quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ao Serviço Do Futebol Clube do Porto?


O elan do jogo, do risco, do fio da navalha enquanto entusiasmador, tão bem descrito por Fiódor Dostoiévski na sua imortal obra O Jogador, são uma espécie de perfume inebriante que pode conduzir ao mais profundo dos Dantescos infernos no mais curto dos tempos. 

Quando um jogador se vê a ganhar, numa streak, tende a ignorar o valor do risco que corre, aquilo que já acumulou e a estratégia de contenção e de ganho mais ou menos controlado que um retorno lhe traga. Aquele que persegue a paixão da emoção tende a apostar todas as fichas num número, todo o dinheiro num cavalo, fazer all-in na sua mão.

Este carrossel de emoções pode trazer a glória como pode levar ao profundo declínio. Nos últimos anos, a SAD do FC Porto tende a apostar nessa estratégia, que já teve dois problemas, no passado recente: um ano que não gerou as mesmas receitas deu um prejuízo importante e levou à descaracterização da identidade no balneário do seu plantel principal da equipa de futebol. Quando se compram e vendem valores à taxa de 2/3 anos sem manter um núcleo base de pedras fundamentais, está-se sempre a começar do zero.

Não escondo que o Empréstimo Obrigacionista me deu a impressão que se vai prosseguir nos mesmos moldes. Mas algumas coisas são importantes verificar, nos próximos meses:

- É importante saber se o esforço financeiro que se está a fazer se traduz numa estabilidade de plantel. Tello já manifestou que quer continuar e, com algumas vendas que parecem alinhavadas, será possível manter a espinha dorsal da equipa, daí incluindo atletas da formação e algums aquisições, que já terão um sistema de jogo absorvido pela maioria e no qual será mais fácil entrosar-se.

- É preciso ver quais são as prioridades no próximo ano. A prioridade já não pode ser a Champions League. Se se verificar um abandono de competições que dão títulos em prol de uma outra que, realisticamente, se torna cada vez mais difícil vencer, ter-se-á provado categoricamente que a SAD quer continuar na sua economia de casino e não se importa verdadeiramente com a modalidade que lhe serve de base para isso.

- Fundamental uma clarificação comunicacional. Uma SAD não interventiva e bonómica será forçosamente uma SAD que se preocupa pouco com a percepção do Clube que gerem por parte dos seus sócios. Se continuarem a deixar o treinador só, no bom e no mau, farão de Lopetegui um bode expiatório para a obtenção das mais valias financeiras, enquanto o frontman queima em lume brando. Assim, os sócios irão divorciar-se do Clube que não sentirão mais que os representam.


- Marketing e percepção pública do Presente e Futuro do Clube. Deceto que nenhum Portista quer o FC Porto governado de fora para dentro, mas se o foco continuar a ser o Museu, mais as suas infindáveis promoções, dará a noção de que o melhor já passou e que não vale a pena continuar a ser. A cristalização no tempo é perigosa e bafienta. É necessário à classe dirigente do Futebol Clube do Porto perceber que os adeptos Portistas querem uma tribo onde todos são de todos. Viu-se a reacção positiva ao único momento em toda a época em que a SAD foi respeitante do seu ADN - no jogo da Taça da Liga contra o Braga. 

Não seremos reles por sabermos quem somos, teremos Identidade.

Se estes quatro pontos se verificarem nos próximos meses, estarei muiro confiante para o campeonato de 2015/2016. Estou em crer que a SAD trabalha em prol do Clube. A prova dos 9 segue dentro de momentos.

De contrário, nuvens negras se avizinham e algo terá de ser feito para que se relembre a quem dirige o que está lá a fazer.


23 comentários:

  1. 1) quando se vive em portugal, qualquer esforço financeiro trás consigo muito risco, e o esforço é sempre um esticar da corda... pode até correr bem um ano, ams nada diz que não haja túneis no segundo e lá vai tudo por água abaixo...
    2) a prioridade tem sempre de ser a champions! não creio que nos possa contentar ser uma equipe de portugal, e não da europa
    3)Não vejo que as sads dos clubes grandes: bayern, barcelona, etc... passem os dias com comunicados...
    as sads têm de trabalhar e não ter gente a polir esquinas, mas quanto menos "faladura botar, melhor"...
    4) o BMG lá saberá...
    creio que o presidente já disse que lhe interessa é o futuro... e tudo parece apontar para isso
    infelizmente as pessoas estão todas muito ansiosas e querem a colheita antes de semear...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Reine, antes de mais obrigado pelo seu comentário.

      Creio que me percebeu mal.

      1) Concordo, mas em nada o meu post diz o contrário.

