terça-feira, 12 de maio de 2015

Ceci Est Réellement Une Pipe


Desde domingo, o mundo futebolístico anda agitado. Há quem adore e quem rejeite as declarações de Julen Lopetegui, mas ninguém lhes está indiferente.

Para os detractores, uma coisa essencial me parece que lhes escapa: era necessário a Julen Lopetegui a defesa da sua honra. Em primeiro lugar, nada do que ele disse é menos do que factual, senão vejamos:

- É ou não verdade que o chiclas fala de tudo e de todos, desde Sérgio Conceição a Manuel Machado?

- É ou não verdade que o chiclas fala das tácticas das equipas adversárias, das suas necessidades e problemas, de uma forma sobranceira, qualquer que seja a conferência de imprensa?

- É ou não verdade que o benfas terminou a fase de grupos da Champions em último lugar, com um dos piores registos de sempre (1V-1E-4D), sendo que o empate e a vitória conseguidas foram contra a mesma equipa?

-É ou não verdade que o benfas fora de portas (sem o "manto protector"), não consegue realizar o seu caceteiro e vulgar futebol, tendo um dos piores registos disciplinares de uma equipa portuguesa na Champions, com 16 amarelos e 3 vermelhos em 6 jogos?


Relembre-se que o chiclas disse pérolas como "admiro-o como homem, como treinador é outra coisa". E depois há que frisar que Julen Lopetegui teve duas perguntas na conferência de imprensa a falar do jogo que acabara de disputar e tudo o resto foi sobre o benfas! E, nesse sentido, é ou não verdade que os media são até mais rubros que os vermelhos, com capas como "Carrega para o Título" e por aí em diante? E é ou não verdade que 4 canais, 2 jornais - e cada vez mais o terceiro - desportivos e muita imprensa generalista, constituem 90% da opinião pública e publicada, tendenciosamente para o mesmo lado?

Ao mesmo tempo que acontece esta discussão, onde alguns "intelectuais" Portistas acham que Lopetegui faz figura de tolo só por não se fazer rogado contra ataques vis e não se ficar - infelizmente, como o a SAD que o contratou, e aí subscrevo completamente o meu caríssimo Imbicto Poema neste belo post -, vai grassando pelo resto da realidade desportiva aquilo que não pode ser escamoteado de forma ou feitio.

Porque Ceci est réellement une pipe. E ceci est réellement une pomme. Enquanto muitos Portistas discutem as falhas - que eu também irei analisar, atenção - de Lopetegui e dos jogadores do FC Porto e lamentavelmente as sobrepõe a estas poucas vergonhas, outros vão cantando e rindo. Porque este é o principal problema. O que se passou este ano é muito grave. Roubos de pontos de catedral, colinhos intermináveis, jogadores de outras equipas condicionados, aliciados, perdas de bolas suspeitas por interesses inusitados, passes para golo de jogadores adversários sinalizados como interesse do clube, expulsões e amarelos cirúrgicos para diminuir adversários, não faltou nada nesta liga mentirosa. Ou isto também é uma alucinação de Lopetegui?

Ninguém isenta Lopetegui das suas responsabilidades. E no fim faremos contas. E veremos que esta liga é uma anormalidade estatística. E aí sim, a verdade desportiva não a será. E aí sim, este campeonato não será o que pareceu. Infelizmente, alguns Portistas virarão as culpas para dentro, comendo a palha que lhes vão servindo. Desviando a atenção do que é verdadeiramente grave.



10 comentários:

  1. Quanta honra, meu caro, pela referência!
    É bom saber quando não estamos isolados. Creio que Lopetegui gostaria, tal como nós, de saber disso... Nem que fosse através de uma boca presidencial mandada oportunamente, da qual não faltam saudades. Saberia melhor do que meia-dúzia de chapadinhas nas costas...

    Como diria esse "Magritto", isto é "surreal"...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honra nada, obrigação! O que é bom é para se ver!

      Abraço

      Eliminar
  2. O chiclas é um vómito.
    Je suis Lopetegui
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,
    Completamente de acordo.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Excelente post, mas infelizmente isto tudo já não é de agora. O Lopetegui levou pancada a época toda e nunca foi apoiado por ninguém da estrutura. De fora já sabiamos que não havia tomatinhos para tal, pois senão o tachinho vai no caraças e aqueles trocos dá para pagar uns whiskys num qualquer local de diversão nocturno da grande capital...

    Não há ninguém que tenha seguido minimamente o futebolzinho português que não admita que este ano foi uma vergonha... Isto só me faz lembrar o Sócrates, toda a gente sabia que ele enchia os bolsos devido a várias empresas, mas nunca ninguém pensou que ele fosse dentro...
    O mesmo se passa com o Benfica, toda a gente sabe que este foi um campeonato oferecido, mas ninguém acredita que se faça justiça...

    E se continuarmos assim caladinhos que nem ratos, a sermos comidos de toda a maneira isto vai continuar...

    Sinceramente este silencio sepulcral mexe comigo, não entendo a razão disto, e quando falam de alguma coisa normalmente é coisas que nem vale a pena comentar...

    Ontem mandei uma mensagem no FB ao Julen Lopetegui, se é falso ou não , não sei, só sei é que alguém respondeu a agradecer...

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Já pensaram que se o Guimarães vence o benfas, vamos ter um vencedor da taça da cerveja em estreia? Sim, porque, tenho para mim, que precisando da vitória contra o marítimo, o benfas vai estar ''ausente'' na final da taça!

    P. Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou em crer que acontecerá de qualquer das maneiras.

      Abraço

      Eliminar