sábado, 23 de maio de 2015

Dois Faróis Trazem A Terra O Barco à Deriva


Foi um jogo surrealista. De um surrealismo estranho, algures entre o grotesto e o esperançoso. Lento e espalhado como os relógios de Dali. Mas também com atitudes nobres. E com um momento que fez com que ficasse ainda mais triste por uma pessoa. Mas já lá vamos.

Estava expectante pela entrada do FC Porto. Cedo me desiludi. Entraram lentos, previsíveis, desligados. Aquele fio condutor de jogo que vi boa parte da época, não estava lá - sim, eu lembro-me, não sou dos que acha que uma época se resume a um mês. No entanto, paradoxalmente, Rúben Neves entrou com vontade de comandar, mostrando que Lopetegui tem razão em querer fazer dele mais 8 do que 6, uma vez que o nosso menino lê o jogo muito bem mas ainda não tem a estaleca para varrer e lavrar como fez Casemiro. E Quaresma esteve com vontade, oferecendo muitos e variados golos à linha da frente, sempre inconformado com o resultado, sempre lutador.

Mas Lopetegui tem um problema para resolver. Trazer dois laterais para cada lado vai ser complicado. José Angel foi muito mau nos cruzamentos, muito lento nas progressões, muito denunciado nas fintas, muito tudo. Se, e eu acho que é provável, Alex Sandro for embora, não é só a ala direita que vai sofrer. E um jogo que vive de bons laterais, de bons laterais precisa. Eu vi uns bons na B e nos sub 19. Vamos ver o que Lopetegui nos traz.

O jogo nunca acelerou e Jackson, um herói na maior parte dos jogos deste ano, parecia o Jackson de 13/14. Estava lá, quase sempre fora da posição dele, mas quando estava na zona dele... não estava. Gostaria de ter visto um Jackson mais Cha-Cha-Cha na despedida.

E uma menção para Quintero. Mais uma vez, tendo oportunidade para demonstrar valor, à parte de um ou outro momento, fez tudo errado. E acabou a pilha aos 68'. E pronto. Muito provavelmente a última exibição no Dragão, tão triste e amorfa como a sua expressão enquanto joga. E agora digam-me que não.

Surrealista é, também, a entrada do sempre errático Herrera, mas que, paradoxalmente, dá ao jogo uma certa dinâmica que ele não tinha até ali, sendo a partir da sua entrada que o golo acontece. Um caso estranho, este.

E surrealista é, também, ver o mérito de um 4x4x2 que poderia ter sido mais aproveitado durante a época. É um plano B muito bom, enquanto há dois jogadores com golo no campo, se a atenção se foca num, o outro faz as honras da casa. Se Bueno não sair como Adrián - mea culpa, mea culpa, assumo que me enganei nesse ponto - o entendimento com Aboubakar pode ser arrasador, se o ritmo for um pouco mais alto.

O mais surrealista dos surrealismos, prova dada do aburguesamento da SAD, é a entrega da braçadeira de Capitão a Olegáio Benquerença e o abraço deste a Helton. Caso para pensar se o jogo que vira não seria uma tripe de ácido. Impressionante.

Por fim, dizer que tenho um misto de emoções sobre o comportamento das claques. Concordo com o protesto e os seus motivos. Concordo com uma mensagem de cada lado, como forma de mostrar desagrado, desagrado esse que todos sentimos. Não concordo nada, mas mesmo nada, com 3 faixas. Não concordo nada, mas mesmo nada, com o hino cantado no fim, como sempre que se vence. Se estiveram em silêncio, assim permaneciam. E, meus senhores, o FC Porto não é vosso. É nosso, dos adeptos todos, mesmo daqueles que não concordam convosco. E, finalmente, na escala de um a dez em parvoíce, dou doze à vossa saída prematura do Dragão. 

Não agradecer a um atleta que amou e deixou a pele em campo como Danilo deixou, ficando este a agradecer o apoio de um estádio vazio, é uma vergonha tal que deve envergonhar qualquer claque.

E depois, num autêntico momento Twilight Zone, saber que este ano tivemos a defesa menos batida de toda a Europa!


GOLOS

Quaresma - Inconformado e lutador, embora sem grande velocidade, foi responsável por practicamente todas as ocasiões de perigo da primeira parte. E algumas da segunda. Não tem culpa da deficiente finalização. Bravo, aguerrido e intenso, durou 90' com bastante qualidade e com abnegação. Tentou a sua sorte algumas vezes, mas isso é o que se quer, não o que se critique.