      2) Quando falo em "prioridade ser a Champions" significa que o esforço de abdicar da Taça de Portugal ou campeonato pelos jogos da Champions não será entendido pelos sócios certamente. Este ano terá de ser o mesmo objectivo, mas a repartição de esforço terá de ser equitativa. Agora, a Reine sabe o quanto tenho defendido que a Champions é fundamental para o que penso que o FC Porto representa.

      3) Sim, mas também não estão no absoluto silêncio.... já disse que não defendo a política de notinhas de Facebook do zbordem

      4) Se há coisa que qualquer pessoa que lê este blogue deve saber é o que sempre defendi - e defendo! - o projecto de Lopetegui. Mas o segundo ano tem de traduzir-se num crescimento, não acha?

      Abraço :)

      Eliminar
  2. Os silêncios, os silêncios...
    Faz-me lembrar aquela tirada do Rui Unas no filme do outro: Os Imortais. Pelo menos uma coisa acertada, feita pelo Vasconcelos...

    Foram-se todos, só ficou ele...

    Isso sim, preocupa-me: o isolacionismo autista.

    Imbicto Abraço!


    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar

  3. «
    De contrário, nuvens negras se avizinham e algo terá de ser feito para que se relembre a quem dirige o que está lá a fazer.
    »

    e terminas assim... confesso que estava à espera de uma sugestão. uma singela sugestão. só uma :)

    há quem advente petições. não vou por aí.
    porque não alguns bloggers unirem esforços na redacção de um texto conjunto e enviarem o dito para quem de direito? é a minha proposta. e estou na disposição de ajudar na sua elaboração.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas sugestões estão... No post! Mas sim, acho uma esplêndida ideia. Quem redige?

      Abraço

      Eliminar
  4. O primeiro e principal objectivo do F.C.Porto é ser campeão. Depois, em função do que na altura estiver em jogo, podemos optar, arriscando perder pau e bola. Mas isso como excepção e não como regra, nenhum portista ficará contente se ficar sempre em segundo ou terceiro, mesmo que vá aos quartos ou até à s meias-finais.
    Eu por exemplo, vejo os responsáveis do Bayern sempre muito activos, Rummenigge agora, Uli Hoeness antes e depois ninguém quer um Porto a disparar contra tudo que mexe, mas no tempo certo e no momento oportuno, com uma política de comunicação coerente e não uma política que reage contra o Delgado e a Leonor Pinhão e não reage acoisas muito piores.
    Museu é fantástico, orgulha o universo portista, devemos receber lá as visitas mais ilustres, mas um Museu precisa de troféus, desde que foi inaugurado, a principal modalidade do clube ainda não colocou lá nenhum.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Temos casos antigos com treinadores espanhóis que começam a menosprezar o povo português e nós não somos menos que eles. O senhor Lopetegui, que é inteligente e vem de trabalhar na formação, tem de assumir os seus erros e não tentar tapar os olhos às pessoas e principalmente aos portistas», afirmou Laureta, em declarações à Renascença.

      «Num ano em que gastou muito dinheiro, por erros crassos do treinador, o FC Porto está em vias de falhar. E, assim, não tem condições para continuar. Não é só a questão da rotatividade. Na parte final [da época] perdeu credibilidade, como líder, como homem. Começou na fuga para a frente e não acredito que deixem passar em claro estas situações», vincou.
      Laureta

      Eliminar

  5. «
    e algo terá de ser feito
    »

    referia-me àquele «algo» :)

