segunda-feira, 25 de maio de 2015

Depois Da Tempestade, A Bonança Na Continuidade [ACTUALIZADO]


Se ontem fiquei algo desagradado com o discurso do Presidente - admito, posso ter levado um pouco longe as suas palavras, mas tenho sangue quente - não deixo de ficar contente com o conteúdo d'O Jogo de hoje. As palavras ditas da boca do próprio Presidente ganham um outro significado e não deixo de ficar agradado por começar a perceber uma evolução na continuidade e estabilidade bastante refrescante.

Parece ter refreado o afã contratador, apostando muito mais nos valores da casa. Ainda bem que o Nosso Grande Presidente e Lopetegui querem que Helton continue. Acho que o guardião está numa excelente forma e que é uma certeza de maturidade e de qualidade na defesa, já de si bem tratada com os M&Ms - Indi que me desculpe, mas parece-me ser muito melhor o entendimento entre Marcano e Maicon. Helton não está aflito e ansioso e a sua elasticidade não parece corresponder à sua idade. Fico também assim com a impressão de que se ganha tempo para que cresça aquele que para mim será o natural sucessor - Raul Gudiño, um excelente guarda-redes e que já é nosso.

Esrou surpreendido com o regresso de Carlos Eduardo, embora agradado. Quem acompanhou a pré-época passada, sabe que Lopetegui o queria, mas que não tinha bem lugar para ele. Evoluiu muito bem como médio ofensivo, às vezes segundo ponta de lança. Sempre gostei do faro goleador de Carlos Eduardo. Na primeira temporada no FC Porto marcou excelentes golos, um que me ficou na retina foi este. Estava verde, foi evoluir, e a sua chegada é, para mim, uma boa notícia. Forte presença na área é tudo o que faltava ao FC Porto.

Forte presença essa que também Alberto Bueno me parece que trará. Como também jogou como segundo avançado, as comparações com Adrián López são naturais. Mas este não terá, segundo consta, o ónus do custo. Coisa a confirmar nos próximos dias. Parece-me, pelo que fui vendo da liga espanhola, ser de uma grande polivalência e maturidade. Vale o que vale, mas isto serve para abrir o apetite.

De Sérgio Oliveira, dizer apenas que é da casa e que pode ser uma mais valia grande no meio campo, e a sua garra e capacidade de trabalho mostra que temos um jogador à Porto que entende o que é ser do FC Porto. Para mim é uma contratação - ou uma recuperação, se quisermos - extremamente positiva.

Está-se a ver então que a época já está a ser bem planeada e respondendo às necessidades colmatando cirurgicamente as falhas. Gosto desta atitude. Esperemos que assim permaneça até 31 de Agosto. Será um excelente sinal.

ADENDA: No Pasa Nada, verdade? Os arruaceiros são os gajos do Norte, esses bimbos! Pois...

23 comentários:

  1. "Se ontem fiquei algo desagradado com o discurso do Presidente - admito, posso ter levado um pouco longe as suas palavras, mas tenho sangue quente - não deixo de ficar contente com o conteúdo d'O Jogo de hoje. As palavras ditas da boca do próprio Presidente ganham um outro significado e não deixo de ficar agradado por começar a perceber uma evolução na continuidade e estabilidade bastante refrescante."
    PS-Quando nos retratamos é bom sinal.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixei de gostar do NGP, embora continue a não gostar que ele tenha dito o que disse de Lopetegui dar troco. Podia tê-lo dito em privado. E eu não concordo. Acho a SAD muito passiva.

      Eliminar
  2. Assim gosto! :D
    Uns é com murros, outros é com pontapés no cu dos andebolistas do FCP.
    No pasa nada...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referia-me à estabilidade e à vontade de todas as partes em prolongar o vínculo do Hélton. Também é bom sinal o regresso do Carlos Eduardo. Veremos os restantes casos, como é o exemplo dos emprestados. Há algumas situações difíceis a solucionar.

      Imbicto abraço!

      Eliminar
    2. Olha que eu acho que há muitos no bom caminho. Por mim, a maioria terá de ser vendida ou emprestada novamente...mas tens razão, é um dossier complicado, esse.

      Abraço

      Eliminar
  3. Em várias conversas tidas ultimamente, já há muitos portistas que se insurgem contra o facto de o treinador do hóquei ser (mais) um espanhol.
    Lamento não concordar com esse pessimismo mas, e no que ao hóquei diz respeito, a nível de treino, os espanhóis, são, há muito tempo, bem melhores. E basta ver os títulos de equipas e de selecções nos últimos anos.
    Também com ele tem que se ser paciente. A equipa vai ser muito jovem (a maioria) e é um trabalho que não se esgota na primeira época.

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi, curiosamente, esse problema levantado a brasileiros, por exemplo...

      Abraço

      Eliminar
  4. Desculpe mas não concordo com a dupla de centrais, dos quais considero que o Maicon não tem condições para continuar.

    Sobre o Carlos Eduardo, vamos ver o que acontece. Mas é bom termos alguém que se saiba movimentar e cabecear nos cantos ofensivos...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, falava do binómio Maicon/Marcano vs Maicon/Indi.

      Se retirarem o Maicon, e arranjarem um bom central direito, que não me parece que seja Reyes, não tenho nada em desacordo.

      Pensar que Maicon, central, com 6 épocas no FC Porto, não consegue ser capitão de equipa, diz tudo.

      Abraço

      Eliminar
  5. Luis Miguel, se não gostas não venhas cá mais. Este blogue é pessoal e reflete a MINHA opinião. Não faço parte da estrutura, não tenho que apresentar soluções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo a tua atitude em relação à minha crítica construtiva.

      Apresentar soluções válidas é uma boa maneira do FCPORTO melhorar desportiva e financeiramente.

      Eliminar
    2. Os meus posts são opiniões, não precisam de nenhum rating.

      Eliminar
  6. Agora é que me caiu a ficha... A união da madeira subiu??? 3 equipas da madeira na 1ª liga??? Estamos lixados com "F" bem grande....

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que Lopetegui tem de fazer ponto de honra em dizimar na Madeira!

      Abraço

      Eliminar
  7. O guarda redes é o Perin! a ver vamos o que vale!

    ResponderEliminar
  8. Época fracassada e logo vêm as notícias de aquisições! Areia para os olhos digo eu... Isto está cada vez melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso. Alberto Bueno vem a custo 0. E em rigor, já se sabia dele antes.

      Abraço

      Eliminar
  9. Ok, é verdade mas não gosto disso. Esta época não é para esquecer, é para recordar por muitos anos para não voltarmos a cometer os mesmos erros. Espero que estas notícias não tenham esse objectivo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Vendas e contratações são naturais. Vamos ter de ir buscar laterais, por exemplo. O facto de virem cedo é uma boa noitícia. É sinal que já se está a traçar o rumo há muito tempo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei Jorge. Posso estar com a mania da perseguição mas não me cheira bem. Sempre critiquei os "outros" por montarem o circo no final das épocas e agora, vejo o nosso a começar a ser construído. Prefiro saber das coisas depois do preto no branco, como me habituaram...

      Eliminar
  11. Não sei quais são as coisas que não estão preto no branco. O Presidente falou de três: Carlos Eduardo, Sérgio Oliveira e Alberto Bueno. O resto é especulação. E isso vai vender jornais 3 meses, e pouco mais.

    Abraço

    ResponderEliminar