Aboubakar - Que diferença desde que entrou. Eu acho que também foi pela mudança de sistema, mas Aboubakar esteve sempre disponível e presente, fez passes de letra e deu algum colorido ao jogo, marcando o golo que abriria o contador. Teve a nobilíssima atitude de pedir desculpa à claque e de agradecer os aplausos que conseguiu receber. E ainda fez o passe de rotura para o golo de Danilo. E é a quarta assistência este ano. Aboubakar será mais avançado do que Jackson. E eu não acho que seja uma coisa má.

Helton - São Helton, mais uma vez, provou que só ele podia e devia ter sido o guardião das redes esta época, depois de Braga. Helton defendeu, organizou, pôs a defesa em sentido, deu saída de jogo. Helton safou mais erros defensivos, Helton safou coisas complicadas, Helton teve a frieza em momentos que outros deitariam tudo a perder.

Danilo - Danilo Luiz da Silva deixou-me emocionado no final. Merecia um Dragão cheio, a gritar "Danilo! Danilo! Danilo!". Mesmo neste jogo, deixou tudo no campo. E marcou um golo que mereceu por tudo. Mereceu pelo que fez este ano. Mereceu por tudo o que sofreu, pela ingratidão e impaciência dos adeptos em anos anteriores. Mereceu, porque soube superar-se. Mereceu porque vai ser, de certeza, um dos laterais mais falados do mundo, num dos maiores clubes do mundo. Mereceu porque será sempre dos nossos, será sempre Portista.

FALTAS

Brahimi - Incrível como o argelino conseguiu terminar a época. De sensação no início ao pior jogador em campo, no fim. Falhou o golo de baliza aberta, não teve capacidade de explosão, nem sequer as fintas foi capaz de fazer em condições. Muito bem substituído. Nem devia ter jogado.

À Deriva - Eu sei que não havia objectivos, mas o brasão abençoado tem de ser suficiente motivação para dar tudo de si. E a vergonha na cara. Nada justifica, sabendo do descontentamento dos adeptos e claques, que não se entre para demolir. Mas isso ninguém pode dar, a não ser os próprios. Chama-se brio profissional.

20 comentários:

  1. Também acho que devemos criticar quando as coisas vão mal. Também acho que devemos repreender quando alguém se porta mal. Mas também acho que devemos estar presentes quando as coisas não correm como queremos. Também acho que há muitos, demasiados até, que apenas são portistas de... vitórias. A saída prematura além de triste, fez-me lembrar os ratos que abandonam o navio quando este se afunda...
    E eu, prefiro ser marinheiro e perecer com o meu navio, que rato e abandoná-lo...
    SOU PORTO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou consigo! A saída antes do fim foi das coisas mais nojentas de que tenho memória.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge, concordo com muito do que dizes e por isso apenas refiro a questão do 4x4x2 e a saída das claques. Jackson num 4x4x2, precisa de alguém diferente de Aboubakar, um avançado com mais versatilidade, mais dinâmico, que não tenha tendência para ocupar os mesmos espaços, um Domingos, por exemplo. Compreendo o silêncio, não compreendo a saída antes do fim, das claques.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao 4x4x2, estou a falar já sem Jackson, que claramente não sabe jogar nesse sistema - vide o jogo do Estoril, por exemplo.

      Em relação às claques, se já não gosto da saída mais cedo por parte dos adeptos, então das claques...

      Abraço

      Eliminar
  3. Sinceramente acho que foi uma palhaçada o o que aconteceu ontem. Tarjas exageradas como aquela da palha. Uns a cantar o hino e outros a assobia-lo (!?). Estádio vazio. Despedida de jogadores? Pffff que se lixem. Acho que a mensagem já estava mais que percebida, não era preciso aquilo tudo, só faltava apedrejarem o autocarro ao fim.
    Quanto ao 4-4-2 concordo, e não sei se não deveria ser mesmo o plano A. Obrigava a equipa a ser mais directa no meio campo (até porque tinha menos um medio) e a ser mais agressiva no ultimo terço,o que por vezes faltou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relembrar que essa era a ideia original de Lopetegui, por isso a vinda de Adrián. Eu gosto bastante de um 4x4x2 mas tem de ser bem assimilado pelos extremos para que não se torne num perigoso 4x2x4.

      Abraço

      Eliminar
  4. Eu so acho,que e total a falta de inercia dos tecnicos com o plantel,sempre achei que Jackson è aboubacar,compataveis de jogar juntos(em casa),nao pisam os mesmos terrenos,so achei as faixas das ferias Mal,nao havia necessidade.....