    quem redige? eu, tu, eles, nós. :)
    vou amadurecer a idéia. a sério que vou. antes, aguardarei pelo final de época.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  6. Se não reagirmos somos comidos vivos, eu não me esqueço dos anos 60/70, não é preciso andar a gritar, mas temos que levantar a voz quando fôr preciso, e este ano já foi preciso e a nossa Direcção está muda.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  7. Investir ou não investir, criar divida ou saldar divida!
    Uma coisa é certa, a continuarem as arbitragens e os favores que se viram este ano, continuar a investir não é um risco é um tiro certeiro nos pés!
    Ficou claro que na época passada perdemos o campeonato por culpa própria, por desinvestir por não ter adquirido valores seguros e de maior valor ou ate um treinador melhor!
    Este ano o investimento, embora o retorno da champions tenha sido muito bom, acabou por não se traduzir em resultados nas competições!
    Defendo que o foco dos dirigentes não deve ser só financeiro mas também humano, ou seja, quem dirige o clube (não o treinador ou adeptos) tem que se fazer valer ou por palavras ou actos sobre quem dirige a arbitragem a liga e a FPF!
    Não podemos ser os ceguinhos da zona, os iludidos do burgo que gastam milhões para não ganhar nada temos que saber "comprar" guerras e não alimentar os silêncios para depois do mal estar feito virmos chorar o mal que nos fizeram!
    Gastar muito ou pouco não serve de nada, como também não serve de nada ter um excelente plantel e excelente futebol se noutros campos o jogo é inclinado e viciado!
    Nesses outros jogos, nesses outros campos onde joga uma outra equipa rival não podemos fazer nada e aí é que está a vantagem dessa outra equipa como não podemos fazer nada, eles fazem tudo!
    Eles choraram, fizeram apitos, as coisas por outro lado e nós baixamos a guarda porque ganhávamos, espero que os dirigentes do nosso clube tenham percebido que houve mudanças nos bastidores do futebol português e mudem de atitude!
    Espero sinceramente que na próxima época se crie um clima entre adeptos e clube que aterrorize qualquer arbitrozeco que apite o nosso clube, que lhe caiam os "tintins" só de imaginar sequer em expulsar um jogador nosso ou que borre os calções só de imaginar marcar um penalti em pleno Dragão!
    È disso que precisamos, de recuperar este respeito e o medo que se perdeu, sem isso não vale apena investir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ver que, mesmo assim, vão acabar o campeonato a 3 míseros pontos. No próximo ano vai ser bem diferente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Fiquei de boca aberta a ler o texto do DragãoMinho. O futebol deve ser um jogo em que os árbitros e demais agentes desportivos devem, como diz, "que lhe caiam os "tintins" só de imaginar sequer em expulsar um jogador nosso ou que borre os calções só de imaginar marcar um penalti em pleno Dragão!
      È disso que precisamos, de recuperar este respeito e o medo que se perdeu, sem isso não vale a pena investir!".
      Quer transformar o futebol numa guerra? Pensa que isso seria possível no século XXI?
      Ganhar fazendo pressão e amedrontando os adversários, os agentes desportivos, jornalistas e os árbitros? Acha isso possível? Mas então vamos voltar aos tempos antigos de que os outros acusam o FCP de fazer?
      Acha que as instituições desportivas em Portugal e a própria UEFA iria permitir uma coisa dessas?
      Há cada comentário!

      Eliminar
    3. Estás otimista. Acho que vão acabar a dois do grande Porto.

      Eliminar
    4. Sr. Anonimo!
      Quem falou em transformar o futebol numa guerra? Eu não fui de certeza porque eu referi me a "temos que saber comprar "guerras" ou seja, essas tais "guerras" "brigas" "disputas" como lhe quiser chamar já existem e o FCP não pode assobiar para o lado, nao pode ficar de fora!
      Não falei em criar climas de terror pelo que diz parece que sugeri apontar armas e ameaçar pessoas e andar aos tiros, referi me sim a uma união forte entre adeptos e clube!
      O Sr Anonimo, exagerou as minhas palavras e não compreendeu nada do que escrevi, se nao tem capacidade ou maturidade para entender o que se escreve limite-se ao silencio fica lhe melhor do que comentar como anonimo!

      Eliminar
    5. Mea Culpa, DragaoMinho, que deixei passar um comentário não assinado. As minhas desculpas.

      Eliminar
  8. Nos actuais moldes das competições, nomeadamente a champions league, é muito mais proveitoso(€€) fazer uma boa campanha na champions do que ser campeão nacional. Sendo assim, os prémios chorudos dos senhores diretores podem ser mantidos e o clube vai sobrevivendo. Enquanto que o segundo lugar der acesso directo à champions, temo que o nosso clube aposte as fichas todas na prova milionária. Não vejo outra explicação para o que se passou esta época. A realidade é esta: em termos financeiros, ser primeiro ou segundo é igual! Infelizmente, parece-me ser este o pensamento que "grassa" pelos corredores do nosso clube.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  9. EU DEFENDO QUE O PORTO FICAVA A GANHAR COM SÉRGIO CONCEIÇÃO OU RUI VITÓRIA OU PEDRO MARTINS NO LUGAR DE TREINADOR DO FCPORTO.
    POR OUTRO LADO É NECESSÁRIO LANÇAR PARA A EQUIPA PRINCIPAL OS NOSSOS JOVENS JOGADORES AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE GOSTAM DO CLUBE. ISTO DE CONTRATAR MAUROS CABALLEROS E OUTROS PARA DEPOIS ANDAREM A PASSEAR É UM ACTO QUE ESTA A LIQUIDAR O NOSSO AMADO CLUBE.

    ResponderEliminar

  10. Na minha visão para haver melhorias desportivas e financeiras é preciso que os dirigentes implementem uma estratégia que faça que os jogadores devam renunciar às selecções e se concentrar exclusivamente no Porto.

    ResponderEliminar