um excelente profissional e tem mística etc verdade mas falta lhe uma coisa na minha opinião (Não é defeito é característica), é ser "Bronco" porque Helton é muito amigo "simpático" acho que falta alguém com mística mas também com personalidade como Bruno Alves ou Jorge Costa que eles mandavam dois berros e a equipa tremia por tinha medo de "levar"...

    Minha opinião claro pode estar errada..

    Abraço Sr. Jorge e mais um vez excelente post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, mas à falta de melhor é o melhor que se tem.

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge,
    Completamente de acordo. Na minha opinião renovar com Helton hoje já é tarde.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua carta aberta está excelente. Parabéns!

      Abraço

      Eliminar
    2. Curiosidade, ou talvez não, o Helton e o Ricardo Quaresma foram os únicos que "deram a cara" e pediram desculpa aos adeptos.
      Miguel

      Eliminar
  4. Homem do Sérgio e do Rui Vitória, assine o comentário que eu autorizo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso Jorge Nuno está com a idade que está e o coração já não é o que era. Merece agora viver o Outono da sua vida em paz e amor. Por isso o FCPorto necessita de sangue novo na direcção, gente com ambição, talento e garra.
      Por outro lado como infelizmente para nós o Sr Lopetegui revelou-se um desastre, o novo treinador do portista terá de ser Sérgio Conceição ou Ruí Vitória.

      Luís

      Eliminar
  5. Caro Jorge, não posso subscrever.

    Comparar o Enorme e Dedicado Portista que é Reinaldo ao Profissional Helton???

    Achas mesmo que Helton depois de descartado pelo FCP teria a atitude que teve Reinaldo ao ir ver uma modalidade que não a sua, neste caso o futebol, acompanhado do seu filhote e misturado com o sócio comum??? Eu dúvido... e muito!!!

    Aconteceu, duas filas abaixo da minha onde tenho a Cadeira de Sonho na recepção ao Gil!!!

    De resto a minha opinião é de que VOLTAREMOS MAIS FORTES!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Helton é Portista, mas de qualquer forma não estava a comparar um com o outro...

      Abraço

      Eliminar
    2. Admiro o teu romantismo... Eu com algumas das declarações dos últimos tempos de alguns que achava serem verdadeiros Portistas mas que vê-los no Dragão era apenas em tribunas VIP, perdi um pouco do meu.

      Eliminar
  6. Francisco
    a sério que compara Lopetegui a Otávio?! Terei lido mesmo bem?! Ele há cada um com cada uma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparo e até lhe digo, que se não houver outra opção Lopetegui vai começar a época, mas no Natal já não será treinador. Aí você vai ver quem é pior, se Octávio ou Lopetegui. Vai ser um festim para os escribas da Capital.
      Francisco

      Eliminar
  7. Caro Jorge,
    Muito obrigada!


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Isso do Quaresma pedir desculpas e depois andar aos beijinhos ao Jesus é coisa que nós portistas ficamos muito satisfeitos.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,

    Uma palavra para ordeira, pelo menos assim parece, forma que os adeptos do Porto tiveram de reclamar e mostrar a sua insatisfação. A ideia das pás e picaretas é muito bem pensada. Curiosa a reacção do clube de fechar os treinos a partir de agora. Curiosa mas a meu ver triste e injustificada. O futebol é paixão e na paixão ás vezes há momentos maus e que devem ser no minimo respeitados e desde que a forma continuasse a ser a mesma e respeitosa porquê fechar os treinos agora? Não entendo mas ok, assim seja.
    Sou incapaz de medir o portismo. Honestamente acho dificil dizer que esta ou aquela figura importante no clube é mais portista do que outra. Cada um terá as suas preferências. Não sou grande adepto de festas de despedidas mas ainda recentemente fizemos uma ao Deco. Era capaz de concordar com uma homenagem ao Helton mas também gostava que ele explicasse a enigmatica mensagem que deixou nas redes sociais faz algum tempo.
    O blog é seu e escreve ( e bem) o que lhe vai na alma mas não entendo esta febre pelo Lopetegui. Então não há forma de motivar jogadores que ganham milhões? Há e há muitos exemplos (Barcelona, PSG, Chelsea, etc) mas também há exemplos de quem tenha milhões e não motive ninguém (City, Liverpool, Zenit, etc). Eu acho é que Lopetegui pensou até dado momento que o conseguia fazer mas acabou por perceber que não, daí muita da frustação demonstrada no Domingo. Esta é sem dúvida uma das lacunas que tem de resolver para a proxima epoca. Liderar é diferente de chefiar. Lopetegui é um bom chefe mas ainda não provou ser um bom lider. Quero acreditar que está ainda a desenvolver essa capacidade e por isso vai continuar como treinador, caso contrário e volto á minha comparação favorita será uma especie de Paulo Bento. Com isto não quero dizer que é o único que deve fazer este trabalho. Como o Jorge refere e bem o Porto não pode ser um clube de passagem. E nisso Lopetegui não tem culpa.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Isto começa a ter muitas semelhanças com a violência doméstica...
    as gajas dizem.. quando mais me bates mais gosto de ti.... vocês é com as derrotas... quanto mais perdemos... mais vocês gostam de Lopetegui.
    Levezinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano passado não estavacá Lopetegui e tambem foi um desastre.. Lopetegui tem muita culpa e não deve continuar,mas quem nos dera a nós o problema ser apenas ele. Ao que ouço por ai,ou pinto da Costa volta ser Pinto da Costa ou nem com Mourinho lá vamos..