    ResponderEliminar
  5. Sobre as claques, só não concordo com a saída antecipada do estádio. Tudo o resto estão no direito deles, especialmente de lhes terem dito que só servem para cantar e acenar afirmativamente com a cabeça.

    Sobre as tarjas exibidas, infelizmente acho que a nossa estrutura fracassou por completo. Depois deste episódio do torneio nas américas, um dia era um espectáculo e noutro já não presta... faz-me lembrar a história da raposa e das uvas. Desiste e os outros é que informam que desistimos??? Muito mal contado. E com repercussões graves no estatuto do clube. Parecemos uns clubes mais a sul.

    Sinceramente começo a achar que é preciso mudar mesmo muita coisa, e não é o treinador, esse é mesmo o único que eu acho que deve continuar.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. O estado das coisas na SAD é o principal problema sistémico...

      Abraço

      Eliminar
  6. Concordo que, na próxima época, seria uma boa opção jogar com um 4-4-2 com Aboubakar e Bueno ma frente mas não sei se esta formação se enquadra no nosso estilo de jogo e se pusessemos os extremos a medios alas ficaríamos mais frageis defensivamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que treina-la para isso. Quaresma já dá apoio defensivo competente - não em Munique - e Tello tem margem de progressão. As laterais.... ninguém pode dar a certeza quem sejam.

      Assine o comentário, por favor.

      Eliminar
  7. Boas caros amigos. Acho absolutamente estúpido falar-se em jogadores que nem sequer cá estão! Nao percebo... Assim como nao percebo o porquê de quererem mudar o sistema de jogo! Ha quantos anos jogámos em 4-3-3? Sabem dizer? Com que tactica se joga nas camadas jovens? Como se joga na equipa B? Por acaso gosto mais do modelo 4-4-2 mas nao percebo porquê mudar agora! Será que se vai lutar mais em cada jogo ? Vai se morder a língua em cada disputa de bola? O problema meus amigos, é a ATITUDE! A VONTADE DE LUTAR E VENCER! SABER QUE TEMOS QUE SER MUITO MELHORES QUE OS OUTROS PARA VENCER!! Lembram-se como era há alguns anos atrás? Eu lembro-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mudar o sistema. É ter um plano B consistente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo Jorge, mas sem os predicados que nos fazem Porto, não haverá plano A B ou C ou D que resulte. Estamos a perder identidade, a mentalidade vencedora está a desaparecer, e isso é o que me custa mais!
      Abraço de Dragão!

      Eliminar
    3. O 4 3 3 foi,introduzido para jardel,depois Mourinho alternou,com outro sistema,a posterior com o co,e implementado por jesualdo,que por acaso no futebol moderno assenta bem,so que ha um senao,para ele funcionar na perfeicao, e preciso jogadores de TOPO,que no clube sao raros e ficam pouco tempo, na minha opiniao,o 4 3 3 e um dos maiores erros da historia recente do clube

      Eliminar
  8. Apenas um off topic e que gostaria de se possivel que alguem me esclarece-se. Porque é que o FCP jogou ontem e o Benfas joga apenas hoje? O titulo está entregue mas o de melhor marcador da Liga não. Nao deveria ter o FCP recusado jogar ontem de modo a proteger o estatuto de melhor goleador do Jackson? Não são todas as equipas obrigadas a jogar no mesmo dia e à mesma hora? Quem nos garante que o Maritimo hoje, sabendo bem das preferencias clubisticas de quem o dirige, não facilita e deixa o lampiao efectuar um hattrick, ultrapassando Jackson? Será que isso nao passou pela cabeça de ninguem na direcção do FCP? Será que Jackson nao merecia ser no minimo defendido dessa possibilidade? Não havendo uma razao forte que tenha obrigado o FCP a jogar antes dos lampiões, fico mais uma vez a pensar que andamos a comer papas com a testa e que nem o básico conseguimos defender. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Final de Andebol no Dragão Caixa à mesma hora...

      Eliminar
    2. Não me tinha lembrado que a final era ás 18 e como tal já nao está cá quem falou. Fica o pedido de desculpas a quem de direito. Abraço.

      Eliminar
  9. So quero dar os parabens a equipa de andebol, da gosto ver esta equipa jogar. A cumplicidade entre jogadores, a alma que colocam em campo.

    Sem duvida um exemplo a seguir pelas principais modalidades

    Abraço.
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sair post sobre isso, mas vou só dizer que Lopetegui estava lá.

      Abraço

      Eliminar