      Eliminar
    2. Pedro Mota, na minha opinião o problema do F. C. Porto é numa esmagadora mairia de percentagem técnico mas a SAD também tem as suas responsabilidades. Não pelo que fala ou deixa de falar mas, no critério de escolha da equipa técnica e nisto:
      Caballero, Josué, Tozé, Pedro Moreira, Carlos Eduardo, Ghillas, Kleber, Quinones, Djalma, Varela, Izmailov, Abdulaye, Tiago Rodrigues, Licá, Sami, Keyembe, Celestin, Bolat, Opare, Walter, Rolando, Octávio, Junior Pius, Ivo, Kelvin, Ruben Alves, Candé.
      Só aqui estão mais de 70 milhões. Se a estes acrescentarmos a equipa B.... Digamos que 50% destes poderiam ser negociados definitivamente. Só o encaixe e o que se poupava, dava para um bom treinador e um ou 2 jogadores feitos, para entrarem de caras no onze.
      Pedro

      Eliminar
  11. Caro Franguisto (Francisco).
    Decerteza que não te importas que te tratem assim, uma vez que também não tens interesse em respeitar o próximo por muito que não gostes do mesmo.

    Não saber analisar a diferença entre, opção táctica da equipa e o querer individual de cada um, retira logo toda a veridicidade dos teus argumentos. Porque o jogo passivo levou a goleadas e não contra equipas portuguesas...Sabes explicar a diferença de goleadas de 6 em champions quando a táctica é a mesma?ou a recuperação em minutos de 0-2 para 2-2? porque falar por falar leva a contradizer...Forma injuriosa como tratou o clube?Pode ter tido muitos defeitos esta epoca mas de defesa foi quem mais defendeu o Porto E ponto final... Injuriou o clube? O unico homem que defendeu o clube esta época contra roubos insultos rebaixamentos bocas? E nos ainda a ataca-lo? Grande heroi sim senhor gostava de te ver a ser atacado pelos outros, mas principalmente pelos teus se continuavas a defender, provavelmente metias a viola ao saco e dizias que vieste embora porque ninguem estava contigo...Mas ele não ficou e quer ficar e merece...Por isso em vez de gastar energias em dizer ele é isto ele é aquilo e o jogadores são isto e são aquilo que tal fazeres criticas contrutivas?Incrivel será que o nosso maior rival é o benfica ou será nos mesmos?
    Ps: Jackson embora depois desta época que fez tudo por nós?Marcano defesa bastante solido e correcto?Evandro provavelmente quem deixou mais a pel em campo do plantel todo cada vez que entrava?Incrivel

    Abraço desculpa Sr. Jorge, mas a injustiças não me calo

    ResponderEliminar
  12. Acho piada aos que querem mudança de treinador. Acho piada aos que querem o Sérgio Conceição, o Rui Vitória, o Marco Silva, o Leonardo Jardim ou o Toninho do Bolhão!!!!! Acho piada aos que a cada ano, todos os anos, querem um treinador novo, como se fosse apenas e só um "décor" na estrutura do futebol!!!! Acho piada aos "perfeccionistas" que aqui pairam e pergunto-me porque é que Portugal não é um país melhor com semelhante gente!!! Acho piada que chamem aos que acompanham o FC PORTO a toda hora, com prejuízo dos estudos, do trablaho ou da familia, sejam apelidados de jagunços ou parolos da paróquia!!!! Acho piada que os maiores criticos, aqueles que nunca falham e tudo pôe em causa, venham depois dizer que "não vi o jogo, mas li no jornal..."!!!
    Tal como disse um alto responsável avermelhado (e na hora dos festejos!); vocês não fazem falta!

    ResponderEliminar
  13. Pois eu tirando a Champions não achei graça nenhuma à época do FCPorto. É verdade que existiram os roubos de igreja que favoreceram os salazarentos. Mas as derrotas nos Barreiros (Campeonato e Taça da Liga) as derrotas caseiras com o Sporting para a Taça de Portugal e com sl beneficiados para o Campeonato não são da responsabilidade do Sr Lopetegui ? O Sr Lopetegui como assessor de imprensa tem bom nível, mas o FCPorto contratou-o para treinador não foi?

    Luís

    ResponderEliminar
  14. Felisberto, Portugal não é um país melhor, porque a grande maioria é medíocre e acomodou-se com a mediocridade. Na verdade esses é que são mesmo dispensáveis.
    Pedro

    ResponderEliminar
  15. só quero dizer uma coisa.. a questão do futebol lento que Lopetegui procura implementar é bem pensada e moderna.. é lento até certo ponto, a um dado momento há uma "inesperada aceleração ou rápida variação de flanco.. isso foi notório no jogo no campo da luz, o que para mim revelou que os jogadores entem e confiam na ideia do treinador.. não resultou porque é preciso tempo e adaptação, e claro está, não conviver diáriamente com pressão exacerbada, especialmente num plantel tão jovem.. mas é preciso não esquecer que em donetsk resultou, lembrem-se da aceleração do Tello.. e resultou contra o boavista no bessa.. e resultou contra o braga no minho..

    Mário Costa

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Jorge pelo interesse demonstrado em que eu esteja presente no jantar. Se dependesse só da minha vontade, já lá estava. Para além da distância, ultrapassável, o facto da minha mulher ter problemas de saúde condiciona um pouco um comprometimento imediato. Como afirmei no Blogue do nosso estimado Vila Pouca, tentarei reunir as condições que me permitam marcar presença, até porque a ideia me agrada e muito. Veremos.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar